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O acesso à internet no ambiente educacional como um direito – Estilo ENEM
MarcioVitor
Eu iria corrigir sua redação, porém não tem muito o que falar. Você domina muito bem o que se pede nas competências do ENEM. tome cuidado com o tamanho da letra para não esconder sinais graficos quando for fazer manuscrito. CI= 200/Nível 5 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade esLeia mais
Eu iria corrigir sua redação, porém não tem muito o que falar. Você domina muito bem o que se pede nas competências do ENEM. tome cuidado com o tamanho da letra para não esconder sinais graficos quando for fazer manuscrito.
CI= 200/Nível 5 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
CII= 200/ Nível 5: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
CIII= 160 Nível 4 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
CIV= 200 Nível 5: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
CV= 200 Nível 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 960
See lessENERGIA E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL
MarcioVitor
Segundo Émile Dukheim, sociólogo fracês [1], os fatos sociais podem ser normais ou patológico. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Neste contexto, no que taLeia mais
Segundo Émile Dukheim, sociólogo fracês [1], os fatos sociais podem ser normais ou patológico. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Neste contexto, no que tange a energia e sustentabilidade no Brasil, configura-se um grave problema, não só pelas complicações financeiras, mas também pelos impactos ambientais causadas por fontes adotadas neste país.
Em primeira análise, deve-se ressaltar que o sistema da rede de energia do Brasil é caro, tornando-se uma das principais contas a ser pagas pelos consumidores. A música “Apaga a luz, apaga tudo”, do Mc Topre, é muitas vezes relacionados [2] ao alto custo de tais contas nas redes sociais, no qual o individuo [3] ao abrir seu débito tenta desperadamente [4] economizar apagando suas lâmpadas. Diante de tal exposto, é notório de como o Brasil precisa buscar fontes mais sustentáveis financeiramente para toda a população.
Ademais, é fundamental apontar que varias [5] problemas ambientais estão diretamente ligados as usinas, principalmente as de fontes não renováveis. Segundo o G1, apenas 40% das fontes ultilizados [6] no Brasil provém de energia limpa, ou seja, que não causa danos sérios ao meio ambiente, os outros 60% se referem as hidrelétricas, que apesar de serem consideradas usinas que produzem energia renovável, não pode ser consideradas limpas. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Depreende-se [7] portanto, a necessidade de se combater tais obstáculos. Para isso é imprescíndivel [8] que o Ministério de Minas e Energia, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de verba governamentais, criarem projetos para instalação de equipamentos para produzir energia limpa para as comunidades. Esses equipamentos seriam panéis [9] fotovoltaicos, e turbinas éolica [10], por exemplo, para que possam ser distribuidas [11] de maneiras estratégicas, levando em consideração o relevo e o clima da região, este projeto teria a finalidade de diminuir impactos ambientais e financeiros. Assim [7] se consolidará uma sociedade mais sustentavél. [12]
1= francês*
2= relacionada*
3=individuo*
4= desesperadamente*
5= várias*
6= utilizadas*
7= necessidade de vírgula
8= imprescindível *
9= painéis*
10= eólica*
11= distribuídas*
12= sustentável*
Visão geral: apresente seus ass1 e ass2 logo na introdução, para que o corretor leia seu texto direcionado. Argumente de forma mais clara e coesa sem deixar postas soltas de um jeito que todas os argumentos se completem. Treine muito e estude sobre as competências e eixos temáticos e uso correto de virgulas e acentos gráficos.
CI= 80/Nível 2 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
CII= 160/ Nível 4: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
CIII= 160 Nível 4 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
CIV= 120 Nível 3: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
CV= 200 Nível 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 720
See lessConsequências da busca por padrões de beleza idealizados
MarcioVitor
Tendo em vista a teoria da Modernidade Líquida [1] de Zigmunt Bauman, a busca pelo padrão de beleza idealizado pela sociedade causa uma procura que na maioria das vezes é inalcançável, pois de acordo com o mesmo, tudo em nossa realidade está em constante mudança. Segundo o mesmo ponto de vista, comoLeia mais
Tendo em vista a teoria da Modernidade Líquida [1] de Zigmunt Bauman, a busca pelo padrão de beleza idealizado pela sociedade causa uma procura que na maioria das vezes é inalcançável, pois de acordo com o mesmo, tudo em nossa realidade está em constante mudança. Segundo o mesmo ponto de vista, como resultado tem-se o aumento do consumismo e de problemas como os transtornos alimentares.
