Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Parto humanizado: um direito da mulher brasileira.
Lucas.B
Vamos lá!! "A Constituição brasileira de 1988 prevê, em seu artigo 5°, que todos os cidadãos do país podem usufruir de seus direitos de|1| garantidos por lei. No entanto, na sociedade hodierna, percebe-se uma lacuna na consolidação de um direito fundamental das mulheres brasileiras: o parto humanizaLeia mais
Vamos lá!!
“A Constituição brasileira de 1988 prevê, em seu artigo 5°, que todos os cidadãos do país podem usufruir de seus direitos de|1| garantidos por lei. No entanto, na sociedade hodierna, percebe-se uma lacuna na consolidação de um direito fundamental das mulheres brasileiras: o parto humanizado. Nesse contexto, é válido analisar que tal problemática perpetua-se|2| pela insuficiente instrução populacional e pela falta de investimentos governamentais.”
~|1|Não há necessidade dessa preposição “de”.
~|2|Como tem uma conjunção “que” antecedendo, coloca-se ênclise: se perpertua.
~ A introdução está ótima. Possui todos os pontos necessários, a tese , os argumentos e a contextualização.
“Primeiramente, faz-se necessário discutir a contribuição da ignorância da sociedade para a situação. Segundo Sêneca, filósofo do Império Romano, a educação carece de grandes cuidados, uma vez que influi sobre toda a vida. Sob essa ótica, é perceptível que a precariedade da abordagem do tema no meio social corrobora o desconhecimento sobre o que é o parto humanizado, quais suas características e qual sua importância para as cidadãs brasileiras. Assim, a lacuna educacional impede a plena realização do direito abordado.”
~Não há nenhum erro gramatical nesse parágrafo.O argumento condiz com a causa explicitada na introdução. No entanto, ao mencionar a falta de conhecimento sobre o parto humanizado deixou a desejar detalhes e exemplos sobre o tema. Utilizar exemplos e detalhes colabora na argumentação.:)
“Outrossim, a escassez de investimentos por parte do Governo Federal sustenta o revés. De acordo com os filósofos contratualistas, como Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, a sociedade é regida por um pacto social, e a função do Estado seria zelar pela ordem e pelo bem-estar dos indivíduos. Contudo, no Brasil contemporâneo, verifica-se que a instância governamental não cumpre efetivamente com tal função, dada a sua negligência em relação ao parto humanizado no país. Nessa perspectiva, a falta de investimentos para a capacitação de profissionais da rede pública de saúde e para infraestrutura necessária para a realização dessa prática demonstra o desmazelo estatal brasileiro.”
~ Ótimos argumento e embasamento. O argumento utilizado é pertinente e condiz com o planejamento de texto. Entretanto, a informação de falta de investimento por parte do Estado em melhores condições de parto não é respaldada com nenhum embasamento. Um dado estatístico ou um exemplo que permita deduzir esse cenário é bastante louvável :)
“Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver a problemática. O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, deve promover campanhas nas mídias sociais e em espaços públicos para a disseminação do conhecimento sobre o parto humanizado. Tais campanhas podem contar com palestras de especialistas na área, distribuição de panfletos instrutivos, debates em escolas e maternidades, entre outros. Ademais, cabe ao Estado, através do direcionamento de verbas, investir na capacitação de profissionais para a realização do parto humanizado, além da aquisição de instrumentos necessários e fornecimento de locais apropriados para a prática. Dessa maneira, mais mulheres brasileiras poderão ter uma experiência humanizada durante o parto, consolidando seu direito previsto pela Constituição Federal de 1988.”
~ A proposta de intervenção pertence a um dos argumentos apresentados, o que demonstra coercitividade no texto. Possui, ademais, o agente, a ação, e o meio, faltou, no entanto, o detalhamento, que seria mais viável no lugar da segunda proposta. O fechamento retomando a introdução é um ponto positivo no projeto textual.:)
Redação muito boa, bem redjida.
See lessBons estudos, boa sorte!!
Os efeitos da expansão da seca no Brasil
Lucas.B
Vamos lá!! :) "No livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos narra a historia de uma família que sofre pela seca da região Nordeste e a miséria por falta de recursos públicos da época que causa a fuga da família em busca de uma vida melhor [1] , o autor teve a intenção de criar um critica socialLeia mais
Vamos lá!! :)
“No livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos narra a historia de uma família que sofre pela seca da região Nordeste e a miséria por falta de recursos públicos da época que causa a fuga da família em busca de uma vida melhor [1] , o autor teve a intenção de criar um critica social a partir do momento em que vivia o país década de 30, período da grande turbulência politica do Brasil e no mundo.”
~1: Muito bom o repertório da obra “Vidas Secas”, pois é pertinente ao tema. Entretanto, ao contextualizar a obra com a sua tese tente ser o mais breve possível, de modo que fique claro a utilidade e a conexão tese-livro. Exemplo de introdução:
“No livro “Vidas Secas”, o autor Graciliano Ramos narra a historia de uma família que foge da seca e da miséria
na região Nordeste. [Esse cenário literário é influenciado pela ]falta de recursos públicos da época[ 1930], ocasionando a fuga da família em busca de uma vida melhor”
~ Na introdução é de extrema importância que você utilize todas as palavras ,ou sinônimos dessas, do tema. Uma dica: Não deixe nenhuma parte do texto com apenas um período, por mais que pareça estar certo, corre o risco de ser considerada embrionária, mal desenvolvida.
~ Também é importante deixar claro o seu posicionamento sobre ele no cenário hordieno, ou seja, nos dias atuais, utilizando palavras a fim de problematizar o tema (tese). Portanto, logo após a tese coloque os seus argumentos, é preferível que os coloque de forma ordenada. :)
~ Lembre-se, a introdução é um mapa do seus texto, nela você tem que apresenta o tema, a tese e os seus argumentos.
