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a questão do tabagismo na sociedade brasileira
leleticiafb
Boa noite, tudo bom? Então, desde a introdução do seu texto eu notei que você tem grande domínio da estrutura dissertativa-argumentativa do Enem. Só existem alguns deslizes fáceis de se corrigir. -Introdução: não tenho nada a apontar, é exatamente uma introdução de uma redação 1000. -DesenvolvimentoLeia mais
Boa noite, tudo bom?
See lessEntão, desde a introdução do seu texto eu notei que você tem grande domínio da estrutura dissertativa-argumentativa do Enem. Só existem alguns deslizes fáceis de se corrigir.
-Introdução: não tenho nada a apontar, é exatamente uma introdução de uma redação 1000.
-Desenvolvimento: Seu repertório foi bem colocado, porém nunca escreva Constituição Federal com letra minúscula, os corretores são chatos quanto à isso. Nos dois parágrafos os repertórios são pertinentes e produtivos, mas eu achei eles muito sucintos. Além de apresentá-los você poderia ter argumentado mais. Fora isso, estão todos devidamente interligados garantindo coesão ao texto.
-Conclusão: também está completíssima. Existem apenas alguns erros triviais, como não ter escrito o nome dos ministérios com letra maiúscula e a falta de uma palavra antes de “promovam”, ficaria mais correto escrever “devem promover”.
Texto incrível, parabéns!
Caminho para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
leleticiafb
Oii, tudo bem? -Introdução: muito bem estruturada, não vi nada que precisasse ser mudado. -Desenvolvimento: existem alguns erros de gramática (adolescentes*; necessário*; sofrido*-concordância nominal-; ). Além disso, quando você cita uma instituição, o nome deve ser escrito completamente e não só aLeia mais
Oii, tudo bem?
See less-Introdução: muito bem estruturada, não vi nada que precisasse ser mudado.
-Desenvolvimento: existem alguns erros de gramática (adolescentes*; necessário*; sofrido*-concordância nominal-; ). Além disso, quando você cita uma instituição, o nome deve ser escrito completamente e não só a sigla, escreva Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No segundo parágrafo, eu só achei confusos os exemplos da falta de equipamentos, como você sabe que há falta de carros e funcionários? isso não vem do senso comum, precisa de uma fonte. Tanto o repertório do primeiro parágrafo, como o do segundo são produtivos e pertinentes, parabéns! Corrigindo outras palavras erradas (repudie*; ato de assédio e abuso*-outro erro de concordância-)
-Conclusão: corrija a palavra portanto. Retomou sua tese direitinho. Tribunal deve ter letra maiúscula, fora isso, essa proposta tem todos os elementos ao meu ver, outras pessoas poderão sentir falta do detalhamento, mas eu consegui identificar, posso estar errada, mas é a minha concepção. Na segunda intervenção, não escreva tv, escreva televisão, os corretores tem certo problema com essas abreviações, por isso, é importante evitar. Não ache que é pouca coisa, pode te tirar muitos pontos na comp. 1. Mais adiante, você escreveu um “a” com crase, não há necessidade ao meu ver. É um erro de acentuação. E no finalzinho, substitua ” DE denunciarem seus agressores”, para ” para denunciarem seus agressores”.
-> Um adendo, quando colocamos um repertório na introdução, é indicado sempre retomá-lo em outra parte do texto, para que ele se torne mais produtivo ainda e fique bem interligado na sua ideia principal. Sendo assim, como último período você poderia escrever “o que tornaria válida a afirmação da Constituição Federal, pois assim, as vítimas terão sua proteção e dignidade garantidas.”
Espero ter ajudado, bons estudos!
A questão da amamentação em público
leleticiafb
Oie, tudo bom? Então, eu vejo que você tem uma estrutura textual em mente, só falta a adição de mais detalhes e especificidades -Introdução: existem alguns erros gramaticais, mas são poucos, mais questão de acentuação. O seu repertório poderia ser melhor introduzido, porém está claro que você é a faLeia mais
Oie, tudo bom?
See lessEntão, eu vejo que você tem uma estrutura textual em mente, só falta a adição de mais detalhes e especificidades
-Introdução: existem alguns erros gramaticais, mas são poucos, mais questão de acentuação. O seu repertório poderia ser melhor introduzido, porém está claro que você é a favor da naturalização da amamentação em público.
