Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Saneamento Básico no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem meus comentários: A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil(1)(2). Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais. Logo, é válido discutLeia mais
Olá! Seguem meus comentários:
A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil(1)(2). Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais. Logo, é válido discutir a problemática.
(1) Esse repertório sociocultural é válido e pertinente, mas é muito amplo. Sugestão: “Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – estabelecidos em Assembleia pela ONU – é garantir saneamento básico para todos”. Mas é só uma sugestão mesmo, seu repertório não está errado
(2) Outra sugestão: o saneamento básico é composto por quatro componentes (abastecimento de água, esgoto sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos). Sugiro, então, que vc defina o que é saneamento no primeiro parágrafo (após o repertório). Assim, quando vc precisar falar de cada um desses componentes de forma separada, essa ideia já terá sido apresentada antes. Sugestão: “Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – estabelecidos em Assembleia pela ONU – é garantir saneamento básico para todos, o qual pode ser entendido como um conjunto de medidas que visa promover a saúde e o bem-estar das pessoas, por meio de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos”.
Diante desse cenário, cabe ressaltar a desigualdade social como fator desse quadro. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas famílias pobres, sem moradia, ocuparem locais sem sistemas de esgotos(3) demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver poluição de lençóis freáticos pelos resíduos sólidos(4) produzidos por tais grupos familiares, pondo em risco a saúde pública. Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema(5).
(3) Nesse caso, sugiro generalizar para as quatro componentes do saneamento, pois, infelizmente, essa é a realidade dessas famílias
(4) Ficou confuso. Qual a relação entre falta de esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos? Existe, mas vc não falou. Caso vc aceite minha sugestão anterior, pode deixar resíduos sólidos e acrescentar esgoto doméstico. Caso contrário, sugiro rever isso
(5) Em parte, discordo disso. Acredito que o equilíbrio socioeconômico ajuda, mas não resolve o problema. Lembre-se que o saneamento básico é um conjunto de serviços, os quais são executados por meio de obras de infraestrutura a nível municipal e, em muitos casos, intermunicipal. Dessa forma, não há como resolver o problema apenas dando dinheiro a população. Os governos (Municipal, Estadual e Federal) precisam intervir diretamente
Ademais, o descaso estatal em muitos locais brasileiros representa outro agravante. Segundo Durkheim, o Estado deve assegurar o funcionamento correto da sociedade. Contudo, ao se omitir da responsabilidade de fornecer água tratada(6) para parte da população, o governo brasileiro deixa de seguir a lógica do sociólogo. Em decorrência disso, esse grupo populacional pode contrair doenças e infecções provenientes do consumo da água não tratada(6). Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares(7).
(6) Não é só água tratada…
(7) Não somente o Ministério da Saúde, mas também o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil, por meio do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de garantir capital para o aluguel de moradias em locais com esgotos e água tratada(8)(9)(10). Paralelamente, o Ministério da Saúde(11) deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir boas condições sanitárias para toda a população. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna.
(8) Não acredito que isso resolva o problema. Mas também não posso dizer que está errado 😊
(9) O problema não é só a água e o esgoto, mas também a gestão de resíduos sólidos e o manejo de águas pluviais. Sugiro colocar saneamento
(10) essa proposta de intervenção tem os 5 elementos
(11) veja o comentário (7)
(12) essa proposta de intervenção tem apenas agente, ação e objetivo
Primeiramente, quero dizer que fui um pouco exigente por causa do tema, pois tenho muito carinho por ele 😊. Então, não consegui distinguir o nível médio (Enem) do superior (engenharia) durante a correção. Me desculpe por isso e peço, também, que aceite esses comentários como um aprendizado.
Notas:
CI – 200 (não consegui identificar nenhum desvio gramatical)
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; fala sobre o tema; tem uma tese; tem repertório válido, pertinente e produtivo)
CIII – 160 (a única falha argumentativa foi em (4). Meus outros comentários foram apenas sugestões)
CIV – 200 (elementos coesivos tanto dentro dos parágrafos como entre parágrafos)
CV – 200 (proposta 1 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
o lixo e a sociedade de consumo
Lucas.mmmendes
Olá! Corrigi com base no Enem. “O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e ele espera de nós um pouco mais de paciência”. Assim, baseado no trecho da canção de Lenine, infere-se que a sociedade de consumo prioriza o viés econômico em detrimento do desenvolvimento sustentável.Leia mais
Olá!
Corrigi com base no Enem.
“O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e ele espera de nós um pouco mais de paciência”. Assim, baseado no trecho da canção de Lenine, infere-se que a sociedade de consumo prioriza o viés econômico em detrimento do desenvolvimento sustentável. Tal conjuntura culmina no perecimento do meio ambiente devido ao esgotamento dos recursos naturais e ao acúmulo de lixo.