“A seca afeta não só a agricultura, atinge também famílias que sobrevivem somente do trabalho da roça, [1]nos dias atuais muitas proles acabam se tornando retirantes por falta de recursos, acesso a[2] escola e trabalho que tenha uma renda sustentável. Em[3] uma pesquisa recente de alunos de uma Universidade[4] mostrou que o estado do Maranhão é o estado[*] que possui o maior índice de desemprego, o estado[*] do MA é um dos estados[*] presentes na região Nordeste, região que sofre pela aridez e carência salarial,[5]*o estado de São Paulo no seu período de formação era povoado por um percentual de 30% todos imigrantes[6],[7] a saída de pessoas para outros estados e países ainda é bastante presente nos dia atuais do século XXI.”
~ 1: No lugar dessa vírgual coloca-se um ponto.
~2: Esse (a) é creseado: “acesso [à] escola”.
~3: É melhor usar um marcador de diacurso no início de períodos, nesse caso, cabe colocar um ” Segundo” ou ” De acordo com”.
~4: A palavra universidade é iniciada por minúsculo: “unuversidade”. Caso você tivesse especificado, aí sim, ficaria com maiúsculo.
~5: Acredito que aqui é necessário um ponto final, porque você inicia outro pensanento. Ficaria assim: “…região que sofre pela aridez e carência salarial[. O] [E]stado de São Paulo…”. A palavra estado, quando se refere a uma unidade federativa, e iniciada por maiúsculo.
~6: O uso da palavra “todos” é revogável. Quando você delimita um percentual e, antes disso, fala que a formação e resultante das imigrações, fica claro que todas as pessoas dos 30% são imigrantes. Cuidado com essas redundâncias.
~7: Aqui cabe um ponto final.
~[*]: Repetição da palavra “estado”, que deve ser escrita, nesse caso, com inicial maiúscula.
~ Aqui houve um erro grave. Nessa argumentação a sua tese é ” a seca afeta não só a agricultura, mas também o trabalho das famílias”, isso está no tópico frasal. Logo após, você dá as causas, que são a falta de escolaridade, trabalhos de renda adequada e pela falta recursos públicos. Assim, para sustentar essa tese, você escolhe dois argumentos :1) O maranhão, Estado do Nordeste, possui um índice alto de desemprego por conta da seca. Isso sustentar o ponto de que a seca influencia no índice de desemprego.2) Esse segundo argumento, é um argumento estátistico-histórico, que fala sobre a formação de São Paulo e a onda de imigração. Entratando, essa parte não dialoga diretamente com o tema, o que é reconhecido como fuga de tema na redação do Enem. Cuidado, não perca o fio da meada.
“Se as direções estaduais do Nordeste,[1] tivessem a ideia de abrir um espaço para pessoas que não tiveram acesso a[2] escola na infância,[3] trabalharem com a agricultura, ajudaria ainda mais o destaque da região Nordeste na questão da economia e não haveria a necessidade de estar comprando[4] alimentos de outros estados[*], diminuição de pessoas saindo da região afetada pela seca e melhoria de vida para toda a população,[5] a solução para tudo é ir as ruas e criar eventos que são[6] em prol da abertura de espaço de trabalho agrícola.”
~1: Não há vírgula nesse ponto, pois separa sujeito do verbo.
~2: O (a) possui crase: “acesso [à] escola”.
~3: Também não necessita de vírgula nesse ponto.
~4: Cuidadi com a doença do gerundísmo: “…a necessidade de [estar comprando= comprar] alimentos..” Não use muitas construções como essa durante o texto, torna-o prolixo.
~5: É necessário pôr um ponto final para inicar essa nova ideia.
~6: O trecho “que são” é desnecessário nessa frase:”…ir as ruas e criar eventos []em prol da abertura…”
~ Na sua conclusão existem fatores que devem ser respietados para que haja uma intervenção:
•Agente= quem faz a ação.
•Ação= o que deve ser feito.
• Meio/Modo= veículo da ação, através de que se faz a ação.
•Fianlidade= finalidade, objetivo.
•Detalhamento= Característicad, torna mais palpável.
Na sua conclusão, alguns desse fatores não aparecem e outros estão mal desenvolvidos. Além disso o problema a ser resolvido deve ser coerente com o que se defendeu na argumentação. Outro ponto importante é a retomada ou uso produtivo da contextualização, ou seja, a obra “Vidas Secas” deve ser utilizada com uma finalidade maior do que a de contextuapizar o tema, deve servir para sustentar a tese.
Bem, é só isso. Sugiro que você dê uma olhada na estrtura de um texto dissertativo argumentativo e como desenvolve-la corretamente. Com treino, leitura e escrita ficará notável o progresso.
See lessBoa sorte bons estudos!! :)
A garantia do direito integral à infância no Brasil
Lucas.B
Vamos lá!! ;) "A Lei de julho de 1990 prevê a toda criança e adolescente o direito à liberdade, dignidade e saúde. No entanto, com a desigualdade social, é notável uma grave contradição no Brasil atual perante à Lei." ~ Não encontrei nenhuma falha gramatical. Sobre a palavra "Lei", como vi na correçLeia mais
Vamos lá!! ;)
“A Lei de julho de 1990 prevê a toda criança e adolescente o direito à liberdade, dignidade e saúde. No entanto, com a desigualdade social, é notável uma grave contradição no Brasil atual perante à Lei.”
~ Não encontrei nenhuma falha gramatical. Sobre a palavra “Lei”, como vi na correção anterior que disse que deveria ser com minúsculo, como essa lei possui um nome “Lei de julho de 90” fica com maiúscula.Caso fosse acompanhada do artigo, ficaria com minúscula.
~ A introdução está realemente curta, mas contém termos necessários. Recomendo que coloque um encaminhamento argumentativo, apresentando ,assim, o seu planejamento de texto.
“É fundamental pontuar inicialmente que, com o isolamento social e o estresse pela gravidade da situação do país, o número de crianças e adolescentes violentados e abusados obteve um salto significativo. Segundo estatísticas de 2021, quarenta crianças são abusadas sexualmente a cada 10 minutos. Dessa forma, é inadmissível que fatores como esse continuem se elevando. |1|Já que, as crianças, como seres vulneráveis, são oprimidas para não contar a ninguém ou desacreditadas quando contam aos pais.”
