Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Vida Urbana no século XXI: A cidade é para todos?
Samuel1818
Continuação... Desconsidere o 200 na C4 C4- 180pts; [...] ‘Não obstante’ é mal empregado. C5- 160pts; Nenhuma das duas propostas de intervenção está completa. Veredito: C1- 160pts C2- 200pts C3- 160pts C4- 180pts C5- 160pts Nota final: 860 Se apenas uma das duas propostas estivesse com os cinco elemLeia mais
Continuação… Desconsidere o 200 na C4
C4- 180pts;
[…] ‘Não obstante’ é mal empregado.
C5- 160pts;
Nenhuma das duas propostas de intervenção está completa.
Veredito:
C1- 160pts
C2- 200pts
C3- 160pts
C4- 180pts
C5- 160pts
Nota final:
860
Se apenas uma das duas propostas estivesse com os cinco elementos, você fecharia 900.
See lessVida Urbana no século XXI: A cidade é para todos?
Samuel1818
Olá, Júlia! Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos. Parabéns pelo texto! Coloquei sua redação num corretor ortográfico e ele contou 361 palavras, está ótimo (se sua letra for média-grande), mantenha o padrão. Enfim, vamos para a correção: C1- 160pts; Apresenta bom domínLeia mais
Olá, Júlia!
Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos.
Parabéns pelo texto! Coloquei sua redação num corretor ortográfico e ele contou 361 palavras, está ótimo (se sua letra for média-grande), mantenha o padrão. Enfim, vamos para a correção:
C1- 160pts;
Apresenta bom domínio da norma culta, mas há erros visíveis, como:
•(1° parágrafo, linha 3) ”arquitetônicos, que desencorajassem”, não pode iniciar período com pronome oblíquo. Troque o ‘que’ por ‘os quais’ ou tire essa vírgula.
•(1° parágrafo, linha 5) “esta prática é denominada uma forma de”, há 2 erros aí: o termo ‘esta’ deve ser usado quando AINDA VAMOS citar algo, mas você quis fazer uma referência à prática JÁ citada ANTERIORMENTE, deveria utilizar ‘essa’; o outro erro é a ausência da palavra ‘como’ antes do artigo ‘uma’.
•(3° parágrafo, linha 5) “Sob esta ótica”, novamente o ‘esta’ no lugar de ’essa’. O certo é ‘Sob ESSA ótica’ porque você quer expressar sobre o parágrafo ANTERIOR, e não uma ideia nova que virá pela frente.
•(4° parágrafo, linha 6) “Não obstante”, esse conectivo expressa a ideia de contradição, significando “Apesar de”, ou seja, traz oposição a uma outra ideia. Troque por ‘Além disso’ ou ‘Outrossim’.
•(4° parágrafo, linha 7) “as grandes mídias em conjunto com o Ministério da Educação devem”, ausência de vírgulas depois de ‘mídias’ e antes de ‘devem’.
C2- 200pts;
Você segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e reforça suas ideias com repertórios socioculturais pertinentes, valorizando a escrita.
C3- 160pts;
Está coeso e coerente, mas senti falta do tópico frasal no 2° parágrafo. Você também poderia ter aprofundado um pouco mais.
C4- 200pts;
See lessOs elementos coesivos (sinônimos, conectivos) estão muito bem dispostos e dando uma sequenciação lógica a sua redação, mas o ‘Não obstante’
Mundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?
Samuel1818
Olá, Marjorie! Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos. Comentários: Ótima redação, você soube distribuir suas ideias na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo de forma coerente, mas há erros visíveis. Coloquei no corretor ortográfico e ele contou 375 palavras,Leia mais
Olá, Marjorie!
Não sou corretor, então vou corrigir com base nos meus conhecimentos.
Comentários: Ótima redação, você soube distribuir suas ideias na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo de forma coerente, mas há erros visíveis. Coloquei no corretor ortográfico e ele contou 375 palavras, está bom assim, mantenha o padrão.
