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Tema: Trabalho informal no Brasil
lanaP
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtLeia mais
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtos demais em relação aos outros parágrafos.
See less2. Introdução: Sugiro que utilize algum repertório sociocultural na sua introdução, além de te ajudar a argumentar, também te ajuda na competência 2. Na sua introdução, a tese deve estar explícita, ou seja, você deve colocar a sua opinião de forma subjetiva com dois argumentos, os dois argumentos serão desenvolvidos nos desenvolvimentos seguintes, isso é algo obrigatório então sugiro que pesquise mais a respeito.
3. Desenvolvimento 1: Erros ortográficos e gramaticais – vinhesse (a palavra não existe), ” chegando á atingir” – acento agudo utilizado de forma errada, “ao trabalho informal, avançou em grande escala” – sem necessidade da vírgula. Bom repertório (dados), no entanto, não está argumentativo, apenas expositivo. Gerundismo (ndo) – chegando, fazendo – evite ao máximo sua utilização.
4. Desenvolvimento 2: Erro gramatical – previdênciria e estado (que deve ser escrito com letra maiúscula quando representa o órgão governamental. Seu parágrafo não possui tópico frasal – pontos finais.
5. Conclusão: Sua conclusão apresenta mais de uma solução, isso não é obrigatório se a sua tese problematizar apenas um argumento, no entanto, você não fez uma tese, então não soube como melhorar o problema, visto que, a conclusão resolve os problemas citados na tese. Uma solução apresenta o agente, a outra não. Ambas apresentam o modo (o que será feito). Falta o meio (por qual meio a sua solução será feita), o detalhamento e a finalidade.
Logo, Competência 1: 80 (erros gramaticais, ortográficos, má utilização de tópicos frasais).
Competência 2: 80 (utilização de apenas um repertório (dados) + não argumentou o suficiente).
Competência 3: 120 (má organização do texto).
Competência 4: 40 (utilização de apenas 1 conectivo) – sugiro que a cada ponto final (lembre-se de coloca-lo) insira um conectivo, faça isso ao iniciar cada parágrafo também (menos o 1°).
Competência 5: 120 (falta de detalhamento e finalidade – resulta na perda de 80 pontos).
Total: 440 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
lanaP
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão. 2. Introdução: Na frase "respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país" - não se deve colocarLeia mais
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão.
See less2. Introdução: Na frase “respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país” – não se deve colocar um ponto final se não terminou sua argumentação, nota-se que ao colocar a pontuação você utiliza o conectivo “visto que”, no entanto, o conectivo dá a ideia de causa/consequência e nesse caso, sua utilização não é recomendada para iniciar uma nova argumentação. “conduzindo – inevitavelmente – consigo novas doenças” – cuidado ao utilizar o “traço”, ele é necessário quando o escritor deseja colocar um frase de sua opinião de forma subjetiva, não é recomendado para palavras soltas/advérbios: correção: conduzindo consigo, inevitavelmente, novas doenças.
3. Desenvolvimento 1: Cuidado com palavras repetidas de forma próxima: ” é inegável que o contexto supracitado” e “é inegável que a expansão exacerbada”, novamente em “à exacerbação do problema” e “expansão exacerbada “. Na frase “demandando, sim, ” – a vírgula não é necessária e o “sim” entra como confirmação, não como consequência, dessa forma, ficaria melhor se você utilizasse o “demandando assim”. A palavra “identificamos” dá o sentido de “nós”, a redação não deve ter a generalização pessoal, ela deve ser escrita em 3° pessoa. Boa argumentação, mas sugiro a utilização de palavras não tão conhecidas pode te ocasionar problemas, visto que, a leitura se torna cansativa, isso é apenas uma sugestão, não necessariamente você deve utilizar :).
4. Desenvolvimento 2: Gostei do parágrafo, simples, objetivo e além de tudo, de fácil compreensão. Apenas uma sugestão, não copie frases que já foram citadas: ” trazendo, consequentemente, consigo novas doenças”, caso queira enfatizá-las, reescreva de uma nova forma.
5. Conclusão: Olha, o seu “fruto do problema” citado foi “a não fiscalização das leis que objetivam proteger o meio ambiente”, na qual, as consequências foram “forçam a atração dos animais às grandes cidades”, nesse contexto, você deve solucionar o seu problema, visto que, dessa forma as consequências serão solucionadas. Em sua conclusão você solucionou as consequências, mas enquanto o fruto acontecer as consequências não irão se resolver. Dessa forma, você deve fazer com que as leis sejam fiscalizadas. No entanto, apresenta todos os meios de correção da competência 5, mas você perde ponto na competência 2, dado que demonstrou não entender/solucionar o real problema.