~1: “já que” é um termo explicativo e deve ficar entre vírgulas nesse caso.
~ Concordo com os levantamentos feitos pelo Cartola682, da correção anterior. Portanto, siga os conselhos feitos por ele também :)
~ Recomendo que você use de mais conectivos, e estrture melhor seu parágrafo, isto é, este parágrafo poussi apenas duas orações. Assim, você deve desenvolver melhor acrescentando exemplos e delimitando o tema, um bom repetório cairia bem. Dica: a retomada da constituição nesse ponto seria interessante e apresentaria um planejamento excelente!!
“É imprescindível pontuar também que, em 2019, cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes se encontravam em situação de trabalho infantil no Brasil. Isso ocorre devido à falta de estrutura de milhões de famílias que temem a fome, sobrando à criança o papel de sensibilização como meio de remediação.”
~ Não esqueça de citar a fonte de onde você tira as informações!! Isso é muito impostante para a veracidade de seu argumento.
~ Utilize mais de repetórios e de conectivos. Além disso, explique como isso fere a Lei citada no início, e dê exemplos. No Enem, todas as informações apresentadas devem ser explicadas e exemplicadas, no mínimo, isso para que o texto siga coerente e estratégico.
“Portanto, para fazer jus à Lei de 1990, medidas do Estado precisam ser tomadas. Assim, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve promover meios acessíveis e seguros para a denúncia e proteção, por meio de postos com psicólogos comunitários espalhados pelos bairros em todo o Brasil e, para crianças com mais informação, um aplicativo com a função de conversar com alguém especializado. Com isso, espera-se que crianças e adolescentes sintam-se e estejam de fato|1|, mais protegidos”
~1: ” de fato” é um termo adverbial para enfatizar algo, e por isso deve ficar isolado entre vírgulas.
See lessBoa intervenção, de fato!!
Sua redação está ótima, mas prescia reforçar em alguns pontos relevantes para uma boa nota: Utiize de mais repetórios e desenvolva melhor as informações durante a argumentação.Sua gramática está impecável, parabéns!
Espero ter ajudado de alguma forma!!
Boa Sorte e bons estudos!!;)
Perspectivas e desafios da educação a distância
Lucas.B
Vamos lá!! "Consoante a|1| idéia planetária de Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”,|2| logo|3| a educação é de extrema importância para os cidadãos. No entanto, no cenário atual de educação a distância, se encontra|4| diversos desafios quanto ao acesso e a aprendizagem." ~Leia mais
Vamos lá!!
“Consoante a|1| idéia planetária de Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”,|2| logo|3| a educação é de extrema importância para os cidadãos. No entanto, no cenário atual de educação a distância, se encontra|4| diversos desafios quanto ao acesso e a aprendizagem.”
~1: Esse “a” é craseado, pois “consoante a/a idéia”.
~2: O ponto final seria mais adequado ao invés dessa vírgula.
~3: O termo ” Logo” fica isolado entre vírgulas.
~4: Aqui há dois problemas:
•1) O verbo pede a ênclise, “encontra[-se]”.
•2) O verbo deve está no plural, pois refere-se a ” diversos desafios”.
~ Aconselho a colocar um encaminhamento argumentativo, porque dizer que “há problemas” é vago, os argumentos precisam dizer a causa deles. Além, disso contribui para o seu planejamento textual:).
“Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a dificuldade de acesso,|1| esse problema advém pela desigualdade social, visto que de acordo com o IBGE |2|em 2021 4,3 milhões de estudantes não têm acesso à internet, o que inquestionavelmente impossibilita o acesso à educação.”
~1: Coloca-se um ponto final no lugar dessa vírgula.
~2: O trecho “de acordo com o IBGE” fica entre vírgulas.
~ O uso do dado estatístico tornou consistente o argumento da dificuldade de acesso, e que esse problema provém da desiguldade social, seria mais esclarecedor se você delimita-se o classe, isto é, por exemplo:” Nesse viés, as classes menos favorecidas, como as pessoas que moram em comunidades carentes de estrturas de ensino, nâo disspõem de acesso à internet -essa que facilita a busca pelo conhecimento.”Algo assim, ok! Delimitando, torna-se mais específico, o que facilita a intervenção.
“Ademais, é fundamental apontar os obstáculos perante a aprendizagem online, uma vez que de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação à distância (ABED)|1|67% dos alunos apresentam dificuldades em estabelecer e organizar uma rotina, no qual certamente dificulta o processo de aprendizagem.”
~1: O trecho “de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação à distância (ABED)” fica entre vírgulas.
~ Esse desenvolvimento é feito somente por uma oração, o que é prejudical na explicação de informações e de fatos. Ademais, dê exemplos sempre que possível e utilze de repetórios-músicas, filmes, séries.Por exemplo, seria interessante explicar que problemas o EAD possui e como isso dificulta na rotina de estudos dos alunos.:)
“Em virtude dos fatos mencionados fica evidente que medidas são necessárias para combater esse impasse. Portanto|1| cabe ao governo federal juntamente com o Ministério da educação (MEC) (agente)|2|conceder|3| acesso à internet aos alunos (ação) por meio de programas sociais|4| de bolsa à educação( meio), para que fique acessível a todos(finalidade), |5|alem de projetos que ajude|6| os alunos a se adaptar|7| a esse novo método.|8| A fim de que o ser humano seja o melhor da educação|9|”
~1: “Portanto” fica precedido por uma vírgula.
~2: “juntamente com o Ministério da educação (MEC)” esse termo fica isolado por vírgulas.
~3: “concede[rem]”, no plural, pois concordam com um dois sujeitos, um em companhia de outro.
~4:Acredito que “bolsa à educação” seja um exemplo. Desse modo, coloque “como, por exemplo” para deixar claro.
~5: Cabe um conectivo de adição aqui, além-com acento- disso estruture melhor esse começo.
~6:” ajud[em]” pois concorda com “projetos”.
~7: ” adaptar[em]”, plural, pois concorda com “os alunos”.
~8: Como você continua com uma ideia de finalidade, é mais cabível uma vírgula :”a esse novo método[, a ]fim de que o ser humano seja o melhor da educação”.