Sob essa perspectiva, segundo o filósofo Theodor Adorno, a Indústria Cultural atua na massificação e na comercialização de interesses. Por conseguinte, o “Fetichismo da mercadoria” induz o indivíduo ao consumo de itens frívolos como pressupostos para o convívio e a aceitação social, em que se prioriza a lógica da novidade, em vez da lógica da necessidade. Nesse viés, há a “Obsolescência programada”, na qual a vida útil das mercadorias é reduzida com o objetivo de fomentar a aquisição de novos produtos, o que favorece o descarte dos objetos e o acúmulo de lixo.
Outrossim, no documentário “Oceano de plástico”, aplique(1) na plataforma Netflix, note-se(2) os impactos da intervenção antrópica no meio natural, visto que se tem a formação das “ilhas” de resíduos plásticos devido ao descarte inadimplente e ao descaso ambiental. Ademais, no Brasil, foi considerado(3) a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que pretendia acabar com os lixões a céu aberto. Contudo, esses ainda são realidade no território nacional e contribuem na disseminação de doenças, como a leptospirose e a dengue, nas enchentes, devido ao entupimento de bueiros, e na contaminação dos lençóis freáticos, causada pela infiltração do chorume no solo.
(1) disponível?
(2) nota-se?
(3) instituída?
Logo, é notória a interferência da sociedade de consumo no meio natural. Dessa forma, faz-se necessário a atuação do(4) Ministério(4) da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente, em conjunto com os(5) mecanismos de proteção ambiental, como a AIA (Avaliação de Impacto Ambiental), no fornecimento de saneamento básico à população e na efetivação das jurisdições previstas na PNRS. Tais ações podem ser consolidadas por intermédio da coleta seletiva do lixo,(6) de palestras que visem incentivar o consumo consciente e da construção de aterros sanitários(7). Assim, haverá uma maior seguridade ambiental e social e uma gestão efetiva dos resíduos sólidos no território nacional.
(4) dos Ministérios
(5) o adequado seria “por meio de mecanismos de proteção ambiental…”, já que a AIA é um estudo, isto é, um meio pelo qual a ação pode ser realizada.
(6) apague a vírgula e coloque um “e”
(7) a proposta de intervenção tem os cinco elementos
Notas:
CI – 160 (poucos desvios gramaticais)
CII – 200
CIII – 200
CIV – 200
CV – 200
Desculpe por qualquer equívoco.
See lessBoa sorte!
Oceano: um recurso natural que deve ser protegido
Lucas.mmmendes
Larissa, farei algumas observações. Lembrando que, assim como vc, sou apenas um estudante A manutenção da vida na (1)terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela. Um destes recursos é a água dos oceanos,(2)(3) segundo o site “Mar sem fim”(4) os corais presentes na vida marítima(Leia mais
Larissa, farei algumas observações. Lembrando que, assim como vc, sou apenas um estudante
A manutenção da vida na (1)terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela. Um destes recursos é a água dos oceanos,(2)(3) segundo o site “Mar sem fim”(4) os corais presentes na vida marítima(6) são os principais responsáveis pelo oxigênio na (1)terra,(5) além de que algumas pessoas sobrevivem da pesca marinha. Portanto, constata-se a importância de fundamentar estratégias cuja finalidade é proteger os oceanos(7) e(7) assim(7) reafirma(8) a música de Guilherme Arantes, cantor nacional, “Terra! Planeta Água”(9).
(1) letra inicial maiúscula
(2) ponto final?
(3) Sugestão para esse início: A manutenção da vida na Terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela, sendo a água dos oceanos um desses. Segundo o site “Mar sem fim” …
(4) vírgula
(5) sugiro que vc insira uma oração explicativa. Sugestão: “[..] pelo oxigênio na Terra, demonstrando sua importância para a manutenção da vida no planeta”
(6) nos mares?
(7) vírgula
(8) reafirmar
(9) sua introdução reescrita ficaria da seguinte forma (é apenas uma sugestão): “A manutenção da vida na Terra depende da sustentação dos recursos naturais presentes nela, sendo a água dos oceanos um desses. Nessa perspectiva, segundo o site “Mar sem fim”, os corais são os principais responsáveis por produzir grande parte do oxigênio presente na atmosfera, demonstrando seu papel na conservação da vida no planeta. Além disso, a preservação desse ambiente também é decisiva para aqueles que sobrevivem da pesca marinha. Portanto, constata-se a importância de fundamentar estratégias cuja finalidade é proteger os oceanos.”
