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TÍTULO: Virtude Moderadora TEMA: preservação da saúde mental em atividades de alta performance
MirellyK
Para Aristóteles, a virtude moral é adquirida pelo hábito e excessos devem ser evitados. Entretanto, o atual modelo econômico brasileiro vai de encontro à filosofia aristotélica, uma vez que a saúde mental é negligenciada. Tal negligência deriva da cultura meritocrática exacerbada, que cobra cada veLeia mais
Para Aristóteles, a virtude moral é adquirida pelo hábito e excessos devem ser evitados. Entretanto, o atual modelo econômico brasileiro vai de encontro à filosofia aristotélica, uma vez que a saúde mental é negligenciada. Tal negligência deriva da cultura meritocrática exacerbada, que cobra cada vez mais da sociedade, e de preconceitos associados a distúrbios psíquicos, que dificultam a busca por tratamento.
Nessa perspectiva, o discurso meritocrático exagerado, segundo o qual o indivíduo deve alcançar a felicidade por meio de esforço individual, prejudica a saúde psíquica no Brasil. Esse discurso tem suas raízes nos ideais iluministas que combateram governos absolutistas no século XVIII. Entretanto, hoje a meritocracia serve para legitimar cobranças e pressões por melhores resultados, na educação e na vida profissional. Disso, podem surgir problemas como ansiedade, depressão, insônia, perda de libido, dentre outros problemas. Em casos extremos, a cultura meritocrática pode levar até mesmo ao suicídio daqueles que “fracassam”.
Além disso, muito (1) desses distúrbios psíquicos são vistos pela sociedade como “frescura”. Essa visão pode ser relacionado (2) ao que Durkheim chamou de “fato social”, sendo a exterioridade – influência inconsciente sobre o indivíduo — uma de suas características. Tal influência fortalece preconceitos relacionados à saúde psicológica e a busca por ajuda profissional é, muitas vezes, feita somente em quadros graves, nos quais há grande (3) possibilidades de surgirem sequelas para toda a vida. Assim, esse fato social acaba por prejudicar a saúde mental no país.
(1) Muitos
(2) Relacionada
(3) Grandes
Portanto, medidas devem ser tomadas para preservar a saúde mental brasileira. Nesse viés, o Ministério das Comunicações, aliado ao Ministério da Saúde, deve promover ações que visem, respectivamente, combater a cultura da meritocracia exacerbada e promover o hábito de cuidar da saúde psicológica. Para isso, o Ministério das Comunicações deve promover campanhas publicitárias nas diversas mídias ensinando que sacrificar tudo por “sucesso” é uma falácia que pode levar à infelicidade e enfermidades mentais. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve implementar programas permanentes de educação psíquica e atendimento psicológico profissional mensal nas escolas de ensino fundamental e médio para pais e alunos. Assim, a cultura e o hábito farão, gradualmente, a sociedade alcançar a virtude moderadora aristotélica.
Achei sua redação muito boa, soube usar os repertórios de maneira produtiva, teve alguns desvios gramaticais, repetiu conectivos, mas no geral está muito boa e bem estruturada.
Espero ter ajudado!!!
See lessA Importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
MirellyK
A prática das atividades físicas estão relacionadas ao cuidado à saúde física e mental, entretanto em profissionais de alta atuação, geralmente essas práticas se tornam compulsórias ocasionando o afastamento dos atletas a essas práticas e a aparição de doenças mentais. Obs.: Dava para ter feito umaLeia mais
A prática das atividades físicas estão relacionadas ao cuidado à saúde física e mental, entretanto em profissionais de alta atuação, geralmente essas práticas se tornam compulsórias ocasionando o afastamento dos atletas a essas práticas e a aparição de doenças mentais.
Obs.: Dava para ter feito uma introdução mais elaborada
Primeiramente, ao observamos, podemos (1) analisar que em nossa sociedade contemporânea há inúmeros casos de profissionais que precisaram se afastar de suas atividades (por desenvolverem doenças mentais), como, por exemplo, a judoca e medalhista de ouro que enfrentou a depressão — uma doença mental- ao decorrer de seus treinos e carreira, (2) segundo o filósofo Rousseau “a natureza torna o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável” seguindo esse contexto, podemos perceber que essa frase se encaixa no sentido que, a atividade física faz bem para o ser humano, porém a cobrança e a prática excessiva torna-o desamparado e triste, obrigando-o a se afastar de suas práticas físicas.
(1) ao observar, pode-se
(2) carreira. Segundo…
Outrossim, são as doenças mentais como consequência dessa prática compulsória, fazendo com que os atletas fiquem inertes as atividades obrigatórias, tendo em vista que as doenças mentais mais comuns são: ansiedade e (1) Depressão, e fazem com que os profissionais tenham crises de pânico, estresses, desânimo e muito mais, deixando de maneira notória a gravidade do problema e seus riscos.
(1) depressão
Obs.: Dava para elaborar mais esse desenvolvimento
Em síntese, as Federações Esportivas (agente) — órgão responsável por administrar e coordenar tais esportes (detalhamento) — devem buscar realizar campanhas e palestras visado (1) a importância da saúde mental e sua preservação, (ação) e também incentivarem os atletas através de panfletos, palestras e reuniões (meio) a buscarem ajuda psicológica de modo a garantir a conservação da saúde mental, garantindo assim a preservação a saúde mental dos atletas e seus devidos cuidados a ela (finalidade).
(1) palestras visando
Obs.: A conclusão teve os requisitos necessários, mas acho que você deveria colocar mais pontos.
Espero ter ajudado!!!
