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Tema: Analfabetismo no Brasil
gabriel.augz
De acordo com o artigo 176 da Constituição de 1988, todos os brasileiros possuem o direito à educação. Contudo, esse conceito não se configura na prática, uma vez que o analfabetismo é um problema que se alonga em solo pátrio. Visto que que tal entrave está ligado tanto ao desenvolvimento estagnadoLeia mais
De acordo com o artigo 176 da Constituição de 1988, todos os brasileiros possuem o direito à educação. Contudo, esse conceito não se configura na prática, uma vez que o analfabetismo é um problema que se alonga em solo pátrio. Visto que que tal entrave está ligado tanto ao desenvolvimento estagnado quanto à desigualdade na esfera total, sua resolução se faz urgente.
*Boa introdução, contextualizou o tema e apresentou os argumentos.
Em primeira instância, a problemática paralisa qualquer perspectiva de crescimento do país. Segundo Durkheim, cada entidade possui uma específica atribuição, essa que a configura vital para o funcionamento do órgão social. Nesse âmbito, a falta de uma execução bem-feita desse setor resultaria em uma parada forçada dessa máquina, já que sua função é vital para a qualificação da mão-de-obra(1). Por causa disso, o resultado é uma barreira no mercado de trabalho e, junto à(2) ele, de todo o Brasil. Sob a perspectiva de que tal país é subdesenvolvido e encontra-se já em desvantagem nesse quesito, qualquer contratempo pode se tornar perda. Dessa forma, confirma-se a necessidade de combater tal empecilho.
(1) Aqui não tem hífen, cuidado.
(2) Sem crase aqui. Não tem crase antes de “eu, tu, ele, ela, …”
Outrossim, a dificuldade encontrada em território nacional salienta suas injustiças mais estruturais. Consoante à Aristóteles, o estado é responsável pelo bem-estar de seus governados. Entretanto, a inanição dessa autoridade perante a questão contradiz tal preceito, pois nega uma educação pública digna.(1) De forma que esse letramento é pareado ao particular, o serviço fornecido pelo setor estatal, precário, acaba por não sustentar uma concorrência justa. Visto que essa consequência aprofunda a segregação gradativa entre os polos sociais, fica evidente a necessidade de parar esse grave impasse.
(1) Aqui eu teria escolhido vírgula.
Infere-se, portanto, que o analfabetismo produz graves impactos no futuro do Brasil, o que faz a solução desse entrave imperiosa. Por isso, é dever do MEC(1), autoridade máxima da educação nacional, fazer a manutenção da educação básica, por meio de investimentos robustos na área e de treinamentos específicos para a alfabetização direcionada ao público adulto, tudo com a finalidade de garantir a infraestrutura para a educação brasileira e, por conseguinte, a minimização dessa problemática. Dessa forma, a carta magna será, finalmente, aplicada na realidade brasileira.
(1) Tente sempre colocar o que significa a sigla.
Agente: Ministério da Educação
Ação: manutenção da educação básica
Meio: investimentos robustos na área
Efeito: garantir a infraestrutura para a educação, minimizando a problemática
Detalhamento: essa parte não ficou tão evidente
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 880 (pode ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).
Procure apenas evitar esses erros de crase e grafia nessa reta final, pois sua argumentação está muito boa. Procure também deixar o mais evidente possível o detalhamento na proposta, pois eu não consegui encontrar (talvez os treinamentos específicos? mas isso me pareceu outra proposta).
Enfim, não vale a pena focar em outros erros agora, pois é reta final. Boa prova no domingo!
Parabéns, e continue treinando!
See lessTema: Império do consumo e seus efeitos na sociedade contemporânea
gabriel.augz
Segundo o filósofo Rousseau, o ser humano nasce livre, mas por todo lado encontra-se acorrentado. Sob esse viés, as correntes representam o consumismo exacerbado que cerceia a liberdade individual, o que resulta em uma cultura de efemeridade e em uma identidade pautada no consumo. *Gostei da sua intLeia mais
Segundo o filósofo Rousseau, o ser humano nasce livre, mas por todo lado encontra-se acorrentado. Sob esse viés, as correntes representam o consumismo exacerbado que cerceia a liberdade individual, o que resulta em uma cultura de efemeridade e em uma identidade pautada no consumo.