-Desenvolvimento: eu senti falta de algo que embasasse seu posicionamento, não encontrei repertório. Descrever o que acontece no dia a dia não é considerado um repertório, é mais enquadrado como senso comum. Adicione um repertório produtivo e pertinente. No segundo parágrafo, você apresenta um repertório pertinente. Porém logo no período seguinte você usa dois conectivos e isso deixa a leitura meio estranha, tire o concomitantemente, deixa apenas o em contrapartida. Ele se encaixa melhor sozinho. Nesse parágrafo, você usou dois repertórios, poderia ter feito uma divisão, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou sem nenhum repertório, enquanto o segundo possui dois repertórios que são pertinentes, mas não foram trabalhados completamente, ou seja, não foram produtivos, só foram colocados lá. Eles precisam ser destrinchados, entende? Existem também uma quantidade maior de erros gramaticais.
-Conclusão: a tese foi retomada, tudo ok. Na intervenção, o Poder Legislativo deve ser sempre escrito em letra maiúscula. Existem inadequações no uso da vírgula. Você apresentou todos os elementos, mas não detalhou nenhum deles, na próxima tente detalhar o seu agente, por exemplo, ” o Poder Legislativo, órgão de imprescindível importância para a elaboração e o funcionamento do Estado, deve…”. A progressão da intervenção também está confusa, isso prejudica muito a questão da coerência do seu texto. E no final, após a finalidade, você adicionou um repertório que não foi citado nenhuma vez anteriormente, enquanto o repertório que você citou na introdução ficou sem ser retomado.
*** – S e m p r e que você colocar um repertório na introdução, você não pode deixar de trabalhá-lo. Normalmente, as redações nota mil sempre retomam ele no final da conclusão, seria no lugar dos seu repertório da bandeira nacional. Mas fica a seu critério, eu já retomei ele no desenvolvimento e não tive problemas.
Bons estudos!
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020 – tentem estimar minha nota)
leleticiafb
Oii, tudo bem? Então, texto muito bem escrito, segue toda a estrutura que a banca exige, porém existem alguns pontos para destacarmos. -Introdução: ao meu ver está completa, possui problemática, tese, apresentação...também gostei muito do uso da pergunta para complementar o seu posicionamento, eu aiLeia mais
Oii, tudo bem?
See lessEntão, texto muito bem escrito, segue toda a estrutura que a banca exige, porém existem alguns pontos para destacarmos.
-Introdução: ao meu ver está completa, possui problemática, tese, apresentação…também gostei muito do uso da pergunta para complementar o seu posicionamento, eu ainda não sinto muita segurança em fazer isso, mas é algo pessoal meu. O importante é que essa pergunta seja respondida no decorrer da leitura.
-Desenvolvimento: eu não costumo apontar erros gramaticais nas correções, porém quando eu identifico um facilmente eu gosto de destacar. “Em uma primeira análise é válido ressaltar o quanto as relações humanas …”, você nota que precisam ser adicionadas algumas vírgulas? O correto seria: “Em primeira análise, é válido ressaltar, o quanto as relações humanas…”. A argumentação está concreta e o repertório é produtivo no desenvolvimento 1. No parágrafo 2, também identifiquei estas mesmas características, mas achei que você utilizou mais conectivos, coisa que poderia ter sido feita no parágrafo 1 também, ele possui, mas poderiam existir mais.
-Conclusão: eu usava muito esse tipo de retomada da tese, era sempre a mesma frase no início da conclusão kkkk. Bem, se seus professores não veem problema nisso, siga as orientações deles, mas eu agora prefiro fazer uma retomada mais detalhada, mesmo que ainda gaste 2 ou 3 linhas da minha conclusão. Você fez duas propostas, isso é importante, porém as duas estão incompletas. Creio que se você fizer a primeira inteira (com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento) e a segunda contendo só alguns pontos, sua pontuação pode aumentar. Só senti falta mesmo do detalhamento, e como a banca está muito exigente em relação a isso, ele é muito importante, nunca esqueça de detalhar ao menos um dos 5 pontos que eu citei anteriormente.
Seu vocabulário é ótimo também.
Bons estudos!
sistema Único de Saúde: uma conquista da democracia.
leleticiafb
Oi, tudo bem? Vamos lá -Introdução: sua introdução apresenta alguns dos pontos principais, mas está muito sucinta. Desenvolva-a. -Desenvolvimento: seu desenvolvimento inicia bem, porém, na fonte do seu repertório, você não pode apenas escrever a sigla da instituição. Em vez de só CFM escreva ConselhLeia mais
Oi, tudo bem?