A princípio, vale ressaltar que o oceano é fonte de biodiversidade e economia, auxiliando tanto as espécies que residem nela(10),(11) como das(12) pessoas que precisam deste(13) recurso(14) para sustento econômico. Proteger o oceano é preservar os animais e plantas que não o fazem sozinhos, facilitando o reconhecimento da dignidade dos seres vivos, por exemplo, na animação “(15)jornada das tartarugas” em que é apresentado o fim trágico de algumas tartarugas que passam(16) por(17) falta (18) sustento ecológico. Salienta-se que(19) também(19) é de grande valia fundamentar as políticas públicas de conservação dos oceanos respeitando as vidas que lá estão.
(10) nele
(11) não tem vírgula
(12) as
(13) desse
(14) retire essa palavra
(15) letra inicial da palavra tartaruga é maiúscula
(16) sofrem?
(17) substitua “por” por “com a”
(18) coloque um “de”
(19) vírgula
Desta forma(20), outro aspecto de suma importância,(21) é a conservação dos oceanos para a vida terrestre, pois o(22) esse fornece(24) um papel importante na transformação do gás carbônico em oxigênio. Assim, a preservação do ambiente em detrimento a poluição(23), significa fortalecer a vida e as gerações futuras, permitindo a consciência coletiva e de corresponsabilização. Consequentemente, potencializa a economia, aumentando o consumo de alimentos marítimos saudáveis.
(20) esse conectivo é de conclusão. Substitua por um conectivo de adição: além disso, ademais, adicionalmente, por exemplo
(21) não tem vírgula
(22) retire esse “o”
(23) não entendi essa frase
(24) realiza
Enfim, para a conservação do oceano e as(25) diversidade advindas(25) dela, deve-se fomentar a conscientização da população por meio da educação escolar, já que este é um dos principais meios para mudança comportamental(26). Destarte, sugere-se que o governo faça educação continuada com os professores sobre o tema em questão, para que estes estejam preparados para montar projetos que auxilie a reciclagem e vida sustentável(27)(28). Por fim, o Estado poderia beneficiar os conteúdos midiáticos que visam à(29) sustentação do oceano, construindo uma cultura ecológica(30).
(25) coloque no singular
(26) essa proposta de intervenção tem agente, ação, meio e detalhamento (faltou objetivo)
(27) professores criando projetos de reciclagem e de vida sustentável? Acho que se aplica mais a biólogos marinhos
(28) essa proposta de intervenção tem agente, ação e detalhamento (faltou meio e objetivo)
(29) sem crase
(30) essa proposta de intervenção tem agente, ação, objetivo e detalhamento (faltou meio)
Notas:
CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
CII – 120 (os parágrafos de desenvolvimento ficaram um pouco expositivos, além disso, apenas o primeiro dos repertórios socioculturais que vc apresentou foi produtivo)
CIII – 160 (alguns argumentos ficaram sem detalhamento)
CIV – 160 (alguns elementos coesivos foram usados de forma inadequada)
CV – 160 (pela proposta que tem 4 dos 5 elementos. Sugestão: foque em fazer apenas uma com os cinco elementos
Final: 760
Parabéns pela redação!!!
See lessCom certeza até a data de sua prova vc vai conseguir evoluir bastante. Boa sorte!!!
Gaia marítima
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊 A Hipótese de Gaia, defendida por James Lovelock, afirma que a Terra é um superorganismo com função autorreguladora. Todavia, essa capacidade é prejudicada tanto pelo lixo descartado nLeia mais
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
A Hipótese de Gaia, defendida por James Lovelock, afirma que a Terra é um superorganismo com função autorreguladora. Todavia, essa capacidade é prejudicada tanto pelo lixo descartado nos oceanos quanto pela falta de consciência, por parte da população, sobre os impactos da poluição oceânica, visto que ambas comprometem a conservação desse ecossistema. Assim, é cabível discutir a problemática.
Vale ressaltar, de início, a presença de lixo nos mares como fator do problema. Isso poderia (1) minimizado drasticamente com a prática da economia circular, defendida pela velejadora MacArthur, que consiste na reutilização de resíduos sólidos como matéria-prima. Com efeito, ao não adotar esse modelo econômico, o Brasil, infelizmente, deixa de melhorar não só seu ambiente oceânico, mas o planeta, prejudicando, dessa forma, a qualidade da água-marinha, animais marítimos, plantas oceânicas, dentre outros. Logo, a resolução dessa questão ambiental deve passar pela questão do lixo.
