Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Como combater com eficiência o tráfico de drogas no Brasil
Makimura
Bom,sua receção está ótima. Devo apenas lembra que sua introdução está um pouco grande. Ela tem agente;ação;finalidade;detalhamento;meio. Apenas o tamanho é o problema. Não se prenda muito ao detalhamento. Escolha somente um e detalhe, já é o suficiente assim. Bom, eu não tenho muito a corrigir. VocLeia mais
Bom,sua receção está ótima. Devo apenas lembra que sua introdução está um pouco grande.
Ela tem agente;ação;finalidade;detalhamento;meio. Apenas o tamanho é o problema. Não se prenda muito ao detalhamento. Escolha somente um e detalhe, já é o suficiente assim.
Bom, eu não tenho muito a corrigir. Você trouxe um repertório sociocultural pertinente ao tema e a sua tese.
Desenvolveu os argumento muito bem.
Continue assim!
See lessTEMA: ORIGENS E SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Makimura
Olá! Não é bom fazer esse tipo de coisa na sua introdução. Eu compreendo que você tentou fazer, mas está errado. Evite esse tipo de coisa. Sobre sua tese... Está confusa. Eu não sei qual e seu posicionamento a despeito do tema. Atenção, a tese tem que ser clara e objetiva. Ela é que vai guia todo oLeia mais
Olá!
Não é bom fazer esse tipo de coisa na sua introdução. Eu compreendo que você tentou fazer, mas está errado. Evite esse tipo de coisa.
Sobre sua tese… Está confusa. Eu não sei qual e seu posicionamento a despeito do tema. Atenção, a tese tem que ser clara e objetiva. Ela é que vai guia todo o texto.
Outro ponto, é seus argumentos. Você começa abordado um tema e muda para outro. Mas esse nem é a pior parte. A pior parte é: você não desenvolver os argumentos que citou na tese. Isso iria significa ZERO no Enem.
Sua conclusão está boa.
Eu recomendo o mesmo conselho de Tais Menta: planeje seu texto e tome cuidado para não quere abordar várias ideias de uma única vez.
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020)
Makimura
Esqueleto de Felipe Araújo, huuum... Cuidado, certo? O problema de usar esqueleto é que você pode acaba ficado totalmente independente dele e isso irá te prejudicar no momento de redigir sua dissertação. Aviso dado, vamos para a correção: A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais imporLeia mais
Esqueleto de Felipe Araújo, huuum… Cuidado, certo?
O problema de usar esqueleto é que você pode acaba ficado totalmente independente dele e isso irá te prejudicar no momento de redigir sua dissertação.
Aviso dado, vamos para a correção:
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro(1). Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverbado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira(2). Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa conhecer os fatores que favorecem esse quadro.(3)
(1)Citou a Constituição, muito bem. A velha coringa do Enem.
(2) Você contextualizou o tema, muito bem.
(3) Aí está o problema de se usa cegamente o esqueleto. Sua tese não está clara. Você quer aborda os “fatores”, mas quais? Todos? Alguns? Viu? Isso iria prejudicar bastante na sua nota.
Olha, serei franco… Sua redação está mecânica e não desenvolver/aprofunda em nada os argumentos. Você apenas preencheu os espaços em branco e copiou o resto. Esse é o perigi de depender de esqueletos.
Sua conclusão está boa. Apresenta agente; ação; meio; detalhamento e finalidade.
Vou te dá um conselho… Aliás, fique a vontade para jogar fora se quiser…
O conselho é: Não use esqueleto enquanto estiver treinado. Tente fazer sem nenhuma ajuda. Dessa forma, você será capaz de desenvolver a capacidade de escrever sobre qualquer coisa com uma facilidade incrível e quando estiver fazendo o Enem, conseguirá a nota 1000 com sua própria competência.
See lessImpacto da Lei Geral de Proteção de Dados nas empresas
Makimura
Ok, vamos lá: Você começou com uma informação pertinente, porém, quero que preste atenção em algo... O tema é: Impacto da Lei Geral de Proteção de Dados nas empresas, certo? Então você irá discorre sobre os impactos da lei. Contudo, você divagou um pouco. Vou mostra... Sua tese: No entanto, por serLeia mais
Ok, vamos lá:
Você começou com uma informação pertinente, porém, quero que preste atenção em algo…
O tema é: Impacto da Lei Geral de Proteção de Dados nas empresas, certo? Então você irá discorre sobre os impactos da lei. Contudo, você divagou um pouco.
