Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto. Só alguns detalhes mais essenciais. |1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto.
Só alguns detalhes mais essenciais.
|1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvios (como foi o caso) e não ser conciso. Ainda não foi claro.
“um modelo que pode ser estabelecido”
“na teoria”
“seguindo uma demanda e sendo organizado”
Melhor seria fazer uma afirmação simples.
Ex: A “uberização” se da através da precarização do trabalho, onde o trabalhador é refém dos contratos descentralizados.
(Ou talvez trazer alguma relação histórica)
Não precisar explicar tudo antes do ponto final, se usar um conector pode estabelecer relação com a frase anterior e seguir desenvolvendo o raciocínio.
|2° e 3° Parágrafos| evitar repetições *(usar sinônimos)*
“é um fato alarmante”
“estado alarmante”
“ou seja” “ou seja”
Procurar manter os parágrafos com a mesma estética (quantidade de linhas próximas ou iguais, argumentação e problemática divida entre ambos)
|4° parágrafo| caso seja pro Enem, detalhamento segue essa lógica >>> quem? *como se dará?* que consequências terá?
See lessTEMA: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto! |1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto |2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações. |4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto!
|1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto
|2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações.
|4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corrigidos no desenvolvimento.
Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Isso ocorre devido ao silenciamento midiático e à negligência governamental; fatos que culminam em preocupantes mazelas. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.
*Diante desse cenário,* segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, observa-se que a mídia, *em vez de* promover debates que elevem o nível de informação da população sobre povos e comunidades tradicionais – por exemplo, os indígenas e ribeirinhos – que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, *influência* no *silenciamento* midiático, já que – em redes sociais, programas de TV – não há debates satisfatórios para *gerar* senso crítico, visto que a população não se preocupa com esse imbróglio. Como consequência, esses povos acabam sendo esquecidos, podendo até sofrer preconceito pelas pessoas a sua volta, o que gera a não aceitação da sua origem.
Ademais, a situação de negligência governamental contra indivíduos *de* (em) situação (de) vulnerabilidade social, como a falta de direito e de valorização, é retratado na música “Brasil Colônia”, da banda Oriente: “Lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola”. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, a dignidade, não são *garantidos* a população tradicional, visto que o Estado não cumpre seu papel de mãe-gentil. Por conseguinte, a maioria das indústrias e fábricas conseguem burlar os poucos direitos dessa população para o desmatamento de áreas que são propriedade, por exemplo, dos índios, não respeitando a própria natureza, o que pode ocasionar, também, o desaparecimento de tribos, com tradições, religiões e línguas de um certo grupo.
Portanto, cabe as *Ongs* (,)que defendem os direitos da sociedade tradicional(,) criarem campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como (”)YouTube(”), (”)Netflix(”), (”)TikTok(”), tendo como porta-voz especialistas no assunto, por exemplo, representantes da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais). Isso acontecerá por meio de (filmes/documentários?) (de?) *curta-metragens* e vídeos lúdicos sobre a importância da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Por fim, tal ação será feita com a finalidade de remediar não só o *silenciamento* midiático, mas também, a negligência governamental, contrapondo o elucidado por Bourdieu.
C1 = 80
See lessC2 = 200
C3 = 120
C4 = 120
C5 = 160
NOTA = 680
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM)
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto: |1º Parágrafo| - pequenos desvios na sintaxe - faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto. |2° e 3° Parágrafos| - poucos desvios de ortografia e de concordância verbal. |4° Parágrafo| - falta de atenção. Na Alegoria da Caverna, PlatãoLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto:
|1º Parágrafo| – pequenos desvios na sintaxe – faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto.
|2° e 3° Parágrafos| – poucos desvios de ortografia e de concordância verbal.
|4° Parágrafo| – falta de atenção.
Na Alegoria da Caverna, Platão afirmou que *se* é necessário sair do mundo da ilusão *e* buscar o conhecimento. Hoje, evidencia-se a Alegoria de Platão no estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, uma vez que esta é uma questão ignorada pela coletividade. Nesse sentido, percebe-se um delicado problema, em virtude do preconceito e *a* omissão governamental.
