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TEMA: Desafios para combater o capacitismo no Brasil
ananda.
Oi, Bia! Ótima redação e temática muito relevante. Destacarei alguns pontos sobre seu texto. Introdução: - Não esqueça de colocar a inicial do título da obra utilizada em letra maiúscula: ''Extraordinário'' - Em ''sua socialização da criança'', é interessante remover o pronome ''sua'' do período. -Leia mais
Oi, Bia! Ótima redação e temática muito relevante. Destacarei alguns pontos sobre seu texto.
Introdução:
– Não esqueça de colocar a inicial do título da obra utilizada em letra maiúscula: ”Extraordinário”
– Em ”sua socialização da criança”, é interessante remover o pronome ”sua” do período.
– ”Analogamente a”, há crase, portanto: ”Analogamente à [situação descrita]
D1:
– Bom parágrafo, porém eu recomendaria uma maior utilização de sinônimos para evitar certas repetições.
D2:
– Não se faz obrigatório, mas é muito interessante que especifique o repertório utilizado: Constituição Federal (de qual federação? Lembre-se que o leitor tem papel passivo na observação do texto, então não cabe ao mesmo fazer deduções)
– Devido à [situação descrita]
Conclusão:
– ”Para tanto, o Ministério da Educação deve promover nas escolas a equidade social, ”. Para uma maior fluidez do texto, a organização desse período se faz um tanto mais compreensível se seguir a ordem sintática direta: ”Para tanto, o Ministério da Educação deve promover a equidade social nas escolas”
– ”[oração anterior], com a finalidade de estimular a reflexão, [oração posterior]”. Ainda pensando em como a leitura do texto será feita, sugiro a substituição da vírgula entre a oração anterior e a finalidade através da conjunção aditiva ”e”.
No mais, parabéns! Continue escrevendo.
See lessNovas didáticas de ensino
ananda.
Olá, Juliana. Como vai? Irei analisar sua redação por parágrafos para melhor organização. Introdução: Simples, porém excelente, conta com todos os aspectos necessários para iniciar um bom texto. Apenas destaco esse detalhe: ''O livro “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade'' A vírgula é desneLeia mais
Olá, Juliana. Como vai?
Irei analisar sua redação por parágrafos para melhor organização.
Introdução:
Simples, porém excelente, conta com todos os aspectos necessários para iniciar um bom texto. Apenas destaco esse detalhe:
”O livro “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade”
A vírgula é desnecessária.
D1:
O primeiro desenvolvimento também está muito bem estruturado, contando com tópico frasal e um repertório deveras pertinente ao tema. No entanto, devo dizer que há a utilização de muitos sinônimos, muitos termos para tratar sobre uma única coisa e isso acaba tomando as linhas da sua redação. Sugiro a utilização de conectivos para estabelecer ligação entre os termos e retomá-los sem necessidade de citação direta. Além disso, aproveitando as linhas excedentes, argumente mais. Você já apresentou a problemática e a sua causa, correto? Agora, desenvolva sobre. Fato é que manutenção do ensino tradicional dificulta novas didáticas de ensino. Portanto, explique efetivamente como essa dinâmica (nada dinâmica) funciona, como isso afeto o corpo escolar, se essa origem advém desde quando, enfim, fica a seu critério. O ponto chave é que você deve mostrar que conhece sobre.
D2:
Muito similar ao parágrafo anterior, está bem escrito, porém falta abordá-lo de maneira mais crítica. Exemplo: ”tal análise social não é contemplada na realidade brasileira, haja vista que a insuficiência de novas disseminações de educação, denuncia o descaso estatal com a população.” Qual descaso estatal? Até onde o poder público deve interferir ou deixa de cumprir seu papel? Como essa questão afeta a questão do ensino no país?
Conclusão:
* ”Intere-se, portanto”
Não seria Infere-se?
* ”MEC( Ministério da Educação)”
Evite o uso de parêntesis. Recomendo usar somente Ministério da Educação.
* ”investir na criação de projetos, voltados para a utilização”
Vírgula indevida.
* ”e difusão midiática, de novas formas de ensino, com fito de,”
Todas essas vírgulas foram usadas indevidamente. Cuidado com a intercalação de períodos!
* ”a sala de aula mais, instigante.”