(1) faltou a palavra “ser”
Ademais, a pouca consciência, por uma parcela da população, sobre os malefícios da degradação marítima representa outro agravante, visto que, para Schopenhauer, os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão de mundo. Desse modo, ao não se preocupar com as questões ambientais que assolam oceanos, parte da sociedade brasileira não cobra de si ou das autoridades competentes melhorias sobre o assunto. Por conseguinte, a degradação, sempre mais exacerbada, dos mares sofre descaso, perpetuando sua continuidade. Dessa forma, é necessário mais estímulo para fortalecer e solidificar a consciência socioambiental no país.
Portanto, o Poder Legislativo, aliado ao Ministério da Educação, deve combater esse cenário degradante por meio de, respectivamente, instituição da Lei Eco-econômica e da disciplina Ecologia nas escolas. Essa nova lei obrigará, em todos os setores industriais, a reutilização dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Paralelamente, a nova disciplina — formulada e ministrada por ecólogos, oceanólogos e biólogos — será obrigatória no ensino fundamental e médio. Tais medidas terão a finalidade de, respectivamente, reduzir a presença de lixo nos mares e fortalecer a consciência ecológica da sociedade sobre o ecossistema marítimo e seus impactos no planeta(3). Dessa maneira, o Brasil estará(2) poderá facilitar o ciclo autorregulador que Lovelock teorizara.
(2) retire essa palavra
(3) Gostei da forma inovadora como vc apresentou as duas propostas de intervenção. Com relação ao conteúdo, elas apresentam os cinco elementos, mas o meio/modo está muito parecido com uma ação, tenha cuidado com isso.
Notas:
CI – 200 (identifiquei apenas os dois erros citados, os quais podem ter ocorrido durante a digitação. Vc escreve muito bem, parabéns!!!)
CII – 200 (fala sobre o tema, o texto é dissertativo-argumentativo, tem repertórios socioculturais pertinentes e produtivos, tem uma tese explícita)
CIII – 200 (boa argumentação. Tem um projeto de texto, os argumentos são bem desenvolvidos)
CIV – 200 (bom uso dos elementos coesivos, mas cuidado com a repetição. No 3º parágrafo, por exemplo, vc usa “desse modo” e “dessa forma”)
CV – 200 (tem os cinco elementos. Mas deixo uma sugestão, caso vc aceite: tente reescrever os meios de forma a torna-los mais explícitos)
Sua redação está incrível. Parabéns!!!!!!!!
Espero ajudar de alguma forma.
Se possível, depois corrige uma minha, pfv 😊
Dica: coloque o tema da redação na parte de cima e o título de sua redação junto com o texto, pois facilita a identificação.
See lessO desafio de se conviver com a diferença.
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊 Você não falou, mas vou corrigir com base no Enem Perante as leis, todos somos iguais, porém, olhando para a história da humanidade até os dias atuais, nota-se que as diferenças, sejamLeia mais
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
Você não falou, mas vou corrigir com base no Enem
Perante as leis, todos somos iguais, porém, olhando para a história da humanidade até os dias atuais, nota-se que as diferenças, sejam elas físicas ou culturais, causaram e causam muitos conflitos entre a nossa sociedade(1).
(1) Ok. Você fala sobre o tema e apresenta uma tese ao mesmo tempo. Mas você fez um parágrafo com apenas um período. Acho isso arriscado. Tente fazer dois períodos. Por exemplo, no primeiro você pode fazer uma introdução ao tema, desenvolvendo melhor as leis de inclusão, ou pode ser também um detalhamento melhor a respeito das leis que garantem que todos somos iguais (Dica: Constituição Federal), porque fazendo isso você já inclui um elemento necessário na sua redação que é o repertório sociocultural externo, além de tornar sua argumentação mais consistente. No segundo período, vc pode iniciar com a conjunção adversativa (porém) e apresentar a sua tese.
Todos os seres humanos devem ser respeitados e terem seus direitos atendidos, nesse quesito, qualquer diferencia(2) física, religiosa,(3) ou linguística não pode e não deve determinar caráter ou forma de tratamento, pois, segundo as Leis da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Logo, se torna uma violação dessas leis, qualquer desrespeito contra uma pessoa por ela ser “diferente”(4)(5)(6).
(2) diferença
(3) não tem vírgula
(4) sem aspas
(5) você poderia ter desenvolvido melhor essa ideia. Nesses casos, um artifício que utilizo com frequência é a exemplificação, ou seja, dar exemplos de quando e como essas leis são violadas
(6) A seguir tente responder a estas perguntas: Por que ocorre essa violação? Qual é o problema causado por essa violação? Existe um culpado por isso? Se sim, quem é? Ao responder a essas perguntas vc estará argumentando.
