Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar.
Lucasbp
Falemos parágrafo por parágrafo para depois dar um panorama geral. O primeiro ficou bom, entretanto, ao menos para mim, não ficou muito claro o objetivo do texto e o rumo que este iria tomar. Até pensei que o texto seria sobre medidas para a resolução do problema proposto, o que não foi concretizadoLeia mais
Falemos parágrafo por parágrafo para depois dar um panorama geral.
See lessO primeiro ficou bom, entretanto, ao menos para mim, não ficou muito claro o objetivo do texto e o rumo que este iria tomar. Até pensei que o texto seria sobre medidas para a resolução do problema proposto, o que não foi concretizado no texto. Ou seja, deixa claro, na introdução, o objetivo de seu texto.
No segundo parágrafo você colocou um dado relevante. Bem, os dados são muito úteis pois deixam o texto embasado, entretanto, você não pode apenas “jogar” o dado lá. É preciso construir uma argumentação em cima desse alicerce. Achei que faltou isso no seu texto. Tudo bem, 30% dos domicílios não tem acesso à Internet, mas o que exatamente isso tem a ver com as escolas públicas? Claro, eu sei que a maioria dos estudantes brasileiros estão em escolas públicas, e que, por fatores sociais que não vem ao caso, esses alunos são, normalmente mais pobres. Apesar de eu saber disso, você não argumentou no seu texto, logo, não posso considerar. Então lembre, argumente melhor em cima do dado.
Algumas escolas públicas de certa forma estão despreparadas, é verdade, mas conheço muitas que já tomaram decisões boas, então, tente não generalizar tanto. Além disso o despreparo é um fator, mas é a desigualdade que é a mãe da miséria, não é outro? Se não houvessem pessoas pobres a ponto de não ter acesso à Internet, certamente as coisas seriam diferentes. Você poderia ter falado um pouco sobre a falta de melhora nas condições de vida das pessoas pobres(em outras palavras, descaso, mas você não deve usar isso em dissertações) e que por isso essa situação está tão grave. O que eu disse sobre usar os dados como alicerce também vale para a novela, série ou filme; use os alicerces, mas procure argumentar em cima deles.
A sua conclusão ficou relativamente boa. Só alguns detalhes. Não cabe apenas ao Governo Federal resolver esse problema. Certamente ele deveria, mas também cabe aos governos estaduais e municipais. Num âmbito mais geral ainda, isso é um problema de todos nós e que, querendo ou não, vamos ter de resolver juntos, com ou sem apoio dos governos. A sua solução está razoável; tente ser um pouco mais específico.
Agora falando no geral: ponto um, cuidado com os erros ortográficos. Tem alguns no seu texto que podem inclusive mudar a coerência das suas ideias, como: “mas de 30%”. Mas isso é facilmente corrigível; ponto dois, tente produzir textos com mais coerência e com argumentos mais convincentes, coerentes e embasados. Um exemplo de frase que eu fiquei um pouco perdido: “De maneira análoga, é possível afirmar que, as escolas privadas têm uma maior estrutura e um suporte econômico para utilizar as tecnologias a favor do ensino a distância”, tudo bem, o que você disse é verdade, as escolas privadas tem “mais condições”, por assim dizer. Mas se o personagem da novela tivesse implantado o projeto numa escola pública você diria que a escola pública tem mais condições? Compreende? Afinal, por que essas escolas tem menos condições? Você não disse. Bom, é isso tente oferecer argumentos melhores.
De resto é isso. Não sou proficiente a ponto de dar uma nota pra sua redação. Além disso não fique apenas nas minhas observações, busque em várias fontes para formar seu estilo de redação e de escrita. Além disso procure ler bastante, pois isso amplia, e muito, os horizontes linguísticos e culturais. Por fim, Maria, boa sorte e até.
Pais Perfeitos Para Crianças Reais
Lucasbp
Vamos do começo. O parágrafo introdutório está bom, mesmo você não tendo deixado tão claro o ponto do texto, o que é importante, afinal a redação como um todo deve ser costurada a partir desse parágrafo. O segundo parágrafo ficou muito extenso. Sei que quis tentar encaixar as coisas para terminar coLeia mais
Vamos do começo. O parágrafo introdutório está bom, mesmo você não tendo deixado tão claro o ponto do texto, o que é importante, afinal a redação como um todo deve ser costurada a partir desse parágrafo.
See lessO segundo parágrafo ficou muito extenso. Sei que quis tentar encaixar as coisas para terminar com quatro parágrafos, para seguir uma estrutura, digamos…”bem aceita”, mas nesse caso valia mais a pena você dividi-lo em dois, ou torna-lo mais sucinto. Você citou o IBGE, o que interessante, mas o dado ficou um tanto vago, tente ser mais específica utilizando, por exemplo, percentuais. Mais uma coisa sobre esse parágrafo, principalmente: o excesso de virgulas. Tente frases relativamente mais curtas, utilizando mais ponto final, pois isso facilita a compreensão do leitor.
Logo após o fim daquele parágrafo (que termina de uma boa maneira, tratando sobre pais homossexuais e a não adoção de crianças negras) você escreve quase uma sinopse do filme “Frozen”.
Sua ligação do assunto com o tema ficou muito longa e vaga e isso poderia ser considerado como fuga do tema. Veja, dado o seu tema, quem necessita saber o nome da cidade onde na qual os personagens habitam?
Bem, por fim na conclusão, ou na proposta de intervenção, você ganha o ponto e termina seu texto de uma boa maneira. Mesmo sabendo que você poderia ter citado mais uma solução, por exemplo, e você também poderia ter colocado isso no texto: em 2011 o STF reconheceu por unanimidade a união entre casais homossexuais, entretanto 55% da população foi contra essa decisão. Porque? Quais detalhes culturais construídos historicamente fazem os brasileiros reprovarem os homossexuais? Você poderia ter dedicado um parágrafo a isso, e assim apresentado mais uma solução no final.
Apesar dos pesares é isso. Não é uma redação exatamente ruim, mas lembre-se, o “bom” é inimigo do “ótimo”.