Em primeiro lugar essa busca inatingível pela “perfeição”, inclui um consumo desenfreado com coisas sem necessidade, pondo em prática assim a teoria da Sociedade do Espetáculo [1] , de Guy Debord, onde a mídia e o consumo são organizados em função do consumismo e de uma sociedade capitalista, causando uma comparação e por consequência, danos físicos e mentais nos seres humanos, algumas vezes até irreversíveis.
Consequentemente muitas pessoas entram em um ciclo, para estar na “modelagem” e serem “aceitas” pela sociedade. Nota-se na série Gossip Girl [1] que a personagem Blair Waldorf sofre com a bulimia, uma doença que faz ela se alimentar exageradamente, tendo uma imagem distorcida do próprio corpo. Considera-se assim que o padrão é o motivo do detrimento de um grupo.
Sendo assim o Estado, em parceria com algumas Instituições Sociais, como a escola e a família, devem por meio de grandes plataformas, como o Instagram e o Youtube, criar campanhas com o tema “Sua beleza é única”, a fim de frear os padrões de beleza
idealizados.
Observações:
1= necessidades de aspas
Visão geral: tente argumentar melhor, cite exemplos e use mais conectivos. desenvolva de forma mais clara e coesão e sem deixar pontas soltas os seus d1 e d2
CI= 160/ NÍVEL 4 (alguns desvios): A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
CII= 200 / NÍVEL 5: A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
CIII= 120/ NÍVEL 3: A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
CIV= 160 / NÍVEL 4: A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
CV= 160 / NÍVEL 4: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 800
See lessA legalização dos jogos de azar no Brasil
MarcioVitor
No seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” [1] a aposta era vista como uma forma de “escapar da pobreza” [1] fazendo com que os moradores do local utilizassem esse recurso excessivamente. Fora das telas, a não legalização dos jogos de azar no Brasil faz com que haja falta de fiscalização nas casas de jogLeia mais
No seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” [1] a aposta era vista como uma forma de “escapar da pobreza” [1] fazendo com que os moradores do local utilizassem esse recurso excessivamente. Fora das telas, a não legalização dos jogos de azar no Brasil faz com que haja falta de fiscalização nas casas de jogos ocasionando ações ilegais e vícios, que por sua vez, prejudicam a saúde mental do jogador pela escassez de um “controle” autoritário.
A priori, evidencia-se a grande demanda de jogos de azar realizados no Brasil e suas consequências devido a [2] falta de fiscalização nos locais onde são realizadas as apostas. A escassez de um fiscal sucede apoio para que ações ilegais como lavagem de dinheiro possam surgir, prejudicando assim a economia do país [3]. No filme “Alice No País das Maravilhas” [1] o baralho (jogo de azar) é representado como uma autoridade. Na face externa da era virtual, vê-se que os jogos de azar são dominantes sobre os próprios jogadores, pois a falta de apoio de um órgão que manifeste superioridade e ordenança nas casas de jogos prejudicam os dos praticantes, levando-os a cometer deletérios.
Por outro lado, dificuldades viciosas e de comportamentos emocionais inerentes têm sido visualizadas no cotidiano brasileiro, principalmente nas localidades de tavolagem. Ademais, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 50% dos jogadores que apostam sofrem com problemas mentais por não conseguir lidar com a perca de investimento, ocasionando problemas mentais e motivando os mesmos a perderem a esperança de viver[4]. Através disso, é vultoso que haja intervenção para combate a tais problemáticas.
Em síntese, é necessário que o Governo Federativo do Brasil intervenha em tais problemáticas, por meio da aplicação de fiscais nos locais mais movimentados em questão de jogos e apostas; Além de fornecer um tempo limite para a condução dos jogos, mantendo os jogadores estáveis e eliminando as condições viciosas e incoerentes causadas pelo jogo. Visualizando isso, a luta pela legalização dos jogos de azar no Brasil que servem tanto como entretenimento quanto como cultura será aplicada na forma prática para melhor funcionamento e controle do país.
Observações:
1= falta de vírgula
2= falta de crase
3= como a economia é prejudicada?? Não deixe pontas soltas
4= argumente melhor!
CI= 160 / NÍVEL 4 (alguns desvios): A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
See lessCII= 200 / NÍVEL 5: A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
CIII= 160 / NÍVEL 4: A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
CIV= 120 / NÍVEL 5: A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
CV= 160 / NÍVEL 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 800
O combate ao crime organizado no Brasil: Como enfrentar o poder paralelo?