C1- 140pts;
Sua ortografia é muito correta, porém, senti falta de complexidade gramatical e encontrei alguns erros (muitos no 4° parágrafo), como:
•(Linha 7, 1° parágrafo)- “vivem mais o mundo virtual, do que o mundo real”, essa vírgula não existe;
•(Última linha, 3° parágrafo)- “veem na internet, pode ser danoso a saúde mental”, aqui há 2 erros: essa vírgula não existe, bem como a falta de crase antes de ‘saúde mental’;
•(Linha 3, 4° parágrafo)- “por meio campanhas de conscientização”, faltou a preposição ‘de’ depois de ’por meio’;
•(Linha 5, 4° parágrafo)- “a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância”, você utilizou ‘das’ para ’consequências’, ok, mas usou ’a’ para ’importância’. Erro de concordância, troque esse ’a’ por ’da’;
•(Linha 6, 4° parágrafo)- “Além disso, se faz imperioso”, esse ’se’ não pode iniciar uma frase porque é pronome oblíquo, então deve ocorrer ênclise e o pronome ir para a frente do verbo, ficando ‘faz-se’;
•(Linha 8, 4° parágrafo)- “quanto a realidade que vivem”, aqui há 2 erros: esse ‘a’ é craseado e faltou a preposição ’em’ para ficar ’em que vivem’;
•(Última linha, 4° parágrafo)- Erro de ortografia que muitas pessoas cometem. Não é ‘psicólogo’, é ‘psicológico’.
Essas “besteirinhas” elevariam sua nota da C1 para, no mínimo, 160pts, pois, como eu disse, há falta de complexidade gramatical. Depois de aprender a corrigir esses erros mais básicos que destaquei, estude inversão sintática.
C2- 200pts;
Você segue muito bem a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e dispõe de uma boa base argumentativa, trazendo repertórios socioculturais (Black Mirror, Hannah Arendt e Clarice Lispector) pertinentes que fortalecem sua tese acerca do tema.
C3- 160pts;
Há um bom projeto de texto e seleção dos fatos, os quais trazem coesão e coerência para sua redação. Entretanto, senti falta de aprofundamento.
C4- 200pts;
Você desfruta muito bem dos elementos coesivos e utilizou uma gama de conectivos ao longo do texto, interligando o que você quis trazer. Isso gera uma sequência lógica à dissertação.
C5- 160pts;
Analisando sua proposta de intervenção I:
Agente: usuários (40)
Ação: criar um ambiente virtual mais saudável para todos (40)
Meio: campanhas de conscientização (40)
Detalhamento: a respeito das consequências dos comentários hostis e a importância de ser gentil na internet (40)
Finalidade: ???
Analisando sua proposta de intervenção II:
Agente: influencers (40)
Detalhamento: — criadores de conteúdo que exercem grande influência sobre o público — (40)
Ação: sejam mais sinceros quanto a realidade que vivem (40)
Modo/Meio: ???
Finalidade: ???
Como nenhuma das propostas está completa, você não fecha 200 na C5. Basta fazer uma com os cinco elementos, cada elemento vale 40.
Veredito:
C1- 140
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final:
860
Parabéns pela nota. Por conta da ausência da FINALIDADE na sua proposta de intervenção I, você não fechou os 900, mas está no caminho certo, Marjorie. Continue praticando, estude mais a gramática e sempre use os cinco elementos na conclusão (a C5 é a mais fácil de gabaritar). Com essas correções, tiraria 160 na C1 e 200 na C5, além da sua nota subir para 920.
Espero ter ajudado!
See lessTema: Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Samuel1818
Olá, Vinícius! Não sou corretor, então vou corrigir com base na minha experiência e nos meus conhecimentos. Comentário: Excelente redação, parabéns! Você construiu um ótimo texto no modelo dissertativo-argumentativo. Tudo bem que coube na folha, porém coloquei no corretor ortográfico e ele contou 52Leia mais
Olá, Vinícius!
Não sou corretor, então vou corrigir com base na minha experiência e nos meus conhecimentos.
Comentário: Excelente redação, parabéns! Você construiu um ótimo texto no modelo dissertativo-argumentativo. Tudo bem que coube na folha, porém coloquei no corretor ortográfico e ele contou 520 palavras… Cara, isso é MUITA COISA! Eu escrevo 420 palavras no sufoco, e olha que minha letra é pequena. Tente manter no máximo 3 linhas de diferença de um parágrafo para o outro, pois você traz uma introdução pequena para uma conclusão muito grande, isso peca na coesão e coerência. Enfim, vamos para a correção:
C1- 200pts; Demonstrar domínio na norma culta.
Ortografia e gramática impecáveis.
C2- 200pts; Compreender a proposta de intervenção.
