Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: Desafios para a entrada e para a permanência dos jovens no mercado de trabalho
Isabellemar
Olá, escrevi abaixo as minhas impressões principais sobre a sua redação, espero que te ajude! Introdução - Sugestões - Trazer um repertório sociocultural no início, há muitos modelos disponíveis na internet que são muito bons -Desenvolver mais a sua tese, na minha opinião sua introdução ficou um pouLeia mais
Olá, escrevi abaixo as minhas impressões principais sobre a sua redação, espero que te ajude!
Introdução – Sugestões
– Trazer um repertório sociocultural no início, há muitos modelos disponíveis na internet que são muito bons
-Desenvolver mais a sua tese, na minha opinião sua introdução ficou um pouco curta demais. O uso de repertórios e estratégias argumentativas ajudam a melhorar.
————————————————————-
D1 – Sugestões
– Em alguns trechos você colocou ponto final onde não era necessário, alguns conectivos não devem ser separados por ponto final e outros devem vir com a vírgula (sugiro ver uma aula no yt mesmo sobre isso, vai te dar muitas ideias!)
Ex.: “experiência. Porque, muitas” ; “situação. Pois,”
————————————————————-
D2 – Sugestões
– Quando for mencionar algum dado estatístico, você pode arredondar os valores, e parafrasear para não parecer como um texto jornalístico. Você também pode, inclusive, “incorporar” ele na sua argumentação, para não ficar algo solto. Outra coisa, é importante tomar cuidado com o contexto, pois durante 2020 começou a pandemia, o desemprego aumentou para todas as faixas etárias!
É sempre importante ter uma boa proposta de redação. No ENEM, muitas redações nota 1000 parafrasearam dados estatísticos da própria proposta e conseguiram nota máxima, o segredo é saber usar.
————————————————————
Conclusão – Sugestões
– Cuidado com os agentes, o Ministério do Trabalho não é o responsável por palestras e feiras de profissões. Isso é normalmente feito por empresas, ONGS e etc…
– Sua proposta de intervenção tem que ter 5 elementos : agente, ação, modo, finalidade, detalhamento. Está faltando alguns elementos na sua. Quando você coloca 2 propostas, o corretor apenas considera aquela mais completa.
Finalizando:
Tem muitas aulas gratuitas no youtube, que vão te ajudar demais! Procure sobre uso de conectivos, estratégias argumentativas e como escrever a conclusão da redação ENEM passo-a-passo.
Você também pode fazer a leitura de redações nota 1000, para te dar inspirações na hora de escrever uma redação. Existe a cartilha de redações do Lucas Felpi, no youtube.
Boa sorte! Continue estudando!
See lessCaminhos para Combater o Assédio Sexual no Brasil. se puderem dá nota : ) corrijo de volta!!
Isabellemar
Olá, vou colocar os pontos que mais me chamaram a atenção, espero que te ajude A sua introdução está bem estruturada. Tem repertório, apresenta o tema e os argumentos. Continue assim. A não ser que esteja especificado na proposta de redação ou no tema, você falou apenas sobre assédio em mulheres, maLeia mais
Olá, vou colocar os pontos que mais me chamaram a atenção, espero que te ajude
A sua introdução está bem estruturada. Tem repertório, apresenta o tema e os argumentos. Continue assim.
A não ser que esteja especificado na proposta de redação ou no tema, você falou apenas sobre assédio em mulheres, mas não apenas mulheres sofrem assédio sexual. Você poderia ter falado sobre isso no geral (mulheres, homens, etc…) e depois especificado para mulheres.
No segundo parágrafo, achei o seu argumento da idade antiga muito vago. Qual a sua fonte que as mulheres eram apenas usadas para entreter? A idade antiga é muito extensa e existiram vários povos diferentes pelo mundo, Cleópatra foi rainha do Egito… Enfim, se você for um argumento assim, prefira falar de algo específico, algum fato que realmente ocorreu nesse período para que você tenha credibilidade no seu argumento. Isso vale para todo o texto. A sua referencia à série foi boa e valeria se você desenvolvesse apenas ela no seu parágrafo.
Seu argumento no terceiro parágrafo é muito válido mas faltou um dado repertório para dar credibilidade a ele. Se você precisar usar um dado estatístico da proposta, você pode (só 1 em), mas se lembre de parafrasear.
Conclusão está boa. Se você preferir, pode resolver apenas um argumento apresentado e citar um breve. Os corretores só consideram 1 proposta COMPLETA. Portanto, você pode apresentar duas desde que pelo menos uma esteja completa.
Espero ter ajudado!
See lessA questão da fome em tempos de pandemia
bealacerda
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar - Na introdução, faltou a tese. - O repertório citado no 2° parágrafo é muito bom, considerando que é pertinente e você soube explicar bem o que ele tem a ver com o tema. - "1% dos mais ricos obtinha quase 9% do total de riquezas no país" creio que o cLeia mais
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar
– Na introdução, faltou a tese.
