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Analfabetismo Digital no Brasil
Lurean
Oi, bom dia/tarde/noite. Vou tentar passar algumas noções que pude pegar de seu texto, mas sem as notas, pois eu não as entendo kkk, blz? Primeiramente, o seu vocabulário é muito rico e ficou muito bom na redação, no entanto eu te dou a dica de se focar primeiro no que está escrevendo para, depois,Leia mais
Oi, bom dia/tarde/noite. Vou tentar passar algumas noções que pude pegar de seu texto, mas sem as notas, pois eu não as entendo kkk, blz?
See lessPrimeiramente, o seu vocabulário é muito rico e ficou muito bom na redação, no entanto eu te dou a dica de se focar primeiro no que está escrevendo para, depois, se focar em como escrever. Assim, você evita de se perder na argumentação.
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Outra coisa que gostaria de falar é a respeito dos objetivos do texto dissertativo/argumentativo. Não sei se você conhece, mas, caso não, não se preocupe, pois não é difícil. Funciona da seguinte forma:
Nessa modalidade de texto, é importante que cada parágrafo cumpra um objetivo.
Na introdução, você precisa ter uma tese – é a coisa mais importante do texto. E por que, você me pergunta? Porque ela é a sua opinião à respeito do tema, todo o texto vai girar ao redor dela. No seu caso, eu percebi a sua tese na parte de “…nota-se que o analfabetismo digital é um óbice…”, porém eu acredito que falta um aprofundamento. Ela é um óbice, sim, mas um óbice a quê? Mas, se lembre que as coisas mais importantes na redação são o contexto (alusão[você colocou e ficou show]), tema (colocou também) e a tese.
No desenvolvimento, o objetivo é colocar um argumento (em cada). O argumento é o porquê de se acreditar que a Tese faz sentido. No seu texto, gostei do seus argumentos e do repertório, mas acredito que faltou fazer um conclusão que resuma o que todo o seu argumento tem haver com a desigualdade e com a negligencia do governo. Parece um pouco redundante, eu sei, mas isso é característico desse tipo de texto, então pode relaxar.
Sobre a conclusão, o seu objetivo é pegar tudo o que escreveu e, no caso do enem, fazer uma proposta de intervenção através das perguntas QUEM vai fazer, O QUÊ vai fazer, COMO vai fazer, DETALHES do como ou de quem ou do quê fazer E PARA QUÊ vai fazer isso tudo. Nesse sentido, acredito que você poderia ter sido mais crítico na sua intervenção, isto é, deixa um pouquinho mais claro o que se quer dizer. Por exemplo:
“…Logo, o governo federal, por meio do Ministério da Educação – órgão nacional de políticas educacionais – deve trabalhar nas áreas mais pobres, através de recursos financeiros e palestras educativas…” Aqui você me diz que o MEC (Ministério da Educação) deve trabalhar nas áreas mais pobres, mas trabalhar como? Melhorando a educação? Reduzindo Impostos? Você decide. A ideia aqui é ser o mais prático possível. Por último, lembre-se que é importante resolver as DUAS problemáticas que você aborda no desenvolvimento, seja com uma proposta que resolva as duas ou com duas propostas mesmo.
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Fora isso, você está de parabéns só de estar tentando melhorar. Leva tempo para aprender e, por isso, muitos desistem por não terem paciência. Boa sorte aí e boa prova, se for fazer.
o impacto da evasão escolar
Lurean
Opa, eae Diego! Blz? Vou tentar passar algumas coisas que sei e aprendi com outras pessoas. Cabe lembrar que também sou só um aluno, tranquilo? . . Primeiro gostaria de dizer que você tem um ótimo vocabulário; com vários conectivos em seu texto, o que ajuda e muito na compreensão. No entanto, eu dirLeia mais
Opa, eae Diego! Blz?
See lessVou tentar passar algumas coisas que sei e aprendi com outras pessoas. Cabe lembrar que também sou só um aluno, tranquilo?