O modelo dissertativo-argumentativo é seguido, e você traz repertórios socioculturais que fortalecem seus argumentos.
C3- 160pts; Coesão e coerência.
Você demonstra que possui ampla base argumentativa e projeto de texto, todavia, como dito antes, é uma produção muito grande. Evite períodos muito longos e seja mais direto.
C4- 120pts; Uso dos conectivos.
Estou sentindo falta de conectivos no seu texto. Cadê “Em primeiro lugar”, “Em segundo lugar”, “Entretanto/Contudo/Todavia/No entanto”, “Sob essa ótica”, “Sob esse viés”, “Outrossim”, “Dessarte/Destarte”, “Dessa forma”, “visto que/uma vez que”, “Ademais”, “Nessa perspectiva”, etc.?
Apenas observei esses: “Uma análise”, “assim como”, “De acordo com”, “Nesse sentido”, “Além”, “Segundo”, “Diante disso” e “Assim”.
Os conectivos são utilizados para interligar os parágrafos e as orações, a fim de dar uma sequenciação lógica à redação. Eu dou 120pts, mas algum corretor poderia dar apenas 80pts e, tirando a média, temos 100pts (mas deixei 120). Use e abuse de conectivos no seu texto, a C4 é uma das mais fáceis de gabaritar.
C5- 200pts; Proposta de intervenção.
Sua proposta de intervenção I fechou os cinco elementos, a saber:
•Agente- Ministério da Justiça (40).
•Modo- parceria com ONGs e empresas privadas (40).
•Ação- deve liderar programas de prevenção à criminalidade, focando na capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade (40).
•Detalhamento- oferecendo treinamento técnico e tecnológico, visando à inserção imediata no mercado de trabalho (40).
•Finalidade- reduzir a criminalidade nas áreas urbanas mais críticas (40).
Veredito:
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4- 120
C5- 200
Nota final:
880
Sua redação está no padrão 940+ com certeza, parabéns por isso, mas como eu disse anteriormente, há uma carência em conectivos (campo obrigatório na C4), o que rendeu -80 pontos no seu texto e elevaria a nota para 960.
Você já sabe a estrutura completa, não há o que ensinar, sugiro apenas: escrever menos (reduzir entre 80-140 palavras) para melhorar na coerência pedida pela C3 e utilizar conectivos (que eu tenho certeza que você sabe) para subir essa C4. No mais, parabéns pela ótima escrita.
Espero ter ajudado!
See lessA questão do uso de agrotóxicos no Brasil
Samuel1818
Olá, Maria! Não sou corretor, então irei corrigir com base nos meus conhecimentos. Comentário: Gostei do seu texto, ele conversa bem com o tema, porém é muito longo. Pus no corretor e contou 489 palavras, coube na folha? Minha letra é pequena e faço 420 palavras na garra, imagine quase 500 rsrs... ELeia mais
Olá, Maria!
Não sou corretor, então irei corrigir com base nos meus conhecimentos.
Comentário: Gostei do seu texto, ele conversa bem com o tema, porém é muito longo. Pus no corretor e contou 489 palavras, coube na folha? Minha letra é pequena e faço 420 palavras na garra, imagine quase 500 rsrs… Enfim, vamos para a correção:
C1- 140pts; Sua gramática é muito boa, mas existem alguns erros visíveis que já tirariam 40 pontos, como:
• o pronome oblíquo ‘que’ (1° linha) depois de vírgula, não pode;
• ‘verde’ em letra minúscula com Revolução;
• no trecho “várias doenças e problemas de saúde é”, esse ‘é’ deveria ser ‘são’, pois está se referindo ao plural das palavras ‘doenças’ e ’problemas’.
O ENEM aceita no máximo 2 desvios gramaticais. Como já encontrei 3, você tiraria no máximo 160pts na C1. Coloquei 140pts porque existem outros desvios e um segundo corretor poderia dar apenas 120pts, e, fazendo a média, chegamos a 140pts na C1.
No mais, você escreve bem sim, sua ortografia é bastante correta, precisa melhorar em alguns pontos nas regras gramaticais como crase, pontuação e concordância.
C2- 200pts; Demonstra excelente domínio do tema! Não houve fuga e os argumentos conversam entre si.
C3- 160pts; Como dito antes, seu texto está muito longo, então peca um pouco na organização e na lógica de coesão e coerência. Tirando isso, você seleciona bem os fatos e demonstra ao leitor que tem boa base argumentativa. Sugiro escrever textos com períodos menores.