See lessVamos lá
-Introdução: sua introdução apresenta alguns dos pontos principais, mas está muito sucinta. Desenvolva-a.
-Desenvolvimento: seu desenvolvimento inicia bem, porém, na fonte do seu repertório, você não pode apenas escrever a sigla da instituição. Em vez de só CFM escreva Conselho Federal de Medicina. Fora isso, senti falta da sua argumentação, do seu traço de autoria logo no desenvolvimento 1. Seu parágrafo foi somente expositivo, porém o que a banca quer é uma dissertação argumentativa, convença seu corretor, ele precisa de argumentos fortes pra ser convencido. O mesmo problema acontece no segundo parágrafo, está super resumido, destrinche-o, não economize palavras. Não apresentar argumentação vai retirar muitos pontos seus da competência 2, 3 e 4.
-Conclusão: você retoma sua tese, mesmo que rapidamente. O problema está na proposta de intervenção.
Agente: Estado deve ser escrito com letra maiúscula quando falamos da nação, o mesmo acontece com Ministério da Saúde.
Ação: Logo depois você omitiu uma palavra, escreva: “devem desenvolver …”
Meio: foi apresentado em uma ordem não muito convencional e isso pode atrapalhar na coesão e coerência do texto. Escreva-o antes da finalidade.
Detalhamento: está ok
Existem erros gramaticais mais sérios, bem como omissões de palavras, mas eu não avalio esses critérios, só um profissional formado possui propriedade para isso.
Foque em desenvolver suas ideias e apresentar argumentos fortes.
O Brasil envelhece: como enfrentar os desafios da melhor idade?
leleticiafb
Oii, como vai? Então, o texto está super bem escrito, segue as orientações de estrutura da redação enem direitinho. -Introdução: Apresentação do tema perfeita, relacionou o repertório super bem com a temática. Apresentou opinião e autoria, com uma tese clara e direta. Só com isso, seu corretor já peLeia mais
Oii, como vai? Então, o texto está super bem escrito, segue as orientações de estrutura da redação enem direitinho.
See less-Introdução: Apresentação do tema perfeita, relacionou o repertório super bem com a temática. Apresentou opinião e autoria, com uma tese clara e direta. Só com isso, seu corretor já percebe que seu texto vai ter uma linearidade com coerência.
-Desenvolvimento: Argumentação forte, repertório muito bem utilizado no primeiro parágrafo. Seu texto não é cansativo de ler, você se sente cada vez mais convencido à medida que lemos cada linha. Seu vocabulário também é rico. Você também fez bom uso dos conectivos entre os períodos, eles são muito importantes para sua pontuação na competência 4.
* Só um adendo para a organização do segundo parágrafo do seu desenvolvimento, é algo mais individual meu, tente não colocar o repertório no finalzinho da sua argumentação, apresente ele logo no segundo período do parágrafo. O ideal são 3 períodos: o tópico frasal; a argumentação com repertório; fechamento da ideia. E assim como você fez no primeiro parágrafo, ligue seus períodos com conectivos. Esse parágrafo tem informações que poderiam ser retiradas, ele fica um pouco grande demais. Pense em seguir esse modelo de 3 períodos.
-Conclusão: Retomou sua tese direitinho (vou até usar esse “vertiginosa” como sinônimo depois kkk). Agora sobre os elementos da proposta:
Agente: poderia ter sido detalhado, como? Assim: “Tal ministério, que é imprescindível para isso, isso e aquilo, deve …”
Ação: válida e pertinente, serve muito bem para o problema apresentado no desenvolvimento 1, você também pode optar por realizar o detalhamento aqui em vez de no agente. Respeita os Direitos Humanos.
Meio: se relaciona com a ação, também pode ser detalhado.
Finalidade: coerente com a intervenção.
No final você fez uma conclusão coerente, mas não há necessidade. Seria mais útil uma segunda intervenção para o problema apresentado no desenvolvimento 2, entende? Essa problemática ficou sem solução, seria uma boa adicioná-la. Na primeira intervenção você cuida do âmbito governamental e na segunda intervenção você cuida do âmbito social, use ela como agente, ou então, use-a como o fato que precisa de solução.
Deixa o repertório só para os primeiros parágrafos, apesar de coerente, falar da bandeira, é desnecessário e por isso, pode contar como repertório improdutivo e tirar pontos seus na competência 2.
Certinho?
Bons estudos!
