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Os desafios da população autista no Brasil
Mariana Xisto
C1: "(...) ele enfrentam em meio a sociedade", o correto seria "eles enfrentam em meio à sociedade"; houve um erro de regência e concordância nominal/verbal. -erro de vírgula e construção de períodos longos, evite estes erros. eles podem atrapalhar a compreensão do texto. -revise a diferenciação dosLeia mais
C1: “(…) ele enfrentam em meio a sociedade”, o correto seria “eles enfrentam em meio à sociedade”; houve um erro de regência e concordância nominal/verbal.
-erro de vírgula e construção de períodos longos, evite estes erros. eles podem atrapalhar a compreensão do texto.
-revise a diferenciação dos pronomes demonstrativos “este” e “aquele” e suas variações, para saber em que construções eles são cabíveis;
-erro de acentuação em “jornalístico”, em “negligencia” e “torná-los”;
-erro no nome Voltaire.
C2: Você usou uma quantidade de repertórios boa, mas não os aproveitou para um desenvolvimento produtivo da argumentação. Quando usou os dados, foi muito vaga em trechos como “em grande parte das escolas”, que poderia ser substituído por uma porcentagem ou algo mais específico que conferisse autoria ao seu texto.
C3: Você não desenvolveu bem os fatos em termos de dedução. Um exemplo desse desenvolvimento seria com a frase de Voltaire: “(…) Deste modo, a falta de informação acerca do espectro autista contribui para a construção de posicionamentos preconceituosos que, na sociedade, denotam a precariedade da discussão do autismo no Brasil, contribuindo para o estigma destes indivíduos e, consequentemente, dificultando a inserção dos mesmos no meio social.”
C4: Houve repetição demasiada de conectivos e substituições que poderiam ser benéficas na construção do seu texto, inclusive facilitando o entendimento.
C5: O início da sua conclusão foi vago. Uma sugestão seria: “Em suma, a supracitada problemática denota um retrocesso inegável na promoção de uma sociedade democrática e inclusiva. Desta forma, é indubitável a necessidade de mudança.”
Tem agente (O MEC), ação (o programa de auxílio), meio/modo, mas o detalhamento não foi produtivo. Tente detalhar o meio e modo, focando em uma proposta única e fortalecendo-a.
Exemplo: “Dessarte, é dever do Ministério da Educação criar um programa inclusão dos jovens autistas no ambiente escolar, treinando os profissionais da Educação e favorecendo o acompanhamento didático, psicológico e familiar de cada aluno, além de promover palestras nas escolas para sensibilizar os alunos e demais profissionais acerca do tema, desmistificando o espectro autista. Por fim, o intuito é criar, na escola, um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal do aluno no espectro autista e um contato aprofundado com o tema aos demais, proporcionando um espaço de fato democrático como visto na série “The Good Doctor”.
C1: 140
C2: 140
C3: 140
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 740.
É isso, bons estudos!
See lessValorização do SUS
Mariana Xisto
C1: Você construiu um período muito longo na introdução e em algumas partes do texto, usando vírgulas em excesso. Dê preferência a períodos mais curtos e abuse dos conectivos de adição, que aumentam seu repertório de recursos coesivos e evitam ambiguidades no decorrer das orações. Repense o uso de aLeia mais
C1: Você construiu um período muito longo na introdução e em algumas partes do texto, usando vírgulas em excesso. Dê preferência a períodos mais curtos e abuse dos conectivos de adição, que aumentam seu repertório de recursos coesivos e evitam ambiguidades no decorrer das orações. Repense o uso de algumas vírgulas. Se tiver dificuldade, assista a uma aula sobre Pontuação para esclarecer quaisquer dúvidas.
See lessOBS: Os Estados Unidos contam como uma só nação em termos geográficos, mas na gramática contam como uma pluralidade. Fique atenta ao uso do plural!
C2: Tente aumentar o seu repertório com áreas do conhecimento distintas. Por exemplo, uma menção a um filósofo ou evento histórico diversificam o seu conhecimento de mundo e deixam a quantidade de informações mais ampla.
C3: Sua articulação é muito boa! No entanto, a falta de conectivos e os períodos longos prejudicaram um pouquinho a “comunicação” entre as ideias do texto. No geral, muito bem!
C4: Seu repertório de recursos coesivos foi baixo, mesmo mantendo a coerência entre eles. Diversifique um pouco, sobretudo nos de adição, para que seu texto fique mais fluido.
C5: O Governo ficou com uma lacuna (entendi que é o Federal, mas é sempre bom especificar usando ambas as palavras). Abuse do detalhamento, sendo bem específica quanto aos pormenores da sua solução. Tente fazer uso de uma frase de efeito no final, se possível. Lembre-se que o seu fechamento do texto é o que cativa o leitor e a maneira como você aborda a intervenção é crucial para o fechamento de ideias e opinião.
