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Avanço e futuro do ensino a distancia (avaliar forma enem pfvvrrrrrrrrr)
Kuma
Vou ser bem agressivo e direto para que você possa refletir e melhorar! INTRODUÇÃO: Quem disse que a educação a distância tem avançado somente por ter legislações a respeito disso na Constituição Cidadã? Além disso, senti a falta de contextualização crítica, você jogou o recurso sócio-cultural, masLeia mais
Vou ser bem agressivo e direto para que você possa refletir e melhorar!
INTRODUÇÃO: Quem disse que a educação a distância tem avançado somente por ter legislações a respeito disso na Constituição Cidadã? Além disso, senti a falta de contextualização crítica, você jogou o recurso sócio-cultural, mas acho que as teses poderiam ficar mais clara logo no início.
Argumentos: Autoridade da BBC News: achei muito fraca: esses professores, eram de escola pública somente, e esse problema citado é culpa de QUEM? Da pandemia? Do Estado? Da falta de engajamento dos próprios professores? Além disso senti falta de conclusão dos seus argumentos – o QUE O LEITOR PODE ENTENDER A PARTIR DISSO? Saca?
OBS: quando for escrever “EAD”, coloque entre aspas.
OBS 2: só use “onde” quando estiver se referindo a um local; falta de conjunções nas orações, afetando na competência 4
Intervenção muito fraca, ajudando os professores e tal, mas e os alunos – será que poderão estar no mesmo barco? Falta de conclusão também!
COMPETÊNCIA I: 120
COMPETÊNCIA II: 160
COMPETÊNCIA III: 120
COMPETÊNCIA IV:120
COMPETÊNCIA V:80/120
Total: 600/640
See lessO preconceito contra os índios brasileiros
Kuma
Bom, felizmente, não tenho muito a comentar. Sua redação está excepcional. porém eu tentaria apenas amenizar um pouco os recursos socioculturais, pois pode parecer que seu texto perca um pouco de singularidade. O que quero dizer é que quando você lança vários filósofos, sociólogos..., há a necessidaLeia mais
Bom, felizmente, não tenho muito a comentar. Sua redação está excepcional. porém eu tentaria apenas amenizar um pouco os recursos socioculturais, pois pode parecer que seu texto perca um pouco de singularidade. O que quero dizer é que quando você lança vários filósofos, sociólogos…, há a necessidade de explicar certamente em que tese defendida ele se encaixa. Por exemplo, no terceiro parágrafo, a senhorita finalizou a conclusão com um filósofo, saca? Eu acho que seria melhor finalizar com algo que já foi citado, a saber, o próprio Marx ou IBGE. Além disso, tiveram algumas frases que não iniciaram com o uso de conectivo – não que seja obrigatório, porém o corretor pode ser literalmente um desalmado e tirar ponto na competência 4, haha.
See lessAdemais, creio que seu texto, literalmente, esteja apto para a nota 1000!
“Impactos da instabilidade política no Brasil”,
luanmarchesi
Oioi, Luuu! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3 1º Parágrafo - "No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a instabilidade política brasileira apreLeia mais
Oioi, Luuu! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
See less1º Parágrafo
– “No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a instabilidade política brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More.” Não li a obra, mas essa sentença é um pouco óbvia, uma vez que o texto em questão é teórico sobre outra realidade;
– “Esse cenário antagônico é fruto(,) tanto do descaso das figuras públicas(,) quanto pela desesperança gerada por uma sociedade cansada de promessas.” reveja vírgulas;
2º Parágrafo
– “Principalmente, é fulcral pontuar a instabilidade política, deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências.” ‘Principalmente’ e ‘é fulcral’ tem basicamente o mesmo significado, cuidado com a utilização de palavras que você não está habituada, pode causar repetição, ou ainda escancarar o seu desconhecimento acima da língua, pois utilizou palavras muito formais e adiante errou regência, apenas utilize essas palavras se o seu conhecimento gramatical for excelente; ‘Principalmente/é fulcral pontuar que a instabilidade política deriva da baixa…’ ou ‘Principalmente/é fulcral pontuar a instabilidade política, derivada da baixa…’;
– “figuras públicas que deveria” > deveriam, cuidado com a regência;
– “acaba por influenciar as pessoas a saírem de casa e não se importarem com o vírus” > acabam por influenciarem; mais uma vez, cuidado com a regência;
– “… que está a solta matando milhares de pessoas por dia, ocasionando acumulo de pessoas em hospitais,” trecho muito marcado de oralidade, e sem acentuação em ‘acúmulo’;
-“… e seguindo seu exemplo fazendo festas” > ‘seguindo seu exemplo’ deveria estar entre vírgulas;
– “o que o ministério da saúde não recomenda” não recomenda?
