Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet
luizrassilan
Bom dia, Marcos. Tudo bem? Então, a sua redação está boa, no entanto você precisa se atentar a respeito de alguns elementos da textualidade, para conseguir aquele "notão" ;) . INTERTEXTUALIDADE, ACEITABILIDADE E INFORMATIVIDADE - No texto, você faz uso dos seus argumentos pessoais, mas não os sustenLeia mais
Bom dia, Marcos. Tudo bem?
See lessEntão, a sua redação está boa, no entanto você precisa se atentar a respeito de alguns elementos da textualidade, para conseguir aquele “notão” ;) .
INTERTEXTUALIDADE, ACEITABILIDADE E INFORMATIVIDADE – No texto, você faz uso dos seus argumentos pessoais, mas não os sustenta. Em nenhum ponto é mostrado a fonte das suas concepções, você apenas às apresenta de forma vaga e sem trabalhar muito bem a argumentação. Nas próximas produções textuais, tente trazer elementos que sustentem os seus argumentos, também é importante que você trabalhe o seu ponto de vista, na intensão de convencer o leitor ao que está sendo dito. Afinal, você é o autor e precisa mostrar que tem o domínio sobre as questões abordadas no seu texto.
COESÃO E COERÊNCIA – Você consegue realizar as ligações entre parágrafos, faz um bom uso dos recursos linguísticos para tal. No entanto, alguns pontos do seu texto dão uma “confusãozinha” na cabeça do leitor. Por exemplo, no trecho “[…] é importante destacar a vulnerabilidade à riscos que os usuários da internet sofrem diante de informações coletadas pelo uso incorreto das plataformas digitais.” existe uma certa repetição de sentidos. Veja que você diz “vulnerabilidade à riscos”, em questão de semântica não está errado, mas a palavra “vulnerável” já carrega em si um sentido de “correr riscos”, logo o período fica confuso e demanda mais esforço do leitor e você perde créditos por isso. Os problemas de coesão e coerência persistem em outros pontos do texto, sugiro que você mostre a redação para um amigo ou família para que eles possam te ajudar, mostrando as partes confusas.
GRAMÁTICA – Alguns erros gramaticais estão presentes, vou cita-los em trechos:
“[…]a exemplo na saúde[…]” – Imagino que a partícula “a” foi utilizada no sentido do verbo “existir” – “Existe o exemplo na saúde”. Assim a oração está incorreta, visto q a grafia correta do verbo é “há”. Ao escrever “a” você faz uso do artigo, o que contribui para a perda do sentido.
“[…]a tecnologia não atua somente para o bem-estar social, muitas vezes são usadas[…]” – Veja que “são usadas” deveria estar se referindo ao sujeito “A tecnologia”, mas isso não acontece, visto que o sujeito está no singular e a expressão “são usadas” se encontra no plural.
“[…]a vulnerabilidade à riscos[…]” – Crase é um negócio chato, não é? rsrs. Aqui você fez o uso da crase de forma incorreta, não é utilizado crase antes de substantivos masculinos. Fora que “vulnerável” já carrega o sentido de alguém ou algo que corre riscos, o que torna a oração redundante.
Outros errinhos estão presentes, tente analisar e descobrir aí ;)
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – Eu, particularmente, acho essa a pior parte de uma redação. Acho que porque é o fim do texto e nesse ponto já estamos meio esgotados rsrs. Todavia, a sua finalização está boa. Você foi breve e sucinto. Poderia apresentar mais propostas de intervenção, sei que jogar a culpa no governo é legal skksks, mas é importante que você demonstre outras formas de resolver o problema. Considere como um plano B, C ou D, para caso essa primeira e única opção que você apresentou não funcione muito bem (e não funciona nada bem, sabemos disso kkkkkkk).
Enfim, é essa a minha correção. Continue escrevendo e praticando, sei q é clichê, mas a prática leva a perfeição. Espero ter ajudado você em algo :).
BOA SORTE !!!
,,