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Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Letícia Galvão
C1: A redação apresenta alguns problemas com acentuação, concordância, e uso de maiúsculas. Por exemplo, o correto seria "Constituição Federal", com inicial maiúscula e sem espaço após o hífen ("1988 - Norma"). Outras falhas são observadas em frases como “desafios para a valorização da herança africLeia mais
C1: A redação apresenta alguns problemas com acentuação, concordância, e uso de maiúsculas. Por exemplo, o correto seria “Constituição Federal”, com inicial maiúscula e sem espaço após o hífen (“1988 – Norma”). Outras falhas são observadas em frases como “desafios para a valorização da herança africana no Brasil, se desenvolve”, onde há um erro de concordância. Também há problemas com vírgulas, como em “a má influência mídiatica interfere bastante a valorização”.
Nota: 100
C2: A redação entende bem o tema e se alinha ao debate sobre a valorização da herança africana no Brasil. Cita fatores como negligência do governo e influência da mídia, que são pertinentes ao assunto. Contudo, alguns argumentos são vagos e repetitivos, como o uso repetido de “trabalho escravo”, o que torna a argumentação um pouco limitada. Além disso, a relação entre trabalho escravo e herança africana poderia ter sido melhor explicada.
Nota: 120
C3: Os parágrafos apresentam uma tentativa de organização, mas ainda há falhas na conexão das ideias. A introdução toca nos problemas, mas não os aprofunda; o desenvolvimento tem ideias repetidas, e a conclusão acaba sendo um pouco confusa, com a solução mal explicada. No trecho “Em primeiro plano, é importante ressaltar a ausência de medidas governamental no controle da negligência governamental com trabalho escravo”, a frase é redundante e causa uma leitura truncada.
Nota: 120
C4: A coesão poderia ser melhor trabalhada. A escolha de conectivos está limitada, e há repetições que tornam o texto menos fluido, como “bastante” e “interfere bastante”. Frases como “diante desse quadro alarmante” e “principalmente, no trabalho escravo, podem interferir bastante nesses casos” não contribuem muito para o desenvolvimento do argumento e poderiam ser mais objetivas.
Nota: 100
C5: A proposta de intervenção menciona o Ministério da Educação como responsável pela valorização da herança africana, mas fica vaga e sem detalhamento prático. Não fica claro como a intervenção seria aplicada ou qual seria o impacto esperado. Além disso, menciona “integridade por meio do ministério”, mas isso gera confusão, pois não esclarece exatamente qual seria a ação prática.
Nota: 100
Nota Final: 540
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Letícia Galvão
C1: A redação está bem estruturada e utiliza corretamente a norma culta. No entanto, há pequenos deslizes gramaticais, como a ausência de espaço após uma vírgula ("cultura,o Estado") e algumas construções que poderiam ser aprimoradas, como "a valorização da cultural africana" (corrigido para "culturLeia mais
C1: A redação está bem estruturada e utiliza corretamente a norma culta. No entanto, há pequenos deslizes gramaticais, como a ausência de espaço após uma vírgula (“cultura,o Estado”) e algumas construções que poderiam ser aprimoradas, como “a valorização da cultural africana” (corrigido para “cultura africana”). Além disso, a concordância em “ausência da abordagens” deveria ser corrigida para “ausência das abordagens”.
Nota: 160
C2: A redação demonstra bom entendimento do tema proposto, discutindo a importância da valorização da cultura africana e a influência do governo e da mídia nesse cenário. Os argumentos são relevantes e adequados ao tema. A utilização de citações de Gilberto Dimenstein e Pierre Bourdieu reforça a construção da argumentação e demonstra um repertório cultural adequado.
Nota: 200
C3: Os argumentos estão bem desenvolvidos e organizados em uma estrutura clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os tópicos são explorados de forma coerente e articulada. Entretanto, há pontos onde a coesão pode ser aprimorada, especialmente no trecho final, onde o objetivo de “superar a ‘cidadania aparente’ abordada por Dimenstein” poderia ser melhor explicado.
Nota: 180
C4: A coesão textual está bem trabalhada na maior parte do texto. As transições entre as ideias e os parágrafos são claras, embora possam ser um pouco mais fluídas. Além disso, a escolha do vocabulário está adequada ao tema e contribui para a clareza da argumentação. Pequenos ajustes no uso de conectivos e na concisão das ideias ajudariam a fortalecer a coesão.
Nota: 160
C5: A proposta de intervenção atende às exigências do ENEM, pois é detalhada e indica claramente o papel do Governo Federal e da mídia. A intervenção inclui um agente, uma ação, o meio de execução e o objetivo final. Entretanto, o desfecho poderia ser mais direto ao mencionar o impacto positivo da valorização da cultura africana, complementando o objetivo de superar a “cidadania aparente”.
Nota: 860
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