~9: Nuca esqueça do colocar o ponto final!
~ Recomendo focar apenas em uma intervenção para que não deixe uma delas mal desenvolvidas, como a última dos “projetos de adaptação”. Ademais, faltou o detalhamento da proposta da primeira, o que é imprescindível para que a intervenção se torne mais “palpável”. Além disso, recomendo dar atenção para alguns aspectos que foram esquecidos:
•1) A citação de kant, no inicio, não foi produtiva, nem retomada. Isso representa uma falha no planejamento textual, cuidado!
•2) Sua proposta não está em harmonia com o argumento, ou seja, você não resooveu o problema apresentado, por exemplo, a questão da desigualdade social, o que criava a falta de acesso, não foi citado.
Bem, é só isso!! Espero ter ajudo da alguma forma!
See lessBoa sorte e bons estudos!! ;)
Tema: sistema educacional no Brasil
Lucas.B
Vamos lá!! ;) "Atualmente|1|, o sistema educacuonal|2| no Brasil enfranta|2*| uma crise que prejudica a realidade de crianças e jovens. Nesse âmbito, destaca-se|3| a má administração de verba por parte do Estado e a falta de senso crítico da população como provenientes dessa problemática. Portanto,Leia mais
Vamos lá!! ;)
“Atualmente|1|, o sistema educacuonal|2| no Brasil enfranta|2*| uma crise que prejudica a realidade de crianças e jovens. Nesse âmbito, destaca-se|3| a má administração de verba por parte do Estado e a falta de senso crítico da população como provenientes dessa problemática. Portanto, é dever do governo a proposição de medidas para amenizar essa questão.”
~1: Não é recomendável iniciar com ” Atualmente”,” No contexto contemporâneo”… Poque necessita fazer uma comparação, contextualizar o tema ou explicar algo antes.
~2: ” educacional”. Antes de enviar o texto, faça uma boa revisada para que erros desse tipo não passem.
~2*: “enfrenta”.
~3: “Destac[am]-se”. O verbo deve estar no plural, pois se refere a dois sujeitos :”1.a má administração de verba por parte do Estado e 2.a falta de senso crítico da população”.
~ Aconselho-o a contextualizar o tema com livros, filmes, séries, músicas…Iniciar com, “atualmente” e em seguida” o sistema educacional no Brasil enfrenta uma crise que prejudica crianças e adolescentes” não se torna produtivo no início, pois mais se parece com um tópico frasal do que com uma contextualização.
“Primeiramente, vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para analizar-se|1|. Nesse viés, é valido citar Kant, pensador que afirma: ” o homem é aquilo que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira, no entanto, o governo não tem dado a devida importância para isso, pois passa por momentos de crise e combate à corrupção, fatores que comprometem o ensino do país e entram em consonância com a falta de criticidade do cidadão ao votar, uma vez que não têm senso crítico para tal e, como consequência, elegem políticos corruptos que drenam verbas destinada à área da educação.”
~1: “anali[s]ar-se” com “S”.
~ Este parágrafo está confuso: 1)”vale salientar que a negligência governamental é um fator de imperiosa importância para anali[s]ar-se”. Aqui você citou uma argumento diferente do que foi colocado/planejado na introdução, “negligência” torna-se diferente de “má-administração”. Para que isso seja, n mínimo coerente, você teria de explicar o por quê e como a “negligência” são sinônimos, o que sobrecarregaria o seu desenvolvimento.
2)”Nessa perspectiva, observa-se que a educação é imprescindível para a sociedade brasileira”.Aqui, você afirmou que a edução e essencial para a sociedade BR. No entanto, como esse fato não e demenostrado, isto é, faltou exemplos disso.Tente desenvolver mais a citação: relacionado, citando exemplos e tals.
~ Recomendo a você organizar de forma extratégica as informações, por exemplo, no tópico frasal você fala da negligência, o que não foi citado/planejado no início, e depois desenvolve essa informação baseada em três argumentos (1 a corrupção 2 a falta de criticidade 3 a negligência.) que carecem de base legítima e exemplos.:)
“Em segundo lugar, cumpre lembrar|1|, em relação ao aspecto supracitado quanto à falta de senso crítico, que é consequência que problematiza o país. Nesse viés, observa-se que as escolas públicas e privadas, ao não possuírem um ensino adequado devido ao fator supramencionado, gera uma sociedade carente dos elementos básicos para o estabelecimento de|2| ordem em um ambiente conforme Durkheim em seus estudos das instituições sociais — família, escola, Estado, religião. Portanto, torna-se perceptível que a falta de entendimento afeta toda a nação, desde a eleição errônea de indivíduos na política até a pobreza, uma vez que as pessoas sem escolarização não possuem grau de habilidade necessário para a concorrer a uma vaga de emprego.”
~1: ” que” fica nesse lugar, não depois da oração intercalada.
~2: ” da” ordem, substantivo feminino.
~ Estrture melhor esse tópico frasal, ficou um pouco desorganizado, aliais, seria mais viável usar o argumento da “falta de crticidade da população” somente no segundo parágrafo, utiliza-lo como consequência do primeiro seria uma boa, por exemplo. Sobre a citação de Durkheim, recomendo a extrair melhor o que o ele disse, pois quase não se sabe o que afirma os estudos dele. Cite, portanto, tais afirmações de forma direta ou indireta, reescrevendo a frase ou parafraseando-a, assim você deixará claro e explicíto o alinhamento o pensamento do autor e o seu argumento.:)
“Dessarte, cabe ao Ministério da Educação (agente) a criação de mais escolas (ação) por meio de recursos enviados do|1| governo(meio*) com a finalidade de promover mais jovens escolarizados (finalidade). Ademais, cabe também ao governo (agente) a proposição de medidas anti-corrupção destinadas à cassação de políticos corruptos e ao não desvio de verbas (ação) para as medidas do Ministério supradito. Destarte, se todos esses elementos forem
.contemplados, poderá haver uma mitigação na questão da crise no sistema educacional.”
~1: “pelo”, pois há a junção (por+ o).
