Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto. Só alguns detalhes mais essenciais. |1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto.
Só alguns detalhes mais essenciais.
|1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvios (como foi o caso) e não ser conciso. Ainda não foi claro.
“um modelo que pode ser estabelecido”
“na teoria”
“seguindo uma demanda e sendo organizado”
Melhor seria fazer uma afirmação simples.
Ex: A “uberização” se da através da precarização do trabalho, onde o trabalhador é refém dos contratos descentralizados.
(Ou talvez trazer alguma relação histórica)
Não precisar explicar tudo antes do ponto final, se usar um conector pode estabelecer relação com a frase anterior e seguir desenvolvendo o raciocínio.
|2° e 3° Parágrafos| evitar repetições *(usar sinônimos)*
“é um fato alarmante”
“estado alarmante”
“ou seja” “ou seja”
Procurar manter os parágrafos com a mesma estética (quantidade de linhas próximas ou iguais, argumentação e problemática divida entre ambos)
|4° parágrafo| caso seja pro Enem, detalhamento segue essa lógica >>> quem? *como se dará?* que consequências terá?
See lessTEMA: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto! |1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto |2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações. |4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto!
|1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto
|2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações.
|4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corrigidos no desenvolvimento.
Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Isso ocorre devido ao silenciamento midiático e à negligência governamental; fatos que culminam em preocupantes mazelas. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.
*Diante desse cenário,* segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, observa-se que a mídia, *em vez de* promover debates que elevem o nível de informação da população sobre povos e comunidades tradicionais – por exemplo, os indígenas e ribeirinhos – que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, *influência* no *silenciamento* midiático, já que – em redes sociais, programas de TV – não há debates satisfatórios para *gerar* senso crítico, visto que a população não se preocupa com esse imbróglio. Como consequência, esses povos acabam sendo esquecidos, podendo até sofrer preconceito pelas pessoas a sua volta, o que gera a não aceitação da sua origem.
Ademais, a situação de negligência governamental contra indivíduos *de* (em) situação (de) vulnerabilidade social, como a falta de direito e de valorização, é retratado na música “Brasil Colônia”, da banda Oriente: “Lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola”. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, a dignidade, não são *garantidos* a população tradicional, visto que o Estado não cumpre seu papel de mãe-gentil. Por conseguinte, a maioria das indústrias e fábricas conseguem burlar os poucos direitos dessa população para o desmatamento de áreas que são propriedade, por exemplo, dos índios, não respeitando a própria natureza, o que pode ocasionar, também, o desaparecimento de tribos, com tradições, religiões e línguas de um certo grupo.
Portanto, cabe as *Ongs* (,)que defendem os direitos da sociedade tradicional(,) criarem campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como (”)YouTube(”), (”)Netflix(”), (”)TikTok(”), tendo como porta-voz especialistas no assunto, por exemplo, representantes da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais). Isso acontecerá por meio de (filmes/documentários?) (de?) *curta-metragens* e vídeos lúdicos sobre a importância da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Por fim, tal ação será feita com a finalidade de remediar não só o *silenciamento* midiático, mas também, a negligência governamental, contrapondo o elucidado por Bourdieu.
C1 = 80
See lessC2 = 200
C3 = 120
C4 = 120
C5 = 160
NOTA = 680
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM)
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto: |1º Parágrafo| - pequenos desvios na sintaxe - faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto. |2° e 3° Parágrafos| - poucos desvios de ortografia e de concordância verbal. |4° Parágrafo| - falta de atenção. Na Alegoria da Caverna, PlatãoLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto:
|1º Parágrafo| – pequenos desvios na sintaxe – faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto.
|2° e 3° Parágrafos| – poucos desvios de ortografia e de concordância verbal.
|4° Parágrafo| – falta de atenção.
Na Alegoria da Caverna, Platão afirmou que *se* é necessário sair do mundo da ilusão *e* buscar o conhecimento. Hoje, evidencia-se a Alegoria de Platão no estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, uma vez que esta é uma questão ignorada pela coletividade. Nesse sentido, percebe-se um delicado problema, em virtude do preconceito e *a* omissão governamental.
Convém ressaltar, a princípio, que o preconceito é um fator para a persistência *deste* estigma na sociedade. A respeito disso, Saramgo conceituou a “cegueira moral” em que o indivíduo age com egoísmo no corpo social. De mesmo modo, *atua* muitos brasileiros, agindo com preconceito e egoísmo, com o pensamento inadequado de que doenças psiquiátricas são sinônimo de “frescura”. Nesse viés, é necessário mudar esta realidade *(como?) (de que modo?)*.
