Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O trabalho infantil na realidade brasileira.
luizsx.x
⤹ ❝ A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e em harmonia, na qual é livre de conflitos e negligências sociais. ❞ ⁀➴ Após fazer menção à obra "Utopia", você acrescenta a informação de que o autor da obra chama-se o Thomas More. Portanto, faltou a adição de uma vírgula com um sLeia mais
⤹ ❝ A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e em harmonia, na qual é livre de conflitos e negligências sociais. ❞
⁀➴ Após fazer menção à obra “Utopia”, você acrescenta a informação de que o autor da obra chama-se o Thomas More. Portanto, faltou a adição de uma vírgula com um sentido explicativo.
· Sugestão de correção: A obra “Utopia”, de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e em harmonia […].
⤹ ❝ Fora da literatura, o cenário descrito pelo jornalista, pode ser observado na legislação nacional, uma vez que não exista proteção legal às crianças, como previsto no estatuto da criança e do adolescente. ❞
⁀➴ A vírgula após “jornalista” é desnecessária, uma vez que separa o sujeito (“cenário descrito pelo jornalista”) do verbo (“pode ser observado na legislação nacional”).
⁀➴ “Exista” está conjugado incorretamente, pois o contexto do período é indicativo (“existe”), não subjuntivo (“exista”).
⁀➴ O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma instituição, um substantivo próprio, e exige sua escrita com as iniciais maiúsculas.
· Sugestão de correção: Fora da literatura, o cenário descrito pelo jornalista pode ser observado na legislação nacional, uma vez que não existe proteção legal às crianças, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
⤹ ❝ Dessa forma, os mais jovens acabam sendo expostos a condições de trabalho insalubres, tal como operações industriais, mineração ilegal e até mesmo práticas sexuais exploratórias. ❞
⁀➴ “Tal” está no singular, quando, na verdade, por estar se referindo às condições de trabalho, deveria estar no plural (“tais”).
⁀➴ Apesar de não ser um erro gramatical ou ortográfico, o uso da palavra “até” não é recomendado, uma vez que se encontra na categoria de expressões coloquiais. O ENEM e vestibulares exigem o domínio da norma culta. Então, utilizar expressões coloquiais faz com que o candidato perca pontos na competência 1.
· Sugestão de correção: Dessa forma, os mais jovens acabam sendo expostos a condições de trabalho insalubres, tais como operações industriais, mineração ilegal e, em casos extremos, práticas sexuais exploratórias.
⤹ ❝ Contudo, fica evidente a passividade do poder público, ao invisibilizar aqueles que possuem meios limitados para se defender. ❞
⁀➴ A inserção da vírgula após “público” quebra a fluidez da frase e não tem função gramatical. É desnecessária.
· Sugestão de correção: Contudo, fica evidente a passividade do poder público ao invisibilizar aqueles que possuem meios limitados para se defender.
⤹ ❝ Nesse sentido, a obra “Quarto do despejo”, da Carolina Maria de Jesus, é descrito as vivências reais de uma mulher periférica. ❞
⁀➴ A menção à obra “Quarto de Despejo” está escrita incorretamente, tanto pela substituição da conjunção “de” por “do”, quanto pela escrita em minúsculo da palavra “Despejo”
⁀➴ “É descrito” está errado, pois deveria estar se referindo à obra de Carolina. Podemos retirar o período explicativo após a menção da obra para visualizar melhor o erro. Assim, teríamos “A obra ‘Quarto de Despejo’ é descrito as vivências […]”. Ou seja, não está de acordo com a norma culta.
· Sugestão de correção: Nesse sentido, na obra “Quarto do despejo”, a autora Carolina Maria de Jesus expõe as vivências reais de uma mulher periférica.
⤹ ❝ A narrativa é marcada pela disparidade financeira nos subúrbios brasileiros, em que a autora é submetida a trabalhos exploratórios, para simplesmente não morrer de fome. ❞
⁀➴ Aqui, temos uma vírgula desnecessária que quebra a fluidez. Nesse caso, aquela que antecede a preposição “para”.
⤹ ❝ Inegavelmente, o abismo socioeconômico vivenciado pela escritora, é compartilhado pelos pequenos cidadãos marginalizados, já que muitos não possuem segurança econômica, muito menos o “luxo” de uma alimentação diária, assim sendo obrigados à aceitarem atividades mal remuneradas, para poderem sobreviver. ❞
⁀➴ Novamente, mais uma vírgula que separa o sujeito (“o abismo socioeconômico vivenciado pela escritora”) do verbo “é compartilhado pelos pequenos cidadãos marginalizados”)
⁀➴ Além disso, há uma repetição no texto, no uso de “muito” e “muito menos” (que, por sinal, não são palavras recomendadas). Você poderia substituir por algo mais formal como “tampouco”.
⁀➴ No texto, está escrito “à aceitarem”, mas a crase é desnecessária.
· Sugestão de correção: Inegavelmente, o abismo socioeconômico vivenciado pela escritora é compartilhado pelos pequenos cidadãos marginalizados, pois muitos não possuem segurança econômica, tampouco o ‘luxo’ de uma alimentação diária, sendo assim obrigados a aceitar atividades mal remuneradas para sobreviver.
⤹ ❝ Portanto, faz-se necessário medidas para combater o crescimento do trabalho infantil no Brasil. ❞
⁀➴ O verbo em “faz-se necessário” deve estar de acordo com “medidas”, que está no plural e é um substantivo feminino. Nesse sentido, deveria estar escrito “fazem-se necessárias”.
⤹ ❝ Para isso, o Governo Federal deve mapear as áreas mais afetadas pela exploração referida, para que assim possa implementar políticas públicas. ❞
⁀➴ Há a repetição do “para”. Você poderia substituir “para que assim possa” por “a fim de”.
⤹ ❝ Isso deve acontecer através do direcionamento de verbas federais significativas, que serão destinadas a construção de escolas humanizadas e a elaboração do projeto “Lugar de Criança”, que fornecerá lares comunitários, alimentação diária, tutores responsáveis e apoio psicológico, a fim de promover a proteção socioeconômica e a dignidade da população mais jovem do país. ❞
⁀➴ Deve haver crase antes de “construção” e “elaboração”, pois se trata da preposição “a” com o artigo feminino “a” (a + a = à). Assim, deve ser “à construção de escolas” e “à elaboração do projeto”.
⤹ ❝ […] Ministério público, que deve fiscalizar a aplicação das medidas indicadas, com intuito de erradicalizar ❞
⁀➴ “Erradicalizar” é uma palavra inexistente na Língua Portuguesa. O ideal seria “erradicar”.
Minha conclusão: 840
COMPETÊNCIA 1﹕ 120 pontos
See lessCOMPETÊNCIA 2﹕ 160 pontos
COMPETÊNCIA 3﹕ 200 pontos
COMPETÊNCIA 4﹕ 160 pontos
COMPETÊNCIA 5﹕ 200 pontos