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Primeiro gostaria de dizer que você tem um ótimo vocabulário; com vários conectivos em seu texto, o que ajuda e muito na compreensão. No entanto, eu diria que está faltando a estruturação correta de um texto dissertativo argumentativo. Eu explico:
no seu texto, eu não encontrei a presença de nenhuma tese para seus argumentos defenderem. TESE é a sua opinião sobre o assunto, se o tema é evasão escolar você poderia dizer que isso é fruto de uma má gestão governamental, por exemplo. Sem isso, seu texto se torna apenas informativo, e não problematizador (com a sua opinião no centro de tudo). Olha só, essa é a sua introdução:
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Consoante o líder Mahatma Gandhi, ¨O futuro dependerá daquilo que fazemos no passado¨. [DEPOIS de fazer a alusão, eu recomendaria por em cheque o TEMA antes de falar sua opinião (TESE)] Em analogia com a frase, as futuras gerações poderão sofrer de uma população desqualificada e ignorante de informação, em razão da atual, que parece pouco se preocupar com a importância da educação e com altos índices de evasão escolar. (AQUI, você poderia ter usado a falta atenção da população como a TESE. Bastaria ter colocado argumentos que sustentem ela.) Tal problemática é reforçada pela má gestão das escolas públicas, por parte do governo, como também pela desigualdade econômica do país.
Então é só lembrar: a TESE é o que você acredita sobre o assunto, os ARGUMENTOS são o porquê de você acreditar nela e os DADOS são de onde você tirou os argumentos.
Além disso tudo, vou falar que sua alusão foi boa, mas é importante relacioná-la não só com a introdução, e sim com o restante do texto também, xerto?
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Nos desenvolvimentos, eu curti que você utilizou o tópico frasal (retomada do argumentos da introdução) no terceiro parágrafo para que fosse mais fácil de entender. Esse é o caminho mesmo. Contudo, faltou isso no segundo parágrafo e ficou mais difícil de entender. Tenta seguir essa ordem aqui para escrever os desenvolvimentos:
TÓPICO FRASAL (retomada dos argumentos da introdução), EXPLICAÇÃO ( que aprofunda o que você quis dizer), DADOS (de onde você tirou suas informações e CONCLUSÃO (aqui é importante que você explique o que tem haver o seu argumento com o TEMA).
Fora isso, recomendo que sempre que for falar de algo que não seja um lugar, utilize a expressão “no qual” e não “onde”, blz?
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Agora, pra fechar aqui minhas impressões, vou te dar uma dica que pode te ajudar na conclusão: quando for começá-la, adicione, se possível, os tópicos frasais novamente e adicione o que fazer com eles. Por exemplo:
Em síntese, é necessário formular uma solução à respeito da má gestão das escolas públicas e da desigualdade econômica do país.
Caso não consiga, acredito que trocar os tópicos frasais por palavras como “problemáticas” também funcionaria.
Fora tudo isso, eu gostei que você cumpriu todas as perguntas da conclusão “QUEM”, “O QUÊ”, “COMO”, “DETALHES” e “PARA QUÊ”. Continue treinando que tu chega lá mais rápido do que pensa.
Desafios para a inclusão de autistas no Brasil
Lurean
Bom, antes de dar dicas e correções, gosto de lembrar que sou só um aluno tentando aprender também. Com isso em mente, bora lá: . Sobre a introdução, eu defendo o mesmo que o amigo de cima: utilizar de séries, livros, filmes e até jogos ou gibis é sempre muito bom e eu curti bastante. No entanto, trLeia mais
Bom, antes de dar dicas e correções, gosto de lembrar que sou só um aluno tentando aprender também. Com isso em mente, bora lá:
See less.
Sobre a introdução, eu defendo o mesmo que o amigo de cima: utilizar de séries, livros, filmes e até jogos ou gibis é sempre muito bom e eu curti bastante. No entanto, três coisas que percebi que dariam para melhorar seriam o uso de vírgulas, os conectivos e o clareamento da tese.
– Em relação às vírgulas, talvez tenha percebido que eu também não entendo muito hahah, mas, no que estou aprendendo, percebi que a morfossintaxe pode te ajudar muito nisso.
-Já na tese, talvez tenha sido eu quem não tenha visto, mas não percebi sua opinião muito clara no texto. Por isso, acredito que se você declarasse a sua opinião antes dos argumentos seu texto ficaria muito mais fácil tanto de escrever quanto de se ler.
