Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Impactos do lixo plástico no meio ambiente.
LiviaLeitora
Impactos do lixo plástico no meio ambiente. De acordo com a Constituição Federal, é dever do cidadão brasileiro defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Entretanto, esse ecossistema tem sido constantemente prejudicado de várias formas, sendo a mais agravante o descaLeia mais
Impactos do lixo plástico no meio ambiente.
See lessDe acordo com a Constituição Federal, é dever do cidadão brasileiro defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Entretanto, esse ecossistema tem sido constantemente prejudicado de várias formas, sendo a mais agravante o descarte indevido do lixo plástico. Isso ocorre devido a ****faltou crase*********falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a desfazer-se dos resíduos, de forma correta, e a ausência de consciência de grande parte da população sobre os impactos do mesmo na natureza.
No contexto relativo ao lixo no meio ambiente, pode-se citar que na metade do século XX esse era composto, predominante, por matéria orgânica de resto de comida. No entanto, atualmente com a globalização e avanços tecnológicos, a população tem crescido e como consequência produtos de suma importância como: pilhas, baterias de celulares e lâmpadas, são descartados incorretamente pela a população em lagos e rios na quais prejudicam as vidas marinhas. Isso acontece devido a************faltou crase*************** carência de políticas públicas que ajudem os indivíduos a se livrarem corretamente desses compostos em locais adequados. Por conseguinte, ameaçando o habitat natural de animais e comprometendo o bem estar ***********bem-estar******* de moradores que ali vivem.
Ademais, é importante destacar que grande parte da sociedade não tem consciência do desuso correto do lixo. Diante disso, o acúmulo de plásticos nas cidades contribuem para o aumento de enchentes, na qual servem de vetores para insetos e roedores tendi reflexos tanto da degradação ambiental quanto na saúde pública. Segundo o coordenador, Pedro Roberto, do Grupo de Estudos do Meio Ambiente da USP, o maior problema relacionado ao plástico, no Brasil, está associado ao seu uso excessivo e desnecessário, como sacolas e canudos que sai jogados em córregos urbanos e “bueiros”.
Portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para que a problemática em questão deixe de existir. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar projetos por meio das prefeituras com o intuito de criar oficinas públicas que visem ensinar a população a reciclar o que iria ser jogado fora. Outrossim, o Ministério da Justiça deve executar leis mais rígidas através do IBAMA para que as pessoas que joguem lixos em locais que prejudique a fauna ou em lugares urbanos, sejam punidas devidamente. Só assim, esses fatores que causam impactos ambientais deixarão de existir.