Logo, Competência 1: 160 pontos (utilização errônea de pontuação + utilização do traço responsável por separar frases e não palavras).
Competência 2: 160 pontos (não solucionou o real problema).
Competência 3: 200 pontos.
Competência 4: 160 pontos (palavras repetidas de forma próxima)
Competência 5: 200 pontos (no entanto, tome cuidado com a solução).
Total: 880 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Consumo de álcool pelos adolescentes.
lanaP
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos dLeia mais
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos).
See less2. Introdução: Sua introdução não apresenta a tese, você apenas acrescentou um repertório sociocultural e não desenvolveu sua tese. Além disso, sugiro que ao colocar algum repertório sociocultural, coloque-o entre aspas, para separá-lo da argumentação. “adolecentes” – erro gramatical. Excesso da palavra “álcool”, o que leva a entender que você não possui um vasto conhecimento linguístico.
3. Desenvolvimento 1: Lembre-se que a tese irá te guiar nos desenvolvimentos e quando você não a apresenta, seu texto perde a estrutura, foi exatamente isso que aconteceu no seu 1° desenvolvimento, você colocou o repertório mas não o dissertou-argumentou. Sugiro que neste parágrafo você desenvolva acerca dos frutos do problema.
4. Desenvolvimento 2: Você colocou dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos, a competência 2 avalia, principalmente, a utilização de “várias áreas do conhecimento”, além disso, utilizar dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos revela que você não possui domínio amplo de conhecimento, sugiro que alterne entre livros/filmes/séries/alusão histórica/músicas, ou que for de sua preferência.
5. Conclusão: Para que sua conclusão siga uma estrutura bem feita, deve conter em ordem, o agente (quem irá realizar a ação), o modo (o que será feito), meio (por qual meio será feito), detalhamento e finalidade (o que se espera com essa ação). A sua conclusão está desorganizada, desse modo, sem uma tese, sua proposta de intervenção perde a validade. Basicamente, a sua tese deve ser apresentada na introdução, deve conter dois argumentos (os quais serão desenvolvidos nos desenvolvimentos) e na conclusão, sua proposta de intervenção irá se basear em resolver os problemas da tese.
OBS: Sugiro que a cada parágrafo, no início, você coloque um conectivo, o mesmo vale para cada após de ponto final.
Logo, Competência 1: 120 pontos (alguns erros gramaticais, mas poucos, visto que sua redação está bem pequena para poder ser avaliada de acordo com o padrão + sua introdução não apresenta nenhum ponto final).
Competência 2: 80 pontos (3 parágrafos contendo dados estatísticos + falta de argumentação necessária + falta de tese).
Competência 3: 80 pontos (seus parágrafos estão curtos, faltam argumentação acerca da tese (que não está presente + falta de organização da conclusão).
Competência 4: 40 pontos (nenhum parágrafo contem conectivo no início + apenas 2 parágrafos apresenta conectivos após o ponto final (desenvolvimento 1 e 2).
Competência 5: 80 pontos (falta agente, meio, detalhamento e finalidade + sem a tese, a sua conclusão não pode ser feita, pois a proposta baseia-se na mesma).
Total: 400 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
O retorno de doenças e epidemias no Brasil
lanaP
Boa tarde Maria Do Carmo! 1. No geral, percebi uma organização precária do seu texto, visto que, a conclusão é o maior parágrafo, quando na verdade, deveria ser igualitário à introdução (os dois são os menores parágrafos). Além disso, sua introdução está bem pequena em relação aos demais parágrafos,Leia mais
Boa tarde Maria Do Carmo! 1. No geral, percebi uma organização precária do seu texto, visto que, a conclusão é o maior parágrafo, quando na verdade, deveria ser igualitário à introdução (os dois são os menores parágrafos). Além disso, sua introdução está bem pequena em relação aos demais parágrafos, sugiro que escolha um número de linhas para cada parágrafo, de modo que fiquem coesos na forma estrutural.
See less1. Introdução: A frase ” a saúde e bem estar” apresenta dois erros, 1° – à saúde, 2° – bem-estar. A sua tese não está explícita, o que é “arriscado”, porém, nota-se que ela se apresenta em “analisar os motivos que permitem a volta dessas enfermidades “, visto que na parte “encontrar maneiras para combater os fatores que levaram a isto” se encontra no pretexto da conclusão.
