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Crise Hídrica
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Crise Hídrica O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentLeia mais
Crise Hídrica
O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela escassez de água é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a substituição dos homens por máquinas.
INTRODUÇÃO MTO BOA;
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o problema. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, (1sem cumprirem sua função social sem eficácia). Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, a ausência da água trará à sociedade (2impactos sociais, econômicos e ambientais). Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
1 – CONSTRUÇÃO CONFUSA
2 – FALTOU EXEMPLIFICAR
Além disso, é igualmente preciso apontar a desigualdade social como fator que contribui para a manutenção da falta de recurso hídrico. Posto isso, de acordo com o IBGE, contém somente 3% de água potável no mundo. Diante de tal exposto, é preocupante para o corpo social, pois esse elemento natural é de extrema importante para a sobrevivência humana. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(IMPRODUTIVO, SENSO COMNUM)
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a questão. Desse modo, a modo de solucionar a falta de recurso hídrico, é preciso que o (1Ministério de educação realizar) palestras nas escolas em prol da importância da água. Ademais, (2é função das OMS, em parceria com as distribuidoras no país, distribuir água de forma regulada, para que todos possam usufruir deste recurso e manter suas atividades.) Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
1 – CONSTRUÇÃO CONFUSA
2 – NÃO SEI SE ISSO É FUNÇÃO DA OMS
FALTOU NA SUA PI
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A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
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Bons estudos!
See lessA disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos
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A disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, o que se observa no mundo atual é a humilhação social decorrente da disseminação de imagens não autorizadasLeia mais
A disseminação de imagens não autorizadas na internet e seus efeitos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, o que se observa no mundo atual é a humilhação social decorrente da disseminação de imagens não autorizadas na internet. Nesse âmbito, é lícito destacar a lacuna informacional e o machismo como causas do revés.
Diante desse cenário, a falta de informação contribui para o problema, visto que, muitas vezes, as pessoas não sabem que é considerado um crime pelo código penal. Segundo Emmanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Sob essa perspectiva, vítimas da exposição de imagens pessoais, sem um conhecimento adequado, acabam não denunciando por pensarem que a rede digital é uma terra sem lei, onde podem fazer o que quiserem que não haverá consequências. Dessa forma, a ausência de conhecimento precisa passar por ressignificações para que as pessoas possam identificar e denunciar os casos.
Ademais, o machismo corroí ainda mais a problemática. De acordo com Chimamanda Adichie o pensamento humano se limita por conta dos estereótipos. Nesse sentido, as mulheres são as maiores vítimas da divulgação de nudes – fotos íntimas- , devido , majoritariamente, aos indivíduos considerarem que elas devem ter um comportamento adequado, expondo as imagens como uma forma de lição de moral. Assim, as vítimas são humilhadas e excluídas socialmente, de modo a gerar problemas psicológicos.
Portanto, é necessária uma solução para amenizar o revés. Para isso, o Ministério da Educação deve disponibilizar palestras com advogados sobre o crime da disseminação não autorizada de imagens na internet, por meio da mídia, a exemplos do Instagram e YouTube, a fim de divulgar maior informação e conquistar maiores denúncias. Paralelamente, devem agir a respeito do machismo.
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Desafios das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
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Desafios das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas? O termo “selva de pedra” se refere as metrópoles e é evocado para designar os seus aspectos mais turbulentos no que tange às dificuldades de sobreviver em meio ao seu ritmo caótico.Leia mais
Desafios das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
O termo “selva de pedra” se refere as metrópoles e é evocado para designar os seus aspectos mais turbulentos no que tange às dificuldades de sobreviver em meio ao seu ritmo caótico. Paralelamente, a expressão não falha quando direcionada as grandes cidades brasileiras que lidam com inúmeros problemas, como é o caso da segregação urbana e da poluição, ambas acarretadas pelo crescimento desordenado. Logo, necessita-se de resoluções a fim de se atingir uma melhor qualidade de vida.
Primeiramente, o encarecimento do custo de vida nos centros urbanos afasta a população carente, isto é, provoca a periferização. Nesse sentido, percebe-se que na formação das cidades o centro comercial se torna um espaço desejável e disputado. Por conseguinte, aqueles que não podem arcar com os custos desse local são deslocados às margens da cidade e, assim, há o surgimento de ocupações precárias sem a devida infraestrutura. Com isso, o cotidiano dos que ali residem é marcado pela insegurança, pela violência e pela falta de acesso a serviços básicos, o que prejudica imensuravelmente a qualidade de vida.