*Gostei da sua introdução, escreveu de maneira simples e direta. Mas já vou apontar algo aqui que vou comentar mais para frente: esse argumento de cultura de efemeridade e identidade pautada no consumo são muito parecidos.
Nesse contexto, as definições inter e intrapessoais passam a ter relação direta com o ato de adquirir. A respeito disso, o livro “Ter ou Ser”, de Fromm, ilustra, de forma eficiente, esse cenário em que há necessidade humana de reafirmação de identidade, por via de bens materiais. Ainda sob tal aspecto, a série “Black Mirror” trata, também, sobre isso em um de seus episódios: uma sociedade dependente da influência – proveniente de posses – de cada indivíduo para seu funcionamento. Sendo assim, é indubitável que haja reformulação de ideais no panorama hodierno.
*Não encontrei erros gramaticais. Porém, eu evitaria colocar dois repertórios assim. Por que? Porque você precisa argumentar com suas palavras. Só a citação do livro ou da série já seria suficiente. O repertório está ali para te ajudar na argumentação, e não ser a argumentação sozinha, entende?
Em segundo lugar, a cultura de superficialidade influi nas tendências de compra da população. A exemplo disso, há o conceito de Modernidade Líquida – do filósofo Bauman – que classifica o modo de vida atual como superficial, passageiro e frágil, logo, o mesmo pode ser aplicado ao consumo. Por isso, é preciso aprimorar o comportamento humano dos dias atuais.
*Está faltando detalhamento das ideias aqui. E aqui vem o ponto que eu falei na introdução: os dois argumentos que você escolheu são muito parecidos. O tema diz principalmente dos efeitos do consumo na sociedade, e você não citou evidentemente isso. Você poderia ter detalhado os efeitos nesse D2.
Portanto, a fim de que haja melhores condições de vida, no que diz respeito à prática de aquisição, a Mídia(1) e o governo devem divulgar campanhas, por meio de investimentos públicos – em canais midiáticos – mostrando profundamente o consumismo e como evitá-lo, para incentivar a compra consciente. Ademais, o Estado deve promover ações que visem à saúde mental e o autoconhecimento, por via de parcerias com influenciadores digitais. Então, o homem poderá ser livre novamente.
(1) Por que mídia em maiúsculo?
Agente: mídia e governo.
Ação: campanhas.
Meio: investimentos públicos.
Detalhamento: mostrar profundamente o consumismos e como evitá-lo.
Efeito: incentivar a compra consciente.
Ok, tem as 5 exigências. A sua segunda proposta não possui os 5, então por isso não vou analisar. Não há necessidade de duas propostas, apenas uma completa já é o suficiente. Lembre-se disso.
C1: 200 (não sou a melhor pessoa para encontrar erros gramaticais, então pense que poderia ser 160 também).
C2: 160 (senti falta dos efeitos)
C3: 120 (D2 pecou)
C4: 200 (ótimo uso dos recursos coesivos)
C5: 200 (proposta completa)
Total: 880 (a nota é só uma aproximação).
Você escreve muito bem, mas o que está faltando é organizar todas essas ideias. Como eu disse, senti falta dos efeitos que esse consumo pode causar na sociedade. As causas que você escolheu são bem complementares, então eu evitaria esse tipo de escolha. Procure argumentar mais e expor seu ponto de vista, repertórios são ótimos mas a sua argumentação é essencial também.
Parabéns, e continue treinando!