Novamente, a questão da vírgula. Uso indevido.
* ”bases, em seu, próprio”
Elimine as vírgulas.
Excelente proposta, mas atente para os pontos em destaque.
Continue escrevendo! Eu daria nota entre 760 e 800 para a sua redação. Revise o texto e se necessário, escreva novamente e tenho certeza que se sairá ainda melhor.
See lessA PRÁTICA DO BULLYING E CYBERBULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
ananda.
Olá, Emilly! Vamos à análise de sua redação. Introdução: Ótima alusão, começou a redação muito bem. Eu só descartaria as aspas entre Turma da Mônica, neste contexto, não é necessário. Ademais, você repetiu duas vezes ''Brasil'' em um mesmo parágrafo. Evite! Substitua por ''país'', já que citou de quLeia mais
Olá, Emilly!
Vamos à análise de sua redação.
Introdução:
Ótima alusão, começou a redação muito bem. Eu só descartaria as aspas entre Turma da Mônica, neste contexto, não é necessário. Ademais, você repetiu duas vezes ”Brasil” em um mesmo parágrafo. Evite! Substitua por ”país”, já que citou de qual se trata anteriormente. Detalhe também para o ”faz se”. De acordo com a norma padrão, utiliza-se o hífen entre os termos, assim como acabei de usar. Por fim, recomendo que já apresente a tese, uma breve abordagem dos argumentos logo no primeiro parágrafo.
D1:
”Deve-se” logo no início.
* ”documento jurídico mais importantes do país,”
Opa, olha a concordância! O mais correto seria:
”um dos documentos jurídicos mais importantes do país”
Sobre este segundo parágrafo, faltou você explicitar sua opinião e isso é de EXTREMA importância na redação. Certo, o direito cidadão não é evidenciado no país uma vez que a prática de bullying é tão recorrente. Mas, por quê? Este fato traz que consequências? É fomentado por algum fator? Como você vai argumentar sobre, é você quem decide, mas, é preciso que o problema seja aprofundado e a sua opinião destacada. Faltou desenvolver.
D2:
* ”pessoas mesmo de longe, espalham comentários maldosos e violentos sobre as vítimas. ”
Não separe o sujeito de seu predicado. Ao escrever a redação, revise pelo menos duas vezes a questão da gramática que abrange uma competência inteira. Por se tratar de períodos complexos, muitas vezes existe uma dificuldade de enxergar alguns elementos, porém é importante analisar.
Sobre este parágrafo, eu sugiro que o seu repertório venha antes da argumentação em si, para construir melhor a ligação entre os elementos. Com a sua citação no final dele, ficou um tanto desconexo o texto e a fluidez não tão ótima. Além disso, o seu primeiro período foi muito longo. Recomendo encurtá-lo com a adição de um tópico frasal introdutório. Não esqueça de usar e abusar dos conectivos para ”costurar” melhor o seu texto.
Conclusão:
* ”Depreende se”
Depreende-se.
* ” o governo por intermédio do ministério e secretaria da educação, deve promover campanhas informativas e palestras com as famílias, sobre a gravidade do bullying e suas diferentes formas de manifestação, ”
Vamos lá. Órgãos como os citados precisam vir em letra maiúscula: ”Ministério e Secretária de Educação. Além disso, novamente, NÃO separe sujeito de predicado e nem o verbo do seu objeto e você cometeu esses desvios. Elimine as vírgulas entre deve e famílias. Outro detalhe sobre a concordância: Ministério e Secretária DEVEM promover. Dois agentes, certo? Portanto, o verbo deve concordar com o sujeito. Para finalizar, faltou os cinco elementos. Quem, o quê, como, finalidade e detalhamento.
Continue treinando, você está no caminho certo. Sobre a nota, daria entre 700 ou 760.
See lessAlternativas para o escoamento de produtos (ENEM)
ananda.
Olá! Como vai? A escolha do seu tema foi bem interessante e a redação como um todo está boa, com alguns detalhes a serem enfatizados. Vamos à correção. C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa 160 Para fechar os 200 pontos, é preciso prestar atenção na intercalação dos períodos, utilização dLeia mais
Olá! Como vai?
A escolha do seu tema foi bem interessante e a redação como um todo está boa, com alguns detalhes a serem enfatizados. Vamos à correção.