~ Você apresentou duas propostas. A primeira faltou o detalhamento, o que deixaria mais papável a intervenção, por exemplo, “por meio de recursos enviados do governo” Quais recursos? De que forma fazer isso? Ao fazer uma intervenção, tais perguntas deve estar respondidas. A segunda foi um anexo da primeira, o que é ruim, pois, uma vez que se escolhe a ação principal/interventora, outra intervenção deve atender aos problemas perifericos, isto é, a primeira intervenção é a que resolve o problema, a segunda resolveria o segundo aspecto citado, a “má administração”, argumento escolhido no início, porém, você atrelou a primeiro com a segunda, você condicionol a intervenção principal:” As medidas do Ministerio so ocorreram se o governo resolver a corrupção”.
Acho que extendi um pouco, kk foi mal.
See lessEspero ter ajudado.
Boa sorte e bons estudos!! ;)
Alternativas para solucionar os problemas de mobilidade urbana no Brasil
Lucas.B
Bora Lá!! ;) "Os problemas da mobilidade urbana no Brasil,|1|são entraves atuais que afetam|2| grande maioria das cidades brasileiras e necessitam de uma solução. Nesse contexto, convém analisar que a ineficiência Estatal|3| na organização das cidades perpetua cada vez mais esses problemas." ~1: NãoLeia mais
Bora Lá!! ;)
“Os problemas da mobilidade urbana no Brasil,|1|são entraves atuais que afetam|2| grande maioria das cidades brasileiras e necessitam de uma solução. Nesse contexto, convém analisar que a ineficiência Estatal|3| na organização das cidades perpetua cada vez mais esses problemas.”
~1: Não se pode colocar vírgula nesse lugar, pois estará separando o sujeito ” Os problemas da mobilidade urbana no Brasil” do verbo “são”.
~2: O verbo “afetar” exige a preposição “a”, portanto, ficaria assim: “são entraves atuais que afetam[ à] grande maioria das cidades…”
~3: “estatal”, com minúsculo.
~ Recomendo que inicie contextualizando o tema com filmes, séries, livros, músicas, algo do gênero. Igualmente, recomendo que escolha , no mínimo, dois argumentos , só um será difícil de desenvolver em dois parágrafos- faça o que seja confortável para vc. Além disso, cuidado para não cometer falhas na estrutura das frases, ok.
“Diante desse cenário, a falta de planejamento por parte da gestão pública|1| na organização de cidades é a principal causa de impasses na mobilidade urbana. De acordo com Thomas Robbins “É dever do Estado garantir o bem estar social” e a mobilidade está ligada diretamente com o bem estar da população. Nesse sentido, percebe-se que o papel do Estado é primordial.”
~ 1: O trecho ” por parte da gestão pública” fica entre vírgula, pois está deslocado.
~ Ótimo tópico frasal, condiz com o argumento citado na introdução, porém, seu desenvolvimento careceu de explicações e exemplos. Por exemplo, “a mobilidade está ligada diretamente com o bem estar da população”, seria interessante você explicar como o bem esta social está ligado a isso e o por quê disso.
Ademais, especifique quem é “Thomas Robbins”, se ele é filósofo, sociólogo e tals.
“Ademais, o trânsito muito grande de automóveis, ocasionado pela falta de transporte público de qualidade, gera engarrafamentos constantes e lentidão no trânsito; ausência de ciclovias, má qualidade de ruas e avenidas são exemplos dos problemas de mobilidade urbana que a incompetência Estatal|1| gera.”
~1: “estatal”
~ Esse parágrafo citou os exemplos que caberiam no anterior. Aliais, antes de afirma algo como “ocasionado pela falta de transporte público de qualidade” coloque o referente, ou seja, de onde você tirou essa informação. Aconselho, nesse caso, no qual você escolheu apenas um argumento, citar mais de um entrave criado por esse orgão, no caso o Estado.
“Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. |1|O Ministério da Infraestrutura deve elaborar um plano nacional de organização de cidades por meio de políticas públicas que visem solucionar todos os problemas de mobilidade urbana e assim|2| garantir a qualidade de vida das pessoas.”
~1: Cabe um conectivo aqui – Desse modo, Urge, assim,…
~2: O termo “assim” fica isolado por vírgulas.
~ Sua proposta ficou muito parcial, faltou detalhar mais quem faz e o como se faz tais projetos.
Aconselho-o a ver a estrtura de um texto dissertativo-argumentativo, assim como entender como desenvolver cada parte desse tipo de texto. Quanto à gramática, recomendo a ver/revisar como se se forma a estrtura sintática e seus termos essenciais, também vale ver as conjunções/conectivos, o que deixará seus texto mais articulado. :)
Espero ter ajudado e Boa sorte! ;)
See lessTema: Maus-tratos aos animais na sociedade brasileira. Eu sou iniciante
Lucas.B
V a m o s l á !;) "Promulgada em 1988, a Constituição Federal brasileira assegura a garantia da integridade física dos animais. Entretanto, a realidade não se condiz|1| com a lei, pois os maus-tratos aos animais ainda está|2| muito presente em nossa sociedade, |3|as pessoas constantemente estão violLeia mais
V a m o s l á !;)
“Promulgada em 1988, a Constituição Federal brasileira assegura a garantia da integridade física dos animais. Entretanto, a realidade não se condiz|1| com a lei, pois os maus-tratos aos animais ainda está|2| muito presente em nossa sociedade, |3|as pessoas constantemente estão violentando e abandonando animais. Nesse sentido, traz|4| como causas a falta de atenção aos animais e a soberania de interesses financeiros.”
~1: “não se condiz com a lei” ficou meio confuso, passa a ideia de que a lei é exterior à sociedade. Seria mais adequado :”Entretanto, a lei não é efetivada na sociedade atual”
~2: “ainda está” remete uma relação a algo passado. Seria mais adequado usar o verbo no indicativo ” é”.
~3: Acredito que haja um “uma vez que ” nesse ponto.
~4: Seria melhor utilizar um verbo de sentido própio para encaminhar os argumentos ,como “infere-se “.