See lessTEMA: A cultura do cancelamento
gabriel.augz
Na série “Black Mirror”, em um episódio intitulado “Queda livre”, é apresentada uma sociedade movida por um aplicativo que mede a reputação das pessoas baseando – se nas notas dadas por cada usuário sobre os demais, e caso uma pessoa tenha uma atitude que as outras considerem desagradável ou questioLeia mais
Na série “Black Mirror”, em um episódio intitulado “Queda livre”, é apresentada uma sociedade movida por um aplicativo que mede a reputação das pessoas baseando – se nas notas dadas por cada usuário sobre os demais, e caso uma pessoa tenha uma atitude que as outras considerem desagradável ou questionável, essa pessoa recebe notas baixas. Resultando assim(1), em uma exclusão social que trás consequências como transtornos mentais e uma perda de dinheiro e patrocínio.
(1) Acho que gerou um pouco de ambiguidade esse “resultando assim”, pois poderia servir para a oração anterior.
*Boa introdução. Trouxe os argumentos a ser discutido no D1 e D2.
Sob esse viés, o cancelamento tornou – se uma ferramenta para punir indivíduos com erros apontados. Entretanto, tal ferramenta pode impactar gravemente na saúde mental não só dos cancelados, mas também dos canceladores. Segundo o site Uol, os canceladores podem se tornar pessoas críticas demais, além de intolerantes, e já os cancelados podem desenvolver depressão, ansiedade, isolamento ou comportamento suicida uma vez que ficam expostos á mensagens de ódio e a exclusão social. Logo, diante desse cenário, a cultura do cancelamento precisa ser combatida urgentemente.
*Não encontrei erro, você só poderia ter colocado mais seu ponto de vista.
Ademais, vale salientar o caso da influenciadora fitness,(1) Gabriela Pugliese, que em meio à pandemia do novo coronavírus gravou vídeos com amigos em uma festa, o que resultou em seu cancelamento pelas redes sociais. Diante disso, a influenciadora(2) segundo o site de noticias g1, após a festa teve seus contratos suspensos pelas marcas que a patrocinavam(3) e teve que ficar 3 meses longe das redes por não suportar mais o linchamento virtual, que é uma ação caracterizada por ofensas e mensagens de ódio sem direito a defesa.(4)
(1) Sem vírgula aqui.
(2) Vírgula. Adj. adverbial.
(3) Concordância: patrocinava. É apenas a influenciadora.
(4) Senti que você poderia ter feito um argumento final aqui, só para sintetizar tudo. Algo como “Portanto, é evidente que o cancelamento é prejudicial tanto para a vida financeira do influencer quanto para a vida psicológica”. Algo assim kk.
Portanto, a cultura do cancelamento deve ser combatida. Sendo assim, para resolver esse ímpasse(1) cabe ao Governo Federal(agente) (2) juntamento(3) ao Ministério da saúde, por meio da mídia (modo) informar através de propagandas, jornais, televisão e internet (ação) sobre as consequências do cancelamento e do assédio moral virtual afim combater a cultura do cancelamento (efeito). Assim, dessa forma, se consolidará uma sociedade mais tolerante e menos crítica para vivermos.
(1) Sem acento agudo no “impasse”.
(2) Vírgula.
(3) Juntamente, mas acho que foi erro de digitação.
*Senti a falta de um detalhamento mais evidente. Tente sempre deixar bem claro essas competências da prop. de intervenção!
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 840
Parabéns, e continue treinando!
See lessA vida em rede no século XXI: os limites entre o publico e o privado.
gabriel.augz
Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais cLeia mais
Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais comum, devido ao aumento do uso das redes sociais, onde os usuários se expõem constantemente.
*Um ponto importante que faltou aqui: você poderia ter exposto já seus dois argumentos que irá discutir no D1 e no D2.
De início, deve-se apontar o fator globalização como principal agente que facilitou atrair olhares do mundo para tudo que é compartilhado no ambiente virtual. Acompanhado do capitalismo, como é exposto no livro “A sociedade do espetáculo”, escrito em meados do século XX(1) onde(2) o autor Guy Debord apresenta a teoria de que a sociedade é fortemente influenciada por imagens,(3) a sociedade do século XXI tem, cada vez mais, compartilhado suas vidas como se fossem espetáculos nas redes sociais, ultrapassando os limites do que antes considerava-se privado.
