Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Rancor da antiguidade
malu:)
Bom dia :) Seu texto apresenta erros oriundos, mas tentarei te ajudar com base nos meus conhecimentos, ok? Introdução: Tente substituir “Nos dias atuais” por “Na contemporaneidade”, pois a primeira expressão é considerada clichê. O uso dos conectivos é indispensável no início do parágrafo, no seu caLeia mais
Bom dia :)
Seu texto apresenta erros oriundos, mas tentarei te ajudar com base nos meus conhecimentos, ok?
Introdução: Tente substituir “Nos dias atuais” por “Na contemporaneidade”, pois a primeira expressão é considerada clichê. O uso dos conectivos é indispensável no início do parágrafo, no seu caso, você pode utilizar o “Entretanto”, “Contudo”, “Todavia” e entre outros. A citação de um repertório sociocultural (citação de um livro, filme, música, série ou frases relacionadas ao tema) não é obrigatório, mas, no ENEM, isso faz com que sua pontuação aumente. E por último, em toda e qualquer redação é necessário o seu Argumento 1 e seu Argumento 2 sobre o tema, nesse caso, você conseguiu pelo menos um desses argumentos, falta o outro para que você consiga falar dele no seu desenvolvimento, certinho?
Desenvolvimento 1: Substitua o “Naquela época” e coloque o conectivo + essa frase, por exemplo: “Portanto, naquela época,”. O uso de pelo menos um repertório sociocultural é imprescindível também, lembrando que o repertório tem que ser de acordo com a temática da sua redação, ok? O uso do conectivo no seu último período não pode faltar também, tente colocar “Ademais, com o decorrer do tempo…”.
Desenvolvimento 2: Já que você colocou “Em primeiro lugar” no seu D1, é importante que você coloque “Em segundo lugar” no seu D2, pois é como uma forma de continuação do que você está dizendo. Bom, já que o seu Argumento 2 não é perceptível, vou colocar como “A não aceitação”. O uso do conectivo “Nesse sentido, em diversos casos indivíduos partem para a agressão…”. Nesse desenvolvimento, não precisa necessariamente colocar o repertório sociocultural, mas, se você quiser colocar, caberia muito nesse texto. Você poderia fazer uma associação do seu repertório com a situação da Roberta Close, colocando, assim: “Por exemplo, Roberta Close…” (ao citar um exemplo, você não precisa colocar conectivo após o ponto).
Conclusão: A sua conclusão precisa de uma reformulação total, vou te mostra como eu faria, tudo bem? “ Ademais, resoluções para tais problemáticas devem ser sancionadas. Portanto, palestras desenvolvidas pelas prefeituras-bairros para a população deveriam ser colocadas em vigor, tendo como finalidade a conscientização e a forma de respeito das pessoas diante o pensamento das mesmas. Por fim, pensamentos preconceituosos e machistas seriam diminuídos ou erradicados.
Espero ter ajudado e me perdoe qualquer erro.
See lessBoa sorte :)
Desafios no desenvolvimento do hábito da leitura entre os brasileiros
malu:)
Bom dia :) Sua introdução está impecável, com todos os requisitos necessários e sem nenhum erro ortográfico. No seu D1 seria legal trocar “escrito pelo escritor” por “escrito por”, creio que, dessa forma, fica mais coesivo. O seu D2 está impecável também, sem erros. A sua conclusão está igual ao D2,Leia mais
Bom dia :)
Sua introdução está impecável, com todos os requisitos necessários e sem nenhum erro ortográfico.
No seu D1 seria legal trocar “escrito pelo escritor” por “escrito por”, creio que, dessa forma, fica mais coesivo.
O seu D2 está impecável também, sem erros.
A sua conclusão está igual ao D2, perfeita.
Parabéns!
See lessSaturação das metropoles no contexto contemporâneo.
malu:)
Boa noite :) Na introdução é sempre recomendado ter pelo menos três períodos, sendo eles divididos em: Repertório + Contextualização + A1 e A2. Além disso, o uso do "Atualmente" é clichê, portanto, evite-o. Entretanto, modificando sua introdução, ficaria algo do tipo "Durante o processo de industriaLeia mais
Boa noite :)
Na introdução é sempre recomendado ter pelo menos três períodos, sendo eles divididos em: Repertório + Contextualização + A1 e A2. Além disso, o uso do “Atualmente” é clichê, portanto, evite-o. Entretanto, modificando sua introdução, ficaria algo do tipo “Durante o processo de industrialização, principalmente a partir da década de 30, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram verdadeiros polos de atração populacional de outras regiões do país. Entretanto, o elevado aumento do número de indivíduos migrantes para tais metrópoles vêm crescendo muito nos últimos anos. Portanto, na contemporaneidade, apesar dessas respectivas metrópoles ainda despontarem como as maiores do país, elas encontram-se saturadas, e, além disso, suas infraestruturas não conseguem atender toda a população, resultando assim, na queda da qualidade de vida.”.
