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Intolerância Religiosa no Brasil (Enem 2016)
Manu_
Oi! Primeiramente, devo dizer que a sua redação ficou incrível! Competência 1 > 160. Ela teve dois desvios de concordância, um na introdução, um na conclusão. Na introdução "acabavam sendo perseguidos" deveria ser "acabava sendo perseguido", já que todo o primeiro período gira em torno do *qualquLeia mais
Oi!
Primeiramente, devo dizer que a sua redação ficou incrível!
Competência 1 > 160. Ela teve dois desvios de concordância, um na introdução, um na conclusão. Na introdução “acabavam sendo perseguidos” deveria ser “acabava sendo perseguido”, já que todo o primeiro período gira em torno do *qualquer um*. Na conclusão, “fazendo com que os indivíduos desde cedo desconstrua❌ (desconstruam ✔️) certos preceitos”.
Competência 2 > 200. Você compreendeu a proposta e aplicou muitíssimo bem as áreas do conhecimento. (Quero ser igual você quando eu crescer, viu?).
Competência 3 > 200. “Argumentação consistente e totalmente de acordo com o ponto de vista apresentado!”
Competência 4 > 200. Seus recursos coesivos foram bem usados.
Competência 5 > 160. Você tem uma proposta interessante! Eu me guio pelo modelo “quem (faz) o quê, através de quê (detalhamento) e para quê” pra corrigir. Encontrei quase todos na sua conclusão, menos o último. Por exemplo:
“Ademais, os órgãos públicos de combate ao crime deverão punir os criminosos conforme a lei, e em parceria com o (MEC), criar mecanismos nos presídios como palestras que mostrem a importância da tolerância religiosa.
Para que, por exemplo, haja uma mudança na postura dos agressores (ou algo assim).
Fora isso, tudo em ordem – pelo menos no meu ponto de vista!
Nota = 920.
Parabéns e desculpa qualquer coisa! Fighting!
See lessA persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira // COM NOTA POR FAVOR <3
Manu_
Oi! Antes de colocar as notas, vou deixar umas dicas que me ajudaram bastante a ajeitar os meus textos. 1. Na introdução, lembre-se de que o foco é a contextualização e a apresentação do problema. Falar mais sobre ele, colocar o leitor a par da situação no Brasil - como se a intertextualidade fosseLeia mais
Oi!
Antes de colocar as notas, vou deixar umas dicas que me ajudaram bastante a ajeitar os meus textos.
1. Na introdução, lembre-se de que o foco é a contextualização e a apresentação do problema. Falar mais sobre ele, colocar o leitor a par da situação no Brasil – como se a intertextualidade fosse um ponto de partida pra você correr o resto do caminho com a sua opinião expressa de modo impessoal (o que você já faz!) sobre o tema.
2. No desenvolvimento tenta colocar o dado, ou a citação sempre no meio, no início, pra você conseguir trabalhar ele direitinho – como você fez no d2.
3. Na conclusão, sempre dê ações imperativas aos agentes (no mínimo 2, sempre). Exemplo: poderia, seria, um jeito de diminuir ❌. Cabe, deve, é imperativo que ✔
Vamos lá, ne?
Competência 1 > 160. A grafia das suas palavras está certinha e a concordância também. Você demonstra bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Só cuidado com as vírgulas!
Competência 2 > 120. Aqui é sobre o relacionamento entre a sua opinião e as citações e dados que você utilizou – como eu acho que falei nas dicas ali em cima, tenta trabalhar essa relação um pouco mais. Pensa que cada citação é uma laranja e você não vai ficar feliz até que todo o suco disponível seja tirado!
Competência 3 > 120. Sua argumentação precisa de um pouco mais de consistência. Antes de escrever o texto, olha pro tema e pergunta “o que eu penso sobre isso? Qual o meu posicionamento”, já que é uma das coisas mais importantes em um texto dissertativo argumentativo.
Competência 4 > 120. É a relação da primeira competência com a terceira. Apesar de a sua primeira estar bem, ela não se encaixou firmemente com a terceira, pelas vírgulas e pela forma que você expressou a sua opinião.
Competência 5 > 120. Você utilizou apenas um agente… Pra essa competência, tem um modelo muito útil que eu acho que você já deve ter visto um monte de vezes por ai:
Quem (faz) – quais são os agentes (no mínimo 2) que vão fazer o que você planejou?
O que – o que esses agentes têm que fazer?
Através de quê – como eles farão isso?
(detalhamento) – detalhar o modo como eles farão isso
Para quê – com que propósito isso será feito?
Nota = 640.
Bem, espero ter te ajudado. Desculpa qualquer coisa! Fighting!
See lessLiberdade é para todos
Manu_
Oi! O texto tem uma visão interessante sobre o problema, e ela ficaria ainda mais nítida se estivesse um pouco mais organizada. Nos dois parágrafos de desenvolvimento, tente sempre fazer uma relação com alguma área do conhecimento (um dado, uma alusão histórica, um livro, filme, citação) pra dar conLeia mais
Oi!
O texto tem uma visão interessante sobre o problema, e ela ficaria ainda mais nítida se estivesse um pouco mais organizada. Nos dois parágrafos de desenvolvimento, tente sempre fazer uma relação com alguma área do conhecimento (um dado, uma alusão histórica, um livro, filme, citação) pra dar consistência ao seu argumento, e na conclusão, não se esqueça de citar no mínimo dois agentes, dando a eles ações imperativas (por exemplo: “fulano poderia…, …pode” ❌// “cabe a…/fulano deve…” ✔️).
Fighting!!
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