Segundamente, é notável que o inchaço das metrópoles é grande contribuinte para a poluição. Nessa perspectiva, o fenômeno do crescimento urbano acelerado se mostra desde a industrialização do séc. XX, que trouxe consigo o êxodo rural. No entanto, apesar da industrialização se mostrar positiva, suas consequências são nefastas no que diz respeito à saúde da população, pois a superlotação gera mais e mais poluição, seja ela atmosférica, visual ou sonora. Fica claro, então, que as grandes cidades brasileiras necessitam de políticas públicas para remediar a situação.
Portanto, urge que o Ministério do desenvolvimento regional, junto ao Ministério do meio ambiente, trace planos de desenvolvimento sustentável para levar melhores condições de moradia e acesso a serviços como saúde e educação para os mais afetados pela segregação socioespacial, isso será possível por meio da implementação de complexos residenciais planejados. Outrossim, deve-se pensar na poluição como uma questão de saúde pública e, por isso, são necessárias campanhas informacionais, por meio das escolas e das mídias sociais, visando alertar acerca das consequências da poluição e o que fazer para reduzi-la, para que assim haja melhoria da qualidade de vida mesmo para a população metropolitana.
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Obstáculos à implementação da educação financeira no Brasil
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Obstáculos à implementação da educação financeira no Brasil No filme “A princesa e o sapo” do estúdio norte-americano Disney, é retratada a história de Tiana, uma garota da cidade de Nova Orleans que começa a guardar dinheiro desde criança para realizar o sonho de abrir um restaurante com seu pai. MLeia mais
Obstáculos à implementação da educação financeira no Brasil
No filme “A princesa e o sapo” do estúdio norte-americano Disney, é retratada a história de Tiana, uma garota da cidade de Nova Orleans que começa a guardar dinheiro desde criança para realizar o sonho de abrir um restaurante com seu pai. Mesmo sem qualquer direcionamento pedagógico, a futura chefe de cozinha torna-se cada vez mais metódica no controle de sua renda, conquistando, ao longo da trama, seu desejo. Comum à ficção, no Brasil, muitos cidadãos não possuem qualquer orientação ou aconselhamento quanto à administração e ao uso de seus patrimônios, em virtude da falta de conhecimento e de infraestrutura no país.
Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, a familia e a escola correspondem aos dois primeiros mecanismos de socialização dos seres humanos. Abrangendo tal papel, espera-se que ambas as instituições sociais orientem os indivíduos na compreensão dos diversos setores da comunidade, como o econômico. Todavia, devido à carência de informação, os corpos docente e parental, em muitos casos, se mostram desprovidos de ferramentas que os permitam instruir as crianças e adolescentes a respeito do espaço monetário e de sua importância à sociedade, dificultando a implantação de uma tutoria financeira no território nacional.
Outrossim, a falta de recursos estruturais também contribui para a manutenção do cenário hediondo. De acordo com o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, a educação é um direito social. O ensino financeiro, sendo uma das áreas da esfera educacional, constitui, segundo o código de direitos e deveres do país, uma prerrogativa de toda a população. Entretanto, apesar do que é garantido pela legislação, a dificuldade de acesso a didáticas sobre o tema e a ausência do mesmo no currículo escolar brasileiro tornam-se obstáculos à concessão completa do direito constitucional.
Portanto, frente ao impasse exposto, é mister que ações sejam efetivadas, visando a sua mitigação. Inicialmente, o Ministério da Educação, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, deverá, a partir de verbas governamentais, difundir nos veículos de mídia informações sobre a administração e controle das finanças, criando programas de televisão e quadros em estações de rádio destinados a esse ofício, a fim de orientar os brasileiros. Ademais, o MEC deverá também instruir crianças e adolescentes no setor econômico, por meio da inclusão da disciplina de educação financeira na grade curricular estudantil. Logo, informando a população e provendo recursos ao ensino brasileiro, espera-se que os cidadãos tornem-se conscientes e bem direcionados tal como a personagem Tiana.
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ENEM: Os desafios da educação digital no Brasil
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Os desafios da educação digital no Brasil Em 2020, com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social, as escolas tiveram que se adequar a nova realidade, por meio de aulas online. Nesse contexto, percebeu-se que os desafios acerca da educação digital configuram um grave problema noLeia mais
Os desafios da educação digital no Brasil
Em 2020, com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social, as escolas tiveram que se adequar a nova realidade, por meio de aulas online. Nesse contexto, percebeu-se que os desafios acerca da educação digital configuram um grave problema no Brasil. Sendo assim, é imprescindível analisar, como perpetuadores da situação, não só a dificuldade de acesso à internet por parte da população, como também a falta de infraestrutura das escolas.