O desequilíbrio econômico resultante do isolamento social ( POR FAVOR DEIXEM A NOTA, obrigada )
leleticiafb
Boa noite, tudo bem? Vou corrigir seguindo o modelo da redação ENEM (não leve totalmente em consideração minha correção, sou apenas uma estudante e eu não costumo dar notas, apenas mostro os erros mais perceptíveis, mas como você pediu eu pontuarei) - posso não encontrar todos os erros gramaticais,Leia mais
Boa noite, tudo bem?
See lessVou corrigir seguindo o modelo da redação ENEM (não leve totalmente em consideração minha correção, sou apenas uma estudante e eu não costumo dar notas, apenas mostro os erros mais perceptíveis, mas como você pediu eu pontuarei)
– posso não encontrar todos os erros gramaticais, pois tenho apenas a visão de uma estudante, mas vou corrigir o que eu conseguir identificar.
Na introdução eu senti falta da sua opinião, não tem tese nela, tem um repertório que poderia ter sido melhor encaixado e apenas exposições. A banca do enem quer sua opinião bem clara e direta logo na introdução.
Seu parágrafo 1 do desenvolvimento está ótimo ao meu ver, só precisa de mais argumentação, defenda o que você pensa, é isso que o corretor quer ver.
No segundo parágrafo, você precisa iniciá-lo da mesma forma que foi feita no primeiro, use conectivos, “por sua vez” não é muito indicado, pode tirar pontos na competência 4.
“As estimativas são preocupantes, os economista não estão esperançosos, esse desequilíbrio tende a gerar cada dia mais desemprego”, não use expressões como “cada dia mais”, “cada vez mais”, “dia a dia”. A argumentação melhorou, só precisa indicar quais são as fontes dos seus repertórios, de onde você tirou aquela informação do PIB e do dolar, entende?
Na conclusão existe logo na primeira palavra uma incongruência, “contudo” é um conectivo de adversidade, oposição, não pode ser usado para expressar conclusões. Em vez dele use “portanto”. Na sua proposta de intervenção o agente pode ser um pouco mais detalhado, governantes de onde? de que setor? de qual país? Fora isso você tem uma boa proposta.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 200
Bons estudos!
DEBATE SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
leleticiafb
Oie! Então, Na sua introdução você até apresentou bem o tema no início, porém existe uma contradição muito grande em um dos problemas que você apresentou: o auxílio das famílias é um problema por que exatamente? não ficou claro, tente deixar suas ideias sempre bem expostas e explicadas. Pra mim o auLeia mais
Oie! Então,
See lessNa sua introdução você até apresentou bem o tema no início, porém existe uma contradição muito grande em um dos problemas que você apresentou: o auxílio das famílias é um problema por que exatamente? não ficou claro, tente deixar suas ideias sempre bem expostas e explicadas. Pra mim o auxílio das famílias é algo imprescindível e não um problema, entende? Também existe um erro ortográfico na escrita de “particulares”.
No desenvolvimento, sua ideia está bem exposta, mas dá pra perceber que você ainda está aprendendo a estruturação do texto, falo isso porque eu escrevia exatamente assim kkkk então confie no seu processo, você está caminhando bem. *Um adendo: evite expressões como “cada vez mais” ou “dias e dias”, existem outras formas mais apropriadas de apresentar essa mesma ideia só que com outras palavras.
O segundo parágrafo tem aparentemente uma ideia boa, mas está muito confuso, principalmente na última linha.
Na conclusão você cometeu um erro de concordância bem pesado. O correto é “para que esses problemas sejam extinguidos, seria (e não séria) necessária uma colaboração entre a Secretaria ( e não secretária) de Educação…” muito boa a proposta, você só precisa detalhá-la bem mais. Ademais, nunca esqueça de retomar seu ponto de vista no início da conclusão, senti falta disso. E próxima vez, foca em colocar todos os elementos da conclusão caso sua redação seja modelo ENEM (agente, ação, meio, detalhamento e finalidade).
Bons estudos!
A importância dos museus para a preservação da memória social
leleticiafb
Oii, tudo bom? bem, Na introdução seu repertório se encaixa muito bem ao tema, só acho que você deveria ter feito um link melhor entre ele e a problemática. Depois você apenas apresentou o problema, e apesar de ser possível de notar o seu posicionamento, você não expôs isso como uma tese clara e dirLeia mais
Oii, tudo bom? bem,
Na introdução seu repertório se encaixa muito bem ao tema, só acho que você deveria ter feito um link melhor entre ele e a problemática. Depois você apenas apresentou o problema, e apesar de ser possível de notar o seu posicionamento, você não expôs isso como uma tese clara e direta, se posicione com mais firmeza, o seu corretor deve ser convencido pelo seu ponto de vista, se vc não apresenta uma opinião, a que ele vai ser convencido?
