Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O trabalho infantil na realidade brasileira.
Ana Leticia G
Olá Daniel!! Corrigi sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero ter te ajudado. A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e em harmonia, na qual é livre de conflitos e negligências sociais . Todavia, a realidade brasileira está distante da nação idealizada pelo escritoLeia mais
Olá Daniel!!
Corrigi sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero ter te ajudado.
A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e em harmonia, na qual é livre de conflitos e negligências sociais . Todavia, a realidade brasileira está distante da nação idealizada pelo escritor, haja vista os desafios existentes para combater o trabalho infantil no país. Certamente, a inoperância estatal e a desigualdade social são fatores que agravam esse quadro.
– a introdução aborda um livro de Thomas More o que mostra que vc tem repertorio socio9cultural, e isso é bom. Nela também vc aponta o problema a ser resolvido e mostra as suas causas “inoperância estatal” e “desigualdade social”. É interessante também pontuar o uso dos conectivos como “todavia” por exemplo. Logo, nota 200 nessa competência.
A princípio, vale destacar a negligência governamental como norteadora da problemática em questão. Acerca disso, a obra “Cidadão de papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, ilustra uma constituição que embora exista no papel, não traduz em direitos reais à população. Fora da literatura, o cenário descrito pelo jornalista, pode ser observado na legislação nacional, uma vez que não exista proteção legal às crianças, como previsto no estatuto da criança e do adolescente. Dessa forma, os mais jovens acabam sendo expostos a condições de trabalho insalubres, tal como operações industriais, mineração ilegal e até mesmo práticas sexuais exploratórias. Contudo, fica evidente a passividade do poder público, ao invisibilizar aqueles que possuem meios limitados para se defender.
-Aqui nota-se mais uma obra bibliográfica de renome, vc traz para o desenvolvimento 1, de forma correta o problema destacado na introdução. É notável também o uso de conectivos, e boa argumentação. logo, nota 160.
Outrossim, a desigualdade social impede a resolução desde lastimável revés. Nesse sentido, a obra “Quarto do despejo”, da Carolina Maria de Jesus, é descrito as vivências reais de uma mulher periférica. A narrativa é marcada pela disparidade financeira nos subúrbios brasileiros, em que a autora é submetida a trabalhos exploratórios, para simplesmente não morrer de fome. Inegavelmente, o abismo socioeconômico vivenciado pela escritora, é compartilhado pelos pequenos cidadãos marginalizados, já que muitos não possuem segurança econômica, muito menos o “luxo” de uma alimentação diária, assim sendo obrigados à aceitarem atividades mal remuneradas, para poderem sobreviver. Diante disso, é inadmissível que este cenário inconstitucional continue a afligir os mais desprotegidos.
Talvez seria interessante você usar outros tipos de repertório e não somente livros, um bom exemplo são as frases filosóficas e fatos históricos. logo, nota 160.
Não vi desvios de português o q
Portanto, faz-se necessário medidas para combater o crescimento do trabalho infantil no Brasil. Para isso, o Governo Federal deve mapear as áreas mais afetadas pela exploração referida, para que assim possa implementar políticas públicas. Isso deve acontecer através do direcionamento de verbas federais significativas, que serão destinadas a construção de escolas humanizadas e a elaboração do projeto “Lugar de Criança”, que fornecerá lares comunitários, alimentação diária, tutores responsáveis e apoio psicológico, a fim de promover a proteção socioeconômica e a dignidade da população mais jovem do país. Ademais, cabe ao Ministério Legislativo, a aplicação efetiva da leis trabalhistas vigentes, aumentando as penalidades aos infratores, juntamente com o Ministério público, que deve fiscalizar a aplicação das medidas indicadas, com intuito de erradicalizar o trabalho infantojuvenil da nação verde-amarela. Assim, como idealizado por Thomas More, a igualdade social e justiça poderão coexistir no território brasileiro.
See lessTema: Perigos da obsolescência programada
Ana Leticia G
Olá Patrick!! Vou tentar corrigir o seu texto de acordo com meus conhecimentos, espero ajudar!!! Primeiramente se nota que você possui conhecimento acerca da estrutura de uma dissertação argumentativa, o texto encontra-se bem estruturado, porém eu citaria o descarte desses objetos brevemente na intrLeia mais
Olá Patrick!!
See lessVou tentar corrigir o seu texto de acordo com meus conhecimentos, espero ajudar!!!