Por outro lado, o convívio em sociedade é muito diferente do que está escrito nas leis,(7) no passado, por exemplo, vemos(8) diversas situações onde nenhum desses direitos foram respeitados, como na escravidão e no holocausto, onde a cor da pele e a religião, respectivamente, serviram como motivo e desculpa para essas barbaridades(9). (10)Atualmente, ainda prevalecem discursos ofensivos e discriminatórios julgando, agredindo e matando por essas diferenças(11)(12).
(7) ponto final?
(8) o verbo está no presente. O correto seria “vimos”
(9) quais barbaridades? vc não falou antes… complemente com o que aconteceu nesses períodos (eu sei que o corretor sabe o que aconteceu, mas vc deve escrever)
(10) Faltou fazer a conexão. Utilize um conectivo, por exemplo o “no entanto”
(11) Sugestão: “No entanto, atualmente, ainda prevalecem discursos ofensivos e discriminatórios, os quais, majoritariamente, são os responsáveis por causar às minorias julgamentos, agressões e mortes, por exemplo.”
(12) Nesse parágrafo também é preciso desenvolver melhor a argumentação
Fica claro, portanto, que qualquer forma de desrespeito, como intolerância religiosa, preconceito racial, preconceito linguístico, homofobia, etc(13)(14), são infrações dos direitos humanos. Desse modo, é preciso que haja(15) punições justas à(16) esses atos(17), mais firmeza para cumprir essas leis(18), palestras promovendo a igualdade e, principalmente, ensinar nossas(19) crianças e jovens que, mesmo diferentes em características, somos todos iguais, e o respeito é um direito de todos(20)(21).
(13) depois de etc. tem um ponto
(14) Essa exemplificação deveria ter sido feita em um dos parágrafos de desenvolvimento…
(15) uso equivocado da palavra. Sugestão: “é preciso que sejam aplicadas punições…”
(16) sem crase
(17) As punições devem ser para quem pratica os atos e não para os atos em si…
(18) quais leis? Os Direitos Humanos? É preciso dizer.
(19) Não é recomendado o uso de pronome possessivos em redação.
(20) O respeito não é bem um direito. O respeito é um princípio que promove o cumprimento dos direitos humanos
(21) Sua proposta de intervenção tem apenas: agente e detalhamento.
Notas:
CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
CII – 120 (o repertório sociocultural apresentado é pertinente, mas não é produtivo; o texto muito expositivo)
CIII – 120 (com relação a argumentação, observe o que eu falei anteriormente)
CIV – 120 (acho que utilizou poucos elementos coesivos)
CV – 80 (faltou o agente, o meio/modo e o objetivo na sua proposta de intervenção)
Final: 600
Com um pouco mais de treinamento você pode evoluir bastante até a data do vestibular. Não desista!
See lessEspero ajudar de alguma forma.
Se tiver alguma dúvida pode enviar uma msg 😊
Parabéns pela redação e boa sorte!
Evasão escolar
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊 No documentário “Pra o Dia Nascer Feliz”, dirigido por João Jardim, são apresentados depoimentos sobre a vida acadêmica de adolescentes brasileiros. A qualidade péssima da educação, osLeia mais
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
No documentário “Pra o Dia Nascer Feliz”, dirigido por João Jardim, são apresentados depoimentos sobre a vida acadêmica de adolescentes brasileiros. A qualidade péssima da educação, os problemas de infraestrutura, as questões de locomoção e o contato diário com a violência acarretavam o desinteresse e(1) consequentemente, aumentavam os índices de evasão escolar. (2)Essa situação tornou-se atemporal(3) devido ao método de aprendizagem monótono e conteudista, além do desinteresse público em possibilitar uma educação inovadora e tecnológica no Brasil.
(1)vírgula
(2) Achei que sua tese ficou desconectada com o documentário. Acho que se vc colocar uma conjunção conectiva ajuda. Sugestão: Nesse sentido, nessa perspectiva, nessa conjuntura, nesse contexto…
(3) tem vírgula, já que a oração seguinte é explicativa
De início, vale salientar que um dos principais fatores da desistência escolar são(4) a falta de interesse, tanto por parte dos professores, que por vezes não vão para a sala de aula lesionar(5), quanto por parte dos estudantes, que não veem o ensino como uma ferramenta de aprendizagem e mudança de vida. Exemplo claro disso é que, 4 em cada 10 jovens deixam o colegial por desinteresse, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas- FGV. Além disso, os problemas com os pais, a necessidade de ajudar nos custos domésticos e a violência diária a que esses indivíduos são submetidos,(6) influenciam no quadro de desistência, pois essas acabam tornando-se questões mais relevantes na vida, principalmente dos mais pobres. Dessa forma, nota-se que por ser algo maçante, repetitivo e por haverem fatores externos que influenciam negativamente na vida do discente, esse ambiente passa a não ser tão atrativo.
