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TEMA: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
LeandroCurti
Oii, sua redação ficou muito boa, parabéns! Na minh visão você tira mais de 900 na certa! De acordo com São Tomás de Aquino, todos devem ser tratados com a mesma importância. Na sociedade contemporânea, no entanto, diversos povos e comunidades tradicionais, como os indígenas e ribeirinhos, são constLeia mais
Oii, sua redação ficou muito boa, parabéns! Na minh visão você tira mais de 900 na certa!
De acordo com São Tomás de Aquino, todos devem ser tratados com a mesma importância. Na sociedade contemporânea, no entanto, diversos povos e comunidades tradicionais, como os indígenas e ribeirinhos, são constantemente desvalorizados, de modo que sofrem atos discriminatórios e muitos se encontram excluídos da legislação do país, o que lesiona os direitos que deveriam ser garantidos a esses cidadãos. Sendo assim, urge analisar os desafios que favorecem esse quadro.
Diante desse contexto, vale ressaltar que a herança histórica brasileira, caracterizada por um demasiado preconceito contra esses povos, contribui para o aumento da problemática. Segundo o filósofo Claude Lévi-Strauss, só é possível compreender as ações coletivas a partir do entendimento de eventos históricos. Sob esse viés, é indubitável que desde o início do processo da colonização brasileira, pautada por um discurso etnocentrista, os nativos são, diariamente, discriminados e invisibilizados no território, visto que, suas propriedades são invadidas e degradadas. Além disso, indígenas e quilombolas, por exemplo, são vistos, muitas vezes, como seres incapazes e dotados de uma cultura considerada inferior, o que configura-se como um cenário de ínfima valorização desses habitantes. Logo, é notória a necessidade de modificar essa conjuntura que data de séculos passados.
Ademais, cabe destacar a ineficiência estatal, no que concerne à criação de medidas que busquem promover o reconhecimento dessas comunidades, como um dos principais impulsionadores do problema. Conforme o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de forma que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. Nesse sentido, pode-se observar que existem, no Brasil, diversos povos tradicionais que não são reconhecidos legalmente, o que entrava o exercício da cidadania e a valorização dessa camada social, haja vista que é inexistente a presença de normas constitucionais que assegurem os direitos desses indivíduos. Consequentemente, o desrespeito a esse contingente populacional cresce cada vez mais, uma vez que suas terras, modo de viver e crenças são ameaçadas deliberadamente. Dessa maneira, torna-se essencial que o Estado adote uma postura mais coerente frente a essa temática.
Infere-se, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Desse modo, compete ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional, incentivar a formação de jovens tolerantes às diversidades, por intermédio de cartilhas educativas que exponham a importância dos povos tradicionais, com a finalidade de atenuar a desvalorização desses. Paralelamente, cabe ao Governo Federal estimular o respeito pelas comunidades nativas, por meio de sua inclusão na legislação, com a elaboração de leis, a fim de assegurar a isonomia. Com isso, a máxima de São Tomás de Aquino será posta em prática e os obstáculos que impedem a valorização dessa parcela da população serão superados.
See lessConsumo desenfreado da sociedade brasileira.
LeandroCurti
Oii, seu texto está ótimo! Sem nenhum grande erro, o tema está muito bem colocado no texto, que por sua vez, está muito bem organizado. Tenha cuidado com a competência 1 (domínio da lingua portuguesa), que pode te tirar alguns pontos. Competência 1: 160 Competência 2: 200 Competência 3: 200 CompetênLeia mais
Oii, seu texto está ótimo! Sem nenhum grande erro, o tema está muito bem colocado no texto, que por sua vez, está muito bem organizado. Tenha cuidado com a competência 1 (domínio da lingua portuguesa), que pode te tirar alguns pontos.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Média: 960
See lessO estigma associado às doenças mentais no Brasil:.
LeandroCurti
Oii, a sua redação ficou ótima! Não possui nenhum grande erro, o tema está muito bem colocado no texto, que por sua vez está muito bem organizado. Tenta fazer redações com temas mais distintos, é dificil o enem colocar temas parecidos seguidamente, e cuida pra não esquecer todos os agentes da proposLeia mais
Oii, a sua redação ficou ótima! Não possui nenhum grande erro, o tema está muito bem colocado no texto, que por sua vez está muito bem organizado. Tenta fazer redações com temas mais distintos, é dificil o enem colocar temas parecidos seguidamente, e cuida pra não esquecer todos os agentes da proposta de intervenção.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Nota: 960
See lessa preservação do patrimônio cultural brasileiro ENEM
LeandroCurti
Oiii, sua introdução não foi bem construida, a referência usada não ficou bem conectada ao tema e faltou um desesvolvimento sobre o que viria nos próximos parágrafos. Atente-se aos erros gramaticias, lembrando que a competência 1 da redação é o domínio da língua portuguesa. É preciso organizar melhoLeia mais
Oiii, sua introdução não foi bem construida, a referência usada não ficou bem conectada ao tema e faltou um desesvolvimento sobre o que viria nos próximos parágrafos.
Atente-se aos erros gramaticias, lembrando que a competência 1 da redação é o domínio da língua portuguesa.
É preciso organizar melhor as ideias para selecionar e relacionar corretamende o que será escrito nos desenvolvimentos, não esqueça também que o texto deve ter coerência entre as estruturas dos parágrafos.
Na conclusão, faça uma breve retomata do assunto principal e descreva todos os 5 agentes.
Competência 1: 120
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 120
Competência 5: 120
Média: 560
See lessA população em situação de rua no Brasil
LeandroCurti
Oiii, vc usou uma ótima referência na introdução, mas acho que poderia dar um melhor detalhamento do assunto. Tenta cuidar a organização do texto para poder relacionar melhor seus repertórios. Na conclusão, não esquece de fazer uma retomada, sua proposta estava boa! Competência 1: 160 Competência 2:Leia mais
Oiii, vc usou uma ótima referência na introdução, mas acho que poderia dar um melhor detalhamento do assunto. Tenta cuidar a organização do texto para poder relacionar melhor seus repertórios. Na conclusão, não esquece de fazer uma retomada, sua proposta estava boa!
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Média: 840
See lessDesafios do processo de alfabetização em questão no Brasil
LeandroCurti
Oii, teu texto tá excelente, com ótimas referências e sem apresentar erros gramaticais. A organização das ideias ficaram muito claras e de fácil leitura, e a proposta de intervênção contem todos os agentes muito bem colocados. Parebéns!! Competência 1: 200 Competência 2: 200 Competência 3: 200 CompeLeia mais
Oii, teu texto tá excelente, com ótimas referências e sem apresentar erros gramaticais. A organização das ideias ficaram muito claras e de fácil leitura, e a proposta de intervênção contem todos os agentes muito bem colocados. Parebéns!!
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Média: 1000
See lessO consumo de álcool entre os jovens brasileiros
LeandroCurti
Comentários: A referência uitlizada na introdução não ficou bem ligada ao contexto do texto, tenta também cuidar mais os erros gramaticais. Na conclusão é importante fazer uma breve retomada do texto e dar mais detalhamento as fatos, não esquece que a proposta de intervenção deve apresentar ação (oLeia mais
Comentários:
A referência uitlizada na introdução não ficou bem ligada ao contexto do texto, tenta também cuidar mais os erros gramaticais. Na conclusão é importante fazer uma breve retomada do texto e dar mais detalhamento as fatos, não esquece que a proposta de intervenção deve apresentar ação (o quê), agente (quem?), modo (como?), efeito (para quê) e o detalhamento.
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 80
Média: 680
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