Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
{ENEM} A condição de vida nas favelas brasileiras
leticiasiilvah
No livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, a autora descreve a dificuldade que enfrentava para cuidar de seus três filhos e as precárias condições nas favelas. De maneira análoga, percebe-se que uma parte dos indivíduos partilha dessa realidade, tendo em vista que a precariedade da peLeia mais
No livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, a autora descreve a dificuldade que enfrentava para cuidar de seus três filhos e as precárias condições nas favelas. De maneira análoga, percebe-se que uma parte dos indivíduos partilha dessa realidade, tendo em vista que a precariedade da periferia é visível. Tal conjuntura é agravada pela negligência estatal (TESE GENERICA, O QUE ACABA FAZENDO VOC~E FICAR PERDIDA NA HORA DE DESENVOLVER) PODERIA SER A NEGLIGÊNCIA ESTATAL EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO e pela insensibilidade social.
Diante do exposto, é mister destacar que a inoperância do Estado contribui para a miséria nas favelas. De acordo com a Constituição de 1988, todos cidadãos têm o direito à educação de qualidade. Todavia, essa garantia não é efetivada na prática, visto que é alarmante a falta de infraestrutura nas escolas públicas. Sob essa ótica, os alunos periféricos, já que não possuem uma qualificação educacional digna, têm poucas oportunidades de emprego e, consequentemente, alguns acabam se submetendo a trabalhos desumanos ou até mesmo, à criminalidade. Sendo assim, as comunidades sofrem com o aumento da violência, cenário que poderia ter sido evitado, caso anteriormente, o Estado priorizasse a educação nas favelas.
Ademais, vale ressaltar o papel da coletividade na minimização da problemática. Segundo o filósofo Byung Chul-Han, a contemporaneidade é marcada pelo individualismo em detrimento do altruísmo. Nessa lógica, nota-se que isso se relaciona com a ausência de empatia perante as favelas, uma vez que impede a superação da miséria, que deveria ser combatida por meio de doações e de ajudas humanitárias. Tal contexto é comprovado quando se observa os dados divulgados pelo portal R7, de que pouco mais de 7 milhões de brasileiros fazem trabalho voluntário. Dessa forma, é notório que as camadas periféricas necessitam de um apoio mais expressivo, haja vista a pequena quantidade de atividades comunitárias.
Portanto, verifica-se a necessidade de auxiliar favelas brasileiras. Para que isso ocorra , o Ministério da Educação, responsável pela gerência educacional nacional, deve aprimorar as escolas que sofrem com infraestrutura precária, por meio de recursos financeiros, com fito de oferecer um ensino digno e capaz de formar profissionais de qualidade. Outrossim, as instituições de assistencialismo precisam divulgar as suas ações, mediante campanhas publicitárias, com a finalidade de atrair voluntários para ajudar as favelas. Feito isso, a realidade da personagem Carolina não será vivenciada pelo país.
COMP1160
See lessCOMP2 200
COMP3 160
COMP4 200
COMP5 200
920
Comodismo populacional frente ao uso de água no Brasil
leticiasiilvah
A composição musical “Planeta Água”, cantada por Guilherme Arantes, traz boas reflexões por meio de como o artista retrata a relação do planeta Terra, sociedade e a água. Esta cumpre papel de responsabilização pela manutenção das espécies humanas, animais, florestas e o próprio mundo. (CONECTIVO) OLeia mais
A composição musical “Planeta Água”, cantada por Guilherme Arantes, traz boas reflexões por meio de como o artista retrata a relação do planeta Terra, sociedade e a água. Esta cumpre papel de responsabilização pela manutenção das espécies humanas, animais, florestas e o próprio mundo. (CONECTIVO) O Brasil é composto por longo território geográfico, clima de riquezas tropicais, destaque em recursos hídricos, porém o nível de informação que conscientize o povo referente ao uso da água é baixo, e também a produção energética é impactada com o risco hídrico.(O TEMA DEVE ESTA DE FORMA EXPLICIDA NA INTROSUÇÃO) AS TESES ESTÃO CONFUSAS
9CONECTIVO) DEVERIA TER O TÓPICO FRASAL AQUI: TESE + TEMA, PARA DEPOIS VIM O REPERTÓRIO. Conforme o Instituto Trata Brasil indica, quase 40% dos brasileiros desperdiçam água potável. (CONECTIVO)Além do mal uso levar tal recurso hídrico para locais inóspitos, parte da população sofre esse impacto através de falta de água. Tais lugares desagradáveis que são rios com falta de saneamento e até mesmo vazamento de tubulações. As regiões brasileiras que registram perdas maiores são Norte e Nordeste, aonde sofrem com desigualdade social de renda evidente. (PARAGRAFO MUIRO EXPOSITIVO E NADA ARGUMENTATIVO, PQ AS PESSOAS DEPERDIÇAM ÁGUA ? QUAIS AS CONSEQUENCIAS/? DE QUEM É A CULPA?