Se lembra: a TESE é a sua opinião, os ARGUMENTOS são o porquê de você ter essa opinião e os DADOS são o que você se baseia para ter seus argumentos.
– Nos conectivos eu pretendo declarar mais uma achismo do que uma certeza: No seu segundo parágrafo, seria interessante adicionar um conectivo em cada frase. Percebi que faltou um pouco disso.
No terceiro parágrafo, eu gostei demais de tudo. Sua citação do Thomas Hobbes foi bem inteligente, os conectivos estão bem posicionados e compõe clareza nas frases.
Na sua conclusão, achei bem legal que tu foge da ordem QUEM/QUÊ/COMO/DETALHE/PARA QUÊ e sem excluir nenhuma dessas opções. Vou aderir essa ideia nas minhas redações também.
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Com isso, basta treinar e sempre se perguntar o porquê que nois chega lá.
Da academia à cirurgia: até quando a busca pelo ideal da imagem é uma escolha saudável?
Lurean
Competência 1: Não sou especialista, mas gostei bastante do vocabulário. O uso de vírgulas está num nível que eu mesmo não alcanço no momento. Competência 2: A compreensão do tema está incrível, se manteve firme ao que foi proposto. Seu vocabulário sócio cultural está de parabéns também, usar o DurkLeia mais
Competência 1: Não sou especialista, mas gostei bastante do vocabulário. O uso de vírgulas está num nível que eu mesmo não alcanço no momento.
See lessCompetência 2: A compreensão do tema está incrível, se manteve firme ao que foi proposto. Seu vocabulário sócio cultural está de parabéns também, usar o Durkhein e a pesquisa foram boas formas de estruturar seus argumentos.
Competência 3: Aqui eu gostaria de falar sobre o seu uso dos antigos padrões de beleza grego: foi muito legal não ter deixado a alusão apenas no início, pois, como ela serve de ilustração para que leitor entenda com mais clareza, foi muito bom tê-la posto no final para encerrar a redação. No entanto, da mesma forma que o amigo de cima, eu diria que a primeira frase do primeiro parágrafo poderia ter sido melhor aproveitado no segundo. Talvez, fosse melhor apenas tê-lo substituído por alguma coisa que reintroduza o argumento a respeito da sociedade que modifica o indivíduo.
Competência 4: Neste daqui, eu tenho muito o que aprender com você, pois não levo muito jeito nessa competência. Contudo, ainda percebo que você tem um bom domínio e em hora alguma eu percebi o uso errado dos mecanismos linguísticos para fazer a ligação dos textos, períodos, orações, etc.
Competência 5:Neste daqui não vou falar muito por falta de experiência hahah, mas dou a dica de evitar campanhas de conscientização, porque todo mundo também vai. Se possível, tenta utilizar a coisa com menor tempo de efeito possível, isto é, a coisa mais prática e simples.
Tranquilo? Boa noite.
A autotutela no contexto da segurança pública brasileira
Lurean
Boa noite Cecília, tudo bem? Vi que uma outra pessoa já fez um correção muito boa do seu texto, mas, ainda sim, acredito que posso dar algumas informações a mais. Lembrando que sou só um aluno também, então se achar por ventura que estou errado, pode ser que eu realmente esteja kkkk. . Em primeiro lLeia mais
Boa noite Cecília, tudo bem?
See lessVi que uma outra pessoa já fez um correção muito boa do seu texto, mas, ainda sim, acredito que posso dar algumas informações a mais. Lembrando que sou só um aluno também, então se achar por ventura que estou errado, pode ser que eu realmente esteja kkkk.
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Em primeiro lugar, e mais importante, eu senti falta de uma tese no seu texto. A TESE é a sua opinião sobre o assunto, nela deve haver uma conclusão de tudo que você sabe sobre o tema. Por exemplo, digamos que o tema seja sobre depressão e ansiedade. Nesse caso, eu poderia dizer que a depressão e ansiedade são frutos de uma cultura estressante e mal gerenciada. Depois disso, eu colocaria meus argumentos para comprovar isso – como exemplos do cotidiano, alusão histórica, dados, etc.