No desenvolvimento temos alguns erros gramaticais e de sintaxe. Não escreva “como por exemplo”, isso é pleonasmo, é o mesmo que dizer que você vai ‘sair pra fora’, entende? Escreva ou só como, ou só por exemplo, e sempre entre vírgulas. Eu entendi sua argumentação, porém de novo, não está explícito, detalhe mais, cite a fonte do seu repertório, o corretor precisa ver se a informação sobre os filmes que você citou são verdadeiras.
No segundo parágrafo, eu achei muito boa a ideia de citar o desinteresse dos jovens, você poderia ter apresentado isso na sua introdução, tornaria seu texto mais linear, as ideias estariam melhor interligadas. Mas, reafirmo, seu desenvolvimento está carecendo de argumentos, escreva, detalhe, argumente e convença o leitor, apenas dizer que é inadmissível e expor fatos sem destrinchá-los não é uma argumentação forte.
Sua conclusão foi o melhor parágrafo do texto. Porém ela está incompleta (lembre, apresente: ação/agente/meio/detalhamento/finalidade). Nos agentes da outra intervenção, você não pode apenas escrever a abreviação do nome do órgão, o mec deve ser apresentado como Ministério da Educação, já o ministério da cultura, infelizmente, foi incorporado em outro ministério, logo, ele não existe mais. Senti falta da finalidade das suas intervenções e muita falta do detalhamento, fora isso, as ações foram bem escolhidas.
Competência 1: 120
Competência 2: 80
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 160
*sou apenas uma estudante, não tenho domínio para aplicar notas, não confie fielmente nas notas dadas, apenas mentalize que o resultado seria aproximado e procure orientação com profissionais da área*
See lessA democratização do cinema no Brasil
leleticiafb
Oii, boa noite. - INTRODUÇÃO: Bem, já notei falhas consideráveis nela, por exemplo, o repertório do filme Coringa não foi bem encaixado ao tema, ele não adiciona em nada, trouxe apenas uma dúvida de porque esse filme foi citado :/ Além disso, você fala que as pessoas não puderam receber a mensagem dLeia mais
Oii, boa noite.
See less– INTRODUÇÃO: Bem, já notei falhas consideráveis nela, por exemplo, o repertório do filme Coringa não foi bem encaixado ao tema, ele não adiciona em nada, trouxe apenas uma dúvida de porque esse filme foi citado :/ Além disso, você fala que as pessoas não puderam receber a mensagem do filme (isso seria dizer q elas não assistiram a ele, certo?), e logo depois você diz que o cinema é democratizado, ou seja, ficou totalmente contraditória a apresentação. Mas eu entendi a mensagem, vc quis dizer que por conta da situação vulnerável e de miséria de algumas pessoas, elas não tem acesso fácil a meios de entretenimento como o cinema. Porém, você não pode confiar no bom senso ou na imaginação do seu corretor, você tem que apresentar tudo o mais claro possível.
-DESENVOLVIMENTO: Aqui você fez um bom início de parágrafo, porém cuidado na apresentação do nome da obra: coloque as ” ” apenas no nome do filme e não com o nome do autor junto (o certo é “A Invenção” de Hugo Cabret.) O repertório é aparentemente pertinente, então foi uma boa escolha. Porém o fechamento do parágrafo está muito vago, você poderia explorar várias coisas nele, use seu poder de argumentação juntamente com o repertório que você apresentou. Fez bom uso dos conectivos, isso é um ponto importante para sua nota, porém precisa ser mais desenvolvido, é exatamente pra isso que serve o desenvolvimento. Apesar de muito rápido e simples, o segundo parágrafo ficou melhor, possui alguns erros gramaticais, mas a estrutura bruta do parágrafo está presente, basta desenvolver e detalhar mais.
-Conclusão: Fez uma boa retomada da tese. O uso do repertório do Kant é um pouco desnecessário, mas você encaixou bem. A proposta tem alguns dos elementos principais, mas ela deve ser muuuito mais detalhada e específica. A banca de correção quer tudo completamente destrinchado, entende? Devemos explicar tudo tim tim por tim tim. Foi boa a retomada do Hugo Cabret. Se possível, faça duas intervenções, uma que use instituições como agente e outra que use a sociedade, por exemplo.
E não esqueça dos 5 elementos da conclusão: ação/agente/meio/detalhamento/finalidade.