O D1 de uma redação é indicado de três a quatro períodos. Dados estatísticos devem ser citados as fontes da onde você os tirou. Vamos reformular o D1. Ficaria: “Primeiramente, deve-se levar em consideração a configuração demográfica do país. Nesse viés, a região Sudeste concentra a maior parte da população brasileira, com os estados do Rio de Janeiro e São Paulo liderando praticamente todas as estatísticas em relação a emprego, população e entre outros, segundo o IBGE (exemplo). Além disso, nessas metrópoles concentram-se, também, a sede de diversas empresas, o que as tornam destino de diversas pessoas de outras áreas do país. Logo, resulta-se, assim, num processo chamado de “Macrocefalia Urbana”, onde a Unidade Federativa que recebe esse fluxo de pessoas não consegue oferecer uma infraestrutura e serviços compatível com as demandas emergentes da população, oriunda da migração.”
Já que você usou o “Primeiramente,” no seu D1, seria interessante utilizar o “Segundamente,” no D2 como sinal de continuidade. Como você cita São Paulo e região Sudeste, não seria viável focar apenas no Rio de Janeiro, você pode globalizar isso e trazer pra um contexto contemporâneo. Então ficaria: “Segundamente, o descompasso entre o Estado e as necessidades demográficas resultam no agravamento das disparidades socioeconômicas, favelização de regiões da cidade, violência urbana, e na consequente perda de qualidade de vida. Sobretudo, um exemplo diário que serve de prova desses efeitos é o desafio de se deslocar para locais mais afastados, onde o transporte público é evidentemente ineficiente. Ademais, com as condições precárias do transporte, indivíduos como trabalhadores, estudantes e entre outros, são os mais decorrentes seres que sofrem com tal problemática, trazendo, assim, a queda da qualidade de vida.”
A conclusão está meio vaga, vamos reformulá-la também. “Portanto, resoluções para tal problemática devem ser sancionadas. Portanto, é necessário ações por parte do Ministério do Planejamento, juntamente com o Ministério da Infraestrutura e em parceria com estados e municípios, tendo como base as reformas em suas respectivas cidades, com o intuito de modernizar as infraestruturas locais, com destaque para o transporte coletivo, serviços públicos, e habitação. Por fim, problemas como a Macrocefalia Urbana seriam erradicados.”
Não sou especialista em redação, mas seria assim que eu faria a minha. Me perdoe se tiver algum erro meu.
See lessDesculpa qualquer coisa :)
O impacto dos filtros na autoestima (modelo ENEM)
malu:)
Boa noite :) Bom, na introdução sugiro colocar o nome do livro em maiúsculo, ficando "Sociedade do Espetáculo", você não perde ponto se deixar em minúsculo, mas fica esteticamente mais bonito. Em "nota-se que os filtros presentes em redes sociais têm impactado a autoestima de seus usuários", sugiroLeia mais
Boa noite :)
Bom, na introdução sugiro colocar o nome do livro em maiúsculo, ficando “Sociedade do Espetáculo”, você não perde ponto se deixar em minúsculo, mas fica esteticamente mais bonito. Em “nota-se que os filtros presentes em redes sociais têm impactado a autoestima de seus usuários”, sugiro uma modificação para “é notório que os filtros presentes nas redes sociais têm impactado na autoestima de seus usuários”. Sobretudo, sua introdução apresenta repertório pertinente, uma contextualização adequada e dois argumentos válidos para tal tema.
No seu D1, sugiro a correção da frase ” percebe-se a depressão está associada à frustração de usuários por não atingirem seus “objetivos virtuais””, sendo modificada para “percebe-se que a depressão está associada à frustração de usuários, que se dá pela inexecução dos seus objetivos virtuais”. O uso do conectivo em “Muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima.” é imprescindível, podendo ser colocado “Portanto, muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima.”
Fazendo uma reformulação geral do seu D2, eu trocaria o sentido dele, podendo até acrescentar mais períodos. Sugiro a correção: “Ademais, faz-se oportuno analisar a displicência das mídias sociais como, por exemplo, o Instagram, que, sobretudo, se torna um fator coadjuvante no agravamento do impasse. Uma vez que, filtros de pele, cabelo, corpo e vida perfeita são colocados sem que haja a preocupação com a saúde emocional dos usuários. Para tanto, é profícuo citar que transtornos de personalidade, como o Transtorno Borderline, têm sigo agravados, visto que os filtros levam indivíduos a uma constante busca pela realidade sem defeitos, prejudicando, assim, seu emocional.”
Na sua conclusão, a única alteração que eu faria seria a remoção da vírgula em “, sem que haja impacto na autoestima”, deixando, assim, a frase completa “Para tanto, urge que, a fim de garantir o uso saudável das mídias sociais sem que haja impacto na autoestima,”.
Me perdoe se tiver algum erro meu nessas correções, não sou especialista, mas esse seria o jeito que eu faria.
See lessDesculpa qualquer coisa :)