See lessAs consequências da cultura do imediatismo
MirellyK
Na obra “Presente Shock: when everything happens now” “ ou (1) choque do presente: quando tudo acontece agora” do professor, escritor e conferencista, (2) Douglas Rushkoff, é abordado que, em uma sociedade imediatista, o passado não existe e o futuro é sempre incerto. (3) assim, dessa forma as pessoLeia mais
Na obra “Presente Shock: when everything happens now” “ ou (1) choque do presente: quando tudo acontece agora” do professor, escritor e conferencista, (2) Douglas Rushkoff, é abordado que, em uma sociedade imediatista, o passado não existe e o futuro é sempre incerto. (3) assim, dessa forma as pessoas querem tudo para agora. (4) O que causa um grande impacto na nossa saúde mental e até mesmo em outras áreas importantes, como a educação.
(1) Citação em maiúsculo e não precisa colocar o “ou” em aspas – …now” ou “Choque…
(2) Acredito que não era necessário a vírgula – conferencista Douglas…
(3) Início de frase é maiúsculo – Assim
(4) Sem conectivo e não era necessário o ponto, precisava só continuar
Obs.: Poderia ter trabalhado melhor, achei que usou um bom repertório
Logo, a cultura do imediatismo nos traz a sensação de que estamos vivendo em um “eterno presente”, em que tudo deve ser resolvido de forma instantânea e a (1) curtos prazos. Por exemplo, uma pessoa imediatista tem uma ânsia constante de ter tudo agora e de resolver todos os problemas imediatamente. O que pode resultar em sérios transtornos mentais, como a ansiedade e depressão. (2) Já que correr contra o tempo pode ser bastante desgastante para qualquer indivíduo.
(1) Curto prazo
(2) Poderia ser uma vírgula
Obs.: Falou sobre os impactos na saúde
Ademais, destaca – se (1) o impacto do imediatismo na educação. Segundo Zygmount Bauman, professor e sociólogo polonês, nosso sistema educacional atual é uma das vítimas da cultura do imediatismo. Já que para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios. “Não se pode ter os dois. Ou se tem uma educação de qualidade ou se tem o imediatismo.“ Disse Bauman quando entrevistado sobre a cultura do imediatismo, E visto que, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador. Sem refletir ou questionar. (2) E isso segundo Bauman, destrói certas capacidades psicológicas, como atenção, concentração e o chamado pensamento linear.
(1) Destaca-se
(2) Desse modo para Zygmount, educação e imediatismo são termos contraditórios, visto que “não se pode ter os dois, ou se tem uma educação de qualidade ou se tem imediatismo”. No entanto, os alunos aceitam qualquer informação que estiver a um clique de seu computador, sem refletir ou questionar.
Portanto, a cultura do imediatismo deve ser combatido. E para isso, é necessário que o governo federal juntamente com o ministério da saúde (agentes) crie programas direcionados a inteligência emocional e insere (1) em escolas e universidades (ação) para ensinar as pessoas a lidarem com a frustração de não terem tudo imediatamente (finalidade). Assim, se consolidará uma sociedade mais empática e tranquila a todos.
(1) inserir
Obs.: Faltou o detalhamento e o meio
C1: texto com alguns desvios gramaticais – 120
C2:utilizou o repertório de forma produtiva – 200
C3: poucas falhas e desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões – 160
C4: não mostrou diversidade de conectivos – 80
C5: 3 elementos válidos – 120
*Não sei se seriam essas notas*
Total: 680
Espero ter ajudado!!!!!
See lessAs consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
MirellyK
A primeira parte da introdução achei um pouco longa, acredito que poderia ter concluído um período antes, além de deixar um pouco solto por citar "filmes, livros e músicas" sem usar um exemplo. Conseguiu ainda na introdução mostrar para o leitor quais pontos seriam abordados nos próximos parágrafos.Leia mais
A primeira parte da introdução achei um pouco longa, acredito que poderia ter concluído um período antes, além de deixar um pouco solto por citar “filmes, livros e músicas” sem usar um exemplo. Conseguiu ainda na introdução mostrar para o leitor quais pontos seriam abordados nos próximos parágrafos.
See lessRedação com diversificação de conectivos, consegue abordar bem o tema, utilizou os dois repertórios de forma produtiva. Na conclusão citou o agente, o meio, a ação e a finalidade, não deu para discernir o detalhamento.
Espero ter ajudado!!!
Os desafios de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
MirellyK
Utilizou o repertório de maneira produtiva, fez o uso de diversos conectores, apresentou pequenos desvios gramaticais, achei o início do terceiro parágrafo um pouco vago, na conclusão faltou o detalhamento de algum elemento válido que você citou. No geral, gostei bastante da sua redação. Espero terLeia mais
Utilizou o repertório de maneira produtiva, fez o uso de diversos conectores, apresentou pequenos desvios gramaticais, achei o início do terceiro parágrafo um pouco vago, na conclusão faltou o detalhamento de algum elemento válido que você citou. No geral, gostei bastante da sua redação.
See lessEspero ter ajudado!!!!
Texto dissertativo argumentativo para concursos!
MirellyK
Você citou "filmes e séries" na sua redação, poderia dar um exemplo, assim podendo usar como repertório. No segundo parágrafo teve um desvio gramatical "que essa notícias", "notícias" foi escrito no plural, logo "essa" também deveria estar no plural, concordando com a palavra notícias. Podemos perceLeia mais
Você citou “filmes e séries” na sua redação, poderia dar um exemplo, assim podendo usar como repertório. No segundo parágrafo teve um desvio gramatical “que essa notícias”, “notícias” foi escrito no plural, logo “essa” também deveria estar no plural, concordando com a palavra notícias. Podemos perceber outro erro no terceiro parágrafo “para chama mais”, o correto seria “chamar”. A conclusão ficou incompleta tendo em vista que faltou um agente, um modo e uma ação para intervir no problema.
See lessEspero ter ajudado!!!