Convém ressaltar, a princípio, que o preconceito é um fator para a persistência *deste* estigma na sociedade. A respeito disso, Saramgo conceituou a “cegueira moral” em que o indivíduo age com egoísmo no corpo social. De mesmo modo, *atua* muitos brasileiros, agindo com preconceito e egoísmo, com o pensamento inadequado de que doenças psiquiátricas são sinônimo de “frescura”. Nesse viés, é necessário mudar esta realidade *(como?) (de que modo?)*.
Outrossim, a omissão governamental é um grande impasse ao tema. De acordo com a Constituição de 1988, é dever do Estado assegurar segurança, lazer, educação e saúde aos brasileiros. Entretanto, não se observa uma atuação *do mesmo*, o que agrava a persistência do estigma sofrido pelos que têm uma doença mental. Nesse sentido, *é preciso fazer*(quem?) cumprir a lei.
Isto posto, uma intervenção deve ser feita urgentemente. Assim, urge que o Ministério da Saúde promova uma campanha de conscientização, por meio das grandes mídias, como redes sociais e televisão, com a finalidade de trazer visibilidade e diminuir o estigma *ás* doenças mentais. Feito isso, a Alegoria da Caverna não mais representará a comunidade brasileira, sendo uma questão elucidada e não mais ignorada.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 120
C5: 200
Nota: 840
See lessA saúde mental do século XXI no Brasil
BEATRIZADM
Oiii INTRODUÇÃO: -Acho que sua intrudução poderia estar mais detalhada. De resto esta tudo certo, completa.. -Não vi nenhum erro ortográfico D1 - "Sob esse viés, é visto que, a repulsão é causada pela desinformação da sociedade, que não tem contato com informações a respeito do assunto." Aqui você nLeia mais
Oiii
INTRODUÇÃO:
-Acho que sua intrudução poderia estar mais detalhada. De resto esta tudo certo, completa..
-Não vi nenhum erro ortográfico
D1
– “Sob esse viés, é visto que, a repulsão é causada pela desinformação da sociedade, que não tem contato com informações a respeito do assunto.”
Aqui você não tinha citado antes (nem na introdução) a respeito disso, acho que prejudicou a coerência. Explique mais o porque da desinformação causar isso e que desinformação seria essa? Seje específica.
-Eu gosto sempre de fazer um tópico frasal e concluir o paragrafo, isso ajuda ao leitor ver que você soube organizar seu texto.
D2
-” e o padrão passado aos internautas ” e que padrão seria esse? Dê mais detalhes
-Eu achei esse parágrafo um pouco superfícial, eu entendi o que você quiz dizer mas ao mesmo tempo a leitura não fluiu e fiquei no final um pouco confusa.
Mas você ligou a tese aos parágrafos e isso ja é muito bom, cumpriu com o prometido ,pois, abordou eles nos paragrafos.
Concluão
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo/meio- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
-Você apresentou 2 propostas e pelo que eu entendi é uma para cada desenvolvimento certo?
*Primeira:
Agente: “ Ministério da Educação ”
Ação: “ deve transmitir aos alunos e aos pais a importância do cuidado. ”
Modo: “ Por reuniões conjuntas e acompanhamento aos estudantes, ”
Detalhamento: ?
Efeito: “ para que o preconceito à psicoterapia seja reduzido” / “para assim, a educação ser a base para desmistificação de qualquer situação de descriminação.”
*Segunda:
Agente: “ Mídia ”
Ação: “promova campanhas com influenciadores que passem suas histórias de superação ”
Modo: ?
Detalhamento: ?
Efeito:” com intuito de melhorar a navegação nas redes ” / “a fim de que o ambiente virtual seja saudável e que a saúde mental seja preservada.”
* Eu não consegui identificar seu detalhamento na primeira e segunda proposta, na segunda também não vi modo/meio e apresentou 2 finalidades nas duas.
C1 Língua portuguêsa-160
C2 Abordagem/gênero-200
C3 Defesa/Coerência-160
C4 Coesão/Articulação-120
C5 Prop. de intervenção-120
Nota:760
Boa sorte! Espero ter ajudado em algo..