– O repertório citado no 2° parágrafo é muito bom, considerando que é pertinente e você soube explicar bem o que ele tem a ver com o tema.
– “1% dos mais ricos obtinha quase 9% do total de riquezas no país” creio que o certo seria obtinham
– Faltou desenvolver um pouco a parte em que vc cita o alto preço dos alimentos e a grande taxa de desemprego.
– A conclusão não resolve completamente os problemas citados.
Dito isso, sua redação está maravilhosa, desenvolvendo-a um pouco mais acredito que ficará perfeita. Acho que tiraria um 700+ no ENEM.
See less|Problemas infantis causados pelas tecnologias
bealacerda
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar Primeiro parágrafo: a tese seria mais pertinente no final desse parágrafo, pois ficaria mais fácil identificá-la. Porém, ela é muito boa e pertinente com o tema. Ainda, é necessário colocar algum repertório, como uma frase de filósofo, contexto históriLeia mais
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar
Primeiro parágrafo: a tese seria mais pertinente no final desse parágrafo, pois ficaria mais fácil identificá-la. Porém, ela é muito boa e pertinente com o tema. Ainda, é necessário colocar algum repertório, como uma frase de filósofo, contexto histórico, dado estatístico, um filme, livro ou série etc. Isso serve para comprovar o que você está escrevendo. Além disso, existem alguns erros gramaticais, como falta de acentuação.
Segundo e terceiro: estão um pouco pequenos, e seria necessário desenvolver um pouco mais. mas adorei as soluções que você deu. Novamente, caberia um repertório.
Quarto parágrafo: deveria estar junto com a conclusão.
Último: os elementos de uma conclusão são: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos. Certifique-se de que todos estão presentes na redação.
Dito isso, sua redação está boa, só sugiro estudar a estrutura cobrada e acrescentar repertórios socioculturais :)
See lessSaneamento básico no Brasil
bealacerda
Não sou especialista mas vou tentar ajudar e dar uma nota baseada as competências do ENEM. - Seus repertórios são muito bons, diversificados e condizentes com o tema. - A tese está bem clara, o que é ótimo. - No começo do 2° parágrafo, cabe um conectivo antes de "Embora a rápida urbanização..." - VcLeia mais
Não sou especialista mas vou tentar ajudar e dar uma nota baseada as competências do ENEM.
See less– Seus repertórios são muito bons, diversificados e condizentes com o tema.
– A tese está bem clara, o que é ótimo.
– No começo do 2° parágrafo, cabe um conectivo antes de “Embora a rápida urbanização…”
– Vc argumentou muito bem.
– Acho que a finalização da redação poderia ser feita de uma forma melhor, como voltando a citar o livro do início, pois isso mostra projeto de texto. Do modo que vc fez, fica meio jogado.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
TOTAL: 920 pontos
Publicidade infantil em questão no Brasil (ENEM 2014)
bealacerda
Oi, não sou especialista mas vou tentar ajudar Na Introdução, sua tese poderia ter ficado um pouco mais clara. Ficou um pouco confusa. No segundo parágrafo, faltou um repertório, um detalhamento, para dar uma base aos seus argumentos, ou seja, uma citação, um dado estatístico, algo assim. No terceirLeia mais
Oi, não sou especialista mas vou tentar ajudar
Na Introdução, sua tese poderia ter ficado um pouco mais clara. Ficou um pouco confusa.
No segundo parágrafo, faltou um repertório, um detalhamento, para dar uma base aos seus argumentos, ou seja, uma citação, um dado estatístico, algo assim.
No terceiro, é necessário colocar a fonte das informações que você mostrou.
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 200
T: 800
See lessO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
bealacerda
Não sou especialista mas vou tentar ajudar, destacando alguns pontos durante a redação: Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporLeia mais
Não sou especialista mas vou tentar ajudar, destacando alguns pontos durante a redação:
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o desperdício de alimentos no território brasileiro apresenta barreiras, as quais dificultam os planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da cultura do consumo como também da falta de medidas governamentais. [Essa frase deveria ser a última da introdução, visto que é a tese.] Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, vale destacar a influência do sistema capitalista no comportamento consumista da população brasileira, resultado da Revolução Industrial que proporcionou a produção em série e o consumo em massa de produtos alimentícios. De acordo com o filósofo Karl Marx, o sistema atual criou o fetiche sobre a mercadoria, gerando a ilusão de felicidade em cima da compra de um produto. Desse modo, fica evidente que a cultura do consumo agrava a problemática, criando impactos negativos na economia do país.