C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
160
Para fechar os 200 pontos, é preciso prestar atenção na intercalação dos períodos, utilização de vírgulas e evitar repetir algumas palavras que possuem uma vasta lista de sinônimos. Como se trata de um treino, recomendo gastar um tempinho a mais na produção de suas redações para pesquisar um pouco sobre os sinônimos e na revisão do seu texto como um todo, pois sempre passa um desvio ou outro sem que notemos.
C2: Compreensão da proposta de redação.
200
C3: Seleção e organização das informações.
160
A estruturação do seu texto está excelente. Bem organizado e no modelo que o Enem exige, porém, essa competência analisa um pouco mais profundamente a sua argumentação. Sobre ela, apesar de estar presente, achei que falta um pouco mais de desenvolvimento do seu ponto de vista. Considero que tenha ficado um pouco raso, faltando certo aprofundamento. Ademais, o segundo desenvolvimento deixou a desejar a validação do seu repertório. Qual órgão divulgou o dado citado?
C4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
160
Recomendo utilizar mais conjunções e conectivos para estabelecer uma melhor fluidez do texto.
C5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
A proposta de intervenção deixou um ”ar” de que faltou informação. Apesar de estar ótima, precisa conter os 5 elementos: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
nota: 840
Continue treinando!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. (Se possível, dêem uma nota no modelo Enem 😁)
ananda.
Olá, Manga! (única fruta que eu não gosto, haha) Ótima redação, no geral. Muito bem estruturada, progressão boa, ótimas referências. Vamos à correção: C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa 160 C2: Compreensão da proposta de redação. 200 C3: Seleção e organização das informações. 160 C4: DLeia mais
Olá, Manga! (única fruta que eu não gosto, haha)
Ótima redação, no geral. Muito bem estruturada, progressão boa, ótimas referências. Vamos à correção:
C1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa
160
C2: Compreensão da proposta de redação.
200
C3: Seleção e organização das informações.
160
C4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
160
C5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
200
total: 880
Uma nota excelente, não? Só tem alguns pontinhos que eu gostaria de destacar para que seu texto melhore ainda mais.
* ”Segundo o filósofo inglês, John Locke, o Estado é o órgão”
Elimine as vírgulas entre John Locke. Se quiser melhorar a estética, pode substituir por:
”Segundo John Locke, filósofo inglês, o Estado é..”
* ”segurar os direitos naturais”
Assegurar!
* ”quão imprecidível”
Imprescindível.
Uma última ”dica” é que você desenvolvesse um pouco mais o primeiro argumento. Uma ou duas linhas de desenvolvimento a mais seriam o suficiente.
No mais, é isto!
See lessO Estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira
ananda.
Olá! Como vai? Como você citou que é padrão Enem, farei minha análise de acordo com os parâmetros da prova em questão. Em suma, o seu texto tem potencial, mas faltam ajustar alguns pontos. * Quanto a questão gramatical e domínio da modalidade escrita: ''a Pandemia da covid-19. Onde maior parte da poLeia mais
Olá! Como vai?
Como você citou que é padrão Enem, farei minha análise de acordo com os parâmetros da prova em questão. Em suma, o seu texto tem potencial, mas faltam ajustar alguns pontos.
* Quanto a questão gramatical e domínio da modalidade escrita:
”a Pandemia da covid-19. Onde maior parte da população tem ”
Opa, ponto colocado indevidamente. O mais certo seria utilizar uma vírgula.
”a, maioritariamente, …”
Majoritariamente.
”incontrolávelmente.”
Sem acento.
”emissoras de televisão, poderiam organizar”
Não se separa sujeito do seu predicado.
Bem, sobre a estrutura do texto, segundo o Enem, eu consideraria um tanto fraco. Você precisa explicitar a sua tese, elaborar seu tópico frasal, desenvolver os argumentos e propor uma intervenção, certo? Esses elementos-chave para uma boa nota estão em falta ou pouco trabalhados em sua redação. Ademais, você deu uma tangenciada no tema, uma vez que dissertou mais sobre as doenças mentais em si e não sobre o ESTIGMA. Também considero que faltou repertório. A utilização do dado é boa, mas insuficiente. Por fim, sua proposta de intervenção está incompleta, faltando os cinco elementos obrigatórios para uma proposta completa.