Primeiramente se nota que você possui conhecimento acerca da estrutura de uma dissertação argumentativa, o texto encontra-se bem estruturado, porém eu citaria o descarte desses objetos brevemente na introdução, para apresentar a tese, que são os seus argumentos, e eles precisam aparecer na introdução.
Usaria a 3ª pessoa ao invés da primeira, já que ela é bem mais recorrente em vestibulares.
existem alguns desvios de pontuação, mas nada muito grave, aos poucos, com treinamento você resolve isso.
Eu acho que a palavra “Inviviavel” não existe. Substitua por inabitável.
Prática tem acento.
Você usou o advérbio “onde” de forma equivocada, ele só se aplica a lugares físicos, pode substituir o “onde” por “a qual” ou “na qual”
nota: 760
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Ana Leticia G
Olá Gabruek!!! Vou corrigir a sua redação com base nos meus conhecimentos, espero ajudar. Primeiramente, devo lhe parabenizar pelo seu texto que está muito bem estruturado, contém uma tese, na qual ficam claros os seus argumentos, há também os dois parágrafos de desenvolvimento necessários para a esLeia mais
Olá Gabruek!!!
See lessVou corrigir a sua redação com base nos meus conhecimentos, espero ajudar.
Primeiramente, devo lhe parabenizar pelo seu texto que está muito bem estruturado, contém uma tese, na qual ficam claros os seus argumentos, há também os dois parágrafos de desenvolvimento necessários para a estruturação do texto e uma conclusão com os cinco elementos necessários.
Achei muito valiosas as suas menções a filósofos como Platão.
E muito rico o seu repertório por citar a obra “O Alienista”
Parabéns!!
Nota: 920
Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
Ana Leticia G
Olá, vou tentar corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero ajudar de alguma forma. Bom, sua redação tem alguns problemas estruturais, como por exemplo uma redação modelo Enem, deve ter no mínimo quatro parágrafos, sendo uma introdução, na qual o tema é apresentado, dois desenvolvimentosLeia mais
Olá, vou tentar corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero ajudar de alguma forma.
See lessBom, sua redação tem alguns problemas estruturais, como por exemplo uma redação modelo Enem, deve ter no mínimo quatro parágrafos, sendo uma introdução, na qual o tema é apresentado, dois desenvolvimentos, onde você mostra e explica seus argumentos, e uma conclusão que deve ter cinco elementos (agente, ação, finalidade, modo e detalhamento). Você fez os quatro parágrafos, mas não saltou um espaço.
Os orgãos que você citou na sua proposta devem ser escritos com letra maiúscula.
Na introdução você deve apresrntar sua tese, e no seu texto ela não ficou clara.
Poderia também ter usado mais conectivos para dar mais coesão ao seu texto.
Quem descobriu o Brasil foi Pedro Alvares Cabral, Dom Pedro primeiro e segundo foram os imperadores que o Brasil teria posteriormente.
Nota= 760pts
Você escreve bem, tem repertório, só precisa organizar suas ideias em uma dissertação argumentativa. Continue treinando, você consegue.
O papel da sociedade no combate a violência nas escolas
Ana Leticia G
Olá, vou tentar corrigir sua redação com base no que eu sei, espero ajudar de alguma forma. -Você deve começar o texto usando letra maiúscula. -O início do texto é uma introdução, então você deve começar apresentando o tema. Na introdução você deve também apresentar a sua tese, que são os seus argumLeia mais
Olá, vou tentar corrigir sua redação com base no que eu sei, espero ajudar de alguma forma.
See less-Você deve começar o texto usando letra maiúscula.
-O início do texto é uma introdução, então você deve começar apresentando o tema. Na introdução você deve também apresentar a sua tese, que são os seus argumentos, que devem ser expressos de forma clara.
Você deve também deixar bem claro onde começam e terminam os seus parágrafos, deixando o devido espaço no começo de cada um.
-Você tem bons argumentos, porém deve se atentar a organizar melhor o seu texto e ficar de olho na ortografia.
Nota= 680
Continue aprimorando cada vez mais os seus textos, boa sorte, abraços!!
Desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil
Ana Leticia G
Olá, tudo bem? vou tentar corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero ajudar de alguma forma. Primeiramente, gostei do seu repertório, bastante rico citando sociólogos importantes como Bauman por exemplo. Porém, no seu lugar eu optaria por colocar mais dados estatísticos no seu texto, coLeia mais
Olá, tudo bem? vou tentar corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero ajudar de alguma forma.
See lessPrimeiramente, gostei do seu repertório, bastante rico citando sociólogos importantes como Bauman por exemplo.