Outrossim, a omissão governamental é um grande impasse ao tema. De acordo com a Constituição de 1988, é dever do Estado assegurar segurança, lazer, educação e saúde aos brasileiros. Entretanto, não se observa uma atuação *do mesmo*, o que agrava a persistência do estigma sofrido pelos que têm uma doença mental. Nesse sentido, *é preciso fazer*(quem?) cumprir a lei.
Isto posto, uma intervenção deve ser feita urgentemente. Assim, urge que o Ministério da Saúde promova uma campanha de conscientização, por meio das grandes mídias, como redes sociais e televisão, com a finalidade de trazer visibilidade e diminuir o estigma *ás* doenças mentais. Feito isso, a Alegoria da Caverna não mais representará a comunidade brasileira, sendo uma questão elucidada e não mais ignorada.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 120
C5: 200
Nota: 840
See lessCaminhos para combater a violência urbana no Brasil
Maciel Rodrigues
COMENTÁRIO GERAL: Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas. Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de reLeia mais
COMENTÁRIO GERAL:
Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas.
Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de registro autêntica e dentro da norma padrão da língua portuguesa.
COMPETENCIAS:
C1 : 140
C2 : 160
C3 : 160
C4 : 160
C5 : 200
NOTA : 820
See lessConsequências do Uso Excessivo das Redes de Internet no Brasil
Maciel Rodrigues
INTRODUÇÃO: Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL. EVITELeia mais
INTRODUÇÃO:
Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL.
EVITE REDUNDANCIAS E PERIODOS LONGOS. ALÉM DISSO, FIQUE ATENTA AO NEXO DE LIGAÇÃO NAS ORAÇÕES SUBORDINDAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS.
Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é a realidade das pessoas que utilizam excessivamente as tecnologias; pois tais práticas têm ( o vêm precede gerúndio ) sido associadas a ( com, portanto sem crase ) problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar do usuário, segundo o site UOL.
DESENVOLVIMENTOS:
A palavra comensurar está inadequada. Melhor seria mensurar.
Repetição de Conectivos
Argumentação parcialmente sem embasamento.
Vícios de linguagem ( principalmente o uso do pronome *que* )
CONCLUSÃO;
O.K
COMPETENCIAS:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 140
C5: 200
NOTA : 800
See lessLegalização da maconha para fins medicinais
Maciel Rodrigues
" Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática, o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro. " 1 - Não ficou claro que impacto seria esse ( se será negativo ou positivo). NemLeia mais
” Ademais, uma maior flexibilização poderá culminar em um certo desvio do produto, apesar de não ser muito rentável para quem se corrompe a essa prática, o afrouxamento das leis poderá ter um impacto enorme no futuro. ”
1 – Não ficou claro que impacto seria esse ( se será negativo ou positivo). Nem o por que. Nem mesmo a maneira como foi exposto. Afrouxar que Lei? Quem seria beneficiado? E o tráfico não retalharia? Perderia suas vendas e não faria nada a respeito?
2 – A dissertação gira em torno de uma flexibilização e a da falta de estrutura para suprir a tal flexibilização. Mas em nenhum momento fica claro que estrutura é essa. Espaços físicos? Produção? Regulamentação da ANVISA ?
3 – Plural ( 3 parágrafo ). Uso limitado de recursos coesivos.
See lessDesafio no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil
Maciel Rodrigues
*** Nesse sentido, nota-se que esse dado demonstra um grave problema. Uma vez que o abandono de lixo nos centros urbanos é grande e a dificuldade de nos policiar é difícil, emerge uma falha que precisa ser revertida. *** USO DE PRIMEIRA PESSOA ( NOS POLICIAR ) ALÉM DO ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL. **Leia mais
*** Nesse sentido, nota-se que esse dado demonstra um grave problema. Uma vez que o abandono de lixo nos centros urbanos é grande e a dificuldade de nos policiar é difícil, emerge uma falha que precisa ser revertida. ***
USO DE PRIMEIRA PESSOA ( NOS POLICIAR ) ALÉM DO ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL.
*** Primeiramente, é preciso salientar que o descarte de maneira não ecológica de resíduos sólidos urbanos no Brasil é uma causa latente do desafio. Segundo Hobbes, o homem é o lobo do homem, diante disso, verifica-se que mesmo com a tentativa de conscientização da mídia sobre o tema em questão a resolução ainda é complicada. ***
A CITAÇÃO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O TEMA. AO QUE PARECE FOI JOGADA APENAS PARA TER UMA CITAÇÃO NO TEXTO.
