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Os desafios dos indígenas na contemporaneidade
Larii
•Em um primeiro momento, o texto parece exprimir uma abordagem genérica, isto é, que abrangeria outras temáticas; isso não é necessariamente um problema, mas é importante estar atento para o texto não ficar vago. •O texto parece ter um bom planejamento, que podemos observar com a tese discutida nosLeia mais
•Em um primeiro momento, o texto parece exprimir uma abordagem genérica, isto é, que abrangeria outras temáticas; isso não é necessariamente um problema, mas é importante estar atento para o texto não ficar vago.
See less•O texto parece ter um bom planejamento, que podemos observar com a tese discutida nos dois desenvolvimentos e na resolução do problema na conclusão. (Competência 3)
•”Visto que”→ Creio que, como não houve nenhuma ressalva após o uso da conjunção, não era necessária a 2ª vírgula.
•”Ademais” = “além disso” (sentido de adição). Contudo, as informações que são conectadas a partir do conectivo não são apenas distintas, mas, na realidade, são complementares. Seria mais apropriado utilizar algum conectivo que expressasse a relação entre as ideias. No parágrafo em questão, ainda, faltou associar o repertório e a individualidade dita com o tema da redação(Competência 2), e ser mais específico. Poderia, por exemplo, especificar leis ou o descaso que ocorre. Nesse sentido, o parágrafo seguinte aparenta ter tudo o que faltava neste, mas com outros argumentos.
•Em ” a tese do autor está presente nas pessoas”, a ideia ficou um pouco confusa. Poderia ter dito que a tese do autor é observada na sociedade contemporânea, retomando o tema da redação.
•”[…] nas pessoas, posto que, os indivíduos […]”→ mesmo erro; não há ressalva, portanto não era necessária aquela 2ª vírgula. 2º erro, perdendo pontos na Competência 1 (Gramática) e na Competência 4 (uso de conjunção)
•Bauman está escrito incorretamente.
•No 3° parágrafo poderia ter colocado ” […] e NAS terras do índios […]”
• A primeira frase do último parágrafo ficou muito abstrato, generalizado. Não perderia pontos, necessariamente, porém, perde-se a chance de incrementar a sua redação retomando o tema, por exemplo. Seria interessante dizer que tipo de panorama é esse, como com “panorama desafiador”.
•Conclusão: ok. (Competência 5)
∟meio/modo 🗸
∟finalidade 🗸
∟detalhamento 🗸
∟Agente 🗸
∟Ação 🗸
•OBS: TEMA (Competência 2)
→Ficaram em primeiro plano as CAUSAS do problema persistir, quando o tema dizia respeito aos DESAFIOS na CONTEMPORANEIDADE. Apesar de se tornar implícito, quando foi dito “perpetuação”, que se trata de um problema hodierno, faltou evidenciar essa atualidade do tema. A perda da identidade cultural indígena, decorrente do individualismo humano, ocorre desde a aculturação provocada pela chegada dos portugueses em 1500. De certa maneira, expôs-se o que precisava ser mudado e as causas do problema, mas não os desafios no contexto atual.
→Um repertório sociocultural que poderia ter sido incluído brilhantemente seria a Funai, que tem tudo a ver com questões indígenas na contemporaneidade, com ínfimo apoio e atenção do governo.