~ A alusão da Constituição de 88 é pertinente ao tema, porém, a organizar melhor esse inicio.
“Em suma, é perceptível a falta de atenção e carinho em|1| animais que não são tão importante para algumas pessoas|2|. Além disso, animais|3| que sofrem agressões e que são abandonados sofre|3*| muito com a falta de amor, trazendo ali um trauma consigo|4|. Apesar disso, estima-se que no Brasil existe mais de 30 milhões de animais abandonados|4*|. |5|É visível que esses animais não tem uma certa atenção pela sociedade.”
~1: “aos” animais.
~2: Esse tópico frasal ta meio confuso, dá ideia de que os animais que não são muito impostantes não recebem carinho e atenção.Seria mais adequado:”Em suma, é perceptível a falta de atenção e carinho [aos] animais[, pois tais aspectos não são tão importante para algumas pessoas.]
~3: Repetição da palavra “animais” ,é bom usar sinônimos :)
~3*: Repetição do verbo “sofrer”,o que já foi utilizado na linha anterior, recomendo usar “vítimas”, “estão mercê”, “Sob agressões”.
~4: Seria bom embasar essa afirmacão, citar exemplos de casos ou citar algum livro, filme,série que demonstre alguma situação como esta.
~4*: De onde você tirou essa estatística? Não esqueça de colocar o referente.
~5: Cabe um conectivo de conclusão nesse inicio -Portanto, assim, desse modo, contudo…
“Ademais, os interesses financeiros que os indivíduos têm sobre animais é um dos problemas que podem ser apontadas|1|. |2|É muito comum|3| pessoas comprar animais de “raça” ao invés de adotar os animais que estão desabrigados. |4|O tráfico de animais é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo, a prática movimenta 10 milhões de dólares por ano|5|.”
~1: “aponta[dos]” no masculino, pois concorda com ” os interesses financeiros”.
~2: Cabe um conectivo aqui – “Assim” ou alguma preposição.
~3: O quão comum acontece? Dê exemplos.
~4: Cabe um conectivo nesse início – Desse modo, Dessa forma, De acordo , Conforme
~5: Cite de onde você tirou essa informação, pois é muito importante o referente ser legitimado e explicitado no texto!
“Por tanto|1|, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Conselho de Proteção de Animais |2|atribuir|3| novos projetos e ampliar a lei contra crimes animais para que todos sejam protegidos|4|. Também é indispensável que tenha|5| medidas mais rígidas para a proteção de animais de ruas. Com essa ação, a sociedade brasileira poderá chegar perto das convicções platônica|6| e, além disso, alcançar o bem-estar social.”
~1:”Portanto” junto.
~2: Há uma vírgula aqui.
~3:”atribui[rem]” pois concorda com o Governo em companhia do Conselho de Proteção de Animais.
~4: Aqui há uma incoerência, a lei de animais não abrange a todos os animais?? Se esse for o sentido, você não abordou sobre isso na sua argumentação, uma grave erro de planejamento.
~5: Há necessidade do pronome obliquo “se”: ” é indispensável que [se tenha] medidas mais rígidas..”
~6: Quais convicções platônicas?Você não abordou sobre isso!!.
Recomendo dar uma revisada quanto à gramática e à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, entendo os pontos necessários a serem desenvolvidos.Espero ter ajudado!
See lessBoa Sorte e Bons estudos!!;)
Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social.
Lucas.B
Bora lá!! "No romance “Dom Casmurro” do famoso escritor brasileiro Machado de Assis|1|. |2|Pode- se observar que o personagem Escobar, amigo do protagonista Bentinho, foge do seminário para empreender. O fato demonstra que o empreendedorismo sempre foi desvalorizado no Brasil." ~1: O trecho "do famoLeia mais
Bora lá!!
“No romance “Dom Casmurro” do famoso escritor brasileiro Machado de Assis|1|. |2|Pode- se observar que o personagem Escobar, amigo do protagonista Bentinho, foge do seminário para empreender. O fato demonstra que o empreendedorismo sempre foi desvalorizado no Brasil.”
~1: O trecho “do famoso escritor brasileiro Machado de Asis” fica entre vírgulas.
~2: Não há ponto nesse lugar, seria adequado usar uma vírgula.
~ Achei interessante esse “link” com “Dom Casmurro”, porém essa introdução carece de estruras, como o encaminhamento argumentativo e utilizar o tema: mobilidade social.
“Deste modo |1|observa-se |2|atualmente que os cidadãos que desejam empreender enfrentam muitos desafios, como a dificuldade de ascender socialmente, os elevados impostos cobrados pelo governo, e a baixa valorização e incentivo a novos empreendedores, uma vez que essa classe|3| é vista como um trabalho inseguro e incerto.”
~1:”Desse modo” fica iso lado por vírgula.
~2: Faltou o pronome relativo “que”, ou o termo “atualmente” fica entre vírgulas.
~3: Que classe? Especifique de quem está falando, delimite o tema.Aliais, não esqueça de citar as fontes de onde você tira essas afirmações.
~ Esse desenvolvimento carece, assim como a introdução, de estrutara.Possui um tópico frasal, porém está desorganizado e se relaciona a apenas uma parte do tema: a mobilidade social, deixando de lado a parte da desvalorização.
“|1|A escola também entra como negativa no surgimento de novos empresários|2| pois os alunos são educados para terminar os estudos básico e fazer uma faculdade, |3|por consequência,|4| passam a vida toda com um trabalho assalariado. |5|Visto que para empreender nem sempre é necessário |6|faculdade. |7|A escola com|8| instrumento de mudança social|9| deveria mostrar os dois caminho|10| como bons|11| para os alunos, assim|12| eles não ficariam presos somente ao ensino superior como garantia de ascensão social.”
~1: Seria adequado iniciar com um conectivo- Em segunda análise…, Ademais…
~2: Antes de “pois” explicativo coloca-se vírgula.
~3: É necessário um ponto final aqui, pois você iniciará outra ideia, a de consequência.