C4- 200pts; O uso dos conectivos está nítido e eles interligam parágrafos e períodos muito bem, a fim de dar uma sequenciação lógica às ideias do seu texto.
C5- 160pts; Pelo menos UMA das duas propostas deve conter os cinco elementos para fechar 200pts na C5.
Vamos analisar a proposta de intervenção I:
Agente: Ministério da Agricultura (40)
Ação: promover a agroecologia em conjunto com a agricultura familiar, ensinando a criar e manejar as hortas orgânicas com defensivos naturais (40)
Detalhamento: com a utilização da hidroponia em específico, que é uma prática sustentável inclusive (40)
Finalidade: dando jus a Carta Magna e continuando a evolução verde sem afetar a população. (40)
Faltou o MEIO. Você poderia apenas acrescentar “por intermédio de políticas ambientais” nessa proposta. Assim, sua proposta I teria os cinco elementos e fechava 200 na C5.
Agora, vamos analisar a proposta de intervenção II:
Agente: Ministério (40)
Ação: precisa alertá-las sobre o tema, os riscos e os meios de coibi-los (40)
Meio: por meio de campanhas, ONGS, palestras e a utilização da mídia (40)
Finalidade: a fim de melhorar a saúde de todos e proteger o ambiente, acabando ou diminuindo, o uso de agrotóxicos na sociedade brasileira. (40)
Faltou o DETALHAMENTO. Eu gosto de detalhar o Agente, mas vai de cada um. Nesse caso, eu faria assim: “o tal Ministério — por ser o órgão de maior hierarquia ambiental —,”, assim você terá um detalhamento na proposta de intervenção e os cinco elementos que pede na C5, fechando os 200pts.
Veredito:
C1- 140
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final:
860
Parabéns pela ótima redação! Por mínimos detalhes (na C5) você não gabaritou os 900pts, mas demonstrou ser capaz de produzir um texto 900+. Estude, pratique mais um pouco que você só tem a evoluir.
See lessCrise Hídrica
julienefonseca@outlook.com
Crise Hídrica O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentLeia mais
Crise Hídrica
O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela escassez de água é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a substituição dos homens por máquinas.
INTRODUÇÃO MTO BOA;
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o problema. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, (1sem cumprirem sua função social sem eficácia). Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, a ausência da água trará à sociedade (2impactos sociais, econômicos e ambientais). Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
1 – CONSTRUÇÃO CONFUSA
2 – FALTOU EXEMPLIFICAR
Além disso, é igualmente preciso apontar a desigualdade social como fator que contribui para a manutenção da falta de recurso hídrico. Posto isso, de acordo com o IBGE, contém somente 3% de água potável no mundo. Diante de tal exposto, é preocupante para o corpo social, pois esse elemento natural é de extrema importante para a sobrevivência humana. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(IMPRODUTIVO, SENSO COMNUM)
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a questão. Desse modo, a modo de solucionar a falta de recurso hídrico, é preciso que o (1Ministério de educação realizar) palestras nas escolas em prol da importância da água. Ademais, (2é função das OMS, em parceria com as distribuidoras no país, distribuir água de forma regulada, para que todos possam usufruir deste recurso e manter suas atividades.) Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
1 – CONSTRUÇÃO CONFUSA
2 – NÃO SEI SE ISSO É FUNÇÃO DA OMS
FALTOU NA SUA PI
C1 – 160
See lessC2 – 200
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 120
840
A disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos
julienefonseca@outlook.com
A disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, o que se observa no mundo atual é a humilhação social decorrente da disseminação de imagens não autorizadasLeia mais
A disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, o que se observa no mundo atual é a humilhação social decorrente da disseminação de imagens não autorizadas na internet. Nesse âmbito, é lícito destacar a lacuna informacional e o machismo como causas do revés.
Diante desse cenário, a falta de informação contribui para o problema, visto que, muitas vezes, as pessoas não sabem que é considerado um crime pelo código penal. Segundo Emmanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Sob essa perspectiva, vítimas da exposição de imagens pessoais, sem um conhecimento adequado, acabam não denunciando por pensarem que a rede digital é uma terra sem lei, onde podem fazer o que quiserem que não haverá consequências. Dessa forma, a ausência de conhecimento precisa passar por ressignificações para que as pessoas possam identificar e denunciar os casos.