(4) Você está falando que “é um dos principais fatores”, então essa palavra deve ser no singular
(5) lecionar
(6) Não tem vírgula
Em segundo plano, é fato que o sucateamento e o atraso tecnológico do ambiente escolar impedem os alunos de terem um bom desempenho e influenciam na desistência. Assim, as salas superlotadas e a escassez de equipamentos avançados e que garantam conforto,(7) faz com que as aulas continuem retrógradas e impossibilitam o preparo para a vida profissional futura. Destarte, a reforma educacional proposta pelo patrono da educação(8)(9) Paulo Freire, adequando os métodos pedagógicos(10) a reforma tecnistica e promovendo a capacitação, é algo que deve ser repensado, uma vez que há um desenvolvimento e a expansão contínuos(11) da tecnologia.
(7) Não tem vírgula
(8) vírgula, pois é um aposto
(9) faltou identificar o país. Sugestão: coloque “brasileira” depois de educação
(10) coloque “com” antes do “a”
(11) Seria “contínua”?
Diante do exposto, é notável que a evasão escolar está intrinsicamente ligada ao processo educacional arcaico e a indiferença governamental na promoção da modernização do mesmo. Desse modo, é necessário que o Estado(agente1) crie um projeto de lei(ação1) para que haja um maior repasse de verbas(detalhamento1), para que seja implementado(objetivo1)(14), pelo Ministério da Educação-MEC(modo/meio1), uma aprendizagem lúdica na grade curricular, com atividades extracurriculares e dinâmicas que gerem curiosidade em aprender, preparando os juvenis para a vida profissional, além de promover uma reforma estrutural para o maior conforto dos alunos. Ademais, o auxílio as famílias de estudantes em idade escolar e de baixa renda, com informações sobre auxílios públicos para que não precisem abandonar as escolas em prol de subsistência, são bem-vidas(12)(13), proporcionando uma educação livre das responsabilidades da vida adulta e mudando enfim, o quadro paralelo ao do documentário Para o Dia Nascer Feliz.
(12) vindas
(13) Acho que aqui vc precisa ser mais direta, já que é uma proposta sua. Sugestão: substitua “bem-vindas” por “necessárias”
(14) seria “implementada”
Notas:
CI – 160 (alguns erros gramaticais)
CII – 200 (fala sobre o tema; o texto é dissertativo-argumentativo; tem uma tese; e tem um repertório sociocultural pertinente e produtivo)
CIII – 200 (boa argumentação)
CIV – 160 (bom uso dos conectivos, mas sua tese ficou um pouco “solta”)
CV – 200 (tem os cinco elementos. Dica: evite o uso do gerúndio quando for apresentar seu objetivo)
Final – 920
Espero ajudar de alguma forma.
See lessSe tiver alguma dúvida pode enviar uma msg 😊
Parabéns pela redação e boa sorte!
A garantia do direito integral à infância
Lucas.mmmendes
Olá! Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco. :) "No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser cLeia mais
Olá!
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco. :)
“No filme “Viúva Negra”, é retratada a trajetória de Natasha até se tornar uma heroína. Assim, na obra, observa-se que, ainda criança, Natasha é roubada de seus pais para ser criada e treinada na Sala Vermelha(1) a fim de se tornar uma assassina. Semelhantemente, a objetificação da criança, que visa moldá-la para suprir determinados interesses, fere a garantia do direito integral à infância. Logo, os fatores que desfavorecem o direito a uma boa infância são a superproteção familiar e a manipulação da criança.”
(1) Falta uma vírgula;
“A princípio, a proteção excessiva da família a(2) criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”,(3) onde Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, de modo que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, o que leva Gipsy a se revoltar e arquitetar o assassinato de sua mãe. Analogamente, quando uma criança é forçada a seguir ordens da família e privada de seus próprios desejos e direitos, é evidente que a superproteção causa mais mal que bem. Consequentemente, a criança desenvolve sérios problemas emocionais por conta da privação, o que pode ocasionar o ódio e levar a criança a cometer atos trágicos como o da série.”
(2) Estou um pouco em dúvida, mas acho que esse “a” é com crase;
(3) Tenho uma sugestão: Talvez fosse melhor colocar um ponto final no lugar dessa vírgula; além disso, a parte que você explica o que a mãe de Gipsy fez ficou meio confusa. Vou te dar um exemplo:
“A princípio, a proteção excessiva da família à criança é um obstáculo para o seu pleno desenvolvimento, tal como mostra a série “The Act”. Nessa obra de ficção, a personagem Gipsy é manipulada desde criança pela mãe, que força e forja doenças na filha para mantê-la longe de uma vida independente de seus cuidados, levando Gipsy a se revoltar e arquitetar seu assassinato.”
