Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessInvisibilidade e registro social: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Edinaildo2020
oii, tudo bom? Então, farei alguns comentários a respeito do seu texto, mas lembre-se que não sou um profissional, ok? Na introdução vc cita a Constituição Federal e deixa suas teses definidas, isso é bom. No desenvolvimento vc traz algumas citações, porém deixa um pouco a desejar na questão de relaLeia mais
oii, tudo bom?
See lessEntão, farei alguns comentários a respeito do seu texto, mas lembre-se que não sou um profissional, ok?
Na introdução vc cita a Constituição Federal e deixa suas teses definidas, isso é bom.
No desenvolvimento vc traz algumas citações, porém deixa um pouco a desejar na questão de relacioná-las com sua argumentação.
C1-160
C2- 160
C3-160
C4-160
C5-160
Nota final: 800
REDAÇÃO ENEM 2021 – CIDADANIA
Edinaildo2020
Oii, tudo bom? Então, irei fazer alguns comentários a respeito da sua redação, mas lembre-se que não sou um profissional, ok? Então, na introdução eu senti falta de você mostrar para o corretor o tema mais exposto, uma vez que você não cita a questão do registro civil. No desenvolvimento senti faltaLeia mais
Oii, tudo bom?
See lessEntão, irei fazer alguns comentários a respeito da sua redação, mas lembre-se que não sou um profissional, ok?
Então, na introdução eu senti falta de você mostrar para o corretor o tema mais exposto, uma vez que você não cita a questão do registro civil.
No desenvolvimento senti falta de uma argumentação mais consistente, que mostrasse de fato o seu ponto de vista.
conclusão faltou o meio/modo
C1- 160
C2-160
c3-120
c4- 160
c5-160
Nota final: 760
parabéns
A questão da fome em tempos de pandemia
bealacerda
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar - Na introdução, faltou a tese. - O repertório citado no 2° parágrafo é muito bom, considerando que é pertinente e você soube explicar bem o que ele tem a ver com o tema. - "1% dos mais ricos obtinha quase 9% do total de riquezas no país" creio que o cLeia mais
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar
– Na introdução, faltou a tese.
– O repertório citado no 2° parágrafo é muito bom, considerando que é pertinente e você soube explicar bem o que ele tem a ver com o tema.
– “1% dos mais ricos obtinha quase 9% do total de riquezas no país” creio que o certo seria obtinham
– Faltou desenvolver um pouco a parte em que vc cita o alto preço dos alimentos e a grande taxa de desemprego.
– A conclusão não resolve completamente os problemas citados.
Dito isso, sua redação está maravilhosa, desenvolvendo-a um pouco mais acredito que ficará perfeita. Acho que tiraria um 700+ no ENEM.
See less|Problemas infantis causados pelas tecnologias
bealacerda
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar Primeiro parágrafo: a tese seria mais pertinente no final desse parágrafo, pois ficaria mais fácil identificá-la. Porém, ela é muito boa e pertinente com o tema. Ainda, é necessário colocar algum repertório, como uma frase de filósofo, contexto históriLeia mais
Olá, não sou especialista mas vou tentar ajudar
Primeiro parágrafo: a tese seria mais pertinente no final desse parágrafo, pois ficaria mais fácil identificá-la. Porém, ela é muito boa e pertinente com o tema. Ainda, é necessário colocar algum repertório, como uma frase de filósofo, contexto histórico, dado estatístico, um filme, livro ou série etc. Isso serve para comprovar o que você está escrevendo. Além disso, existem alguns erros gramaticais, como falta de acentuação.
Segundo e terceiro: estão um pouco pequenos, e seria necessário desenvolver um pouco mais. mas adorei as soluções que você deu. Novamente, caberia um repertório.
Quarto parágrafo: deveria estar junto com a conclusão.
Último: os elementos de uma conclusão são: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos. Certifique-se de que todos estão presentes na redação.
Dito isso, sua redação está boa, só sugiro estudar a estrutura cobrada e acrescentar repertórios socioculturais :)
See lessSaneamento básico no Brasil
bealacerda
Não sou especialista mas vou tentar ajudar e dar uma nota baseada as competências do ENEM. - Seus repertórios são muito bons, diversificados e condizentes com o tema. - A tese está bem clara, o que é ótimo. - No começo do 2° parágrafo, cabe um conectivo antes de "Embora a rápida urbanização..." - VcLeia mais
Não sou especialista mas vou tentar ajudar e dar uma nota baseada as competências do ENEM.
See less– Seus repertórios são muito bons, diversificados e condizentes com o tema.
– A tese está bem clara, o que é ótimo.
– No começo do 2° parágrafo, cabe um conectivo antes de “Embora a rápida urbanização…”
– Vc argumentou muito bem.