See less;)
Caminhos para o combate ao sarampo
Arthur.Albuquerque
Gostei muito da sua Redação, continue estudando e escrevendo. Abaixo deixo minhas observação com as competência. C1 – NORMA CULTA – 160 C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 120 C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 120 C4 – COESÃO TEXTUAL – 160 C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇLeia mais
Gostei muito da sua Redação, continue estudando e escrevendo.
Abaixo deixo minhas observação com as competência.
C1 – NORMA CULTA – 160
See lessC2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 120
C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 120
C4 – COESÃO TEXTUAL – 160
C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 160
Não encontrei o MEIO MODO uns dos elementos para a proposta de intervenção. Cada elemento faltando menos 40pts de acordo com o ENEM.
TOTAL – 720
Causas da má alimentação no Brasil.
Arthur.Albuquerque
VOCÊ ESTA NO CAMINHO CERTO. VOCÊ ESCREVE MUITO BEM, PORÉM ALGUMAS COISAS PRECISAM SEREM MELHORADAS. EU RECOMENDO PARA VOCÊ AS AULAS DE REDAÇÃO DO PRO ENEM, PARA MELHORAR A ESTRUTURA DA SUA REDAÇÃO. SUA CONCLUSÃO ESTA NO CAMINHO CERTO, PORÉM PARA O PADRÃO DE CORREÇÃO "ENEM" NÃO SEI SE É SEU CASO, ESTLeia mais
VOCÊ ESTA NO CAMINHO CERTO.
VOCÊ ESCREVE MUITO BEM, PORÉM ALGUMAS COISAS PRECISAM SEREM MELHORADAS.
EU RECOMENDO PARA VOCÊ AS AULAS DE REDAÇÃO DO PRO ENEM, PARA MELHORAR A ESTRUTURA DA SUA REDAÇÃO.
SUA CONCLUSÃO ESTA NO CAMINHO CERTO, PORÉM PARA O PADRÃO DE CORREÇÃO “ENEM” NÃO SEI SE É SEU CASO, ESTA MUITO FORA.
CONTINUE ESTUDANDO E ESCREVENDO E ASSISTA AS AULA DO PRO ENEM.
See lessDesafios para garantir a dignidade em um contexto de desemprego
BEATRIZADM
Oiie! Que redação bem feita a sua! Parabéns. INTRODUÇÃO -Sua introdução esta completa, você apresentou contexto, abordou o tema proposto , deixou a tese bem clara e usou os recursos coesivos corretamente. -Uma introdução com início, meio e fim, ta ótimo! D1 -Seu D1 também esta completo, apresentou uLeia mais
Oiie!
Que redação bem feita a sua! Parabéns.
INTRODUÇÃO
-Sua introdução esta completa, você apresentou contexto, abordou o tema proposto , deixou a tese bem clara e usou os recursos coesivos corretamente.
-Uma introdução com início, meio e fim, ta ótimo!
D1
-Seu D1 também esta completo, apresentou um tópico, mostrou repertório, explicou e concluiu ( Isso demonstra que você organizou o texto ).
Mas acho que você poderia ter mostrado algum dado para justificar o seu exemplo, eu não tenho certeza se só citação de alguém ja é o suficiente, mas acho que não..
-Erros de gramática:
*”Mormente, é crucial pontuar que escassez de…” depois do “que” esta faltando a preposição “a”.
Gostei do “Mormente” esse nunca vi!
* “no que concerne à criação de mecanismo que coíbam tais…” É “mecanismos”, deve estar no plural.
D2
-Seu D2 também esta completo, apresentou um tópico, mostrou repertório, explicou e concluiu ( Isso demonstra que você organizou o texto ).
-É o mesmo caso do seu D1, acho bom apresentar algum dado concreto que justifique o que você explica e não só a obra de alguém e tal ( isso também é bom, claro ).
-Erros de gramática:
* “De acordo com, consoante… ” As duas tem o mesmo senido, então pode só colocar uma delas.
* “ocasiona a brusca caminhada da mão de obra se encontrar nas empresas e …” Eu achei essa parte um pouco confusa, parece que esta faltando algo.
CONCLUSÃO
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
-Você apresentou 2 propostas e pelo que eu entendi é uma para cada desenvolvimento certo?