Seria mais ou menos assim.
“Além disso, a manipulação proveniente da família reforça o quanto crianças e adolescentes são vistos como objetos, assim como mostra o documentário “Educação Americana: Fraude ou privilégio?”,(4) onde famílias de classe alta compram vagas de(5) universidades estadunidenses para seus filhos de forma fraudulenta e(6) até mesmo(7) sem o consentimento deles, apenas para usá-los com o objetivo de compor o status de fama e poder da família. Igualmente, quando crianças e adolescentes são induzidos a certas situações, tal como mostra o documentário, nota-se que os pais usam seus filhos como objeto de autorrealização, sem levar em conta a vontade dos filhos, o que torna claro que a manipulação é nociva. Como resultado, a criança é vista como uma marionete(8), gerando mais consequências negativas a ela, além de sofrer o desrespeito de seus direitos.”
(4) Sugiro o mesmo que falei no parágrafo anterior;
(5) Acredito que o uso correto seria “em”;
(6) e (7) Tem uma vírgula;
(8) A criança ser vista como uma marionete não é algo literal. Sugiro mudar;
“Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a superproteção familiar e a manipulação deixem de roubar(9) a garantia do direito integral à infância. Isso será possível com o projeto “Brasileirinhos felizes”, que será desenvolvido pelos Ministérios da Família e da Cidadania. A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças, serão financiados atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes, que deverão ser atendidos mensalmente(10) a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar. Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos(11). Com isso, o Brasil preservará o direito à infância, de modo a contribuir para a construção de futuros cidadãos saudáveis e impedir mais casos como o de Natasha.”
(9) A palavra roubar nesse contexto também não é literal. Sugiro mudar;
(10) Tem uma vírgula;
(11) Adicionalmente, você apresenta os cinco elementos para a conclusão:
Ação -> atendimentos psicológicos a crianças e adolescentes;
Agente -> Ministérios da Família e da Cidadania;
Finalidade -> a fim de serem fiscalizados os seus comportamentos e identificar possíveis casos de negligência familiar;
Modo -> A partir da criação de um imposto às famílias que possuem crianças;
Detalhamento -> Ademais, os pais comparecerão mensalmente às escolas, onde neuropediatras irão palestrar acerca do Desenvolvimento Infantil para alertar sobre os perigos dos maus-tratos.
No seu detalhamento, faltou deixar claro que o comparecimento dos pais às escolas faz parte do Programa Brasileirinhos Felizes. Sugiro colocar depois de “ademais” o seguinte: esse programa deverá contemplar, também, os pais…
Notas:
C1: 160
See lessRedução da Maioridade Penal
Lucas.mmmendes
Olá, Letícia! Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco em minha correção. "Visto que crianças e adolescentes estão entrando cada vez mais cedo na vida criminosa, tem se popularizado a possibilidade da redução da maioridade penLeia mais
Olá, Letícia!
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco em minha correção.
“Visto que crianças e adolescentes estão entrando cada vez mais cedo na vida criminosa, tem se popularizado a possibilidade da redução da maioridade penal. Além de ser uma proposta inconstitucional, já existem leis que responsabilizam adolescentes em ato infracional e a experiência na cadeia não mostra nenhum benefício na reeducação desses jovens.”
Sua tese é muito bem estruturada: “Além de ser uma proposta inconstitucional, já existem leis que responsabilizam adolescentes em ato infracional e a experiência na cadeia não mostra nenhum benefício na reeducação desses jovens.”. Mas, senti falta de uma contextualização no início.
“Segundo o ECA- Estatuto da Criança e Adolescente- qualquer adolescente a partir dos 12 anos pode ser responsabilizado pelo ato cometido contra a lei. Além disso, as medidas socioeducativas podem variar de uma simples advertência até a internação em instituições. Porém, muitos adolescentes, que são privados de sua liberdade, não ficam em instituições preparadas para sua reeducação, reproduzindo o ambiente de uma prisão comum. Portanto, Não adianta endurecer as leis se o próprio Estado não as cumpre.”
Esse parágrafo está muito bem escrito. Parabéns!
“Outro fator existente. é que o sistema prisional não suporta mais presos. O Brasil tem a 3º maior população carcerária do mundo, com mais de 700 mil presos. Contudo, as taxas de reincidência nas penitenciárias é de 70%, enquanto nos sistemas socioeducativos estão abaixo de 20%.”
O ponto colocado após “existente” não existe. Acredito que tenha sido um erro de digitação, mas atente-se a isso.