– Acho que a finalização da redação poderia ser feita de uma forma melhor, como voltando a citar o livro do início, pois isso mostra projeto de texto. Do modo que vc fez, fica meio jogado.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
TOTAL: 920 pontos
Publicidade infantil em questão no Brasil (ENEM 2014)
bealacerda
Oi, não sou especialista mas vou tentar ajudar Na Introdução, sua tese poderia ter ficado um pouco mais clara. Ficou um pouco confusa. No segundo parágrafo, faltou um repertório, um detalhamento, para dar uma base aos seus argumentos, ou seja, uma citação, um dado estatístico, algo assim. No terceirLeia mais
Oi, não sou especialista mas vou tentar ajudar
Na Introdução, sua tese poderia ter ficado um pouco mais clara. Ficou um pouco confusa.
No segundo parágrafo, faltou um repertório, um detalhamento, para dar uma base aos seus argumentos, ou seja, uma citação, um dado estatístico, algo assim.
No terceiro, é necessário colocar a fonte das informações que você mostrou.
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 200
T: 800
See lessO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
bealacerda
Não sou especialista mas vou tentar ajudar, destacando alguns pontos durante a redação: Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporLeia mais
Não sou especialista mas vou tentar ajudar, destacando alguns pontos durante a redação:
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o desperdício de alimentos no território brasileiro apresenta barreiras, as quais dificultam os planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da cultura do consumo como também da falta de medidas governamentais. [Essa frase deveria ser a última da introdução, visto que é a tese.] Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, vale destacar a influência do sistema capitalista no comportamento consumista da população brasileira, resultado da Revolução Industrial que proporcionou a produção em série e o consumo em massa de produtos alimentícios. De acordo com o filósofo Karl Marx, o sistema atual criou o fetiche sobre a mercadoria, gerando a ilusão de felicidade em cima da compra de um produto. Desse modo, fica evidente que a cultura do consumo agrava a problemática, criando impactos negativos na economia do país.
Ressalte-se, ademais, [não acho que tenha necessidade desses dois conectivos] o descaso dos setores governamentais no combate ao desperdício de alimentos, causando a má utilização e o desperdício das mercadorias produzidas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, contudo, esse cenário diverge da realidade brasileira na qual não há total garantia de privilégio. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal, com o intuito de moldar esse cenário deletério. [Essa última frase não é muito útil aqui, ela faz parte da conclusão, onde você tenta resolver as problemáticas que citou durante o texto.]
Depreende-se, portanto, medidas que possam combater esses obstáculos. Nesse contexto, urge que o Ministério da Economia crie, por meio de verbas governamentais, campanhas de conscientização que possam estimular a redução do consumo exacerbado de produção alimentícios e a prática de atividades sustentáveis que diminuam os efeitos provocados pela cultura do consumo. Assim, será possível atenuar os impactos nocivos do desperdício de alimentos no cenário brasileiro e promover a coletividade alcançada na Utopia de More. [Ótima conclusão, o final remetendo à introdução fecha com chave de ouro.]
See lessAs novas tecnologias voltadas ao ensino e aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas.
bealacerda
Não sou especialista mas vou tentar ajudar. Sua redação está muito boa e acredito que alcançaria uma boa nota, vou destacar alguns pontos: - A introdução poderia ser um pouco mais objetiva, visto que está um pouco cansativa. - Repertórios muito bons e relevantes. - No segundo parágrafo, caberiam maiLeia mais
Não sou especialista mas vou tentar ajudar.
See lessSua redação está muito boa e acredito que alcançaria uma boa nota, vou destacar alguns pontos:
– A introdução poderia ser um pouco mais objetiva, visto que está um pouco cansativa.
– Repertórios muito bons e relevantes.
– No segundo parágrafo, caberiam mais repertórios e fontes, uma vez que você precisa explicar da onde vêm os dados fornecidos.
– Existem alguns erros na conclusão, acho que faltou revisar um pouco. E lembre-se: o que, quem, para quê, como e explicação.
A importância de valorizar a população indígena brasileira.
Edinaildo2020
Olá, tudo bemm? Então, você demostra saber as competências exigidas pelo enem para escrever uma boa redação. Vc deve se atentar mais ao D1 e D2, procure ter uma argumentação mais forte, mais consistente. Na conclusão vc deixou um pouco a desejar, ela está incompleta, sugiro que você pesquise os 5 agLeia mais
Olá, tudo bemm?
See lessEntão, você demostra saber as competências exigidas pelo enem para escrever uma boa redação.
Vc deve se atentar mais ao D1 e D2, procure ter uma argumentação mais forte, mais consistente.
Na conclusão vc deixou um pouco a desejar, ela está incompleta, sugiro que você pesquise os 5 agentes para fazer uma boa proposta de intervenção.
Nota: 800
C1-160
C2-160
C3-160
C4-160
C5-160