Ressalte-se, ademais, [não acho que tenha necessidade desses dois conectivos] o descaso dos setores governamentais no combate ao desperdício de alimentos, causando a má utilização e o desperdício das mercadorias produzidas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, contudo, esse cenário diverge da realidade brasileira na qual não há total garantia de privilégio. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal, com o intuito de moldar esse cenário deletério. [Essa última frase não é muito útil aqui, ela faz parte da conclusão, onde você tenta resolver as problemáticas que citou durante o texto.]
Depreende-se, portanto, medidas que possam combater esses obstáculos. Nesse contexto, urge que o Ministério da Economia crie, por meio de verbas governamentais, campanhas de conscientização que possam estimular a redução do consumo exacerbado de produção alimentícios e a prática de atividades sustentáveis que diminuam os efeitos provocados pela cultura do consumo. Assim, será possível atenuar os impactos nocivos do desperdício de alimentos no cenário brasileiro e promover a coletividade alcançada na Utopia de More. [Ótima conclusão, o final remetendo à introdução fecha com chave de ouro.]
See lessAs novas tecnologias voltadas ao ensino e aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas.
bealacerda
Não sou especialista mas vou tentar ajudar. Sua redação está muito boa e acredito que alcançaria uma boa nota, vou destacar alguns pontos: - A introdução poderia ser um pouco mais objetiva, visto que está um pouco cansativa. - Repertórios muito bons e relevantes. - No segundo parágrafo, caberiam maiLeia mais
Não sou especialista mas vou tentar ajudar.
See lessSua redação está muito boa e acredito que alcançaria uma boa nota, vou destacar alguns pontos:
– A introdução poderia ser um pouco mais objetiva, visto que está um pouco cansativa.
– Repertórios muito bons e relevantes.
– No segundo parágrafo, caberiam mais repertórios e fontes, uma vez que você precisa explicar da onde vêm os dados fornecidos.
– Existem alguns erros na conclusão, acho que faltou revisar um pouco. E lembre-se: o que, quem, para quê, como e explicação.
A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea.
bealacerda
olá, não sou especialista nem nada mas vou tentar ajudar acho que um do principais pontos para destacar é que a redação precisa ser um pouco mais sucinta, considerando que o corretor não tem muito tempo para corrigir a redação. além disso, dessa forma é mais difícil se perder. por isso, recomendo quLeia mais
olá, não sou especialista nem nada mas vou tentar ajudar
See lessacho que um do principais pontos para destacar é que a redação precisa ser um pouco mais sucinta, considerando que o corretor não tem muito tempo para corrigir a redação. além disso, dessa forma é mais difícil se perder. por isso, recomendo que você organize melhor suas ideias, para escrever uma mensagem clara.
fora isso, gostei do argumentos que você usou e da alusão à alice no país das maravilhas. boa sorte!!
Tema: A questão do indígena na contemporaneidade
Isabellemar
Boa tarde, não sou corretora por isso vou chamar os pontos que mais me chamaram atenção e espero que te ajude a corrigir sua redação - A sua introdução ficou um pouco incompleta no sentido de não apresentar o que seria tratado no texto, você colocou apenas a questão da demarcação de terras e não falLeia mais
Boa tarde, não sou corretora por isso vou chamar os pontos que mais me chamaram atenção e espero que te ajude a corrigir sua redação
– A sua introdução ficou um pouco incompleta no sentido de não apresentar o que seria tratado no texto, você colocou apenas a questão da demarcação de terras e não falou sobre o preconceito e raízes históricas (tratado no D1). Minha dica é deixar mais claro isso quando for montar a introdução (os corretores chamam de planejamento de texto).
– Você citou Sesai e Funai, mas não apresentou o que essas siglas significam, seria interessante colocar primeiro Fundação Nacional do Índio (Funai) e depois citar apenas a sigla.
-“..a contemporaneidade é impresíndivel para a construção..”. O correto seria “imprescindível”
-“com o apoio de órgão parceiros,”. O correto seria ” com o apoio de órgãos parceiros”
-A sua argumentação foi a melhor parte do seu texto na minha opinião, você apresentou palavras como “inapto” que demonstram seu ponto de vista, além de ter colocado exemplos. Porém, a sua proposta de intervenção está nula, porque “garantir que a demarcação de terras ocorra de maneira efetiva,” já é o trabalho da Funai, então você apenas reforçou o problema que já está acontecendo. Eu acho que seria interessante tentar criar algo novo na proposta, para te ajudar nisso tente já trazer uma abordagem diferente na própria argumentação (trazendo um problema que não é exposto frequentemente para resolvê-lo na proposta, ou simplesmente seja criativa nessa parte – você não precisa resolver, pode apenas amenizar)
Esses foram os pontos que mais me chamaram atenção sobre a sua redação, espero que tenha ajudado e continue praticando!
See less