A TESE deve ser posta na introdução para que nós possamos saber a sua opinião sobre o assunto, logo depois da contextualização do tema (A autotutela no contexto da segurança pública brasileira) e antes dos seus argumentos (Fora da ficção, no cenário brasileiro, a questão da autotutela, no que concerne à segurança pública, se evidencia perpetuada em fatores econômicos e sociais.).
Xerto?
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Outra coisa, só mais essa, que gostaria de destacar é sobre essa parte aqui:
“Adicionalmente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública,(aqui não deveria haver vírgula, pois isso vai contra a regra do SVC [Sujeito+Verbo+Complemento], não se separa essa galera com vírgula quando estão nessa ordem) deve…
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Fora isso, seu texto ficou muito legal. Tem um vocabulário muito rico e eu não faria melhor. Boa sorte e bons estudos.
A BANALIZAÇÃO DO ABANDONO PATERNO EM QUESTÃO NO BRASIL
Lurean
Oi, boa noite! De boa na lagoa? Sobre sua redação, vou tentar ver algumas irregularidades na estrutura da redação, assim como na interpretação do tema. No entanto, devo alertar que não sou profissional e uma redação argumentativa dissertativa possui mais de uma forma de serem produzidas, portanto, oLeia mais
Oi, boa noite! De boa na lagoa?
See lessSobre sua redação, vou tentar ver algumas irregularidades na estrutura da redação, assim como na interpretação do tema. No entanto, devo alertar que não sou profissional e uma redação argumentativa dissertativa possui mais de uma forma de serem produzidas, portanto, o que digo está mais do que aberto a discussões. Com isso em mente, BORA LÁ:
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Introdução: Primeiramente, vou elogiar seu vocabulário. Por diversas vezes tive que ir no dicionário ver o que significava algumas palavras. No entanto, devo alertá-lo da coisa MAIS IMPORTANTE que se deve lembrar num texto argumentativo dissertativo que é a sua TESE. Mas por que? O que é a TESE?
A TESE é a sua opinião do assunto, o que você pensa a respeito dele. Por exemplo, posso dizer que o abandono paternal é baseado na cultura de massa na qual há uma tolerância bem grande ao abandono paterno (Isso é minha opinião que desenvolvi em 2 segundos, o ideal é que se pense direitinho e com mais tempo, beleuza creuza?)
No seu texto faltou a TESE, que deve ser a coisa mais importante do texto, fazendo sua redação algo apenas DISSERTATIVO e nada ARGUMENTATIVO. Sua TESE será comprovada pelos dois argumentos que você colocará após ela. Esse argumentos dirão o porquê de você acreditar nela. O ideal, ou pelo menos como eu aprendi, é utilizar a tese depois da contextualização. Por exemplo:
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{Consoante ao poeta Cazuza, “Eu vejo o futuro repetir o passado”(ALUSÃO).(Nesse ponto final aqui, imagino que seja mais correto usar uma vírgula, pois a palavra “consoante” remete à comparação de duas coisas. No caso você colocou apenas uma e separou a outra pelo ponto final) A banalização do abandono paterno não é um problema atual (Contextualização e apresentação do TEMA). Desde a era Getúlio Vargas, essa vicissitude é uma realidade.(Aqui deveria ter uma TESE – sua opinião, que antecedesse os argumentos) De mesmo modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela educação (argumento 1) ou ausência do governo em politicas efetivas de mudanças (argumento 2).}
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Desenvolvimento 1: Aqui eu gostaria de falar que você foi muito bem em retomar o argumento 1 da introdução, em aprofundar seu pensamento e em exemplificá-lo através de dados. O problema nessa parte é que você não explicou como o dado apresentado se relaciona com o seu argumento. Dessa forma, seu desenvolvimento ficou um pouco confuso de entender. Lembre-se, o argumento é a parte mais importante do seu desenvolvimento. Com isso, o seu desenvolvimento tem de ter:
Tópico Frasal: Citação do seu argumento escrito na introdução;
Aprofundamento do argumento;
Dados;
Relacionar o dado com seu argumento.
