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Estratégias para combater a evasão escolar
LeticiaAlvetti
Oi, boa tarde! Primeiramente, levando-se em consideração o padrão de correção modelo Enem, achei a estrutura do seu texto ótima, muito bem organizada nos 4 parágrafos que você possui. Agora, indo para os pontos específicos: COMPETÊNCIA 1 - demonstrar domínio da língua portuguesa formal 1- Na linha 2Leia mais
Oi, boa tarde! Primeiramente, levando-se em consideração o padrão de correção modelo Enem, achei a estrutura do seu texto ótima, muito bem organizada nos 4 parágrafos que você possui.
Agora, indo para os pontos específicos:
COMPETÊNCIA 1 – demonstrar domínio da língua portuguesa formal
1- Na linha 2 do seu texto “assegura os direitos e deveres pueris e juvenis, entre estes destaca-se o direito à educação de qualidade” há a falta de uma vírgula depois de “entre esses”. E uma sugestão: procure revisar as normas de ênclise para não cometer deslizes no dia da prova.
2- Na linha 4 do seu texto ” é lícito destacar como principais causas do problema limitações físicas” depois de problemas, adicione AS, assim você delimitará melhor, é sempre bom colocar artigos antes de definir os 2 problemas na introdução.
3- Na linha 6 do seu texto “especiais de estudantes impede-os” a ênclise não se encaixa aqui, devendo ser: “especiais de estudantes os impedem”.
4- Na linha 9 “Desse modo, embora existam leis muitas instituições” há falta de vírgula depois de leis.
Nota: como foram mais de 2 erros iguais e outros error (o permitido para não remover pontos nessa competência), 120 (são removidos 40 pontos por vez).
COMPETÊNCIA 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento
Não tenho nenhuma observação negativa nesse quesito, você trouxe o estatuto do adolescente e a citação de Paulo Freire, além de desenvolver uma ótima estrutura, com começo meio e fim, seguindo as normas do texto dissertativo argumentativo.
Nota: 200
COMPETÊNCIA 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões
1- Linha 9 do seu texto “Desse modo, embora existam leis muitas instituições de ensino não apresentam adaptações para atender as deficiências desses alunos.” Especifique essas leis (e lembre-se da acentuação mencionada na competência 1). Por exemplo: “Desse modo, embora existam leis que exijam a inclusão de alunos especiais nas salas de aula, muitas instituições de ensino não apresentam adaptações para atender as deficiências desses alunos”.
2- Linha 11, começo do terceiro parágrafo “Além disso, o dinamismo de ensino não tem atraído os estudantes a participarem das atividades educacionais. ” Nessa primeira frase do parágrafo, deixe seu ponto de vista mais claro, explique porquê o dinamismo não tem atendido os alunos. Exemplo: “Além disso, o dinamismo de ensino não tem atraído os estudantes a participarem das atividades educacionais, uma vez que esse não leva em conta a individualidade de cada aluno”.
Nota: 160 (desconto de 40 pontos por conta desses fatos)
COMPETÊNCIA 4 – demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Linha 7, na segunda frase do seu segundo parágrafo, você não começa usando um conectivo. “Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 5% das crianças com deficiência…”. SEMPRE use conectivos depois de qualquer ponto final no seu texto. Exemplo: Dessa maneira.
Nota: 160
COMPETÊNCIA 5 – conclusão
Você fez todos os 5 passos corretamente (Quem? O que? Como? Por que? Detalhamento). Achei muito boa, só faltou dar um pouco mais de detalhes. Uma dica para isso: procure buscar sempre conectar o final da sua redação com o começo, isso gera um olhar impressionado no corretor e te dá mais detalhamento. Exemplo: termine dizendo que quando o problema for resolvido, os direitos assegurados pelo ECA vão estar presentes na sociedade. Mas, como isso não é uma regra, não acho que vale descontar pontos nesse quesito. Logo:
Nota: 200.
NOTA FINAL: 840.
Espero muito ter te ajudado e ter sido clara. Sua redação está ótima!
See lessDesculpe qualquer coisa e sucesso!!