MarcioVitor
Na série “La casa de Papel”, produzida pela plataforma de streaming Netflix, é contada a história de um grupo de criminosos, que planejam o assalto ao banco central espanhol. Apesar da enorme popularidade da produção cinematográfica, fora das telas, o crime organizado gera pranto e outras agruras àLeia mais
Na série “La casa de Papel”, produzida pela plataforma de streaming Netflix, é contada a história de um grupo de criminosos, que planejam o assalto ao banco central espanhol. Apesar da enorme popularidade da produção cinematográfica, fora das telas, o crime organizado gera pranto e outras agruras à população brasileira, que convive, cotidianamente, com o tráfico de drogas, violência e outras infrações penais. Esta realidade se deve aos frequentes contingenciamentos de recursos destinados a segurança pública, e a falta de oportunidades gerada pela desigualdade.
Nesse contexto, é válido citar o hodierno descaso com a segurança pública brasileira, como fator intrínseco a piora da criminalidade organizada. Enquanto nações desenvolvidas investem milhões de dólares em seus serviços de inteligência (como CIA e FBI), o Brasil perpetua o arrefecimento destes gastos, sucateando as polícias militares nos estados, o que contraria o artigo 6° da Constituição, que garante o direito a segurança, necessitando, desse modo, de medidas a fim de reverter o quadro.
Além disso, a grande desigualdade social é aproveitada pelas facções criminosas brasileiras, que se infiltram nas comunidades, vendendo seus produtos ilícitos e recrutando jovens, formando verdadeiras milícias e exércitos paralelos. Esta situação é possível devido a negligência do estado com este setor social carente, como bem retradado (1) nos filmes nacionais Tropa de Elite e Cidade de Deus (2), em que o “jovem do morro” só enxerga o caminho do crime como ascensão social, já que a educação e outras oportunidades não o alcançam.
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para a alteração deste atual quadro, assim como disse o joranlista (3)irlandês George Shaw “progresso é impossível sem mudança”. Dessarte, para que os serviços de segurança pública melhorem e sejam efetivos, urge que o governo federal, e a câmara dos deputados, aumentem as verbas destinadas a segurança pública, por meio da votação de uma nova lei orçamentária, com a subsequente pressão da sociedade civil nos gestores públicos, para um melhor serviço. É necessário, também, que os parlamentares (em âmbito federal e provincial) realizem políticas públicas para a população mais pobre, como por exemplo a distribuição de renda mais equativa, a fim de garantir oportunidades para os que eram recrutados pelas organizações criminosas. Somente assim o crime organizado se extinguirá na realidade, e será somente um tema usado pelas mentes criativas da arte, em futuros filmes, livros e séries.
Observações:
1= “retratado” …
2= coloque aspas
3= “jornalista”
C1(160) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
C2(200) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
C3(160) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4(200) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5(200) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 920
See lessSociedade dos bandidos recuperados
MarcioVitor
Para Aristóteles, filósofo grego, o homem é um animal social que se organiza em busca do bem-estar. Entretanto, essa prática organizacional se estende ao âmbito criminal e no Brasil é bastante presente, sendo causada e potencializada por um sistema carcerário ineficaz, que desumaniza os detentos, eLeia mais
Para Aristóteles, filósofo grego, o homem é um animal social que se organiza em busca do bem-estar. Entretanto, essa prática organizacional se estende ao âmbito criminal e no Brasil é bastante presente, sendo causada e potencializada por um sistema carcerário ineficaz, que desumaniza os detentos, e pelas milícias, que fortalecem o crime organizado. Desse modo, o país perpetua organizações criminosas com instrumentos que deveriam combate-las.
Nesse contexto, o sistema carcerário brasileiro se configura ineficaz, pois a reincidência criminal é esperada e comum, demonstrando que ex-presidiários não se reintegram à sociedade e voltam a cometer infrações penais. Tal quadro contrasta com o exemplo norueguês, onde (1) os infratores recebem educação profissional, moradias de qualidade, lazer, e mais de noventa porcento deles não voltam a cometer infrações penais. Assim, os presídios brasileiros desumanizam os presos e essa desumanização, por sua vez, contribui para que o número de criminosos se mantenha ou cresça.