– “… Entretanto por ser Autoridade máxima Jair Bolsonaro presidente do Brasil, banaliza o momento que estamos e vivendo, quando deveria sugerir proteção aos seu país.”
Autoridade não precisa estar com letra maiúscula, reescrevendo corretamente, com as devidas vírgulas e regência, ficaria ‘… Entretanto, por ser autoridade máxima do poder executivo, Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, banaliza o momento que estamos vivendo, quando deveria sugerir proteção a seu país.”
3º Parágrafo
– “Ademais, é imperativo ressaltar uma sociedade desconfiada que haja uma boa governança da republica como promotor do problema.” não entendi essa frase, reveja;
– “saneamento básico, falta de educação fome, e saúde” falta de fome? reveja o encadeamento e regras de vírgulas;
– “melhoramento da qualidade de vida” > melhora
4º Parágrafo
“Assim, medidas exequíveis são necessárias” exequível acaba por ficar repetitivo, uma vez que vc só estaria propondo se fosse exequível;
– “Dessarte” > ‘destarte’
– “(Problema)” não adicione comentários assim, revise;
– Parágrafo solução bem problemático, cuidado; há legislação específica que proíbe diminuição salarial dessa forma; pense, o problema são os grandes salários? tributação errada? Qual a real problemática? Texto muito agressivo e com solução irreal e muito ampla, reveja;
NO GERAL
Reveja pontuação e regência;
Aprofunde-se no tema, acabou ficando muito superficial e senso comum;
Parágrafo final muito problemático, seria diminuída de muitos pontos ou até zerada;
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 60
2) Compreensão da proposta de redação: 60
3) Seleção e organização das informações: 40
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 40
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 0
NOTA FINAL: 200
Homofobia
luanmarchesi
Oioi, PalomaRodrigues! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3 1º Parágrafo - "grande segredo: não assumiu ser gay para sua família e amigos." cuidado com termos como 'grande segredo', uma vez que a homossexuaLeia mais
Oioi, PalomaRodrigues! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
See less1º Parágrafo
– “grande segredo: não assumiu ser gay para sua família e amigos.” cuidado com termos como ‘grande segredo’, uma vez que a homossexualidade não devia ser algo tão grande assim, demonstra uma opinião errada sobre você como autora;
-“E então tudo…” Não tem necessidade do ‘E’, duas conjunções;
-“fica mais complicado” carrega muita oralidade, reveja e troque por “complica”
– A homofobia é apenas fruto de questões religiosas? Amplie a amostragem;
2º Parágrafo
– “pessoas homossexuais foram assassinadas” ‘pessoas homossexuais’ fica repetitivo uma vez que homossexuais são pessoas, pode deixar apenas ‘homossexuais”
– “opinião, esses discursos que são reproduzidos tem como base” depois de opinião cabe um ponto final; os discursos são por si só reproduções ou produções, o termo é desnecessário, pode manter apenas “esses discursos tem como base”;
3º Parágrafo
-“acompanhamento psicológico” aqui poderia ter aprofundado um pouco mais o tema, necessitam apenas de acompanhamento psicológico? Não seria legal algum acompanhamento judicial?
– “… próximo pode custar a vida de alguém.” Seja um pouco mais enfático para demonstrar sua opinião, não fique nos “talvezes”, dê exemplos;
4º Parágrafo
– “Assim sendo, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com outras instituições de ensino…” quais? detalhe um pouco mais os agentes;
– “caracteriza” > caracterize
NO GERAL
Reveja pontuação e regência;
Aprofunde-se no tema;
Cuidado com marcas de oralidade;
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 160
2) Compreensão da proposta de redação: 160
3) Seleção e organização das informações: 160
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 160
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 180
NOTA FINAL: 820
O problema das enchentes nas grandes cidades do Brasil
Kuma
Bom, meu caro. Não irei dar uma nota específica, apenas apontar alguns aspectos que estão faltando na minha opinião. Primeiro parágrafo: apenas duas frases. Você não disse o motivo da enchente e concluiu que ela foi causada pela interferência humana. Portanto, vejo ai uma falta de coesão e coerênciaLeia mais
Bom, meu caro. Não irei dar uma nota específica, apenas apontar alguns aspectos que estão faltando na minha opinião.