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Desenvolvimento 2:
“Faz-se mister, ainda, salientar o governo como impulsionador do problema. “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se (Aqui começou a ficar confuso porque você me explica que dá para perceber o problema que o governo causa só pela frase do poeta. Você tem de deixar bem claro na redação qual o problema.) que a sociedade ao longo de seu desenvolvimento encontra obstáculos em sua caminhada. Tais obstáculos ocorrem devido à escassez de estratégias estatais em prol dos infantes. Sendo assim, é nítido a importância do governo em promulgar leis sociais diante ao abandono paterno.”
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Conclusão: Aqui eu não tenho o que reclamar a respeito da estrutura. Na verdade, eu sempre ouvi dos outros que o melhor jeito para se fazer a conclusão é colocar um conectivo (você o fez), retomar os objetivos dos desenvolvimentos (argumento 1 e 2) e, depois, fazer a intervenção. No entanto, eu não tenho propriedade para falar disso e percebe-se que você fez uma pré intervenção no final do desenvolvimento 2 o que já prepararia o leitor à conclusão.
Na sua conclusão, só quero dar algumas dicas:
-Primeiramente, fazer intervenção de alerta a população não é errado e, para exemplificar, existem algumas redações nota 1000 com essas intervenções. Contudo, ainda é algo que deve se evitar a medida do possível, por ser clichê.
-Outra coisa é que a proposta tem de ser a coisa mais prática e rápida possível. Na sua intervenção, por exemplo, eu não entendi muito bem como alertar professores e alunos a respeito do abandono paterno vá ajudar a solucionar a treta. Certamente deve haver algo mais prático e rápido para se fazer.
– E, por último, uma dica minha. Se foca mais no que o texto diz do que a forma em que ele diz. Eu explico, palavras chiques são coisas bem legais de se colocar numa redação, mas, por vezes, perdemos tanto tempo nos focando nelas que não prestamos tanta atenção no que escrevemos. Dessa forma acontece os erros da competência 2.
É isso, boa sorte aí e bons estudos.
Violencia Domestica durante o periodo de isolamento social
Lurean
Oi, tudo bem? Vou tentar dar umas dicas sobre o que melhorar no seu texto. É um caminho bem longo, então vá aos poucos dando o seu melhor, okay? . Introdução: -Aqui, como você já deve saber, o objetivo é puramente dar um resumo do assunto. No resumo DEVE conter: Alusão (na verdade, essa é opcional,Leia mais
Oi, tudo bem? Vou tentar dar umas dicas sobre o que melhorar no seu texto. É um caminho bem longo, então vá aos poucos dando o seu melhor, okay?
See less.
Introdução:
-Aqui, como você já deve saber, o objetivo é puramente dar um resumo do assunto. No resumo DEVE conter:
Alusão (na verdade, essa é opcional, mas enriquece seu texto com informações de outros assuntos. Alusão é relacionar o tema com algum assunto, seja história, filme, revista, jogos, mangá, etc) + Contextualização (aqui você vai falar qual o problema de forma resumida, uma dica é você repetir o tema no seu texto) + Tese (o que você pensa do tema, será que a violência doméstica é fruto de uma sociedade machista? De uma moral deturpada? Você quem decide) + Argumentos (serão motivos pelos quais sua TESE estaria certa, recomendo usar 2 e usar cada um em seu parágrafo de desenvolvimento, xerto?). Mais afundo eu exemplifico.
-Você utilizou o Isaac Newton como alusão ao tema e isso foi muito bom, no entanto eu achei sua relação um pouco sem sentido. Digo isso porque na parte “dificultam a concretização dos planos do Físico.” dá a impressão de que isaac Newton fez essa lei esperando que ela fosse usada em relações sociais. Imagino que você possa ter confundido, o que é normal de início, mais isso se ajeita com a prática.
-O uso de vírgulas também tem de ser revisado. Você violou a regra do SVP (Sujeito, Verbo, Predicado), no qual não se deve colocar vírgula caso a frase esteja nessa ordem. Recomendo dar uma olhadinha nessas regras que, em pouco tempo, você pega o jeito.