Ademais, policiais corruptos, conhecidos como milicianos, parecem fortalecer a tese de Hanna Arendt, filósofa alemã, de que a violência foi normalizada por estar tão enraizada na sociedade. (2) Essa normalização fortalece facções criminosas e põe a sociedade entre a cruz e a espada, uma vez que a população fica sem meios confiáveis e seguros, que a polícia deveria representar (3), para denunciar as infrações cometidas por bandidos, agora de ambos os lados, e acaba por aceitar esses grupos como parte de suas comunidades.
Portanto, o Poder Legislativo, em parceria com o Governo Federal, deve tomar medidas para combater, de maneira eficaz, as causas do crime organizado. Para isso o Poder Legislativo deve categorizar a prática miliciana como crime hediondo e aumentar as penas de policiais corruptos, devendo esses serem impedidos de exercitarem novamente a profissão. Em paralelo, o Governo Federal deve criar um programa de recompensa financeira para quem denunciar facções criminosas e milícias, além de adotar o modelo penitenciário da Noruega como padrão brasileiro, onde os encarcerados recebam educação técnica, atendimento psicológico, alojamentos de qualidade e tempo para o lazer. Assim, é possível que os animais sociais se unam para buscar somente o bem comum.
Observações:
1= “em que…”
2= coloque um conectivo.
3= por que a polícia não representa esse ente?? Não deixe pontas soltas.
C1(200) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
C2(200) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
C3(200) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4(160) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5(160) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 920
See lessOs impactos econômicos da desindustrialização no Brasil
MarcioVitor
Em Nova York, no ano de 1921 ocorreu a quebra da bolsa de valores que por sua vez acarretou na desvalorização do dólar e da indústria. Na contemporaniedade (1) tal cenário se repete, devido a pandemia ocasionada pelo vírus da COVID-19 que intensificou a crise no país. Desse modo, problemáticas muitoLeia mais
Em Nova York, no ano de 1921 ocorreu a quebra da bolsa de valores que por sua vez acarretou na desvalorização do dólar e da indústria. Na contemporaniedade (1) tal cenário se repete, devido a pandemia ocasionada pelo vírus da COVID-19 que intensificou a crise no país. Desse modo, problemáticas muito graves foram ressaltadas como: a perda da competitividade no mercado externo e o aumento dos empregos informais.
A exportação dos produtos é uma das maiores fontes de renda de um país (2) sendo responsável por ajudar no desenvolvimento do mesmo. Em contraste a essa meta, o Brasil só vem decaindo a sua posição no quesito lucratividade (2) já que está cada vez mais fragilizado em relação comércio externo e esse fato corroborou no (3) aumento dos preços dos produtos nacionais (2) o que desestimula mais ainda os países a comprá-los. De acordo com o jornal Correio braziliense as exportações de 2020 apresentaram uma queda de 6,1% quando comparados ao ano de 2019. (4) A persistência de tal cenário acentua a fragilidade econômica dificultando a saída da federação da crise.
A elevação do número de empregos informais tem se tornado cada vez mais constante devido ao cenário da pandemia. Muitos indivíduos perderam seus empregos e foram forçados a se reinventar para continuar suprindo as necessidades (5) familiares obtendo como opção o trabalho sem carteira assinada. (4) Não discutir sobre determinada dificuldade, incentiva o aumento desse fenômeno que não dá segurança ou assistência ao trabalhador.
Por tudo (6) (2) isso fica claro que ainda há muito a ser alterado na forma de lidar com tal situação. Logo, é dever do Estado aliado ao Ministério da Economia a adesão de planos que incentivem uma abertura mais intensa do comércio como por exemplo: a flexibilização das leis trabalhistas e econômicas como forma de assegurar as vagas de trabalho e incentivar as relações comerciais com as outras nações com o intuito de alterar o cenário atual.
Observações:
1= contemporaneidade
2= coloque uma vírgula
3= “corroborou o…”
4= adicione conectivos
5= quais necessidades? Deixe claro em seu texto
6= Portanto
C1(120) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
C2(200) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
C3(160) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4(160) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5(160) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 800
See lessA necessidade de luta por igualdade mesmo em sociedades democráticas
MarcioVitor
Na série “Anne with na E” da Netflix, é abordado o amadurecimento de Anne, uma jovem órfã, no qual suas aventuras mostram temas atemporais e de atual relevância. No decurso da trama, a narrativa aponta a luta das personagens mulheres para serem ouvidas, terem seus direitos e serem tratadas como iguaLeia mais
Na série “Anne with na E” da Netflix, é abordado o amadurecimento de Anne, uma jovem órfã, no qual suas aventuras mostram temas atemporais e de atual relevância. No decurso da trama, a narrativa aponta a luta das personagens mulheres para serem ouvidas, terem seus direitos e serem tratadas como iguais perante à sociedade machista. Além disso, apresenta as dificuldades que o personagem Cole enfrentou por ser homossexual. Analisando a ficção da série, é perceptível sua relação com a realidade do século XXI: a frequente luta por igualdade pelas mulheres e homossexuais, perante à discriminação, às ofensas e à violência.