See lessPrimeiro parágrafo: apenas duas frases. Você não disse o motivo da enchente e concluiu que ela foi causada pela interferência humana. Portanto, vejo ai uma falta de coesão e coerência.
2° e 3°: áreas de conhecimento semelhantes (jornais) e além disso creio que você tenha discorrido pouco da tese. Citou os acontecimentos, falou deles e juntou apenas a tese na frase de conclusão.
4° parágrafo: falta de detalhamento e muitos atores para poucas metodologias.
Além disso, recomendo revisar a gramática. Muitas vezes você cortou o sujeito do predicado com a famosa vírgula. E outra: O MEC, juntamente com a CRBio devem organizar
ou você coloca sem vírgula ou na expressão inteira:
O MEC, juntamente com a CRBio, deve organizar
O MEC juntamente com a CRBio devem organizar
Perceba como a vírgula muda bastante coisa. É isso! ^~^
Boa sorte!
Dê nota pfv
Kuma
COMPETÊNCIA 1: 160 COMPETÊNCIA 2: 160 COMPETÊNCIA 3: 200 COMPETÊNCIA 4: 180 COMPETÊNCIA 5: 200 NOTA: 900 Não tem crase antes de "uma" e no terceiro parágrafo o correto seria "está". Em relação à competência 2, não muita diversificação das áreas socioculturais, uma vez que entre 4 recursos, 3 foram sLeia mais
COMPETÊNCIA 1: 160
See lessCOMPETÊNCIA 2: 160
COMPETÊNCIA 3: 200
COMPETÊNCIA 4: 180
COMPETÊNCIA 5: 200
NOTA: 900
Não tem crase antes de “uma” e no terceiro parágrafo o correto seria “está”. Em relação à competência 2, não muita diversificação das áreas socioculturais, uma vez que entre 4 recursos, 3 foram sobre filmes. Na competência 4, o 2° período do 2° parágrafo não é iniciado com conectivo e duas vezes a expressão “tendo em vista” foi utilizada.
O perigo das influências digitais
Kuma
Opa. Primeiramente, gostaria de ressaltar que seu texto realmente está muito bom. Na minha concepção, há apenas alguns aspectos que eu mudaria para a tão sonhada nota 1000. Na realidade, não passam de sugestões, xD. O seu recurso sociocultural do primeiro parágrafo pode ser visto como não totalmenteLeia mais
Opa. Primeiramente, gostaria de ressaltar que seu texto realmente está muito bom. Na minha concepção, há apenas alguns aspectos que eu mudaria para a tão sonhada nota 1000. Na realidade, não passam de sugestões, xD.
See lessO seu recurso sociocultural do primeiro parágrafo pode ser visto como não totalmente legitimado, pois não é bem elucidado – você simplesmente cita, mas não explica a maneira como a influência ocorre.
No segundo parágrafo, sinto falta de um aprofundamento na argumentação, pois me pergunto: Quais seriam os objetivos desses contéudos?
No terceiro, acho que está ótimo, apenas a regência de “acarretar” creio que esteja incorreta, acarretar o consumismo por parte…
No último, os 5 aspectos foram claramente abordados.
Sendo assim, creio que sua nota estaria entre 920 – 960
Os desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de pandemia
luanmarchesi
Oioi, Eduarda! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3 1º Parágrafo -"O vírus COVID-19 é uma doença respiratória" o vírus provoca uma doença, mas não é a doença; - "gotículas salivares , o Brasil" aqui cabe poLeia mais
Oioi, Eduarda! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
See less1º Parágrafo
-“O vírus COVID-19 é uma doença respiratória” o vírus provoca uma doença, mas não é a doença;
– “gotículas salivares , o Brasil” aqui cabe ponto final ao invés de vírgula;
– “e os demais países e estão” repetição indevida do “e”;
– “com isolamento social obrigatório, constitui em diminuir a proporção de pessoas infectadas ” constitui ficou bem deslocado, vou reescrever como poderia ser “com isolamento social obrigatório, que constitui em uma tentativa de diminuir a proporção de pessoas infectadas em relação com o número de leitos nos hospitais”;
– “porém, acaba” vírgula irregular;
2º Parágrafo
– “baseasse” = baseia-se;
– “pode transmitir para 2 a 3 indivíduos” quem transmite, transmite algo para alguém, transmite o que nesse caso?