2. Desenvolvimento 1: Ótima argumentação.
3. Desenvolvimento 2: ” pode-se associar a falta de imunização de crianças, adultos e adolescentes a desinformação” – acredito que o efeito da frase representa uma ambiguidade, acredito que ficaria melhor: pode-se associar a desinformação à falta de imunização… Repetição da palavra falta: “pode-se associar a falta de imunização” e “devido a falta de informação” e ” a falta de conhecimento”. Ademais, boa argumentação.
4. Conclusão: Ótima conclusão, apresentou todos os meios, só se atente ao tamanho irregular em relação aos demais parágrafos.
Logo, Competência 1: 120 pontos (erros ortográficos + excesso de palavras repetidas).;
Competência 2: 200 pontos (apesar da tese não estar explícita).
Competência 3: 160 (falta de organização dos parágrafos).
Competência 4: 200.
Competência 5: 200.
Total: 880 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Os desafios enfrentados pelas mulheres na luta pela igualdade de gêneros
lanaP
Boa noite Maria Do Carmo! 1. Introdução: A sua tese não está explícita e não apresenta 2 argumentos (que serão desenvolvidos nos desenvolvimentos). Além disso, a palavra "remonta" dá o sentido de erguer/elevar, logo, não se aplica na frase. Sugiro que seus repertórios seja colocados entre aspas, parLeia mais
Boa noite Maria Do Carmo! 1. Introdução: A sua tese não está explícita e não apresenta 2 argumentos (que serão desenvolvidos nos desenvolvimentos). Além disso, a palavra “remonta” dá o sentido de erguer/elevar, logo, não se aplica na frase. Sugiro que seus repertórios seja colocados entre aspas, para que a estrutura textual fique melhor separada em relação aos argumentos/repertórios, logo, “Declaração Universal do (dos) Direitos Humanos”. “muita mulheres” -> erro gramatical, acredito que seja na digitação, mas perde pontos, sugiro que revise as redações.
See less2. Desenvolvimento 1: “ao baseia-se” – outro erro gramatical. A frase “mulheres não seriam iguais ” – mulheres não são iguais, visto que, o erro é presente e não futuro do pretérito. Na frase “teria designado a mulher sua essência feminina” o artigo a apresenta crase. Palavras repetidas de forma próxima: “seria inferior” e ” ideal de inferioridade” (mesmo de forma conjugada é classificada de tal forma), “inimigo feminino” e “inferioridade feminina”. Ademais, gostei da argumentação.
3. Desenvolvimento 2: ” Esta falsa premissa afasta indivíduos que poderiam ser de grande valia para o movimento” – quais indivíduos? Gostei da argumentação, porém, observa-se que o tema é acerca dos “desafios enfrentados pelas mulheres”, logo, isso não foi citado em nenhum parágrafo, em seus dois desenvolvimentos foi abordado apenas frutos do problema, e não é errado fazer desta forma, porém, no caso, o tema se desdobra acerca dos desafios que as mulheres enfrentam, então acredito que você deveria ter falado sobre estes, tais como dificuldades no mercado de trabalho, desigualdades no futebol, desigualdade de salário, entre outros.
4. Conclusão: “atuariam nas escolas” – olha, percebi ao longo da redação algumas palavras que apresentam o futuro do pretérito, por exemplo: seriam, deveriam, atuariam. Não devem ser utilizadas, principalmente na conclusão, que deve ser objetiva, logo, eles “devem atuar nas escolas”. Como sua redação não apresenta uma tese explícita, você se confundiu na parte de resolver os problemas, pois é justamente os problemas da tese que devem ser resolvidos. Sua proposta apresenta os agentes, os modos, apenas a primeira solução está detalhada (dessa forma, não conta, pois ambas devem estar) e a finalidade. Logo, não apresentam o meio e o detalhamento (mesmo que uma apresente). Contudo, lembre-se que a conclusão é o reflexo da tese, e sem ela, seu texto perde a estrutura.
Logo, Competência 1 – 80 (erros gramaticais apresentados + futuro do pretérito).
Competência 2 – 160 (você não compreendeu totalmente o tema acerca dos desafios enfrentados).
Competência 3 – 160 (a organização do texto, em relação aos parágrafos, não está boa).
Competência 4 – 200 (boa utilização de conectivos).
Competência 5 – 80 (falta de meio + detalhamento + não relaciona com a tese (pois esta não está explícita).
Total: 680 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
A Desigualdade Social No Brasil
lanaP
Boa noite Laile Emanuele! Gostei da sua redação, porém, gostaria de pontuar alguns erros que percebi. 1. Na frase " De acordo com a Constituição Federal , de 1988," nao deve ter separação entre a data e o nome da constituição, visto que, o nome é exatamente desta forma, logo, deve ser colocado sem sLeia mais
Boa noite Laile Emanuele! Gostei da sua redação, porém, gostaria de pontuar alguns erros que percebi.