– Um jeito de como eu montaria a introdução, baseado no que entendi de seu texto, seria:
O famoso físico Isaac Newton propôs a lei da Inércia – do qual um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou movimento até que uma força atue sobre ele (ALUSÂO). Paralelamente, se vê na sociedade atual essa lei aplicada nas violencias domesticas que foram ampliadas durante o periodo de isolamento social (CONTEXTUALIZAÇÃO). Tal problemática é derivada do descaso da população sobre o assunto (TESE), visto na negligência governamental (ARGUMENTO 1)
e na falta de políticas públicas (ARGUMENTO 2).
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Desenvolvimento:
-Certo, aqui lhe faltou a estrutura da redação, que é assim:
Tópico Frasal (nome difícil, né? Mas não é nada muito difícil. Significa apenas citar o argumento que tu colocou na introdução e que você vai utilizar nesse parágrafo) + Aprofundamento (falar mais afundo o que você sabe desse argumento) + DADOS (falar onde ou em quem você se baseia, pode ser em dados científicos, citações filosóficas, etc) + ENCERRAMENTO (Aqui você vai falar o que tudo que você falou tem haver com sua tese).
-Percebi que você utilizou o “todavia”, no segundo parágrafo, como forma de acrescentar, mas ele serve para contrariar. Isso fez com o parágrafo perde-se o sentido. Lembre-se: todavia é mesmo que dizer mas, no entanto, entretanto, contudo e etc.
Conclusão:
-Aqui é importante que você saiba que toda informação nova que se vá por aqui deve ser a respeito sobre como resolver o problema. Na primeira frase, você colocou uma informação que pertencia aos desenvolvimentos, blz?
-Uma forma de se finalizar a conclusão é:
Conectivos (são aquelas palavras que conectam uma oração à outra, elas são bem importantes na competência 4. Alguns exemplos de conectivos legais para a introdução: Em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.) + Retomar a TESE que você propôs na introdução (se lembra dela?) + Quem, o que, como, detalhes, para quê (quem vai fazer, o que vai fazer, como vai fazer, detalhes do que ou como vai fazer e para que fazer tudo isso).
– Uma dica minha é pesquisar as áreas do governo e o que cada uma faz, certo?
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Considerações Finais:
Bom, seu texto está melhor do que muitos que já li, mas ainda tem um bom caminho a seguir. A forma que eu passei aqui sobre como fazer o texto é baseado no que aprendi até agora e, portanto, existem várias outras maneiras, talvez até melhores. Por isso não se sinta muita presa ao que eu disse.
Minha dica é que a primeira coisa que você faça seja entender as 5 competências do Enem. Isso não vai fazer você acertar, mas vai fazer você entender o quê tem de estudar.
Outra coisa, procure sobre estruturas de redação e tente entender o que cada coisa é, pois antes de se praticar é legal entender o que se pratica, tudo bem?
É só isso então, bons estudos.
A crise hídrica em questão do Brasil .
Lurean
Introdução: Nessa parte você utilizou uma alusão histórica ( que é algo que aconteceu antes e pode ser relacionado com os problemas de agora) a respeito da era da pré-colonização brasileira o que ficou bem legal, mas no inicio você colocou o conectivo "Neste Contexto" que faz uma ligação com o temaLeia mais
Introdução: Nessa parte você utilizou uma alusão histórica ( que é algo que aconteceu antes e pode ser relacionado com os problemas de agora) a respeito da era da pré-colonização brasileira o que ficou bem legal, mas no inicio você colocou o conectivo “Neste Contexto” que faz uma ligação com o tema do texto, dessa forma, faz parecer como se eu já soubesse o que deveria ler quando, na verdade, deveria ser um texto destinado a quem não sabe nada do assunto, certo?
