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A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
LuigiCampag
Para mim, sua redação é nota 1000. Nela, é possível observar tese, encaminhamento argumentativo, bons repertórios, desfechos críticos, e uma conclusão completa, com agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento. Parabéns! Continue assim e, até novembro, você tirará 1000 no Enem.
Para mim, sua redação é nota 1000. Nela, é possível observar tese, encaminhamento argumentativo, bons repertórios, desfechos críticos, e uma conclusão completa, com agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.
Parabéns! Continue assim e, até novembro, você tirará 1000 no Enem.
See lessOs Desafios para educação de surdos no Brasil
LuigiCampag
COMPETÊNCIA I - 120 pontos O manual do corretor do INEP diz que, quando uma redação tem uma boa estrutura sintática, e apresenta alguns desvios, ela deve ser avaliada no nível 3 da competência I, ou seja, deve ter 120 pontos nela. Esse foi o caso da sua redação. Falhas na estrutura sintática: “hajaLeia mais
COMPETÊNCIA I – 120 pontos
O manual do corretor do INEP diz que, quando uma redação tem uma boa estrutura sintática, e apresenta alguns desvios, ela deve ser avaliada no nível 3 da competência I, ou seja, deve ter 120 pontos nela. Esse foi o caso da sua redação.
Falhas na estrutura sintática:
“haja vista os desafios para formação de surdos”. Aqui temos um problema de elipse, caracterizado pela ausência de palavras. Para perceber melhor isso, troque “haja vista” por “pois”: “pois os desafios para formação de surdos”. Ficou estranho, não ficou? Isso ocorre porque você omitiu palavras no trecho. Sugiro reescrevê-lo dessa forma: “haja vista QUE HÁ desafios para formação de surdos”.
“o surdo não é de aprender ou de inserir-se mercado de trabalho”. Outro problema de elipse. No trecho, você deveria ter colocado a palavra CAPAZ após “não é”. Então, você omitiu uma palavra, o que prejudica o significado da oração.
Desvios:
“que as falhas no sistema de ensino público, gerenciados pelo governo”. Desvio de concordância. O sistema público é GERENCIADO pelo governo, e não gerenciados.
“Todavia compreende-se que isso não ocorre na realidade”. Desvio de pontuação. Após o conectivo (Todavia) deve ter uma vírgula.
“o corpo social impoem”. Aqui há um desvio tanto de acentuação, quanto de concordância. A forma correta de escrever “impoem” é “impõem”, com acento no “o”. Além disso, “impõem” se refere ao plural, e não ao singular, caracterizando um desvio de concordância, uma vez que “o corpo social” está no singular.
“curso especializatórios”. Desvio de concordância e ortografia. “Curso” deveria estar no plural, “cursos”. A palavra “especializatórios” não existe, sendo mais correto utilizar, nesse caso, “cursos DE ESPECIALIZAÇÃO”.
Competência II – 160 pontos
Você apresentou repertórios legitimados, ou seja, são repertório válidos e relacionados ao tema. No entanto, você não fez um uso produtivo deles. Por quê? No segundo parágrafo, por exemplo, você cita São Tomás de Aquino, mas não relaciona a tese dele com o problema da ineficácia governamental. Já no terceiro, você cita Bauman, mas depois não relaciona esse repertório com o que discutido posteriormente.
Competência III – 200 pontos
Você apresentou um projeto de texto bom, com alguns desvios, o que caracteriza nota máxima na competência III.
Competência IV – 200 pontos
Você apresentou uso de conectivos entre frases e entre parágrafos, tendo, portanto, nota máxima no competência IV. Contudo, tome cuidado com repetições, pois você repetiu muito a palavra “surdos” podendo trocá-la, por exemplo, por “deficientes auditivos”.
Competência V – 160 pontos
Você apresentou duas propostas de intervenção. Porém, nenhuma das duas tem os cinco elementos necessários para atingir nota máxima.
Primeira proposta:
“Para isso, urge ao MEC (agente), órgão responsável pelo setor educacional (detalhamento explicativo), promover um plano nacional que vise atender as necessidades educacionais dos surdos (ação), por meio de curso especializatórios aos professores e em parceria com os estados (meio/modo)”.
Não apresentou finalidade.
“Ademais, a comunidade escolar (agente) deve desenvolver atividades com pais e alunos (ação), através de palestras e debates (meio/modo) no intuito de desmitificar o preconceito aos surdos (finalidade)”
Sem detalhamento.
NOTA TOTAL: 840
Você escreve muito bem, gostei muito da sua redação. Apenas se atente a alguns erros para melhorar sua escrita e chegar na nota 1000. Bons estudos e boa jornada!
See lessO aumento de homicídios entre jovens brasileiros e seus fatores motivadores
LuigiCampag
Seu texto não segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, como a redação do ENEM pede. Esse modelo de texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão, além de uma expressão objetiva das ideias, ou seja, o autor não pode se posicionar em primeira pessoa. No seu texto, não é possível iLeia mais
Seu texto não segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, como a redação do ENEM pede. Esse modelo de texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão, além de uma expressão objetiva das ideias, ou seja, o autor não pode se posicionar em primeira pessoa. No seu texto, não é possível identificar esses elementos, visto que você não apresentou uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, e ainda, se posicionou em primeira pessoa, em trechos como: “Convivemos”, “Me baseando nos dados”. Além disso, você não apresentou uma proposta de intervenção no seu texto, requisito obrigatório para uma redação do ENEM.
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