~4: É necessário colocar o sujeito aqui: “[Como] consequência, [os alunos] passam a vida toda…(A vida toda é muito tempo não acha?!Seria bom colocar algo mais palpável,como a adolescência, a vida adulta…
~5: Coloca-se uma vírgula no lugar desse ponto final.
~6: É necessário usar o artigo “uma”.- fazer [uma] faculdade.
~7: Cabe um conectivo aqui- Nesse contexto, Nesse viés….
~8: ” A escola [como] instrumento …”.
~9: O trecho “[como] instrumento de mudança social” deve ficar entre vírgulas.
~10: “caminh[os]” no plural.
~11: Recomendo não usar “bons” desse modo, pois parece que a “A escola” está dissendo que fazer faculdade e empreender são coisas ruins.Cuidado.
~12: “assim” fica entre vírgulas. Seria melhor inicar uma outra oração.
~ Esse parágrafo está bastante confuso, além de não apresentar embasamento, fatos e exemplos, você não desenvolveu de maneira coerente seu argumento, e não relacionou sobre todo o tema : a mobilidade social e a desvalorização.É necessário explicar mais, utilizar de mais repetórios e, para manter coerencia e coesão, usar de conectivos.
“Como maneira de resolver esse impasse, cabe ao Governo Federal criar em parceria com as escolas|1| cursos e formações para a população em geral, |2|e os estudantes que desejam empreender.|3| Para que essa ideia ruim em relação ao empreendedorismo acabe,|4| e os jovens tenham coragem e conhecimento necessários para trabalharem com o que desejam, seja assalariado ou virando grandes empresários um dia.”
~1: É necessário uma vírgula aqui.
~2: Não há vírgula aqui, aliaís o certo seria: “cursos [de] forma[ção] para apopulação em geral e [para] os estudantes que desejam empreender.” Uma falha de coeréncia, pois o estudantes fazem parte da população em geral, caso queira especificar essa apenas estes, depimite melhor a intervenção.
~3: Cabe um conectivo aqui – Desse modo…
~4: Não cabe vírgula nesse trecho.
Aconselho a você dar uma olhada na estrtura de um texto dissertativo-argumentativo, assim como entender o desenvolvimento de cada parte. Ademais, recomendo a estudar/revisar temas quanto à gramática : uso da vírgula, estrturas sintáticas ,classes de palavras.
See lessFeitos essas retificações e muito treino, a melhora virá gradualmente.! :)
Boa Sorte e bons estudos!! ;)
Obesidade no Brasil
Lucas.B
Bora lá!! "Para o filósofo inglês Tomas Hobbes|1| os grandes inimigos dos seres humanos são eles mesmos. |2|No que se concerne a|3| frase do filósofo, é literalmente o que acontece na sociedade brasileira a respeito da obesidade. Logo|4|, a má qualidade da alimentação e a escassez de atividades físiLeia mais
Bora lá!!
“Para o filósofo inglês Tomas Hobbes|1| os grandes inimigos dos seres humanos são eles mesmos. |2|No que se concerne a|3| frase do filósofo, é literalmente o que acontece na sociedade brasileira a respeito da obesidade. Logo|4|, a má qualidade da alimentação e a escassez de atividades físicas têm sido|5|, dentre outros, os principais fatores causadores dessa doença crônica.”
~1: Há uma vírgula aqui.
~2: Seria adequado colocar um conectivo aqui -” Desse modo…, Nesse viés…”.
~3: Há um possível erro de crase aqui, pois “concerne (relaciona) a algo”.
~4: O conectivo “Logo” demanda um sequência de raciocínio. Na introdução é bastante peculiar, além do mais, seria bom outro conectivo que vise apresentar seus argumentos. :)
~5: Essa locução verbal ” têm sido” fica meio confusa, além do verbo de ligação estar no singular, sendo que ele retoma os dois argumentos. Aconselho a evitar estrturas assim. Utilize “são, configuram-se…”.
“Em primeiro plano, uma dieta desequilibrada está cada vez mais contida na rotina dos brasileiros|1|. Isso se dá porque, |2|uma alimentação carente em ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e grãos, além do consumo excessivo das chamadas gorduras ruins, sódio e açúcar|3|, têm sido|4|, cada vez mais|5| presente no dia a dia da população. |6|É o que aponta uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)|1*|. Por consequente|7|, além de contribuir para o surgimentos|8| de outras doenças além da obesidade|9|, como a hipertensão, também eleva o percentual de óbitos gerados por essas enfermidades.”
~1: Toda vez que você afirmar algo assim, é necessário colocar o refente logo em seguida.
~2: Não há necessidade da vírgula nesse trecho.
~3: “Sódio e açúcar” são gorduras?? Ficou confuso essa parte, esse nomes entre parênteses dá ideia de exemplos, cuidado com isso.
~4: ” têm sido” tente evitar essas contruções e não repeti-las.
~5: “cada vez mais” fica entre vírgulas.
~6: Cabe um conectivo aqui.- Desse modo…
~7: Acredito que seja “Por conseguinte,…”
~8: “surgimento” fica no singular.
~9: ” Além da obesidade” fica entre vírgulas.
~ Vc não citou o argumento que colocou no início ” a má qualidade da alimentação”, seu argumento nesse trecho foi sobre “a procura por más dietas pela sociedade.”.
~ Esse parágrafo está um pouco desorganizado, aconselho a , antes de escrever, organizar as informações de maneira gradativa e eatratégica.
“Ademais, a carência de atividades físicas,|1| contribui para a persistência da problemática. De fato, o sedentarismo, ausência de práticas físicas ou esportivas, considerada a|2| “doença do século”, é uma das razões para o surgimento da obesidade. |3|Isso é o que mostra um levantamento feito pela (PNS) Pesquisa Nacional de Saúde|4|, divulgada pelo IBGE. Dessa forma, a causa persiste e uma provável solução se mostra|5| ainda|6| distante.|7| Visto que, segundo a mesma pesquisa, os números de pessoas obesas mais que dobrou nos últimos 16 anos.”
~1 Não há vírgula aqui, pois separa o sujeito do verbo.
~2: Esse artigo “a” fica também dentro dos parênteses -” A doença do Século”.