”No que eu posso melhorar?”
Se tratando da redação do Enem, utilize todos as palavras do tema na construção do seu texto. Explicite os problemas, no mínimo 2 (como ideal). Pode ser através das razões, consequências, você decide. No desenvolvimento, utilize das linhas para explicar aquilo que introduziu no primeiro parágrafo. Como? Com um tópico frasal, desenvolvimento da argumentação e um fechamento. Por fim, na proposta conclua respondendo estas cincos questões: quem? o quê? como? meio e detalhamento. Por fim, faça uma retomada da sua introdução com um fechamento otimista. Ah e não esqueça de trazer repertório para sua redação, pode ser com filmes, músicas, séries, citações, dados pertinentes e etc.
See lessOs desafios da inclusão escolar de pessoas portadoras de autismo
RodrigoMartins10
Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk). C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) - "Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação fazLeia mais
Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk).
C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) – “Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”,(aqui, caberia melhor o ponto final (.)) entretanto, muitas escolas estão inaptas a receber(erro de concordância; deve seguir no plural – “receberem”) alunos com deficiências, como os autistas, que necessitam de atenção redobrada para que haja progressão em seu desenvolvimento.
Primeiramente, o número de pessoas com autismo matriculadas em escolas públicas,(uso indevido de vírgula) crescem em torno de 37% ao ano,(aqui, caberia melhor o ponto final) desse modo, as instituições que não tem(erro de concordância; “têm”) os requisitos necessários para atender(erro de concordância; “atenderem”) estes estudantes,(uso indevido de vírgula) acabam se adaptando para transmitir(erro de concordância; “transmitirem”) o conteúdo a eles. Muita das vezes(ausência de vírgula) a falta de profissionais especializados para trabalhar(erro de concordância; “trabalharem”) com crianças e adolescentes portadoras do TEA (transtorno do espectro autista),(uso indevido de vírgula) influencia fortemente no aprendizado desses alunos, pois eles deveriam ter aulas especiais, com isso eles teriam o mesmo nível estudo que os demais colegas de classe.
Segundamente, de acordo com a lei de Berenice Piana, todo indivíduo com autismo tem direito ao acesso a(“à”) educação. Assim como o filme (A boy called PO)(coloque entre aspas(“”), e não entre parênteses), que relata as dificuldades de Patrick(ausência de vírgula) que possui o TEA, em ter uma vida normal em sociedade,(aqui, caberia melhor o ponto final) com isso(ausência de vírgula) ele cria um universo paralelo onde se encontra na fase infantil. Esta obra cinematográfica tem como finalidade,(uso indevido de vírgula) destacar de forma indireta sobre a exclusão social, o que é muito presente nas escolas onde jovens que possuem esse distúrbio neurológico são vítimas de bullying, preconceito e exceção entre os demais.
Por fim, salienta-se a importância do Ministério da Educação(ausência de vírgula) juntamente ao Ministério da saúde,(faltou o conectivo! no caso, “de”) criarem um programa de atendimento especial a(“à”) pessoas autistas, por meio de aulas em salas separadas com atividades mais dinâmicas, proporcionando então um ensinamento mais amplo e de fácil aprendizado.”
See lessPortanto, 100.
C.2 (Abordagem/repertório/gênero) – 200. A abordagem do tema foi mt boa, além de apresentar um bom repertório sócio cultural (como a citação de Kant, como os dados( obs: é meio arriscado usar dados sem citar a fonte; por isso, te indico a nn usar!), entre outros) e tbm construir o texto dissertativo argumentativo de forma correta.
C.3 (Coerência) – 140. Nn ficou boa a relação q vc fez com frase de Kant e a temática, como tbm nn ficou mt bom o seu segundo parágrafo, visto q vc inicia com uma frase e pouca desenvolve sobre oq foi abordado nela. Na minha opinião, vc n deveria ter citado o filme depois da frase (ou só citaria o filme e nn a frase). Por fim, nn fez mt sentido vc dizer, no segundo parágrafo, q há uma exclusão do indivíduo autista e sua proposta ser justamente excludente (uma vez q, na proposta, eles teriam aulas separadamente).