*Primeira:
Agente: “ Tribunal de Contas da União ”
Ação: “ direcione capital para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ”
Modo: “ por intermédio de debates ”
Detalhamento: “ que será revertido em investimentos ”
Efeito: “com o intuito de mitigar o desemprego,” e “a fito de surgir mais oportunidades de emprego.”
*Segunda:
Agente: “sociedade e a mídia”
Ação: “incentive o jovem”
Modo:”por meio das atividades”
Detalhamento: ?
Efeito:” a fim de diminuir o tráfico e a desigualdade social no país.”
* Eu só não consegui identificar seu detalhamento na segunda proposta.
-Você retomou o problema e concluiu esse paragrafo, isso diz que o texto teve uma organização.
C1 Língua portuguêsa-160
C2 Abordagem/gênero-200
C3 Defesa/Coerência-160
C4 Coesão/Articulação-200
C5 Prop. de intervenção-160
Nota:880
Continue assim!
See lessBoa sorte!
;)
Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil
BEATRIZADM
Oie! INTRODUÇÃO *Apresentou contexto : “ Promulgada em 1988, a Constituição Federal estabelece que é dever do Estado disponibilizar a todos os indivíduos o acesso à saúde e ao bem-estar social. ” *Abordou o tema deixando claro a compreenção dele: “ Entretanto, nota-se que nos dias atuais, os direitoLeia mais
Oie!
INTRODUÇÃO
*Apresentou contexto :
“ Promulgada em 1988, a Constituição Federal estabelece que é dever do Estado disponibilizar a todos os indivíduos o acesso à saúde e ao bem-estar social. ”
*Abordou o tema deixando claro a compreenção dele:
“ Entretanto, nota-se que nos dias atuais, os direitos destinados aos cidadãos não são assegurados como previsto na Carta Magna, uma vez que há uma grande defasagem nos atendimentos médicos devido a superlotação e questões dimensionais. ”
*Sua tese esta bem clara:
“ Diante disso, faz-se necessário analisar as dificuldades em acessar meios virtuais e a insegurança em relação ao controle de dados na internet como fatores prejudiciais à difusão da telemedicina no Brasil. ”
-Introdução ficou bemfeitinha. :)
-Não reparei nenhum erro de gramatica, vírgulas, pontuação..
D1
*Apresentou um tópico frasal mostrando o que será falado no paragrafo:
“ Em primeiro plano, vale salientar que questões econômicas limitam o uso dos aparelhos tecnológicos em território nacional. ”
*Desenvolvimento do D1:
“De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Brasil é o oitavo país com o maior índice de adversidades financeiras e sociais, o que precariza até mesmo a garantia dos direitos básicos sociais- como alimentação e moradia de qualidade- . Nessa perspectiva, em razão da vulnerabilidade socioeconômica, grande parte da população carente não dispõe de recursos para a utilização de aparelhos digitais, não tendo acesso a telemedicina e sendo sujeitos apenas ao atendimento presencial superlotado e com uma grande fila de espera. ”
-Ficou muito bom, trouxe repertório pertinente e legitimado ao tema e explicou bem.
*Concluiu o paragrafo deixando claro sua indignação com o problema:
” Logo, é perceptível que os cidadãos de baixa renda além de possuírem dificuldades em âmbito monetário, também carecem de auxílio médico de qualidade que poderia ser segurado por meio da telemedicina. ”
-Seu paragrafo ficou muito grande, acho que na hora de digitar ficou assim porque a letra aqui é maior, ja no papel tem como fazer menor, mas cuidado com isso.
-Evite a repetição de palavras como “telemedicina”, apesar dela estar no tema não é bom repetir muitas vezes. Você poderia na última linha colocar no lugar “medicina virtual” como fez no D2, assim, repetiria só que com um número de linhas mais distantes.
D2
*Apresentou um tópico frasal mostrando o que será falado no paragrago:
“ Ademais, cabe evidenciar que apesar de facilitar a comunicação e encurtar extensões territoriais, a internet traz uma enorme falta de segurança quanto ao monitoramento dos dados pessoais. ”
*Desenvolvimento do D2:
“Segundo o Portal G1, cerca de 4,5 milhões de pacientes tiveram seus dados roubados por conta de uma invasão hacker ao sistema hospitalar, trazendo inúmeros prejuízos a conduta médica, na qual as informações podem ser alternados, mudando completamente o tratamento de determinada doença, acarretando a riscos vitais aos indivíduos que tiveram seus dados alterados.”