Por conseguinte, o país ainda tem como principal fonte de energia por meio das hidrelétricas. Uma elevada onda e negligente crise hídrica pode acarretar impactos energéticos em território brasileiro. 149 municípios enfrentam falta de chuvas, de acordo com matéria publicada pela Rádio Nacional, da Empresa Brasileira de Comunicação. Trata-se de um desafio para que não haja racionamento de energia e água. (PARAGRAFO SEM SENTIDO, NÃO CONDIZ COM O TIPO DE TEXTO PEDIDO PELO ENEM)
Por fim, é necessário que os brasileiros retomem atitudes bases que impeçam as subsequentes crises. Ou seja, economizem a água; conscientizem os filhos sobre evitar o desperdício dela. Enquanto o Poder Público deve partir com iminente transmissão de informações para o povo. Seja por meio de mensagens instantâneas, seja por feiras educacionais dentro das escolas públicas e privadas, palestras comunitárias, bem como fornecer entrevistas aos veículos de notícias para abortar alertas à sociedade. (INCOMPLETO, ALÉM DE NÃO RESOLVER AS DUAS TESES COLOCADAS)
See lessDesafios no combate aos crimes cibernéticos
leticiasiilvah
!não irei corrigir gramatica, pois há vários desvios introdução: deveria ter um repertório legitimado e pertinente. Com o surgimento da internet as formas de se relacionar socialmente sofreram mudanças, porém não só ocorreram mudanças nas formas de socialização (PERÍODO REPETITIVO) mas nas maneirasLeia mais
!não irei corrigir gramatica, pois há vários desvios
introdução: deveria ter um repertório legitimado e pertinente.
Com o surgimento da internet as formas de se relacionar socialmente sofreram mudanças, porém não só ocorreram mudanças nas formas de socialização (PERÍODO REPETITIVO) mas nas maneiras de como pessoas de más índoles se aproveitam e roubam os pertences de outros indivíduos (O QUE ISSO TEM HAVER COM O TEMA?, CRIME CIBERNETICOS PODE SER ROUBO DE DADOS, PERSEGUIÇÃO, ESTORÇÃO) . Desse modo, para garantir a segurança virtual, é necessário combater a desinformação populacional acerca da proteção on-line e a falta de moralidade que leva ao acometimento dos crimes virtuais. (BOAS TESES)
Sendo assim, a desproteção dos cidadãos no âmbito cibernético leva ao aumento dos casos desse crime. (CONECTIVO) Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Assim, é necessário que a população esteja ciente de como se proteger, ou seja, “armada” contra esses sujeitos maliciosos que esperam apenas um deslize se apossar de dados. ( AQUI SÓ HÁ REPERTORIO, FALTA ARGUEMNTAÇÃO)
Além disso, é visível nesses casos a perda da moralidade, o que contribui para que haja determinação em cometer tais delitos. Pitágoras, filósofo grego, diz “eduquem as crianças para que não seja necessário castigar os homens”. Assim, é necessário que a moral, como uma boa conduta, esteja difundida entre os povos para que as práticas criminosas cibernéticas não sejam vistas como atrativas. ( AQUI SÓ HÁ REPERTORIO, FALTA ARGUEMNTAÇÃO)
Portanto, para que tais desafios sejam superados e os delitos sejam combatidos, é necessário que o governo federal, como agente responsável pelo país, junto com ministério da educação, façam através dos meios de comunicação campanhas publicitárias e palestras informando como se proteger no meio virtual e engrandecendo as boas condutas que um cidadão deve porta ( NÃO TEM OS 5 ELEMNTOS, ALÉM DE NÃO RESOLVER SUAS DUAS TESES)
COM1 120
See lessCOM2 80
COM3 80
COM4 120
COM5 120
520
A importância do censo demográfico para a população brasileira
leticiasiilvah
Ótima introdução, repertorio legitimado e boas teses. D1; muito expositivo e pouco argumentativo D2; muito expositivo e pouco argumentativo conclusão: boa, porém devem ser em ordem o primeiro problema ser resolvido deve ser o D1 e o segundo o D2 comp1 120 comp2 200 comp3 120 comp4 160 comp4 200 800
Ótima introdução, repertorio legitimado e boas teses.
