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A corrupção no cenário brasileiro e seus aspectos para o bem estar social.
lulu81
Vamos pelas competências 1- Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. (120). Há vários erros de ortografia, vírgula, crase e colocação pronominal. Dá uma olhada nessas aulas! 2- DesLeia mais
Vamos pelas competências
See less1- Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de
convenções da escrita. (120). Há vários erros de ortografia, vírgula, crase e colocação pronominal. Dá uma olhada nessas aulas!
2- Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores
ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não
atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. (80). Não compreende completamente ao gênero, visto que só tem 3 parágrafos, a introdução e a conclusão são compostas por um período, ou seja, possui 2 partes embrionárias.
3- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos
textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. (80). Não há muito planejamento de texto. O segundo parágrafo é muito grande, sem a existência de um segundo parágrafo de desenvolvimento. Além disso, o D1 não possui muito sentido, já que as informações não estão conectadas. Seria melhor fazer 2 paragráfos, o primeiro falando da corrupção no dia a dia e o segundo falando da lava-jato.
4- Presença rara de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos E/OU
excessivas repetições E/OU excessivas inadequações. (40). Quase não há conectivos e há muita repetição (tente procurar sinônimos online), por exemplo, no segundo parágrafo a palavra corrpução foi citada 7 vezes. Podes procurar videos no yourube falando sobre conectivos. Normalmente disponibilizam uma tabela mostrando a finalidade deles, logo, deves usá-los sempre no início dos 3 últimos parágrafos e entre frases, para dar ideia de progressão. Tente pensar em cada parágrafo como um mini texto enem, com introdução (um conectivo para estabelecer início), desenvolvimento (um conectivo para explicar ideia e introduzir o repertório) e conclusão (conectivo para concluir, normalmente o “assim” ou “portanto”).
5- 120. Faltou o modo e o detalhamento. Seria interessante, trocar o final (que da outro projeto) pela forma que os investimentos seriam feitos, detalhando algum dos outros elementos.
Desculpa pela correção pesada, mas estou avaliando de acordo com as cartilhas disponibilizadas pelo MEC! Se quiseres, leia lá as competências para entendê-las melhor, assim, vais entender como o texto é avaliado. Boa sorte com os estudos nessa situação tão difícil.
A importância do pensamento coletiva para a harmonia social
lulu81
Vamos por competências 1- Há vários erros gramaticais, principalmente de vírgulas, crase e ortografia. 120 2- Não aborda o gênero dissertativo-argumentativo completamente, não tem proposta de intervenção evidente, não apresenta tese, tangencia o tema (o qual não fica evidente se é sobre individualisLeia mais
Vamos por competências
See less1- Há vários erros gramaticais, principalmente de vírgulas, crase e ortografia. 120
2- Não aborda o gênero dissertativo-argumentativo completamente, não tem proposta de intervenção evidente, não apresenta tese, tangencia o tema (o qual não fica evidente se é sobre individualismo, coletividade ou desigualdade). Também não possui repertório produtivos, todos os argumentos são baseados no achismo. 40
3- Não possui muita organização, os períodos são muito longos e, de novo, não possui repertório sociocultural. 120
4-
O sedentarismo infantil
lulu81
Vamos por competências 1- ainda tem vários problemas gramaticais, erros nas vírgulas, colocação pronominal e no uso de preposições e regência. 120. 2- Está na estrutura e defende um ponto de vista, mas não tem nenhum repertório. 120 3- Por mais que tenham argumentos defendendo um ponto de vista, estLeia mais
Vamos por competências
See less1- ainda tem vários problemas gramaticais, erros nas vírgulas, colocação pronominal e no uso de preposições e regência. 120.
2- Está na estrutura e defende um ponto de vista, mas não tem nenhum repertório. 120
3- Por mais que tenham argumentos defendendo um ponto de vista, estão desorganizados sem fonte alguma, logo, não estão legitimados. 80
4- Poucos conectivos, sem diversificação, sem contar que o D1 inteiro não tem um conectivo. 120
5- Falta falar o MODO. 160
Formas de combater as doenças sexualmente transmissíveis no Brasil
lulu81
A redação está muito boa! Está encaixada no tema, sem o tangenciar. No entanto, ainda tem alguns erros gramaticais (vírgulas). E, algumas frases estão redundantes, como na parte "A prática sexual sem nenhum tipo de preservativo é muito comum entre os jovens que já possuem uma vida sexual ativa há alLeia mais
A redação está muito boa! Está encaixada no tema, sem o tangenciar. No entanto, ainda tem alguns erros gramaticais (vírgulas). E, algumas frases estão redundantes, como na parte “A prática sexual sem nenhum tipo de preservativo é muito comum entre os jovens que já possuem uma vida sexual ativa há algum tempo.”, se eles já possuem vida sexual fica implícito que é há algum tempo. O repertório da série esta ótimo, já que defende o ponto de vista, mas ainda falta legitimação. Por exemplo, na parte do carnaval e na frase dos jovens que não usam camisinha não há fonte desses fatos. Sendo assim, fica no achismo. Já na PI falta maior esclarecimento do ‘”o que” e o detalhamento. EU daria as notas: 120/160/120/160/120
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