Com relação ao conteúdo, há um problema: o parágrafo não tem argumentos. Além disso, quando um dado é apresentado, deve-se colocar a fonte e o ano (ou período) a que se refere o dado.
“Diante disso, em vez da redução da maioridade penal o Estado deveria cumprir a sua função de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ajudando-os a recomeçar e prepará-los para uma vida longe do crime. Assim, revolucionando as instituições para menores infratores para um ambiente que se assemelhe a uma escola formadora de caráter e não uma prisão, a lei que já existe finalmente vai ser cumprida.”
Primeiramente, perdoe minha ignorância, mas eu não consegui entender quem seriam os “agentes da violência”. Caso se trate dos menores que cometem crimes, eu sugiro mudar para “menores infratores”.
Sua conclusão propõe a resolução do problema, mas lembre-se dos cinco elementos necessários para a conclusão da redação do Enem: ação (o quê), agente (quem), modo (como), efeito (pra quê) e o detalhamento. É preciso que eles sejam facilmente identificáveis.
Notas:
C1: 200 – Não encontrei desvios RECORRENTES de escrita na modalidade formal da LP;
C2: 80 – Compreendeu o tema, mas apresentou um parágrafo totalmente expositivo (sem argumentos). Além disso, não apresentou repertório no 1° parágrafo, e apresentou incompleto no 3° parágrafo;
C3: 160 – O texto é coerente, apesar de apresentar informações incompletas no terceiro parágrafo;
C4: 160 – Usa bem os conectivos, mas achei que faltou um no segundo período do primeiro parágrafo e outro no segundo período do terceiro parágrafo;
C5: 120 – Como falei antes, faltou deixar claro os cinco elementos necessários para a conclusão do texto. Mas a proposta é muito boa.
Nota final: 720
Parabéns pela redação! Espero ter ajudado de alguma forma.
See lessBoa sorte!
AÇÕES PARA ALCANÇAR A IGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL
Lucas.mmmendes
Olá, Leandro! Primeiramente, quero parabenizá-lo pela sua redação. Você escreve muito bem. A seguir algumas observações: Competência 1: 200 pontos (Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escritaLeia mais
Olá, Leandro!
Primeiramente, quero parabenizá-lo pela sua redação. Você escreve muito bem.
A seguir algumas observações:
Competência 1: 200 pontos (Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência).
Observações:
1. Não identifiquei nenhum erro;
2. Mas quero mencionar uma situação: no trecho “destaca-se a desigualdade de gênero nas profissões “, a desigualdade está no mercado de trabalho, não nas profissões. Entendo que você mudou o texto para evitar que ficasse repetitivo, mas, especificamente nesse caso, seria melhor não mudar. Entretanto, acredito que esse equívoco não seja o suficiente para tirar pontos;
Competência 2: 200 pontos (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo).
Observações:
1. A tese é facilmente identificada: “Isso ocorre devido à falta de ações para reduzir as desigualdades no mercado de trabalho e erradicar a violência contra a mulher”, sendo estruturada por meio de causas;
2. Os argumentos apresentados nos parágrafos de desenvolvimento reforçam sua tese. Não há fuga do tema, ou contradições no texto;
3. O repertório sociocultural apresentado é consistente (Constituição Federal, dados estatísticos do IBGE e do Ministério da Saúde, filme), o qual contribui para melhorar o texto;
Competência 3: 200 pontos (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista).
Observações:
1. Como falei antes, seu repertório sociocultural é consistente;
2. No entanto, tenho um comentário: Quando fazemos a citação de um dado estatístico que pode mudar com o passar do tempo, é preciso informar o ano (ou período) que esse dado representa. Por exemplo, em “de acordo com o IBGE, os homens…”, poderia ser reescrito: “de acordo com dados do IBGE, em (colocar aqui o ano, ou o período de tempo), os homens…”. No dado do Ministério da Saúde, também precisar colocar o ano de referência. Não sei se isso tira ponto, por isso deixei a nota máxima;
Competência 4: 200 pontos (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos).
Observações:
1. Coesão perfeita tanto entre parágrafos quanto dentro de um mesmo parágrafo;
Competência 5: 200 pontos (Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto).
Observações:
1. A conclusão cumpre com o esperado (ação, agente, modo, efeito e detalhamento);
2. Particularmente, gostei muito do programa proposto, demonstra conhecimento em administração pública, pois sugeriu a criação de um programa que possui projetos (leis), além de detalhar as ações a serem realizadas;
3. Só destaco a sugestão para investimentos privados. Nesse contexto, acredito que isso não seja viável, mas acredito que isso não resulte em perda de pontos;
Nota Final: 1000 pontos
Espero ter ajudado. Sucesso!
See less