OBS: Você mencionou vários detalhes sobre a ONU na sua introdução. No entanto, sua introdução não teve tese nem uma prévia da argumentação (na qual você expõe o que será argumentado no desenvolvimento e sintetiza a necessidade de reverter o problema/a maneira como ele será resolvido). Isso deixa a redação com uma lacuna, é muito importante dar uma prévia ao leitor do que será desenvolvido depois. ;)
NOTAS
C1: 160
C2: 140
C3: 160
C4: 140
C5: 180
TOTAL: 780.
Publicidade infantil em questão no Brasil (Tema ENEM 2014)
Mariana Xisto
C1: Você teve mais que dois desvios de gramática na norma culta da língua. Fique atenta às vírgulas e ao uso de maiúsculas (em globalização, não há inicial maiúscula). Também houve um erro de concordância, observe bem a relação sujeito-predicado nos seus períodos. No entanto, sua ortografia é muitoLeia mais
C1: Você teve mais que dois desvios de gramática na norma culta da língua. Fique atenta às vírgulas e ao uso de maiúsculas (em globalização, não há inicial maiúscula). Também houve um erro de concordância, observe bem a relação sujeito-predicado nos seus períodos. No entanto, sua ortografia é muito boa! Vi apenas um desvio na expressão ‘público-alvo’.
See lessC2: Seu repertório sociocultural usando a mídia nazista como exemplo foi espetacular! Bauman também, já que a citação se encaixou perfeitamente no nível de especificidade do tema proposto. Excelente!
C3: Sua articulação entre parágrafos foi muito boa.
C4: Uma única dica é usar adjetivos que evidenciem seu ponto de vista, como infelizmente. Você já fez isso usando a palavra ‘perniciosa’, então é mais um adendo para que fique explícito o seu posicionamento. Seus conectivos têm muita coerência com os períodos, show!
C5: Sua proposta de intervenção teve agente, ação, modo e detalhamento. No entanto, é um momento crucial para o encerramento do texto. Sugiro que retome brevemente o que você desenvolveu nas argumentações, apresente o agente, as ações, o modo e enfim detalhe. Se preferir, use uma frase marcante que feche o texto com impacto.
Ex: “Visto que a publicidade infantil não só direciona o pensamento como incentiva o consumismo, é papel do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) tornar mais rígida a fiscalização do conteúdo publicitário, adequando-o à classificação livre de maneira eficiente. Da mesma maneira, é dever das escolas fornecer educação financeira e direcionar os alunos ao consumo consciente, construindo o senso crítico quando ao consumismo e à saúde mental. Por fim, é válido ressaltar que a propaganda somente aliena o indivíduo quando o mesmo não é capaz de criticar o consumo, separando o necessário do supérfluo. Uma vez que isto acontece, a sociedade não só é mais saudável como é mais consciente do seu poder de mudança.
NOTAS:
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 160
TOTAL: 880.
O ensino a distância em questão no Brasil
Mariana Xisto
C1: -Desvios de concordância verbal, como em "foi proibida as aglomerações"; neste caso, há duas opções: usar a forma não variável 'foi proibido' ou adequar a forma variável de forma a concordar com o sujeito "as aglomerações". (Foram proibidas as aglomerações (...)) ;há mais de um desvio, inclusiveLeia mais
C1:
See less-Desvios de concordância verbal, como em “foi proibida as aglomerações”; neste caso, há duas opções: usar a forma não variável ‘foi proibido’ ou adequar a forma variável de forma a concordar com o sujeito “as aglomerações”. (Foram proibidas as aglomerações (…)) ;há mais de um desvio, inclusive de vírgula. Revisar as aulas de Concordância Verbal, Nominal e Pontuação podem te ajudar nessa parte ;)
-Ao se referir a um Ministério, use sempre iniciais maiúsculas, como em Ministério da Educação.
C2: Você usou dois repertórios, porém o de Nelson Mandela não trata especificamente do tema abordado na redação. Substituir isso para outro que seja mais específico na relação com o tema pode ser efetivo.
C3: Os dados utilizados embasaram muito bem a sua argumentação, evidenciando um ponto de vista. Ficou ótimo! No entanto, uma sugestão seria fazer um projeto de texto para que os períodos estejam articulados entre si, dando ao texto mais fluidez.
C4: Tente usar um conectivo por período, ao menos.
C5: Sua proposta tem agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Show! No entanto, ser mais objetiva e explícita deixa a sua proposta mais direta, evitando margens de interpretação distintas da sua linha de pensamento. (Ex: em vez de benfazer os alunos: “(…) para proporcionar equidade aos alunos em condições socioeconômicas mais vulneráveis, por meio de um ambiente de estudo apropriado para esses.”)
OBSERVAÇÃO: Na sua introdução, procure incluir tema (o problema), tese (a sua linha de pensamento sobre esse tema), argumentação (introdução breve aos argumentos que irá desenvolver no desenvolvimento) e evidenciar por que o problema precisa de uma solução.
Notas:
C1: 120
C2: 160
C3: 140
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 740.