Vou mostra… Sua tese: No entanto, por ser uma Lei recente, muitas empresas ainda não estão prontas para pôr em prática(1), surgindo assim, a problemática do despreparo e irresponsabilidade(2) dos estabelecimentos nacionais.
(1) O tema é sobre os impactos da lei, mas você afirma que a lei é nova demais para as empresas pôr em prática. Então não existem impactos. E se não existem impactos… Você não poderá discorre sobre isso.
Mas, se você colocasse que as empresas não a obedecem, aí seria outra história. Eu espero que não esteja causado confusão.😅
O que quero dizer é: você não compreendeu realmente o tema. Logo, receberia um zero por fugir do tema.
See lessA escravidão contemporânea no Brasil
Makimura
Ok, vamos lá então. Antes de tudo, quero abordar que sua introdução é extensa e maçante. Vou mostra alguns pontos para você compreender meu comentário. (1)O artigo 149 do Código Penal brasileiro configura crime a conduta de reduzir alguém a condição análoga à de escravo. (2)Porém, em ano de pandemiaLeia mais
Ok, vamos lá então.
Antes de tudo, quero abordar que sua introdução é extensa e maçante. Vou mostra alguns pontos para você compreender meu comentário.
(1)O artigo 149 do Código Penal brasileiro configura crime a conduta de reduzir alguém a condição análoga à de escravo. (2)Porém, em ano de pandemia, a verba para o combate ao problema diminuiu 40%. (3)Com isso, é válido pontuar que o passado escravocrata e a busca por lucro acima de tudo são os principais fatores que contribuem para a escravidão contemporânea no Brasil. (4)Assim como, a situação de pobreza e vulnerabilidade expõem parcela da população a adversidades. (5)Embora, o Brasil tenha abolido a escravidão em 1888, é possível enxergar a semelhança das ideologias para a obtenção de lucro no mundo moderno. (6) Visto que, em 2020, 942 pessoas foram resgatadas de situações análogas a escravidão e 77% dessas pessoas se autodeclararam negras ou pardas segundo o Ministério do Trabalho. (7)Comprovando assim, o peso que as mazelas do passado deixam no nosso presente.
(1): Você citou o artigo do código penal que é pertinente ao tema. Fez bem.
(2) Você citou um dado sobre a pandemia, que, a meu ver, é totalmente desnecessário e não agrega em nada a sua introdução a deixado poluída.
(3) Aí tudo bem. É sua tese.
(4) Outra tese… Desnecessário, digasse de passagem. A sua introdução deve ser curtae direta.
A (5);(6);(7) não são dados que você coloca na introdução e, sim, no desenvolvimento.
Eu julguei útil apenas foca na sua introdução, pois ela é a “guia” da sua redação e se essa “guia” não cumpre seu devido papel, o texto fica totalmente desorientado.
Mas continue treinado que você vai conseguir a nota 1000 sem dúvidas. Aliás, quero informar que sou apenas um estudante e estou passível a erros, então não leve tão a sério meus comentários ou se ofenda com eles.
See lessLeitura na juventude: desafios da era da informação
Makimura
Antes de tudo, quero enfatizar que sou apenas um estudante, então, estou passível a erros. Sua redação está boa. Porém, me senti um pouco perdido com a introdução. Me permita elucidar esse ponto... O que quero dizer é que não sei qual é o seu posicionamento. O desenvolvimento e conclusão estão boas.Leia mais
Antes de tudo, quero enfatizar que sou apenas um estudante, então, estou passível a erros.
Sua redação está boa. Porém, me senti um pouco perdido com a introdução. Me permita elucidar esse ponto… O que quero dizer é que não sei qual é o seu posicionamento.
O desenvolvimento e conclusão estão boas. Continue assim e a nota 1000 vai chegar!
See lessA Persistência da Violência Contra a Mulher no Brasil
Makimura
Ok, vamos lá: Primeiro: cadê a tese? É necessário ter a tese. Segundo: seu texto está mais para expositivo que argumentativo e o Enem trabalha com um texto dissertativa-argumentativo. Terceiro: Sua conclusão está errada. Não se faz perguntas em uma conclusão, muito menos em primeira pessoa. ResumindLeia mais
Ok, vamos lá:
Primeiro: cadê a tese? É necessário ter a tese.
Segundo: seu texto está mais para expositivo que argumentativo e o Enem trabalha com um texto dissertativa-argumentativo.
Terceiro: Sua conclusão está errada. Não se faz perguntas em uma conclusão, muito menos em primeira pessoa.
Resumindo, você tem que conhecer o modeço que deseja escrever, se não, poderá tira o no Enem.
See less