A princípio, é fundamental ressaltar que as mulheres são tratadas como inferiores e incapazes de realizar certas atividades, reforçando o estereótipo de que são aptas apenas às tarefas domésticas. Conforme os ideais da filósofa francesa e feminista Simone de Beauvoir, o papel da mulher na sociedade é de mãe, esposa e dona de casa, segundo as opressões de um mundo dominado por homens, ignorando o fato que elas também são seres autônomos. Outrossim, atualmente as mulheres sofrem com a violência doméstica, discursos machistas, assédios e violência sexual e discriminação no mercado de trabalho — com rejeições ou salários inferiores aos de homens, 1 mesmo quando atuam em cargos iguais.
1= prove que as mulheres ganham menos nos dias atuais! Não deixe pontas soltas
Ademais, a comunidade “LGBT+” também sofre com inúmeras agressões, sejam físicas ou verbais, dos chamados homofóbicos, desrespeitando a liberdade garantida a todos. A série estadunidense “Brooklyn Nine-Nine”, por exemplo, retrata em alguns episódios o preconceito sofrido pela detetive Rosa Diaz, pois mesmo sendo uma mulher forte e policial, foi rejeitada pelos pais ao descobrirem que ela é bissexual. Analogamente, muitos homossexuais têm medo de dizerem quem são para não sofrerem as consequências, já que a sociedade implica que isso é “só uma fase”, “é confusão”, “não é coisa de homem”, “não é de Deus”, ou pior, que há “cura” para isso, alegando que “LGBT’s” são uma “doença”.1
1= sem necessidade das aspas
À vista disso, cabe ao Estado desenvolver políticas públicas, campanhas nacionais e apoiar as causas dos movimentos feminista e “LGBT+”, através de penalidades rígidas para crimes contra essas pessoas, aumento do acesso ao mercado de trabalho e em cargos políticos e campanhas mostrando que todos possuem direitos — com vista à diminuição de desigualdades e combate a irregularidades no sistema, de modo que a sociedade possa se desenvolver de maneira justa e igualitária, sem discriminar ninguém por ser quem é. Somente assim, será possível amenizar o quadro atual e promover a paz e a democracia em todo o mundo.
C1(200)= A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
C2(200)= A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
C3(160)= A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4(200)= A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
C5(200)= A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A prática leva ao êxito! Ótima redação Lív_, parabéns!
See lessNota: 960
Alfabetização é o caminho para o futuro.
MarcioVitor
Introdução O médico cardiologista, físico e professor Dr. Enéas carneiro 1 disse em um discurso sobre o saber 2 , “só o conhecimento pode libertar o homem”. Deste modo, a ideia de uma boa educação é vista como tônica geral por todos os brasileiros, começando na alfabetização, mas mesmo em tempos modLeia mais
Introdução
O médico cardiologista, físico e professor Dr. Enéas carneiro 1 disse em um discurso sobre o saber 2 , “só o conhecimento pode libertar o homem”. Deste modo, a ideia de uma boa educação é vista como tônica geral por todos os brasileiros, começando na alfabetização, mas mesmo em tempos modernos vive-se no Brasil uma educação básica primitiva. Conquanto, urge medidas para garantir a alfabetização de modo que todos possam gozar do direito garantido pela constituição cidadã de 1988. 3
1= Carneiro 2= você pode trocar toda essa condução para “. Enéas Carneiro afirma que…” 3=apresente seus assuntos logo na introdução! De forma clara!
D1
Os índices de desemprego nacionais mostram que o mercado de trabalho está cada vez mais fechado para o analfabeto. Nesse cenário, o indivíduo tende a encontrar refúgio no trabalho informal e mão de obra extremamente barata. Em busca de uma melhora projetos de educação a distância como o EJA e Encceja são não tem efetividade para o analfabeto, pois os estudos são através de apostilas. Contudo, níveis de pobreza em regiões nacionais onde a educação básica não funciona de forma efetiva são alarmantes 1 e o jovem ou adulto fica de mãos atadas sem chances de um recomeço para procurar uma vida digna.