See less1. Na frase ” De acordo com a Constituição Federal , de 1988,” nao deve ter separação entre a data e o nome da constituição, visto que, o nome é exatamente desta forma, logo, deve ser colocado sem separação. Ainda na parte da escrita, notei palavras repetidas de forma próxima, por exemplo: “torna-se evidente” e “isso se evidencia” (mesmo que conjugado, a palavra é vista como repetição), outro exemplo: ” má distribuição de renda” e “41,9% da renda” e também “a centralização brasileira da renda”. Além disso , a frase “o direito a educação de qualidade garantido pelo estado não é cumprido” – o artigo a deve conter crase, e a palavra estado deve ser escrita com letra maiúscula (Estado).
2. Ao citar um repertório sociocultural coloque este entre aspas, para que o corretor diferencie a citação da sua argumentação.
3. Seus desenvolvimentos estão ambos muito bem explicados, parabéns!
4. Em sua proposta de intervenção é solucionado apenas um problema que você citou em sua tese “má distribuição de renda”, mas e a “inacessibilidade à educação de qualidade”? Lembre-se que ambos problemas devem ser resolvidos, contendo agente, modo, meio, detalhamento e finalidade. Em sua única proposta, pude identificar apenas o agente, modo meio e finalidade, faltando o detalhamento.
Logo, Competência 1 – 120 (visto que os maiores erros estão localizados no domínio da norma culta da língua escrita).
Competência 2 – 200 (seus desenvolvimentos foram bem explicados).
Competência 3 – 200.
Competência 4 – 200 ( boa utilização de conectivos).
Competência 5 – 120 (falta detalhamento e um de seus problemas não foi solucionado por nenhum meio).
Total: 840 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
lanaP
Boa noite Gislaine289! Gostaria de pontuar que sua redação está bem escrita, porém, há certos erros aparentes. 1. Ao longo de sua redação, principalmente na introdução, há gerundismos (que devem ser evitados ao máximo em uma redação), por exemplo: analisando, relacionando, considerando, tornando, foLeia mais
Boa noite Gislaine289! Gostaria de pontuar que sua redação está bem escrita, porém, há certos erros aparentes. 1. Ao longo de sua redação, principalmente na introdução, há gerundismos (que devem ser evitados ao máximo em uma redação), por exemplo: analisando, relacionando, considerando, tornando, formando.
See less2. Certos artigos necessitam de crase e você as ocultou, por exemplo: “Analisando esse pensamento e relacionado-o a importância dada a leitura no Brasil” – o artigo a deveria ter crase, inclusive, a palavra relacionando-o está escrito errado (creio que seja na digitação, mas se atente à isso). Outro exemplo de crase: “tornando-os vulneráveis a manipulação comportamental”.
3. Quando necessário (filmes, séries, livros), coloque seus repertórios socioculturais entre aspas, por exemplo: “Mãos Talentosas: A história de Ben Carson”.
4. Em sua conclusão, ao citar “por meio de diretrizes orçamentarias” você deveria citar “por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, visto que as diretrizes são um conjunto de regras em uma lei. Além disso, ao citar “bibliotecas diversificadas” você deveria detalhar como seria, visto que, o corretor não irá saber o que é uma biblioteca diversificada. Gostei das propostas em si, porém, devem ser detalhadas.
Ademais, sua redação tem uma ótima coesão e foi muito bem escrita, tome cuidado com os detalhes!
Logo: Competência 1 – 160 pontos (visto que os erros aparentes são de modalidade escrita formal).
Competência 2 – 200 pontos.
Competência 3 – 200 pontos.
Competência 4 – 200 pontos.
Competência 5 – 160 pontos (suas propostas deveriam estar mais detalhadas, principalmente acerca das bibliotecas e, a especificação quanto à Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Total: 920 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Instagramação da vida hodierna
lanaP
Boa tarde analianunes! 1. Seus parágrafos ficaram muito pequenos, isso dificulta a compreensão do leitor em relação ao seu ponto de vista. Sugiro que na introdução você coloque um repertório sociocultural, isso ajudará a enriquecer sua redação e você terá uma ajuda ao partir do princípio do repertórLeia mais
Boa tarde analianunes! 1. Seus parágrafos ficaram muito pequenos, isso dificulta a compreensão do leitor em relação ao seu ponto de vista. Sugiro que na introdução você coloque um repertório sociocultural, isso ajudará a enriquecer sua redação e você terá uma ajuda ao partir do princípio do repertório. Ainda na introdução, deixe explícito a sua tese, ou seja, sua opinião de forma subjetiva, você deve “resumir” o que sua redação apresentará nos próximos parágrafos.
