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Invisibilidade e registro civil – Enem 2021
Larii18
Vamos revisar a redação com base nos critérios de correção do Enem, destacando os pontos a serem melhorados para atender às competências exigidas pelo exame. Vou também fazer uma versão corrigida do texto após a análise. ### Análise da Redação com Base nas Competências do Enem 1. **Competência I - DLeia mais
Vamos revisar a redação com base nos critérios de correção do Enem, destacando os pontos a serem melhorados para atender às competências exigidas pelo exame. Vou também fazer uma versão corrigida do texto após a análise.
### Análise da Redação com Base nas Competências do Enem
1. **Competência I – Domínio da norma culta da língua escrita:**
– A redação contém alguns erros gramaticais e de concordância, como: “corpo social direito” (o correto seria “direito ao corpo social”), “porque o povo é afetado por um período de crise financeira e emocional, que assola o país” (deve-se usar “em razão de” ao invés de “porque”), “Jonh Look” (correto: “John Locke”), “revogada” (correto seria “desrespeitada” ou “negligenciada”, pois “revogada” significa anulada por uma autoridade competente) e “por meios de verbas” (correto: “por meio de verbas”).
– Falta de concordância em algumas partes do texto, como “a documentação” (correto: “os documentos”), “deixaram de receber o ‘Auxílio Emergencial’ pois não tinha a documentação necessária” (correto: “porque não tinham”), entre outros.
– **Nota estimada: 80-120/200.**
2. **Competência II – Compreensão da proposta de redação:**
– O texto compreende parcialmente o tema “Invisibilidade e registro civil no Brasil”. Entretanto, há uma confusão de conceitos ao misturar o “Contrato Social” de John Locke e a questão da invisibilidade civil e falta de documentação.
– A argumentação sobre a relação entre a crise causada pela Covid-19 e a falta de documentação é relevante, mas poderia ser melhor explorada. A contextualização histórica da Constituição é um bom ponto, mas poderia ser mais relacionada diretamente com a falta de registro civil.
– **Nota estimada: 120-160/200.**
3. **Competência III – Seleção e organização das informações:**
– A redação apresenta uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão, mas há problemas na organização das ideias. O texto é repetitivo em alguns pontos e falta coesão entre os parágrafos. O argumento do “Contrato Social” não é bem integrado ao tema principal.
– Há falta de conexão lógica entre os argumentos apresentados e a proposta de intervenção, o que compromete a coesão do texto.
– **Nota estimada: 100-140/200.**
4. **Competência IV – Demonstração de conhecimento linguístico para argumentação:**
– O texto utiliza alguns conectores e operadores argumentativos, mas de forma limitada. A argumentação poderia ser mais aprofundada e coesa, com uso mais eficiente de recursos linguísticos.
– Há falhas na coerência e na construção lógica das ideias, o que dificulta a clareza da argumentação.
– **Nota estimada: 100-140/200.**
5. **Competência V – Elaboração de uma proposta de intervenção:**
– A proposta de intervenção é pertinente, mas falta detalhamento e precisão. Por exemplo, “criar um programa de nome ‘SOU CIDADÃ’” é uma sugestão interessante, mas não explica claramente como esse programa funcionaria, quem seria o responsável pela execução, como seriam as etapas, prazos e métodos de divulgação e implementação.
– A proposta poderia incluir mais informações sobre como o programa garantiria o acesso ao registro civil e qual seria o impacto esperado.
– **Nota estimada: 100-160/200.**
### Nota Total Estimada: **500-720 pontos.**
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