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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
LeticiaChristinadaSilvaMoraes
Competência 1: Domínio da norma culta da língua portuguesa Você demonstrou bom domínio da língua, com vocabulário formal e expressões precisas. Há alguns deslizes gramaticais e de pontuação que poderiam ser corrigidos: Em "a cultura africana" seria mais adequado dizer "à cultura africana". "É vistoLeia mais
Competência 1: Domínio da norma culta da língua portuguesa
Você demonstrou bom domínio da língua, com vocabulário formal e expressões precisas. Há alguns deslizes gramaticais e de pontuação que poderiam ser corrigidos:
Em “a cultura africana” seria mais adequado dizer “à cultura africana”.
“É visto que tal narrativa perdura no hodierno” poderia ser reescrito para melhorar a fluidez (por exemplo: “observa-se que essa narrativa ainda perdura atualmente”).
Expressões como “é inércia escolar for a ideia” têm erros gramaticais e dificultam a compreensão.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 2: Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação
Você compreendeu bem o tema e desenvolveu a argumentação focada na valorização das heranças africanas, relacionando o problema ao contexto histórico e contemporâneo. Além disso, a menção ao eurocentrismo e a temas como silenciamento midiático e omissão escolar enriquece o texto. A relevância do tema foi bem explorada, embora referências a autores como George Orwell e Immanuel Kant pareçam ligeiramente forçadas, o que interfere na clareza do argumento.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 3: Seleção e organização das informações
A redação é bem organizada, com uma estrutura clara e argumentos bem distribuídos. Cada parágrafo trata de um aspecto específico do problema, o que facilita a compreensão. A conclusão, no entanto, poderia ser mais direta ao sugerir as propostas, e algumas frases soam redundantes, como “promover a maior disseminação de informações acerca da participação africana na formação da nação”.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 4: Análise crítica dos argumentos
Você apresentou uma reflexão crítica válida sobre o papel da mídia e da escola na valorização da cultura africana. A citação de autores enriqueceu o texto, mas a contextualização de Orwell e Kant poderia ser melhor explorada para que parecessem mais integradas ao tema. Uma análise mais aprofundada da influência dessas instituições tornaria o argumento ainda mais robusto.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 5: Elaboração de proposta de intervenção
A proposta de intervenção está presente e contempla os elementos exigidos: ação, agente, meio e finalidade. No entanto, faltou um pouco mais de detalhamento sobre como essas mudanças poderiam ser implementadas. Seria interessante incluir etapas específicas para a modificação curricular e uma explicação mais clara sobre o papel de filmes e outras mídias na mudança social.
Nota estimada: 140-160/200
Nota Final Estimada
See lessCom base nas avaliações acima, uma nota provável para a sua redação ficaria entre 700 a 780 pontos. Seu texto é claro, pertinente ao tema e demonstra domínio, mas com pequenos ajustes e um cuidado maior com os detalhes gramaticais e a fundamentação, poderia se aproximar ainda mais da nota máxima.
Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
LeticiaChristinadaSilvaMoraes
Competência 1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita A redação possui um bom domínio da norma culta, com poucos erros gramaticais ou de pontuação. A estrutura das frases é clara e formal, o que demonstra habilidade com a norma padrão. Nota: 180/200 Competência 2 - Compreender a proposLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
A redação possui um bom domínio da norma culta, com poucos erros gramaticais ou de pontuação. A estrutura das frases é clara e formal, o que demonstra habilidade com a norma padrão.
Nota: 180/200
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
O tema foi abordado de forma bastante pertinente. A redação utiliza conceitos de diferentes áreas, incluindo citações de Chimamanda Adichie, Friedrich Hegel e Paulo Freire, que foram bem relacionados ao tema. Há um entendimento claro sobre a questão da desvalorização do legado africano no Brasil, alinhado à proposta do ENEM.
Nota: 200/200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Os argumentos são bem estruturados e organizados, com uma progressão lógica. A argumentação é consistente, partindo da análise da inércia governamental e da deficiência educacional e sustentando a tese de que esses fatores dificultam a valorização do legado afro-brasileiro.
Nota: 180/200
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A coesão e coerência do texto são bem trabalhadas. Conectivos e expressões de causa e consequência são utilizados de forma adequada, como “Ademais” e “Portanto”, além de termos como “isto é observado”, o que ajuda na fluidez do texto. O uso de citações também contribui para a construção do argumento.
Nota: 180/200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
A proposta é bem detalhada e exequível. É apresentada uma solução concreta, envolvendo o Ministério da Educação e as escolas, e inclui ações como palestras, oficinas e exposições culturais, com o objetivo de combater a desvalorização da cultura afro-brasileira. A proposta está estruturada com agente, ação, modo e finalidade, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200/200
Nota final: 940/1000
See lessEssa redação apresenta uma excelente argumentação e é bastante consistente com o tema proposto. Com pequenos ajustes, como na revisão de algumas expressões, pode atingir a pontuação máxima. Parabéns pelo trabalho!