– “, em casos mais graves tem o risco de falecimento.” faltou conectivo;
– “social, no entanto, a população com menos recursos se prejudica, pois, não ” vírgulas colocadas erradas. Deveria ter encerrado antes de ‘no entanto’ e ‘pois não possuem’ não deveria estar separado por vírgulas;
– “acabam tendo que escolher entre cumprir o isolamento ou pagar contas” mistura entre singular e plural ‘ acabam tendo que escolher entre cumprir o isolamento ou pagarem contas’;
3º Parágrafo
– “acaba indo trabalhar” cuidado com a oralidade de termos assim;
– “contrair a doença, já” cabe ponto final aqui;
– “aqueles que não estão cumprindo seus afazeres acabam perdendo seu” cuidado com o vício de linguagem com o “acabam”;
“bares e restaurante, não possuem clientes para se manter” vírgula irregular;
“a crise financeira acaba fazendo parte do cotidiano” mais uma vez cuidado com o vício e a oralidade do texto;
4º Parágrafo
“A principio” não utilize termo de início em parágrafo de conclusão;
– “O congresso deve propor uma lei a ser entregar a câmara municipal,” o congresso deve propor, uma lei, a ser ENTREGUE À*;
-“dar benefícios salariais a todos os funcionários, garantir o trabalho de todo” prover benefícios salariais a todos os funcionários, garantir o trabalho de todos. Quando…”
NO GERAL
Reveja pontuação e regência;
Aprofunde-se no tema, acabou ficando muito superficial;
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 80
2) Compreensão da proposta de redação: 100
3) Seleção e organização das informações: 80
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 80
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 80
NOTA FINAL: 420
Os Impactos de Influenciadores Digitais na Formação dos Jovens
luanmarchesi
Oioi, Malena! Tudo bem contigo? Olha, costumo fazer uma análise/correção parágrafo a parágrafo das redações aqui mas a sua está muito bem escrita no geral! Muito fluida e consistente. Não tenho muito o que criticar. Apenas gostaria de ressaltar que achei sua conclusão com soluções muito amplas e o tLeia mais
Oioi, Malena! Tudo bem contigo? Olha, costumo fazer uma análise/correção parágrafo a parágrafo das redações aqui mas a sua está muito bem escrita no geral! Muito fluida e consistente. Não tenho muito o que criticar. Apenas gostaria de ressaltar que achei sua conclusão com soluções muito amplas e o texto ficou repetitivo por ressaltar problemáticas já mencionadas anteriormente sem dar uma solução de fato, tente revê-lo, tirando isso achei muito bem estruturada mesmo, parabéns!
See less– Também evite termos como “mais tenra idade”, parecem deslocados no tipo de texto exigido em vestibulares;
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 200
2) Compreensão da proposta de redação: 180
3) Seleção e organização das informações: 170
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 180
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 140
NOTA FINAL: 870
Democratização da Educação a Distância (EAD)
luanmarchesi
Oioi, Gabriela! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3 1º Parágrafo – as citações devem corroborar com a sua tese, a frase do Kant não tem uso já que o entendimento da importância da educação é universal, ouLeia mais
Oioi, Gabriela! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
See less1º Parágrafo
– as citações devem corroborar com a sua tese, a frase do Kant não tem uso já que o entendimento da importância da educação é universal, ou seja, apenas ocupa espaço;
– evitar utilizar a primeira pessoa, mesmo que do plural;
– os cursos online são pagos em sua maioria, como as pessoas sem dinheiro para pagar cursos online pagam pelos cursos? Pouca coesão;
2º Parágrafo
– Uso excessivo da primeira pessoa do plural, CUIDADO!
– “convenhamos” coloquialismo com imperativo, não se adequa ao tipo de texto;
3º Parágrafo
– “Que várias pessoas ajude e aprenda” = que várias pessoas ajudem e aprendam; cuidado com a concordância verbal;
– Muito interessante esse ponto de vista, porém tem os contras sobre a confiabilidade das informações desse site, seria bom levantar os dois pesos;
4º Parágrafo
– proposta de intervenção muito ampla e não considera outras problemática, aprofunde-se no tema;
– citação a kant desnecessária;
2) Compreensão da proposta de redação: 90
3) Seleção e organização das informações: 80
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 110
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 80
NOTA FINAL: 360