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O Brasil envelhece: como enfrentar os desafios da melhor idade?
leleticiafb
Oii, como vai? Então, o texto está super bem escrito, segue as orientações de estrutura da redação enem direitinho. -Introdução: Apresentação do tema perfeita, relacionou o repertório super bem com a temática. Apresentou opinião e autoria, com uma tese clara e direta. Só com isso, seu corretor já peLeia mais
Oii, como vai? Então, o texto está super bem escrito, segue as orientações de estrutura da redação enem direitinho.
See less-Introdução: Apresentação do tema perfeita, relacionou o repertório super bem com a temática. Apresentou opinião e autoria, com uma tese clara e direta. Só com isso, seu corretor já percebe que seu texto vai ter uma linearidade com coerência.
-Desenvolvimento: Argumentação forte, repertório muito bem utilizado no primeiro parágrafo. Seu texto não é cansativo de ler, você se sente cada vez mais convencido à medida que lemos cada linha. Seu vocabulário também é rico. Você também fez bom uso dos conectivos entre os períodos, eles são muito importantes para sua pontuação na competência 4.
* Só um adendo para a organização do segundo parágrafo do seu desenvolvimento, é algo mais individual meu, tente não colocar o repertório no finalzinho da sua argumentação, apresente ele logo no segundo período do parágrafo. O ideal são 3 períodos: o tópico frasal; a argumentação com repertório; fechamento da ideia. E assim como você fez no primeiro parágrafo, ligue seus períodos com conectivos. Esse parágrafo tem informações que poderiam ser retiradas, ele fica um pouco grande demais. Pense em seguir esse modelo de 3 períodos.
-Conclusão: Retomou sua tese direitinho (vou até usar esse “vertiginosa” como sinônimo depois kkk). Agora sobre os elementos da proposta:
Agente: poderia ter sido detalhado, como? Assim: “Tal ministério, que é imprescindível para isso, isso e aquilo, deve …”
Ação: válida e pertinente, serve muito bem para o problema apresentado no desenvolvimento 1, você também pode optar por realizar o detalhamento aqui em vez de no agente. Respeita os Direitos Humanos.
Meio: se relaciona com a ação, também pode ser detalhado.
Finalidade: coerente com a intervenção.
No final você fez uma conclusão coerente, mas não há necessidade. Seria mais útil uma segunda intervenção para o problema apresentado no desenvolvimento 2, entende? Essa problemática ficou sem solução, seria uma boa adicioná-la. Na primeira intervenção você cuida do âmbito governamental e na segunda intervenção você cuida do âmbito social, use ela como agente, ou então, use-a como o fato que precisa de solução.
Deixa o repertório só para os primeiros parágrafos, apesar de coerente, falar da bandeira, é desnecessário e por isso, pode contar como repertório improdutivo e tirar pontos seus na competência 2.
Certinho?
Bons estudos!
O desequilíbrio econômico resultante do isolamento social ( POR FAVOR DEIXEM A NOTA, obrigada )
leleticiafb
Boa noite, tudo bem? Vou corrigir seguindo o modelo da redação ENEM (não leve totalmente em consideração minha correção, sou apenas uma estudante e eu não costumo dar notas, apenas mostro os erros mais perceptíveis, mas como você pediu eu pontuarei) - posso não encontrar todos os erros gramaticais,Leia mais
Boa noite, tudo bem?
See lessVou corrigir seguindo o modelo da redação ENEM (não leve totalmente em consideração minha correção, sou apenas uma estudante e eu não costumo dar notas, apenas mostro os erros mais perceptíveis, mas como você pediu eu pontuarei)
– posso não encontrar todos os erros gramaticais, pois tenho apenas a visão de uma estudante, mas vou corrigir o que eu conseguir identificar.
Na introdução eu senti falta da sua opinião, não tem tese nela, tem um repertório que poderia ter sido melhor encaixado e apenas exposições. A banca do enem quer sua opinião bem clara e direta logo na introdução.
Seu parágrafo 1 do desenvolvimento está ótimo ao meu ver, só precisa de mais argumentação, defenda o que você pensa, é isso que o corretor quer ver.
No segundo parágrafo, você precisa iniciá-lo da mesma forma que foi feita no primeiro, use conectivos, “por sua vez” não é muito indicado, pode tirar pontos na competência 4.
“As estimativas são preocupantes, os economista não estão esperançosos, esse desequilíbrio tende a gerar cada dia mais desemprego”, não use expressões como “cada dia mais”, “cada vez mais”, “dia a dia”. A argumentação melhorou, só precisa indicar quais são as fontes dos seus repertórios, de onde você tirou aquela informação do PIB e do dolar, entende?
Na conclusão existe logo na primeira palavra uma incongruência, “contudo” é um conectivo de adversidade, oposição, não pode ser usado para expressar conclusões. Em vez dele use “portanto”. Na sua proposta de intervenção o agente pode ser um pouco mais detalhado, governantes de onde? de que setor? de qual país? Fora isso você tem uma boa proposta.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 200
Bons estudos!
DEBATE SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
leleticiafb
Oie! Então, Na sua introdução você até apresentou bem o tema no início, porém existe uma contradição muito grande em um dos problemas que você apresentou: o auxílio das famílias é um problema por que exatamente? não ficou claro, tente deixar suas ideias sempre bem expostas e explicadas. Pra mim o auLeia mais
Oie! Então,
See lessNa sua introdução você até apresentou bem o tema no início, porém existe uma contradição muito grande em um dos problemas que você apresentou: o auxílio das famílias é um problema por que exatamente? não ficou claro, tente deixar suas ideias sempre bem expostas e explicadas. Pra mim o auxílio das famílias é algo imprescindível e não um problema, entende? Também existe um erro ortográfico na escrita de “particulares”.
No desenvolvimento, sua ideia está bem exposta, mas dá pra perceber que você ainda está aprendendo a estruturação do texto, falo isso porque eu escrevia exatamente assim kkkk então confie no seu processo, você está caminhando bem. *Um adendo: evite expressões como “cada vez mais” ou “dias e dias”, existem outras formas mais apropriadas de apresentar essa mesma ideia só que com outras palavras.
O segundo parágrafo tem aparentemente uma ideia boa, mas está muito confuso, principalmente na última linha.
Na conclusão você cometeu um erro de concordância bem pesado. O correto é “para que esses problemas sejam extinguidos, seria (e não séria) necessária uma colaboração entre a Secretaria ( e não secretária) de Educação…” muito boa a proposta, você só precisa detalhá-la bem mais. Ademais, nunca esqueça de retomar seu ponto de vista no início da conclusão, senti falta disso. E próxima vez, foca em colocar todos os elementos da conclusão caso sua redação seja modelo ENEM (agente, ação, meio, detalhamento e finalidade).
Bons estudos!