See lessOutra coisa que quero destacar ainda sobre esse parágrafo, é que ele deve ser um resumo do que vai acontecer no desenvolvimento e você tem de colocar sua opinião sobre o assunto, sua TESE, por exemplo: a culpa é dos políticos? isso reflete algum erro no passado? você tem de impor o que pensa. Na introdução deve ter isso aqui, nessa ordem:
ALUSÃO (opcional, na verdade, mas ajuda muito na competência 2 e, caso você queira fazer, tem de relacioná-la com o TEMA que é a contextualização); CONTEXTUALIZAÇÃO (aqui você fala resumidamente qual o problema, no caso você fez que é a crise hídrica no Brasil [uma dica para não erra nessa parte é reescrever o tema para não se perder, okay?]); TESE (é o que você acha do assunto, por exemplo, você pode dizer que a crise hídrica é fruto da irresponsabilidade dos governantes) e, por ultimo, os ARGUMENTOS ( esses são o porquê de você achar que sua TESE está correta, você vai apresentar só uma resumão deles na introdução e vai aprofundá-los no desenvolvimento, blz?)
Então fica mais ou menos assim:
Na época da pré-colonização brasileira, em 1500, o Brasil fora explorado por estrangeiros que buscavam o benefício próprio às custas dos nativos que aqui habitavam (ALUSÂO). De mesmo modo, no contexto atual, os recursos continuam sendo mal administrados, como é visto na crise hídrica brasileira (Contextualização). De certo, o governo é responsável pela problemática (TESE – o que eu acho) o que é visto tanto no desmatamento no norte do país (argumento 1) quanto na mal planejamento da distribuição de água à população (argumento 2).
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Desenvolvimento: Aqui, tanto no segundo quanto no terceiro parágrafo, você deveria pegar o resumo dos argumentos que deveriam estar na INTRODUÇÂO e aprofundá-los. Cada argumento deve ter seu próprio parágrafo e é legal que esteja na ordem que você colocou lá na introdução . Funciona assim:
TÒPICO FRASAL (é a menção dos argumentos que estão na introdução); APROFUNDAMENTO dos argumentos (aqui você vai explicá-los); NO QUE VOCÊ SE BASEOU (aqui você apresenta citações filosóficas, dados, estatísticas, ciência no geral) e, por último, você RELACIONA tudo que você falou com sua TESE.
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Conclusão: Aqui você parece estar já habituado aos conceitos de QUEM deve fazer, O QUE fazer, COMO fazer, DETALHES (do COMO ou do QUE) e FINALIDADE ( que é onde vc quer chegar). Tudo isso TEM de estar aqui, blz? Fora isso, é importantíssimo que você retome a sua TESE antes de fazer tudo isso que eu falei acima na conclusão, isso ajuda na competência 3, que pede que os seus parágrafos dialoguem entre si.
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Bom é isso, boa sorte nas próximas e vai caminhando aos poucos. Uma dica minha é: dá uma olhada na ESTRUTURA DA REDAÇÃO, dá uma lida de leve nas COMPETÊNCIAS do ENEM e caso tenha alguma dúvida com alguma palavra minha tenta entendê-las no google, pois antes de você praticar é importante que vc entenda o que está praticando, xerto?
Coletivo X Individualismo
Lurean
Opa, vou tentar de dar umas dicas de como melhorar sua redação. É muita coisa então tenta ir com calma porque, como diz aquele provérbio chinês, se levarmos um grão todo dia, em pouco tempo teremos uma montanha. Beleuza creuza? Introdução: Aqui o ideal é você passar uma ideia rápida a respeito do TeLeia mais
Opa, vou tentar de dar umas dicas de como melhorar sua redação. É muita coisa então tenta ir com calma porque, como diz aquele provérbio chinês, se levarmos um grão todo dia, em pouco tempo teremos uma montanha. Beleuza creuza?
See lessIntrodução: Aqui o ideal é você passar uma ideia rápida a respeito do Tema, no caso: Individual x Coletivo. Você prolongou ele bastante dando informações que poderiam ser melhor aproveitadas no desenvolvimento, como a explicação do termo sociedade e o uso da frase do Durkhein na alusão. Ao invés disso, seria preferível que se falasse resumidamente, com as suas próprias, o que o Durkheim quis dizer e relacionasse com o tema, tipo:
“Para o sociólogo Emile Durkhein, a consciência coletiva é o fator que interfere nas atitudes da sociedade como um todo (Alusão – opcional). Na sociedade, há a presença tanto da coletividade entre as pessoas como o individualismo (Contextualização). No entanto, é perceptível o aumento do interesse individual sobre o coletivo (tese) o que, embora seja estabelecido em Lei a igualdade humana (Tese 1, no qual você colocou no argumento 2 [mais afundo eu explico o porquê inverti]), fora subjugada pelo egoísmo do mesmo (Tese 2 que está no argumento 1).”