D1; muito expositivo e pouco argumentativo
D2; muito expositivo e pouco argumentativo
conclusão: boa, porém devem ser em ordem o primeiro problema ser resolvido deve ser o D1 e o segundo o D2
comp1 120
See lesscomp2 200
comp3 120
comp4 160
comp4 200
800
Os efeitos da cultura do cancelamento na sociedade atual. (Por favor corrigir modelo ENEM, com as competências)
leticiasiilvah
INTRODUÇÃO: APRESENTA UM REPERTÓRIO, PORÉM NÃO FOI BEM DESENVOLVIDO. TESES NÃO ESTÃO EXPLICIDAS MUITOS ERROS DE GRAMÁTICA E PONTUAÇÃO. A cantora Karol Conká (,)viu a vida e a carreira virar do avesso após participar ( DEVERIA COLOCAR A EDIÇÃO PRIMEIRO) do “Big Brother Brasil” 21° edição , da TV GlobLeia mais
INTRODUÇÃO: APRESENTA UM REPERTÓRIO, PORÉM NÃO FOI BEM DESENVOLVIDO. TESES NÃO ESTÃO EXPLICIDAS
MUITOS ERROS DE GRAMÁTICA E PONTUAÇÃO.
A cantora Karol Conká (,)viu a vida e a carreira virar do avesso após participar ( DEVERIA COLOCAR A EDIÇÃO PRIMEIRO) do “Big Brother Brasil” 21° edição , da TV Globo. Com a maior taxa de rejeição da história do programa (99,17%), ao deixar o reality show ( FRASE DESNECESSÁRIA), a curitibana perdeu contratos publicitários, teve shows rescindidos e recebeu diversas ameaças por parte de haters (PALAVRA EM OUTRA LÍNGUA DEVE ESTÁ ENTRE ASPAS) em seus veículos sociais. (FALTOU CONECTAR COMO REPERTÓRIO) Cancelar pessoas virou uma prática usada por muitos nas redes sociais nos últimos anos. A internet se tornou uma grande ” justiceira” e uma nova forma de justiça social surgiu: a cultura do cancelamento. Porém, grande parte dos que são cancelados pela “militância digital” não são julgados precisamente, e muitas vezes sofrem de injustiça e consequentemente têm sua imagem prejudicada. Por esse problema de escala global que cresce cada dia mais nos veículos digitais.
(FALTOU CONECTIVO) cancelamento não é um fenômeno social novo. Apontar, julgar e condenar alguém é atitude desde sempre comum, porém, agora, em veículos sociais (MUITA REPETIÇÃO), não mais em “praças públicas” como na “antiguidade” (ASPAS USADAS SEM PRECISSÃO). No entanto, justo por não ser “cara a cara”, encoraja os usuarios a julgar e acreditar que são juízes de fato para condenar comportamentos diferentes de seus ideais ou que eles julguem errados. E é preciso cuidado: os internautas, ao mesmo tempo afoitos e impiedosos, não deixam encobertos nem mesmo pequenos deslizes. Contudo, Anitta, Bianca Andrade, Alessandra Negrini e Kevin Hart sao exemplos de celebridades que já foram “cancelados” nas redes sociais. Como tudo na vida, a cultura do cancelamento tem bônus e ônus. Como ponto positivo, pode-se perceber a indignação das pessoas em relação a situações que antes passavam despercebidas, como casos de preconceito, machismo e racismo. No entanto, cancelar um indivíduo nas redes sociais pode causar muito mal psicológico, moral e até mesmo econômico na vida da vítima. Como dito antes, não são poucos os casos de pessoas injustiçadas por fake News, essa que “destrói” vidas. ( DESENVOLVIMENTO MUITO MAL ELABORADO, IDEIAS DESCONECTADAS, DEVERIA TER 2 DESENEVOLVIMENTO, FALTOU DESENVOLVER SEU PONTO DE VISTA, NÃO CONDIZ COM UMA REDAÇÃO DO ENEM )
See lessO consumo de carne como questão social: a importância de se discutir os hábitos alimentares na sociedade atual
leticiasiilvah
introdução: houve uma boa contextualização, porém as teses foram bem genéricas. D1; Confuso e muito expositivo. Em primeiro lugar (TROCARIA ESSE CONECTIVO), deve-se destacar que a discussão sobre hábitos alimentares engloba, também, aspectos culturais da sociedade em análise. Pode-se citar, por exemLeia mais
introdução: houve uma boa contextualização, porém as teses foram bem genéricas.