1= prove essa afirmação através de dados
D2
Além disso, o cidadão que não tem conhecimento mínimo como ler e escrever enfrenta dificuldades sociais. Visto que, a internet se tornou o maior meio de comunicação mundial, fica privada a inclusão do analfabeto pois nesse mundo tudo 1 é escrita. Além disso, serviços básicos como cadastros em lojas, atendimento bancário ou até mesmo serviços públicos estão migrando apenas para atendimento online 2 . Dentro dessa realidade, quem não possui a leitura básica fica incapaz de usar esses recursos ou fica dependente de outros.
1= ‘tudo’ é muito forte, pois nem tudo no meio cibernético é escrita. 2= on-line
Intervenção
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse cenário a educação tem que ser priorizada pelo governo estadual 1 e federal, principalmente em nível primário. Criando assim, novos projetos de educação presencial em regiões de difícil acesso a uma escola, atentando também para uma fiscalização dos responsáveis de levar as crianças à escola. Bem como, oportunidades de acesso escolar em horários variados para jovens e adultos, priorizando aulas presenciais. Certamente, com esse pequeno começo o Brasil caminhará ao desenvolvimento e estará mais próximo da igualdade a longo prazo.
1= Federal já basta
C1(200)= A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
C2(200)= A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
C3(120)= A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4(160)= A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5(160)= A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
NOTA: 840
See lessA garantia do direito integral à infância
MarcioVitor
De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, é dever do Governo garantir todos os recursos básicos aos cidadãos. No entanto, torna-se visível a ineficiência do artigo quando o número de crianças que moram nas ruas, ou em situações muito precárias, aumentam cada vez mais. (ausência dLeia mais
De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, é dever do Governo garantir todos os recursos básicos aos cidadãos. No entanto, torna-se visível a ineficiência do artigo quando o número de crianças que moram nas ruas, ou em situações muito precárias, aumentam cada vez mais. (ausência de conectivo) Evidenciando a ausência de suporte governamental que causa, dentre outros, a evasão escolar e o trabalho infantil, prejudicando a vida e infância desses cidadãos que “amadurecem” mais rápido devido às circunstâncias que têm que enfrentar.
Nesse sentido, a moradia é um dos recursos básicos inerentes aos brasileiros, contudo, basta caminhar nas ruas para perceber que várias crianças não usufruem de um lar adequado, consequência que reflete diretamente na evasão escolar, ou seja, no abandono das atividades escolares, já que as mesmas não conseguem ou não podem ir à escola, prejudicando à (a) formação acadêmica e a infância, pois, o trabalho é o único recurso que veem para melhorar suas condições de vida. Obs: por que tem crianças morando na rua? Argumente melhor!!
Logo, o trabalho infantil, mesmo sendo ilegal, é a única saída viável encontrada pelas famílias para sustentar-se diante da conivência do Governo(você já usou anteriormente troque por Estado) que, mesmo oferecendo benefícios como o “Bolsa Família”, não garante o suficiente para suprir os consumos fundamentais e não engloba os moradores de rua, marginalizando as crianças e submetendo-as a uma possível separação dos pais, fragilizando-as psicologicamente e intensificando suas dificuldades durante a infância. Obs: quais ‘consumos fundamentais’? porque não engloba moradores de rua? Como isso leva a separação dos pais?
Portanto, cabe ao Governo Federal em contribuição com o Estatuto da Criança e do Adolescente intervir nessa problemática.(ausência de conectivo) Através de investimentos para construção, em todo território nacional, de abrigos que contenham um sistema educacional, (sem necessidade da virgula) com o objetivo de alfabetizar e contribuir para a educação das crianças e de seus responsáveis, garantindo os direitos básicos, inclusos na Constituição, até que possam se estabilizar financeiramente, excluindo os casos de evasão escolar e do trabalho infantil e, por fim, recuperando a infância que toda criança tem o direito de usufruir.
Competência I (160) A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você cometeu poucos desvios, que não foram recorrentes. Fique de olho!
Competência II (120) A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Repertório legitimado, pertinente ao tema e produtivo.
Competência III (100) A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles.
Competência IV (120) A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais
Competência V (200) A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Caso não esteja ciente, vou te atualizar. A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Analisemos sua melhor proposta (ainda que sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem)
Nota: 700
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