-Ficou coerente, trouxe repertório pertinente ao tema e legitimado, ficou bem detalhado.
-Se eu fosse você teria colocado ponto ao apresentar o repertório, depois de “hospitalar”, porque ficou muito grande esse desenvolvimento, depois eu continuava, falando então os prejuízos gerados por isso.
-“na qual as informações podem ser alternados”, o correto é “alternadas” pois esta se referindo as informações que é feminino.
-“…o tratamento de determinada doença, …” Aqui eu não colocaria vírgula por que você esta citando os prejuízos gerados, e esse foi o último então o mais correto acho que seria trocar a vírgula por “e”, assim: “…o tratamento de determinada doença e …”
*Concluiu o paragrafo:
” Desse modo, necessita-se com urgência de mecanismos eficientes que facilitem a prática da medicina virtual, tornando seguro e efetivo para a população brasileira.”
CONCLUSÃO:
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
Agente: “é Dever do Tribunal de Contas da União ”
Ação: “direcionar capital para a criação de redes de internet 5g e para a distribuição de aparelhos tecnológicos ”
Modo: “ que serão entregues por meio de ONGS ”
Detalhamento: “ que venham com softwares destinados a segurança dos informações pessoais,/ que trabalhem para dar garantia e qualidade de vida dos cidadãos carentes ”
Efeito: “ cujo a finalidade seja possibilitar a inserção na utilização da telemedicina, visando um atendimento rápido e de qualidade a sociedade brasileira. ”
-Na sexta linha “cujo a finalidade…”, é “cuja” por que ta falando da finalidade..
Parabéns pela conclusão completa!
C1 Língua portuguêsa-120
See lessC2 Abordagem/gênero-160
C3 Defesa/Coerência-200
C4 Coesão/Articulação-200
C5Prop. de intervenção-200
Nota:880
Espero ter colaborado, boa sorte!
:)
Caminhos para combater a violência urbana no Brasil
Maciel Rodrigues
COMENTÁRIO GERAL: Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas. Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de reLeia mais
COMENTÁRIO GERAL:
Texto bem estruturado, com argumentação, apesar de dentro do senso comum, pertinente e razoável. Os problemas da dissertação estão na prolixidade e nas redundâncias. Há também uso incorreto ou falta de vírgulas.
Isso só se resolve com muita leitura até se adquirir uma escolha de registro autêntica e dentro da norma padrão da língua portuguesa.
COMPETENCIAS:
C1 : 140
C2 : 160
C3 : 160
C4 : 160
C5 : 200
NOTA : 820
See lessConsequências do Uso Excessivo das Redes de Internet no Brasil
Maciel Rodrigues
INTRODUÇÃO: Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL. EVITELeia mais
INTRODUÇÃO:
Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é uma realidade para as pessoas que utilizam excessivamente tecnologias atuais, já que tais práticas vêm sido associadas à problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar social do usuário, segundo fontes do site UOL.
EVITE REDUNDANCIAS E PERIODOS LONGOS. ALÉM DISSO, FIQUE ATENTA AO NEXO DE LIGAÇÃO NAS ORAÇÕES SUBORDINDAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS.
Entretanto, na conjuntura hodierna brasileira, essa não é a realidade das pessoas que utilizam excessivamente as tecnologias; pois tais práticas têm ( o vêm precede gerúndio ) sido associadas a ( com, portanto sem crase ) problemas de saúde e resultam em malefícios ao bem-estar do usuário, segundo o site UOL.
DESENVOLVIMENTOS:
A palavra comensurar está inadequada. Melhor seria mensurar.
Repetição de Conectivos
Argumentação parcialmente sem embasamento.
Vícios de linguagem ( principalmente o uso do pronome *que* )
CONCLUSÃO;
O.K
COMPETENCIAS:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 140
C5: 200
NOTA : 800
See less