D1; Confuso e muito expositivo.
Em primeiro lugar (TROCARIA ESSE CONECTIVO), deve-se destacar que a discussão sobre hábitos alimentares engloba, também, aspectos culturais da sociedade em análise. Pode-se citar, por exemplo, que algumas vertentes religiosas, como o budismo e o hinduísmo, promovem o vegetarianismo como estilo de vida. No entanto, a sociedade ocidental, que possui uma menor porcentagem de adeptos a essas religiões, (SUA TESE FOI GENERICA, CULTURA, PORÉM ESSE PARAGRAFO VOCÊ SE LIMITOU A FALAR DE RELIGIÃO) , apresenta maior dificuldade em variar o cardápio , baseada no valor da carne como forma de elevar o status social (ESSE PERÍODO ESTÁ COMFUSO), além do falso entendimento de que uma refeição sem carne não está completa, visto que a cultura do consumo de proteína animal já está fortemente disseminada. Assim, fica clara a relação entre cultura e consumo de determinados alimentos. ( O QUE A CULTURA IMPACTOU NO CONSUMO DE CARNE NO BRASIL ? QUAIS AS CONSEQUENCIAS ? COMO MODIFICAR?
D2. paragrafo muito confuso, ideias desconectadas e nada haver com a tese
Ligado a isso (MODIFICARIA ESSE CONECTIVO), a análise do consumo ( OU DO TEMA?) de carne também pode ser feita com base na saúde física de quem a consome. Nesse contexto, apesar da proteína animal ser recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, seu consumo excessivo pode ser associado a diversos agravamentos na saúde ( QUAIS? DE EXEMPLOS.). Desse modo, devido a falta de conhecimento nutricional da população (PORQUE NÃO HÁ ESSE CONHECIMENTO? ) ou, ainda, ao preço do alimento (O QUE TEM ESSE PREÇO?), a proteína animal escolhida é, muitas vezes, rica em valores de sódio e gordura, componentes que podem facilitar o desenvolvimento de patologias (QUAIS O QUE ISSO VAI CAUSAR?). Esses dados comprovam-se pelos dados da Faculdade de Saúde Pública da USP, que, em 2020, apontava que 34 mil mortes por câncer ao ano em todo o mundo estavam relacionadas ao consumo de carne processada ( MAS O TEXTO NÃO FALA SOBRE CARNE PROCESSADA, MAS SIM A PROTEÍNA ANIMAL) . Diante desse cenário, percebe-se a importância da discussão para a manutenção do bem estar físico das pessoas.
Em conclusão, fica evidente que a discussão sobre hábitos alimentares abrange aspectos culturais e físicos da sociedade atual. Desse modo, é dever do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, promover a educação nutricional para a população( ONDE VAI OCORRER ?), por meio de palestras e campanhas que apresentem alternativas alimentares e contribuam para a autonomia ao escolher bem os componentes do cardápio, a fim de possibilitar um consumo mais consciente, mas que não ignore os aspectos culturais. Dessa forma, a sociedade atual terá sua cultura e saúde preservadas, a partir de uma discussão eficiente sobre os hábitos alimentares e o consumo de carne.
COMP1 120
COMP2 200
COMP3 120
COMP4 160
COMP5 160
760
See less