Porém, no seu lugar eu optaria por colocar mais dados estatísticos no seu texto, como pesquisas por exemplo,
Talvez você possa ter tangenciado o tema ao citar apenas os indígenas, visto que há mais de vinte e seis comunidades tradicionais catalogadas.
-Já a sua conclusão ficou bem completa com todos os cinco tópicos necessários para uma dissertação argumentativa.
C1= 160
C2=120
C3=200
C4=200
C5=200
Total=880
Consumir para ser feliz?
Ana Leticia G
oii, vou tentar fazer uma correção de acordo com o que eu sei, espero poder ajudar!!! -Bom, primeiramente, você começou muito bem citando um filme, para enriquecer seu texto e contextualizar o tema. -No que diz respeito a coesão, você usou poucos conectivos, acho que poderia ter iniciado a sua conclLeia mais
oii, vou tentar fazer uma correção de acordo com o que eu sei, espero poder ajudar!!!
-Bom, primeiramente, você começou muito bem citando um filme, para enriquecer seu texto e contextualizar o tema.
See less-No que diz respeito a coesão, você usou poucos conectivos, acho que poderia ter iniciado a sua conclusão com um deles, como o “Portanto” por exemplo, e deixado a citação filosófica para colocar no desenvolvimento por exemplo.
-De acordo com o modelo dissertativo argumentativo, que é o utilizado no Enem, no último parágrafo, você precisa deixar sua proposta de intervenção. Que no caso é uma maneira de solucionar o problema, ela precisa de conter cinco itens: Agente (quem pratica a ação), ação (o que deve ser feito para resolver o problema), meio (maneira que a ação será desenvolvida), finalidade (para que a ação será feita) e detalhamento (que é você detalhar um dos itens anteriores).
-Você tem bons argumentos, e bom repertório, só falta aprimorar mais o seu texto para que o mesmo se encaixe numa dissertação argumentativa.
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessOs desafios das cidades
Ana Leticia G
Olá, vou corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero que te ajude. Você começou com alusão histórica à idade dos metais, o que enriquece muito o texto, pois agrega repertório sociocultural à ele. Você também deixou explícitos seus argumentos que foram "as segregação urbana e a e a mobiliLeia mais
Olá, vou corrigir sua redação de acordo com o que eu sei, espero que te ajude.
See lessVocê começou com alusão histórica à idade dos metais, o que enriquece muito o texto, pois agrega repertório sociocultural à ele.
Você também deixou explícitos seus argumentos que foram “as segregação urbana e a e a mobilidade urbana” (não era necessário ter repetido urbana suas vezes nesse período. Poderia ter sido assim “segregação e mobilidade urbana” evitaria repetição de sintagmas e redundância textual.
Você usa conectivos entre um parágrafo e outro o que é muito bom, pois deixa o seu texto organizado e coeso.
Você fez valer tudo que foi dito na introdução nos seus dois desenvolvimentos, ou seja, você mostrou o argumento na introdução e explicou ele no desenvolvimento.
Proposta de intervenção bem completa, nada deixa a desejar.
Parabéns!!! Ótimo texto!
A Luta Contra o Trabalho Infantil no Brasil
Ana Leticia G
Olá, vou corrigir sua redação com base no que eu sei, espero ajudar de alguma forma. Começou bem a redação, alusão histórica é uma ótima forma de enriquecer o texto. De cara na introdução você deixa bem claros os seus argumentos, o que é algo positivo. Você começa seus parágrafos com conectivos o quLeia mais
Olá, vou corrigir sua redação com base no que eu sei, espero ajudar de alguma forma.
Começou bem a redação, alusão histórica é uma ótima forma de enriquecer o texto.
De cara na introdução você deixa bem claros os seus argumentos, o que é algo positivo.
Você começa seus parágrafos com conectivos o que deixa o texto bem organizado e coeso.
Citar Maquiavel foi muito inteligente porque assim você tem repertório sociocultural de diferentes áreas do conhecimento.
Contém dados estatísticos o que ajuda a comprovar seus argumentos.
Você fez duas propostas de intervenção, mas ambas não possuem detalhamento, que é você pegar algum dos itens da sua proposta e se aprofundar mais sobre ele. Ex: você usou o governo federal, poderia ter usado ele para fazer o detalhamento. ” o Governo Federal, órgão de excelência e soberania máxima no país”.
Uma dica é você fechar seu texto retomando aquilo que foi dito na introdução. No seu caso retomando ao regime escravocrata brasileiro.
C1= 200
See lessC2= 200
C3= 200
C4= 160
C5= 160
TOTAL= 920