Ademais, o machismo corroí ainda mais a problemática. De acordo com Chimamanda Adichie o pensamento humano se limita por conta dos estereótipos. Nesse sentido, as mulheres são as maiores vítimas da divulgação de nudes – fotos íntimas- , devido , majoritariamente, aos indivíduos considerarem que elas devem ter um comportamento adequado, expondo as imagens como uma forma de lição de moral. Assim, as vítimas são humilhadas e excluídas socialmente, de modo a gerar problemas psicológicos.
Portanto, é necessária uma solução para amenizar o revés. Para isso, o Ministério da Educação deve disponibilizar palestras com advogados sobre o crime da disseminação não autorizada de imagens na internet, por meio da mídia, a exemplos do Instagram e YouTube, a fim de divulgar maior informação e conquistar maiores denúncias. Paralelamente, devem agir a respeito do machismo.
C1 – 160
See lessC2 – 160
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 200
920
Desafios das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
julienefonseca@outlook.com
Desafios das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas? O termo “selva de pedra” se refere as metrópoles e é evocado para designar os seus aspectos mais turbulentos no que tange às dificuldades de sobreviver em meio ao seu ritmo caótico.Leia mais
Desafios das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
O termo “selva de pedra” se refere as metrópoles e é evocado para designar os seus aspectos mais turbulentos no que tange às dificuldades de sobreviver em meio ao seu ritmo caótico. Paralelamente, a expressão não falha quando direcionada as grandes cidades brasileiras que lidam com inúmeros problemas, como é o caso da segregação urbana e da poluição, ambas acarretadas pelo crescimento desordenado. Logo, necessita-se de resoluções a fim de se atingir uma melhor qualidade de vida.
Primeiramente, o encarecimento do custo de vida nos centros urbanos afasta a população carente, isto é, provoca a periferização. Nesse sentido, percebe-se que na formação das cidades o centro comercial se torna um espaço desejável e disputado. Por conseguinte, aqueles que não podem arcar com os custos desse local são deslocados às margens da cidade e, assim, há o surgimento de ocupações precárias sem a devida infraestrutura. Com isso, o cotidiano dos que ali residem é marcado pela insegurança, pela violência e pela falta de acesso a serviços básicos, o que prejudica imensuravelmente a qualidade de vida.
Segundamente, é notável que o inchaço das metrópoles é grande contribuinte para a poluição. Nessa perspectiva, o fenômeno do crescimento urbano acelerado se mostra desde a industrialização do séc. XX, que trouxe consigo o êxodo rural. No entanto, apesar da industrialização se mostrar positiva, suas consequências são nefastas no que diz respeito à saúde da população, pois a superlotação gera mais e mais poluição, seja ela atmosférica, visual ou sonora. Fica claro, então, que as grandes cidades brasileiras necessitam de políticas públicas para remediar a situação.
Portanto, urge que o Ministério do desenvolvimento regional, junto ao Ministério do meio ambiente, trace planos de desenvolvimento sustentável para levar melhores condições de moradia e acesso a serviços como saúde e educação para os mais afetados pela segregação socioespacial, isso será possível por meio da implementação de complexos residenciais planejados. Outrossim, deve-se pensar na poluição como uma questão de saúde pública e, por isso, são necessárias campanhas informacionais, por meio das escolas e das mídias sociais, visando alertar acerca das consequências da poluição e o que fazer para reduzi-la, para que assim haja melhoria da qualidade de vida mesmo para a população metropolitana.
C1 – 160
See lessC2 – 200
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 160
920
Obstáculos à implementação da educação financeira no Brasil
julienefonseca@outlook.com
Obstáculos à implementação da educação financeira no Brasil No filme “A princesa e o sapo” do estúdio norte-americano Disney, é retratada a história de Tiana, uma garota da cidade de Nova Orleans que começa a guardar dinheiro desde criança para realizar o sonho de abrir um restaurante com seu pai. MLeia mais
Obstáculos à implementação da educação financeira no Brasil
No filme “A princesa e o sapo” do estúdio norte-americano Disney, é retratada a história de Tiana, uma garota da cidade de Nova Orleans que começa a guardar dinheiro desde criança para realizar o sonho de abrir um restaurante com seu pai. Mesmo sem qualquer direcionamento pedagógico, a futura chefe de cozinha torna-se cada vez mais metódica no controle de sua renda, conquistando, ao longo da trama, seu desejo. Comum à ficção, no Brasil, muitos cidadãos não possuem qualquer orientação ou aconselhamento quanto à administração e ao uso de seus patrimônios, em virtude da falta de conhecimento e de infraestrutura no país.
Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, a familia e a escola correspondem aos dois primeiros mecanismos de socialização dos seres humanos. Abrangendo tal papel, espera-se que ambas as instituições sociais orientem os indivíduos na compreensão dos diversos setores da comunidade, como o econômico. Todavia, devido à carência de informação, os corpos docente e parental, em muitos casos, se mostram desprovidos de ferramentas que os permitam instruir as crianças e adolescentes a respeito do espaço monetário e de sua importância à sociedade, dificultando a implantação de uma tutoria financeira no território nacional.
Outrossim, a falta de recursos estruturais também contribui para a manutenção do cenário hediondo. De acordo com o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, a educação é um direito social. O ensino financeiro, sendo uma das áreas da esfera educacional, constitui, segundo o código de direitos e deveres do país, uma prerrogativa de toda a população. Entretanto, apesar do que é garantido pela legislação, a dificuldade de acesso a didáticas sobre o tema e a ausência do mesmo no currículo escolar brasileiro tornam-se obstáculos à concessão completa do direito constitucional.
Portanto, frente ao impasse exposto, é mister que ações sejam efetivadas, visando a sua mitigação. Inicialmente, o Ministério da Educação, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, deverá, a partir de verbas governamentais, difundir nos veículos de mídia informações sobre a administração e controle das finanças, criando programas de televisão e quadros em estações de rádio destinados a esse ofício, a fim de orientar os brasileiros. Ademais, o MEC deverá também instruir crianças e adolescentes no setor econômico, por meio da inclusão da disciplina de educação financeira na grade curricular estudantil. Logo, informando a população e provendo recursos ao ensino brasileiro, espera-se que os cidadãos tornem-se conscientes e bem direcionados tal como a personagem Tiana.
C1 – 120
See lessC2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
840
ENEM: Os desafios da educação digital no Brasil
julienefonseca@outlook.com
Os desafios da educação digital no Brasil Em 2020, com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social, as escolas tiveram que se adequar a nova realidade, por meio de aulas online. Nesse contexto, percebeu-se que os desafios acerca da educação digital configuram um grave problema noLeia mais
Os desafios da educação digital no Brasil
Em 2020, com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social, as escolas tiveram que se adequar a nova realidade, por meio de aulas online. Nesse contexto, percebeu-se que os desafios acerca da educação digital configuram um grave problema no Brasil. Sendo assim, é imprescindível analisar, como perpetuadores da situação, não só a dificuldade de acesso à internet por parte da população, como também a falta de infraestrutura das escolas.
Primeiramente, cabe destacar que não são todas as pessoas que possuem contato frequente com o meio digital. A Constituição Federal brasileira garante o direito à educação e ao bem-estar social, apesar disso vê-se que no contexto de educação digital, os indivíduos de classes sociais menos favorecidas geralmente não possuem acesso à internet para a realização de eventuais atividades em casa, e quando possuem, não é de qualidade boa. Assim, é contraditório o pensamento do senso comum, de que todas as crianças estão sempre conectadas à internet.
Além disso, problemas também são observados no que tange à implementação do modelo nas escolas. Um deles é o despreparo dos professores para aulas digitais. Isso ocorre pois as pessoas de idades mais avançadas não foram familiarizados nesse meio, encontrando diversas dificuldades para a realização de tais aulas, como a utilização de aparelhos tecnológicos. Com isso, fica evidente o quanto esse cenário é preocupante e precisa ser revisto.
Portanto, o Governo Federal, em parceria com as escolas, deve promover a capacitação dos professores em lidar com o meio digital, por meio de aulas que expliquem o funcionamento dos aparelhos, programas e softwares – mais especificamente instruindo-os a como proceder nas aulas-, objetivando a melhoria na educação digital do país nas escolas. Além disso, outras medidas devem ser tomadas quanto à utilização da internet em casa pelos alunos. Então, os desafios encontrados na pandemia de 2020 não serão mais uma realidade.
C1 – 120
See lessC2 – 200
C3 – 200
C4 – 120
C5 – 200
730