See less2. “Estudos realizados pela ¨Royal Society for Public Health¨ apontam que” – Você deve levar em conta que pessoas podem não saber do mesmo repertório que você, por isso, explique-o antes, diga se é um canal, site, jornal…
3. No seu 1° desenvolvimento falta argumentações: Por que o compartilhamento de fotos causa sono e baixa autoestima? O que é estresse psicossocial? Detalhe a sua redação, não deixe pontas soltas.
4. Sua conclusão deve apresentar: agente, modo, meio, detalhamento e finalidade – qual agente irá realizar a ação, de que modo ela será feita, por qual meio, detalhe sua proposta e indique a finalidade.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações fiquem cada vez melhores!
Caminhos para o combate da intolerancia religiosa no Brasil [ enem 2016]
lanaP
Boa tarde hatake! 1. Gostaria de pontuar que sua redação apresenta falta de pontuação durantes os parágrafos. Seus parágrafos não apresentam um ponto sequer, apenas vírgulas, isso fez com que sua redação se tornasse cansativa. Sugiro que se atente ao uso de pontos, visto que, é extremamente necessárLeia mais
Boa tarde hatake! 1. Gostaria de pontuar que sua redação apresenta falta de pontuação durantes os parágrafos. Seus parágrafos não apresentam um ponto sequer, apenas vírgulas, isso fez com que sua redação se tornasse cansativa. Sugiro que se atente ao uso de pontos, visto que, é extremamente necessário para a finalização de suas frases. Além disse, há um excesso enorme de vírgulas, só na sua introdução há 15 vírgulas, é um número excessivo e por isso, faz-se necessário, a utilização correta da acentuação ortográfica.
See less2. “mais adiante no período regencial” – em sua introdução, antes de iniciar este novo repertório/frase, era necessário o uso de ponto, para separar seus dois repertórios.
3. “mas infelizmente ainda enfretamos” – cuidado com erros gramaticais (enfretamos – enfrentamos) e com a utilização do pronome “nós”, direta ou indiretamente, que não deve ser utilizado em redações estilo Enem.
4. Gostei de seus repertórios na introdução, porém, você gastou um enorme espaço explicando-os e não os relacionou ao âmbito atual. Sugiro que utilize apenas 1 repertório para cada parágrafo (exceto conclusão) e que os relacione com seus ideais.
5. Sugiro que não utilize repertório sociocultural no último parágrafo (“segundo o filósofo iluminista Emmanuel Kant “), pois este é a conclusão e, ao colocar mais conteúdos dá a ideia de que você não está finalizando sua redação.
6. Sua redação está sem detalhamento e finalidade, inclusive, você cita o poder legislativo mas não o relaciona com o Governo ideal. Além disso, o poder legislativo elabora leis, a exigência de aumento em punições só iniciará o caminho da violência, suas propostas devem respeitar os direitos humanos. Não creio que tenha sido essa sua ideia, porém, ao não detalhar a mesma se tornou inválida e imprópria para a utilização. Não é obrigatório a utilização de duas propostas de intervenção, porém, ao colocar duas você deve explica-las da mesma forma.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações fiquem cada vez melhores!
A dádiva da privação
lanaP
Boa noite Gabriel! Notei que sua redação apresenta 6 parágrafos, para um modelo de redação estilo Enem aconselha -se a utilização de apenas 3 a 4 parágrafos. 1. "Porém, essa crise pode ser uma oportunidade para reconhecermos nossas limitações e nos desenvolvermos" - na frase e durante toda a redaçãoLeia mais
Boa noite Gabriel! Notei que sua redação apresenta 6 parágrafos, para um modelo de redação estilo Enem aconselha -se a utilização de apenas 3 a 4 parágrafos.
See less1. “Porém, essa crise pode ser uma oportunidade para reconhecermos nossas limitações e nos desenvolvermos” – na frase e durante toda a redação você utilizou o pronome “nós”, o modelo de redação deixa explícito que não haja relação entre o escritor e o interlocutor, portanto, não utilize tal pronome.
2. Sua conclusão deve seguir o “agente, modo, meio, detalhamento e finalidade”. Sua redação apresenta apenas o agente (população) e o modo (mobilizar-se e aplicar as instruções e recomendações adquiridas), porém, falta o detalhamento dessas instruções e recomendações, você deve citar na sua conclusão.
Gostaria de deixar estas dicas, espero que você as utilize e que melhore cada vez mais!!