C.4 (Coesão) – 160. O uso de pontuações indevidas ao longo do redação ompromete a coesão das partes de seu texto.
C.5 (Proposta de Intervenção) – 200. Cumpriu bem todos os quesitos da PI(que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO e o FIM/OBJETIVO da ação). Oq eu te indico é q vc pense um pouco antes de construí-la, para ver se ela “resolve” os problemas abordados e se ela está coerente com os argumentos.
Total: 800.
Portanto, espero ter ajudado! Gostaria de dizer pra vc nn levar tão sério a pontuação, já q eu nn sou corretor PRO kk. Contudo, é um número aproximado do q vc realmente receberia, e tbm já serve como base. Logo, busque corrigir seus erros!
Nessa reta final, te indico q vc leia redações exemplares (nota mil), como tbm treine bastantes redações, pois assim vc alcançará um grande texto! ;)
Os desafios para combater o tegismo
RodrigoMartins10
Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs). C.1 - "De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(trLeia mais
Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs).
C.1 – “De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(troque por “está previsto”; coloque uma vírgula tbm) em seu artigo 6°,o direito a(ausência de crase – “à”) saúde.Entretanto(ausência de vírgula) o combate ao tabagismo não vem sendo eficaz,desse modo dificultando a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise(ausência de vírgula) deve-se ressaltar à(crase indevida; coloque somente o “a”) ausência de medidas governamentais para o combate ao tabagismo,(pontuação indevida; coloque pinto final (.)) nesse(ao iniciar depois de ponto final, não esqueça da letra maiúscula) sentido(ausência de vírgula) vale mencionar a falta de informação sobre o risco do tabaco para a saúde,como o câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.Essa conjuntura(ausência de vírgula) segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação do “Contrato Social”,ja(ausência de acento; “já”) que o estado(deve ser escrito com “e” maiúsculo – “Estado”) não cumpre sua função de garantir aos cidadãos desfrutem(é um complemento, e não é verbo de “cidadãos; troque por “desfrutar”) de um direito tao(ausência de acento; “tão”) indispensável.
É importante mencionar que o mercado do tabaco e(falta de acento; “é”) muito lucrativo,desse modo deixando o cobate(erro de ortografia; “combate”) ao tabagismo muito difícil,(pontuação indevida; troque por ponto final) um exemplo muito bom e(é) a propaganda da marca de cigarros marbolro(ausência de vírgula) chamade(erro de ortografia; “chamada”) de “Cowboy da Marbolro”(ausência de vírgula) que na decada(ausência de acento; “década”) de 70 direcionava principalmente para as mulheres,que depois da segunda guerra,onde(não use o advérbio de lugar “onde” a não ser q represente algum local físico) começaram á(acento indevido; “a”) abragir liberdade e o impoderamento feminino.
Depende-se(acredito eu q seja “depreende-se”);(ausência de vírgula) portanto(ausência de vírgula) a nessecidade do combate ao tabagismo,(pontuação indevida; use ponto final)para isso(ausência de vírgula) e(ausência de acento; “é”) indispensável que o governo(ausência de vírgula) por meio do uso da tecnologia e da internet(ausência de vírgula) faça como o que(acredito eu q seja melhor “com que” á(acento indevido; “a”) informação dos prejuizos do tabaco,(NUNCA separe verbo e sujeito por vírgula) chegue com mais veemência,(uso indevido de vírgula) para a população,e com isso aconteça mais palestras escolares sobre esse risco que pode ser para a saúde.Assim se consiliderá(erro ortográfico; “consolidará”) uma cidade melhor segundo o filósofo Jonh Locke.”
See lessPortanto, 80.
C.2 – 200. Apresentou ótimas ideias relacionadas ao tema, assim como aparenta um rico repertório sócio cultural (como a citação de Locke e o exemplo da propaganda da Malboro). Tbm construiu o texto nós padrões do dissertativo argumentativo.
C.3 – 140. Apesar de boas as ideias, faltou a coerência entre elas. Primeiramente, a contextualização nn ficou bem relacionada com sua ideia(tese). Como eu já disse, suas ideias estavam boas, só que no 2 desenvolvimento, ao usar o exemplo da propaganda da Malboro e mostrar q os cigarros dariam empoderamento às mulheres, faltou vc concluir o texto fazer a relação com o Estado em não “se importar” com a saúde do povo. Ademais, na proposta, ficou incoerente a questão do governo usar tecnologias e assim a escola fazer mais palestras.