~3: Cabe um conectivo aqui- Nesse contexto…
~4: Não se trata de um erro, mas aconselho a afazer o contrário :” levantamento feito pela PNS (Pesquisa Nacional de Saúde).”
~5: Há um ênclise aqui :”mostra-se”.
~6 : “ainda” não é necessário aqui, além disso ficaria entre vírgulas.
~7: Não há ponto aqui!! Coloque uma vírgula.
~ Esse trecho possui os mesmo problemas do anterior: organização.Um ponto positivo é que você falou sobre o argumento prometido na introdução.:)
“Portanto, é cabível afirmar que, tanto a má alimentação|1| quanto a ausência de atividades físicas, são obstáculos encontrados a fim de|2| combater o surgimento ou persistência da problemática. |3|Então, cabe ao (MEC) Ministério da Educação|4*| promover aulas e campanhas sobre a alimentação por meio dos recursos midiáticos como, |5|internet, tv e rádio, afim de instruir a população a aderir um estilo de vida saudável. Ainda|6|, o Estado,|7| deve introduzir mais parques, academias, quadras públicas, principalmente em locais mais “esquecidos” como favelas e cortiços|8|, afim de incentivar a prática ao|9| esporte. Então, aos poucos, esta causa vai diminuir até o momento que será controlada.”
~1: Há uma vírgula aqui.
~2:”a fim de”??Parece que os problemas estão a fim de combater eles mesmos, não acha? Cuidado com essas construções, vc pode perder muitos pontos por contradição ou incoerência.
~3: Seria mais adequado utilizar um conectivo – Portanto…, assim…
~4: Aconselho a inverter a estrutura :)
~5: Não necessita uma vírgula aí, colicar o artigo “a” definindo a internet seria melhor.
~6: Cabe um conectivo de adição aqui – Ademais…
~7: Não há vírgula nesse ponto, porque separa sujeito do verbo.
~8: Por mais que isso seja verídico, você não levantou essa questão na argumentação.Isso se configura como uma falha no planejamento do texto.
~9: O correto seria: ” a fim de incentivar a prática [de esportes.]”.
~ Indico que vc proponha um intervenção apenas de um argumento, não que seja errado colocar duas intervenções, é que é mais “seguro” colocar apenas uma.Nesse sentido, escolha o argumento principal dos que você desenvolveu no texto e solucione-o.:)
Boa sorte e bons estudos!! ;)
See lessos testes em animais na fabricação de cosméticos
Lucas.B
Vamos lá!!;) "Na obra “utopia”, do inglês Tomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se|1| pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na atualidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que os testes em animais na fabricação de cosméLeia mais
Vamos lá!!;)
“Na obra “utopia”, do inglês Tomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se|1| pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na atualidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que os testes em animais na fabricação de cosméticos apresenta|2| barreiras, as quais dificultam os planos de More. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um impasse em virtude da negligencia governamental e |3|ausência de informação da população.”
~1: Como o sujeito está explicítio, não há ênclise. – se padroniza.
~2:” apresent[am]” no plural, pois concorda com “os testes”.
~3: Coloca-se o artigo “a” para evitar o paralelismo.:)
~Gostei da Introdução, possui o repetório, a relação com o tema e o encaminhamento argumentativo.
“Convém ressaltar, a principio, que a insuficiência governamental acentua o problema. Nessa perspectiva, segundo Oscar Wilde, escritor do século XIX, ” O primeiro passo é o mais importante na evolução do homem ou nação”. Entretanto, infelizmente,|1| o cenário atual revela o contrario|2| do que o escritor afirma, visto que |3| ações do Estado para combater os testes na fauna para produção de produtos de beleza é escasso, |4|que promove os maus-tratos a esses animais no âmbito social. Diante disso, essa realidade se materializa na hodierna, devido|5| ausência de leis do poder executivo|6| para a diminuição dos testes em animais.”
~1: Não há necessidade da vírgula nesse ponto, pois “infelizmente” não está deslocado.
~2: “contrário” faltou o acento.
~3: Faltou o artigo ” as” determinando “ações”.
~4: Faltou também o artigo “o”.
~5: Falta do artigo “a”.
~6: O Poder Executivo é quem está responsável por executar as leis, quem cria as leis é o Poder Legislativo.Cuidado com isso!!
“Outrossim, outra dificuldade é a falta de informação da sociedade. Nessa conjuntura, no documentário ” Salve Ralph”, |1|aborda a historia de um coelho cobaia,|2| que sofre com as químicas de empresas de|3| produtos estéticos. Contudo, apesar da obra cinematográfica, o corpo social não possui total acesso a informação de como são feitos os testes químicos, |4|que contribui para a carência de informação da população e as torturas – como queimaduras e a morte de alguns animais – da fauna. desse modo,|5| uma mazela na contemporaneidade.”
~1: Seria mais adequado : “é abordada a história de um coelho…”
~2: Não há necessidade de vírgula aí.
~3: A repetição da preposição “de” de inprodutiva é ruim: tente usar algo como ” empresas produtoras de cosmestícos.” itilizar essa locução seria melhor,o que já recita o tema.:)
~4: Falta do artigo “o”.
~5: Acredito que existe o verbo “há” aqui.Cuidado pra não esquecer verbos!!
“Portanto, medidas são necessárias para alterar o impasse. Logo, o Poder Executivo – Órgão|1| responsável por administrar as leis do pais|2| – (agente) deve proporcionar palestras e propagandas nas redes sociais (ação), por meio de parcerias publico- privadas – como Instagram e Facebook -, (meio) a fim de desenvolver uma sociedade mais igualitária (finalidade). Assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.”
~1: Sem maiúscula :^
~2: “país” com acento.
~ Faltou o detalhamento da intervenção.
~Ótima proposta, porém deveria dar mais detalhes,pois a formo como a apresentou ficou muito breve.
See lessVc utilizou argumentos pertinentes ao tema, o que é bom,entretanto, aconselho a organiza-los melhor , assim o argumento fluirá e deixara o texto mais cimpreensível,ok?!
Bem é só isso.Ótimos estudos e boa Sorte!!;)