Primeiramente, cabe destacar que não são todas as pessoas que possuem contato frequente com o meio digital. A Constituição Federal brasileira garante o direito à educação e ao bem-estar social, apesar disso vê-se que no contexto de educação digital, os indivíduos de classes sociais menos favorecidas geralmente não possuem acesso à internet para a realização de eventuais atividades em casa, e quando possuem, não é de qualidade boa. Assim, é contraditório o pensamento do senso comum, de que todas as crianças estão sempre conectadas à internet.
Além disso, problemas também são observados no que tange à implementação do modelo nas escolas. Um deles é o despreparo dos professores para aulas digitais. Isso ocorre pois as pessoas de idades mais avançadas não foram familiarizados nesse meio, encontrando diversas dificuldades para a realização de tais aulas, como a utilização de aparelhos tecnológicos. Com isso, fica evidente o quanto esse cenário é preocupante e precisa ser revisto.
Portanto, o Governo Federal, em parceria com as escolas, deve promover a capacitação dos professores em lidar com o meio digital, por meio de aulas que expliquem o funcionamento dos aparelhos, programas e softwares – mais especificamente instruindo-os a como proceder nas aulas-, objetivando a melhoria na educação digital do país nas escolas. Além disso, outras medidas devem ser tomadas quanto à utilização da internet em casa pelos alunos. Então, os desafios encontrados na pandemia de 2020 não serão mais uma realidade.
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Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. (ENEM 2021 REGULAR)
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Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. A música “Imagine”, do cantor e compositor britânico John Lennon, retrata uma realidade utópica, onde os seres humanos vivem em perfeita harmonia, em uma sociedade livre de problemas sociais. Entretanto, fora do imaginário arLeia mais
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
A música “Imagine”, do cantor e compositor britânico John Lennon, retrata uma realidade utópica, onde os seres humanos vivem em perfeita harmonia, em uma sociedade livre de problemas sociais. Entretanto, fora do imaginário artístico, observa-se, no Brasil, a existência de desafios para garantir a plena cidadania aos filhos da pátria, a exemplo da invisibilidade causada pela omissão da população ao registro civil. Isso ocorre devido à gritante desigualdade social do país, além da insuficiência das políticas públicas vigentes.
Em primeiro lugar, é válido destacar o histórico desequilíbrio social existente no país como agravante do problema. Sobre isso, Karl Marx, filósofo e ativista alemão, afirmava que a história de todas as sociedades existentes até a atualidade é marcada pela luta de classes, isso indica que a diferença de classes sociais persiste até os dias de hoje e causa mazelas públicas. Sob essa perspectiva, torna-se perceptível que os grupos menos favorecidos socioeconomicamente são, de maneira lamentável, constantemente alvos de problemas como o da temática em questão, sendo necessária maior assistência para esses grupos.
Outrossim, a insuficiência das leis e políticas atuais contribuem para a permanência da invisibilidade social no país. Tal condição era amplamente criticada pelo ilustre filósofo grego Aristóteles, que ensinava que “As políticas devem ser articuladas pelos homens como forma de garantir o equilíbrio social”, ou seja, as ações governamentais devem visar o bom funcionamento de toda a sociedade. Destarte, é inegável que a atual situação civil se dá pela inércia governamental e o tangenciamento da visão aristotélica, visto o persistente desequilíbrio social já discutido.
Infere-se, portanto, que a invisibilidade social no Brasil é uma questão que precisa ser solucionada. Logo, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social – Órgão público responsável por garantir o êxito social, – desenvolver campanhas de incentivo à documentação. Isso deve ser feito por meio de palestras em centros comunitários e maternidades informando sobre a temática, além da viabilização da realização de registros ainda nos hospitais. Tal operação terá por finalidade garantir o acesso à cidadania a todos os brasileiros desde seu nascimento. Dessa forma, o Brasil se aproximará cada vez mais da realidade observada em “Imagine”.
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Fantasmas
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Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil Ser um cidadão, poder escolher seus governantes, frequentar a escola e ter seus direitos básicos garantidos, infelizmente não é a realidade de toda a população brasileira. Logo, essas “pessoas que não existem” estão condLeia mais
Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Ser um cidadão, poder escolher seus governantes, frequentar a escola e ter seus direitos básicos garantidos, infelizmente não é a realidade de toda a população brasileira. Logo, essas “pessoas que não existem” estão condenadas a uma vida de privações, devido a ausência de um registro civil.
Nesse sentido, é valido mencionar que tal invisibilidade social é mais uma das mazelas do capitalismo e progenitora de desigualdades sociais. Visto que, os indivíduos cuja existência não foi oficialmente reconhecida pela União são pobres, majoritariamente negros e periféricos, em síntese, indivíduos historicamente marginalizados pela sociedade. Portanto, a dificuldade de acesso a cidadania está presente no esqueleto da formação do país.