C.4 – 160. A constante falta e erro de pontuação prejudicou a plena coesão de seu texto.
C.5 – 160. Quase concluiu todos os quesitos da proposta ( que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO, o FIM da ação e o detalhamento). Presenciei a ausência do fim da ação, como tbm de um maior detalhamento.
Soma total: 740.
Enfim, espero ter ajudado vc a melhor presenciar seus erros! Gostaria de dizer q não é pra vc levar tão sério minha nota, pelo fato de eu nn ser um corretor PRO kk. Mesmo assim, serve como base, pois é uma nota aproximada, pra vc.
Oq eu te indico é q leia BASTANTES redações exemplares (nota mil), como tbm treine muito. Ainda há um bom tempo até o Enem, logo, se empenhe q assim vc conquistará um ótima redação! ;)
Evasão escolar no Brasil
RodrigoMartins10
Olá, Kauã! Acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há uma proposta de intervenção na conclusão, logo, gostaria de pontuar cada competência, apesar de n ser corretor PRO, a fim de te ajudar. C.1 - "Segundo o filósofo Emmauel(Immanuel) Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele(aconselhoLeia mais
Olá, Kauã! Acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há uma proposta de intervenção na conclusão, logo, gostaria de pontuar cada competência, apesar de n ser corretor PRO, a fim de te ajudar.
See lessC.1 – “Segundo o filósofo Emmauel(Immanuel) Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele(aconselho colocar entre aspas a citação do autor). Contudo, no Brasil, o abandono escolar é recorrente, principalmente, na parte da população considerada vunerável.Com isso, pode-se afirmar que isso ocorre por conta da negligencia( ausência de acento – negligência) governamental e ausencia(ausência de acento – ausência) de uma maior acessibilidade no ambito(ausência de acento – âmbito) escolar.
Primeiramente, a constituição de 1988 assegura ao indivíduo o direito da educação. Porém, jovens abandonam escolas diariamente, porque muitos precisam trabalhar. Nesssa óptica, os indivíduos são obrigados a sair(erro de concordância; deve ficar “saírem”) da escola para trabalhar para ajudar a familia com a renda mensal. Dessa maneira, é persepitível a negligencia(ausência de acento – negligência) do governo por não disponibilizar pacotes para esses estudantes ajudar(erro de concordância; deve ficar “ajudarem) sua familia( se vc citou “estudantes”, continue no plural, ou seja, deveria ficar “suas famílias).
Outrossim, é valido ressaltar que a acessibilidade na maioria das escolas públicas são précarias( erro de concordância; preste atenção no sujeito! Ele está no singular (acessibilidade), logo, deveria ser “é precária”). Nessa perspectiva, pessoas deficientes(ausência de vírgula aq) entre outros, são os mais afetados, isso( conectivo indevido; troque por “o que pode”) provoca(“provocar”) a desistencia(ausência de acento – desistência) dos estudos, pois se sentem desconfortáveis no ambiente .Nesse viés, enquanto o acesso no ambito(ausência de acento) estudantil não for prioridade, cada dia terá uma porcentagem maior de abjuração estudantil.
É necessário, portanto, que me medidas sejam tomadas para resolver a evasão escolar no Brasil .Posto isso, o Ministério da educação(ausência de vírgula aq) por meio de um amplo debate com o ministério de infraestrutura e profissionais da área,(faltou o verbo para exigir tal complemento; poderia colocar “deve”/”pode”) lançar um plano de “acessibilidade escolar”(ausência de vírgula aq) a fim de dar um maior acesso ao(o artigo deve seguir no plural(“aos”) assim como o substantivo) indivíduos no ambito(ausência de acento) escolar.Tal plano, devera focar, sobretudo, na criação de rampas e,(uso indevido da vírgula) na adequação de banheiros e salas para os deficientes. Ademais, o ministério da economia deve,(uso indevido da vírgula; NUNCA separe verbo do seu complemento, assim como sujeito do verbo) oferecer aos estudantes de baixa renda,(uso indevido de vírgula) um auxilio extra, com o intuito de ajudar a familia nas despesas do mes(ausência de acento – mês). Dessa forma ,os Brasileiros se tornaram(tornarão) cada vez mais homens e mulheres estudados.”