*** Em segundo plano, uma severa causa do problema é a nossa ignorância em relação a isso. ***
NOVAMENTE PRIMEIRA PESSOA. NÃO SE PODE USAR: NÓS, NOSSO, NOSSA, CONOSCO, PARA NOS MANTERMOS, ESTAOS, VAMOS, EU, MEU.
NEM SEGUNDA PESSOA.
NA DISSERTAÇÃO ENEM USA-SE APENAS A TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR E DO PLURAL. A NÃO SER QUE SEJA ALGUMA CITAÇÃO COMO A DO BAUMAN, LOGO EM SEGUIDA. COMO A FRASE É NÃO HÁ PROBLEMA.
NOTA: 700
See lessO tabagismo
Maciel Rodrigues
COMENTARIO GERAL: Dissertação bem argumentada e contextualizada, mas com sérios problemas sintáticos e de coesão que tiram a fluidez da leitura. COMPETÊNCIAS: C1 : 100 C2 : 160 C3 : 120 C4 : 140 C5 : 160 NOTA: 680 OBSERVAÇÃO : Apesar de ser uma boa forma de treino, o tema não faz muito sentido já quLeia mais
COMENTARIO GERAL:
Dissertação bem argumentada e contextualizada, mas com sérios problemas sintáticos e de coesão que tiram a fluidez da leitura.
COMPETÊNCIAS:
C1 : 100
C2 : 160
C3 : 120
C4 : 140
C5 : 160
NOTA: 680
OBSERVAÇÃO :
Apesar de ser uma boa forma de treino, o tema não faz muito sentido já que o cigarro é legalizado no país. Além disso, o próprio Ministério da Saúde já desempenha campanhas contra a prática nas embalagens dos produtos.
See lessA Exposição Exagerada no Ambiente Virtual
Maciel Rodrigues
COMENTÁRIO GERAL: O texto demonstra um bom poder de síntese e argumentação. Mas, você deve levar em consideração alguns critérios para ter menos trabalho na hora de escrever; ESTRUTURA: No caso a sua tem 3 parágrafos ( Introdução + Desenvolvimento + Conclusão ) Teoricamente está avaliável. Mas os coLeia mais
COMENTÁRIO GERAL:
O texto demonstra um bom poder de síntese e argumentação. Mas, você deve levar em consideração alguns critérios para ter menos trabalho na hora de escrever;
ESTRUTURA:
No caso a sua tem 3 parágrafos ( Introdução + Desenvolvimento + Conclusão )
Teoricamente está avaliável. Mas os corretores vão te tirar pontos por outros critérios com bem mais vontade.
Recomendo fazer 4 parágrafos. 1 Introdução + 2 Desenvolvimentos + 1 Conclusão.
ARGUMENTAÇÃO:
Está se baseando apenas pelo senso comum. É aceito como argumentação, mas para dar um embasamento mais consistente é preciso notícias, análises de especialistas, citações teóricos e estudiosos e outras áreas de conhecimento. Assim, você agregará valor no seu texto.
NOTA: 520
See lessPreconceito linguístico e exclusão social
Maciel Rodrigues
COMENTÁRIO GERAL: Texto muito bom, rico em informações e de fácil leitura. Apesar de alguns desvios gramaticais e problemas simplesmente relacionados ao próprio ENEM, como a falta de um fechamento para a introdução e dos 5 agentes em cada proposta da conclusão, acredito que você atingiria uma nota aLeia mais
COMENTÁRIO GERAL:
Texto muito bom, rico em informações e de fácil leitura. Apesar de alguns desvios gramaticais e problemas simplesmente relacionados ao próprio ENEM, como a falta de um fechamento para a introdução e dos 5 agentes em cada proposta da conclusão, acredito que você atingiria uma nota acima de 800.
COMPETENCIAS :
C1 : 160 ( Pequenos desvios relacionados a pontuação. Exemplo: . *Na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos retrata-se a história de Fabiano, homem pobre e carente de estudo, que é constantemente oprimido pelos possuidores de conhecimento” )*
na obra A, do autor B, trata-se do problema C, relacionado ao caso D, que….
C2 : 200 ( o.K )
C3 : 160 ( Falta organização na introdução e na conclusão )
C4: 200 ( o.k )
C5: 140 ( As propostas estão incompletas. Pode parecer óbvio, mas o ENEM pede a finalidade da proposta. Exemplo: Isso vai ser para …. )
Apesar de estarem em paralelo, são dois agente. Precisa-se de dois meios, dois modos, dois detalhamentos e a finalidade que pode ser conjunta ( já que estão em paralelo.
NOTA : 860
See less