Então Lembra:
Na introdução tem de ter Contextualização, Tese (que é o que você pensa a respeito do tema) e um resumo de seus argumentos (que são os motivos de você achar que sua tese está certa). Algumas pessoas, após usarem tudo isso, ainda colocam um encaminhamento tipo “medidas devem ser tomadas” ou uma pré-intervenção como “O Ministério da Educação, MEC, deve tomar as rédeas da situação”.
Desenvolvimento 1: Aqui houve um problema de você não ter colocado um resumo do seu argumento na introdução, o que é muito cobrado na competencia 3 que avalia como um parágrafo seu fala com os outros, no qual todos devem estar conectados. Por exemplo, na introdução poderia ficar assim (de acordo com o que entendi do seu texto):
Nesse primeiro parágrafo de desenvolvimento, seria massa também se você colocasse alguma citação filosófica, algum dado que comprove seu argumento de que as pessoas estejam se preocupando mais com o individual do que como um todo. Acredito que se pegasse, por exemplo, a operação lava jato poderia ter dado uma boa comprovação do que quer dizer. Então, no desenvolvimento, é necessário:
TÓPICO FRASAL (o nome assusta, mas é simplesmente a citação do argumento que você tascou na introdução); DESENVOLVIMENTO deste tópico ( aprofundar o que você pensa); CITAÇÃO FILOSÓFICA, HISTÓRICA ou algum DADO que comprove o que você diz; e a CONCLUSÃO do parágrafo, no qual você nos explica o que tem a ver o que você aprofundou com a sua tese ( o que você acha).
Desenvolvimento 2: Okay, nesse parágrafo citou como a sociedade deveria ser e utilizou um artigo da Lei para poder comprovar o porquê disso estar certo. Muito bom! No entanto, a sua estrutura ficou confusa de entender por causa da falta do TÓPICO FRASAL e por não ter colocado o resumo desse argumento na introdução.
Fora isso, é legal que você saiba que existem formas de se apresentar os argumentos. Algum deles podem ser “Causa x Consequência” (no qual você apresenta a causa do problema no primeiro parágrafo e a consequência no segundo,) “Causa x Causa” ( em que você apresenta 2 causas) e “Mundo Ideal x Mundo Real” (onde você apresenta como tudo deveria ser e o porquê e como ele é de verdade). Ou seja, por mais que você tenha tido uma estrutura parecida com o “Mundo Ideal x Mundo Real”, era necessário que o mundo ideal ficasse no primeiro Desenvolvimento, certo?
Conclusão: Nessa daqui, talvez você já saiba, existem 5 partes que devem estar inseridas. QUEM vai fazer a ação, O QUE vai fazer, COMO irá fazer, PARA QUÊ irá fazer e DETALHES do que vai fazer ou como irá fazer. Infelizmente eu também não sou muito bom em conclusões, mas vou tentar te passar o que sei:
Primeiro: você tem de evitar de falar que o Estado vai resolver as roubadas e por que, você me pergunta? Porque o Estado é um termo muito amplo e você tem de oferecer a resposta mais prática e explicada possível. Portanto seria interessante pesquisar um pouco, não precisa de ser tanto assim, sobre os MINISTÉRIOS, GOVERNO FEDERAL, etc.
Segundo: não é proibido usar conclusões de advertência da população, mas é bem clichê. Quase todos vão falar disso, inclusive eu hahah. Portanto, evite e tente usar algo mais prático e rápido, como uma lei que aproxime a população e puna os corruptos que prejudiquem os outros à favor de si mesmos.
Bom, é isso. Passei um bom tempo escrevendo isso, mas, ainda sim, não sou professor e não pude ter ainda uma boa nota para me garantir. Por isso, não tome as coisas que eu disse aqui como uma regra inquebrável. Se você ver algum modelo ou alguma outra explicação que você prefira e que seja confiável, não hesite em trocar, certo? Boa sorte aí.