Com esse número de erros, merece 100.
C.2 – 200. Acredito q vc abordou bem o tema. Ademais, construiu bem o gênero dissertativo argumentativo.
C.3 – 160. Nn fez mt sentido a relação q vc fez entre a frase de Kant e o tema. Além disso, no 2 parágrafo, vc citou um tal de “pacotes”, q poderiam ser disponibilizados pelo governo, contudo, ficou mt superficial e pouco abordada tal questão. Aprofunde mais as suas ideias!
C.4 – 160. Há alguns erros, como o uso do “isso” no terceiro parágrafo, como tbm a repetição do “para” 3 vezes no segundo. Gostaria de ressaltar o uso do sinônimo de desistência, “abjuração”. É mt importante vc conhecer sinônimos de palavras, pode ajudar bastante na hr de evitar as repetições.
C.5 – 200. Elaborou uma proposta bem detalhada, assim como cumpriu bem todos os quesitos.
Portanto, gostaria de finalizar e dizer q tal pontuação é somente uma “aproximação” do q vc realmente receberia, pelo fato de eu n ser corretor msm kk.
Mas de qualquer forma, espero ter ajudado!
Oq eu te indico é q vc leia redações exemplares ( nota mil), para vc se basear, como tbm treine bastante, a fim de corrigir seus erros, q assim vc alcançará um GRANDE texto! ;)
O mercado de trabalho para os jovens
RodrigoMartins10
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr). C.1 - "Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto,Leia mais
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr).
C.1 – “Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando o assunto é as dificuldades da entrada dos jovens no mercado de trabalho, muitas vezes, essa mobilidade não é vista. Nesse prisma, deve-se analisar a falta de preparação e a pouca oportunidade oferecida para uma chance de emprego.
Nesse sentido, ressalta-se(ausência de conectivo “que”) a carência na preparação dos jovens é um dos obstáculos. Segundo o pedagogo Paulo Freire, ”a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo”. Através disso, evidencia-se a importância da educação na formação cidadã do indivíduo, influenciado, posteriormente, na preparação, tal como cursos técnicos. Assim, facilita(o correto seria “facilita-se”) o ingresso deles ao primeiro emprego.
Ademais, atrelado a(necessita de crase(à)) qualificação inadequada, salienta-se que são oferecidas poucas chances ao primeiro emprego. Devido as(necessita de crase) empresas, com a necessidade de otimizar(erro de concordância; o correto seria “otimizarem”) a produção, optam(com o conectivo “devido”, o verbo deveria estar no passado, ou seja, “optarem”; para manter o verbo na forma “optam”, eu indicaria trocar devido por “pois”) por indivíduos com experiência. Além de que, os jovens apresentam falhas em sua inteligência emocional, em que não conseguem lidar com a pressão ou não reagem bem as(necessita de crase) críticas. Assim, os experientes sobressai deles(o melhor seria “sobressaem-se a eles”)
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Educação,(NUNCA separe o sujeito do verbo por vírgula) deve oferecer cursos profissionalizantes, por meio de investimentos, com o intuito a(a preposição “a” deve ser trocada por “de”) reparar as necessidades do mercado. Outrossim, os Governos Municipais, em parceria com empresas(ausência de vírgula) devem oferecer estágios para os estudantes, por meio de programas. Assim, a sociedade progride mobilizado(“sociedade” é feminino, logo, mobilizado deve ser “mobilizada”) pelas oportunidades.”
See lessLogo, 120.
C.2 – 200. Abordou mt bem o tema. O texto dissertativo argumentativo foi corretamente construído.
C.3 – 200. Organizou bem as ideias e fez sentido, portanto, ficou bem coerente.
C.4 – 160. Apesar de não apresentar mts repetições, percebe-se que houve ainda erros e ausências de conectivos.
C.5 – 200. Estou dando a nota máxima, mas indico a vc detalhar mais a sua proposta.
Por fim, indico q vc leia bastante redações exemplares (nota mil) e q treine bastante — pois ainda há um bom tempo antes do Enem — q assim vc alcançará seus objetivos! ;)