Diante disso, quase dois milhões de brasileiros, segundo o IBGE, são fantasmas vivos em território nacional, constantemente negligenciados pelo Estado, o qual deveria garantir e assegurar os direitos de todos. Assim revelando, mais uma questão social que precisa ser tratada com grande esforço e velocidade.
Portanto, espera-se que o Governo Federal juntamente com os pesquisadores do IBGE, por meio de buscas ativas a quem não possui registro civil, proporcione a confecção do documento. Oferecendo todo o apoio e acompanhamento de assistentes sociais, visando assim resolver o problema do acesso a cidadania e ao registro civil no Brasil.
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Doação de alimentos: entre o combate ao desperdício e o risco à saúde.
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Doação de alimentos: entre o combate ao desperdício e o risco à saúde. A fome, segundo Organização Mundial da Saúde, ceifa mais que guerras e epidemias. Apesar de a Revolução Verde ampliar de forma exponencial a produção, não foi capaz de levar comida na mesa de muitos brasileiros. Acerca disso, surLeia mais
Doação de alimentos: entre o combate ao desperdício e o risco à saúde.
A fome, segundo Organização Mundial da Saúde, ceifa mais que guerras e epidemias. Apesar de a Revolução Verde ampliar de forma exponencial a produção, não foi capaz de levar comida na mesa de muitos brasileiros. Acerca disso, surge a alternativa da doação de alimentos, amenizando o problema, positivada com a Lei 14.016/20 (que incentiva a doação de gêneros não comercializados), que incorre na discussão sobre o desperdício e o risco à saúde desses alimentos.
O primeiro ponto, sobre o enfrentamento do desperdício, que, com o advento dessa lei, facilitou o repasse de alimentos excedentes de supermercado e restaurantes, por exemplo, diminuindo a preocupação do estabelecimento de incorrer em responsabilizações sanitárias. Destarte, tal iniciativa foi fundamental para que chegue o alimento a quem precisa, famílias e grupos em situação de miséria.
Em contrapartida, mesmo que a iniciativa expresse que os alimentos devem estar próprio para consumo, não se preocupa com a qualidade e as características dos alimentos que estão incluídos. Diante disso, embora amenize a fome, contribuirá para outros problemas de saúde, ligados à obesidade e o diabetes, com consumo de hipercalóricos, e ao risco de câncer, com consumo de ultraprocessados.
Por todos esses aspectos, é evidente que a iniciativa é positiva, no entanto é incompleta, podendo ser onerosa futuramente para o Estado e para a população. Diante disse, resta, ao poder público, detalhar a forma dessa distribuição, preocupando-se com as características do alimento, valores nutricionais e o grau de processamento, a fim de não incorrer em novas problemáticas.
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DESAFIOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
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DESAFIOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado debates acerca dos desafios das grandes cidades brasileiras. Nesse viés, nota-se que se as regiões metropolitanas do Brasil tiveram vários avanços tecnológicos e populacionais. Tendo isso em viLeia mais
DESAFIOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado debates acerca dos desafios das grandes cidades brasileiras. Nesse viés, nota-se que se as regiões metropolitanas do Brasil tiveram vários avanços tecnológicos e populacionais. Tendo isso em vista, não só a educação de baixa qualidade nas escolas de ensino público, como também os hospitais superlotados endossam a importância de se resolver o problema.
Em primeiro plano, podemos destacar a educação de baixa qualidade nas escolas de rede pública. Desse modo, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, a taxa de analfabetismo é de 6,6% – o que corresponde a 11 milhões de pessoas. Dessas, mais da metade vive na região Nordeste. Portanto, podemos observar que em algumas escolas ao redor do Brasil, falta estrutura e políticas de educação básica para erradicar com o analfabetismo no Brasil.
Além disso, é notório falar sobre os hospitais superlotados. Como exemplo disso, tem-se a superlotação dos hospitais durante o pico da pandemia do COVID-19 em 2020. Os brasileiros que procuraram atendimento em hospitais públicos e particulares se depararam com uma fila enorme. Isso se deve a vários fatores, como: a falta de equipamentos básicos, falta de pessoal qualificado, baixa remuneração, falta de leitos. Sendo assim, precisamos de soluções imediatas para combater a essa problemática.
Por tudo isso, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar os desafios das grandes cidades brasileiras. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação, fazer um novo projeto para reformular o ensino básico, fundamental e médio. Ademais, é imperioso que o Ministério da Saúde reponha os equipamentos básicos, utilize prontuários eletrônicos, invista na expansão de novos leitos nos hospitais, contrate profissionais capacitados para oferecer um atendimento ágil. Somente assim, podemos resolver a problemática da educação de baixa qualidade e dos hospitais públicos superlotados.
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