Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O trabalho da imprensa em questão no Brasil
LuizaP
Olá! Ótima redação. No título, se esse é o tema da redação, é melhor colocar um título criado por você e que atraia o seu leitor, não um que seja óbvio em relação ao tema, pois lembre-se que o corretor vai corrigir MUITOS textos e o seu pode se destacar. Sua introdução está bem legal, a construção bLeia mais
Olá! Ótima redação.
See lessNo título, se esse é o tema da redação, é melhor colocar um título criado por você e que atraia o seu leitor, não um que seja óbvio em relação ao tema, pois lembre-se que o corretor vai corrigir MUITOS textos e o seu pode se destacar.
Sua introdução está bem legal, a construção bem correta. A única melhoria que pode ser feita é tomar cuidado com o final, pois ” necessita ser enfrentado organizadamente” dá a ideia de conclusão, de proposta de intervenção, e isso não pode aparecer na introdução.
No primeiro parágrafo do desenvolvimento, a menção do DIP é um bom argumento, mas ela ficou um pouco desconexa do resto. Você poderia utilizar, por exemplo, “…criado na Era Vargas, foi um exemplo divulgação jornalística que só disseminava…”. Assim, você deixa claro que está dando um exemplo, não falando sobre ele “do nada”.
No segundo desenvolvimento, a Revolta da Vacina também fica um pouco deslocada, sem uma relação tão clara com a tese. Pode compensar fazer mais um período no começo dos parágrafos para deixar essa relação mais clara ou fazer uma tese mais específica.
Além disso, nesse mesmo parágrafo, faltou uma comprovação, algo que comprove a grande divulgação das fake news e se elas realmente tem efeito nas notícias e nas pessoas.
EXCELENTE uso de conectivos!
No início da conclusão, faltou a síntese, ou seja, um período que vc resume tudo o que defendeu no texto e na tese.
A proposta de intervenção está muito correta na estrutura, mas está um pouco ampla. O enem costuma gostar mais de teses bem específicas, com ações muito específicas que podem ser tomadas pelos agentes, como, por exemplo, substituir uma parte da Base Nacional Comum Curricular por estudos de prevenção de notícias falsas.
Nas expressões “palestras e campanhas”, “profissionais especializados”, “recursos tecnológicos”, “meios preventivos” e ” promover mais senso crítico”, por exemplo, não há nada muito específico. Você pode citar definir as campanhas, citar que tipode profissional, de onde eles viriam e de que área, quais recursos, etc.
ATUAL IMPUNIDADE NO BRASIL
LuizaP
Ótima redação! Primeiro, você não colocou uma tese no seu parágrafo de introdução, ou seja, a última oração, que tem que ser uma afirmação que você vai defender no resto do texto. O resto do parágrafo está muito bom, ótima ideia periférica. O primeiro parágrafo de desenvolvimento está um pouco maisLeia mais
Ótima redação!
See lessPrimeiro, você não colocou uma tese no seu parágrafo de introdução, ou seja, a última oração, que tem que ser uma afirmação que você vai defender no resto do texto. O resto do parágrafo está muito bom, ótima ideia periférica.
O primeiro parágrafo de desenvolvimento está um pouco mais raso que o segundo, você pode, além de citar a antiguidade, dar algum exemplo mais específico desse período.
No segundo parágrafo de desenvolvimento, muito legal citar a obra, dá bastante comprovação. O que você pode melhorar é, no final, relacionar de uma maneira mais profunda com a sociedade brasileira, isso ficou um pouco raso. Você responde bem às 4 perguntas necessárias, quem, o que, como e para que, está completa, só tende pesquisar agentes e medidas mais específicas.
Na conclusão, os elementos estão colocados, mas ela parece um pouco superficial. Na síntese, é fácil perceber que ela é uma forma pronta, então, pode usar mais a criatividade! Ela tem que ser um resuminho da sua tese, concluindo o que você defendeu no texo.
O CUIDADO COM A SAÚDE E A SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO
LuizaP
Em sua introdução, a estrutura tema, tópico frasal e tese está correta, mas ela está bem superficial, ou seja, só há afirmações de senso comum, nenhum referência histórica, nenhum exemplo, filme, livro música, etc. A tese está correta, mas é possível perceber que ela parte de um modelo pronto. VocêLeia mais
Em sua introdução, a estrutura tema, tópico frasal e tese está correta, mas ela está bem superficial, ou seja, só há afirmações de senso comum, nenhum referência histórica, nenhum exemplo, filme, livro música, etc. A tese está correta, mas é possível perceber que ela parte de um modelo pronto. Você pode tentar arriscar e fazer teses criativas, que sejam bem afirmativas.
See lessNovamente, o primeiro parágrafo de desenvolvimento, apesar de estar correto, é muito superficial, já que não apresenta nenhum dado e repete o que foi dito na introdução. Ele é coerente com a tese, mas precisa apresentar alguma coisa que comprove seus argumentos.
Na transição para o segundo parágrafo de desenvolvimento, ficou faltando uma conjunção, ou seja, um elemento que demonstre a ligação entre os dois. Pode ser: deste modo, além disso, nesse viés, nesse contexto, etc; mas precisa ter. O fato de citar uma fonte de informação é muito bom, pois comprova tudo que você está dizendo.
Na síntese da conclusão, você pode trocar o “Diante do exposto”, porque já foi usado na tese. Além disso, os corretores do Enem não gostam muito de medidas individuais, como maior consciência. Essa primeira frase pode ser só uma síntese, um resumo da sua tese.
As propostas de intervenção estão boas, mas há duas melhorias a fazer: você pode utilizar ações mais específicas, ou seja, falar projetos bem específicos que podem ser feitos, menos gerais. Você também tem que responder quatro perguntas na sua conclusão: o que, quem, como e para que.
Nesse caso, você só respondeu o que e para que, mas não como isso poderia ser feito e que órgão seria responsável por fazer.
Cuidados com a ortografia: conseGuinte, diStúrbios, acento em físico e distúrbios, alimentação, acento em também,