(1) Vírgula. Adj. adverbial.
(2) Sugiro trocar por “em que” ou “no qual”. “Onde” é melhor para lugares físicos.
(3) Um ponto final aqui seria o ideal. Aí já ligava com um conectivo relacionando com o repertório. Enfim, não está errado, mas é uma sugestão.
Consequentemente, em conjunto à(1) esse cenário que facilita o acesso e a exposição dos indivíduos em um ambiente globalizado que é a internet, os usuários se tornaram mais suscetíveis aos olhares e julgamentos, podendo ser afetados psicologicamente e socialmente (2). Tal consequência demonstra a vulnerabilidade de quem ultrapassa o limite da exposição numa era onde todos são vigiados e julgados.
(1) Acho que aqui não viria crase. ACHO.
(2) De que forma esses indivíduos são afetados psicologicamente e socialmente? Quais são esses efeitos de maneira profunda? Detalhe mais.
Logo, é fundamental que esses usuários estejam atentos sobre os riscos que esse meio de comunicação pode proporcionar devido a exposição. É de competência do Ministério da Educação (agente) apresentar leis (ação) à câmara dos deputados que torne dever da escola promover a discussão acerca do limite entre o publico e o privado nas redes sociais (detalhamento), por meio de dinâmicas e palestras (meio), além de campanhas televisivas e nas redes sociais,(1) que alertem os usuários. Dessa forma, a “sociedade do espetáculo” estará ciente da exposição e suas possíveis consequências (efeito) nesse meio fundamental para a comunicação na contemporaneidade.
(1) Acho que é uma vírgula indevida aqui.
*Ok, proposta completa.
Acho que o maior problema da sua redação foi pecar na argumentação, especialmente no D2. Você pode construir essas redações causa e consequência, porém é preciso detalhar a consequência tão bem quanto você fez com a causa. No D2 você vacilou bastante nesse quesito. Ficou algo bem jogado ali, entende?
No geral, está boa a redação. Se atente a esses erros bobos de gramática que eu apontei, como vírgula e etc.
Último ponto: você pode aumentar o tamanho dessa redação também, está curtinha até. A não ser que sua letra seja muito grande, acredito que não ocuparia 30 linhas. Procure utilizar as linhas que restou no desenvolvimento mais detalhado do D1 e D2!
Vou tentar fornecer a nota agora:
C1: 160
C2: 160
C3: 160 – Há falhas na argumentação, especialmente no D2.
C4: 200 – Bom uso dos mecanismos para argumentar.
C5: 200 – Prop. de intervenção completa.
Total = 880 (aproximadamente).
Parabéns, e continue treinando!
See lessA importância da educação financeira na vida do brasileiro
gabriel.augz
Olá. Sua redação está muito bem feita. Com certeza você tiraria 900 para cima, ou quem sabe um 1000? Não encontrei erros gramaticais (talvez existam, mas não sou o melhor nesse ponto). Em relação a estrutura sua redação está muito bem estruturada. Os argumentos se conectam e sua proposta de intervenLeia mais
Olá.
Sua redação está muito bem feita. Com certeza você tiraria 900 para cima, ou quem sabe um 1000? Não encontrei erros gramaticais (talvez existam, mas não sou o melhor nesse ponto). Em relação a estrutura sua redação está muito bem estruturada. Os argumentos se conectam e sua proposta de intervenção se relaciona com o restante do texto.
Enfim, nem tenho muito que te sugerir para melhorar. Uma ressalva que eu queria dizer é que seu texto ficou bem longo, quase 400 palavras (398). Se você escreveu e coube na folha, ok. Caso contrário, dá para reduzir um pouco. Portanto, cuidado com uma repetitividade do que você já disse, pois torna o seu texto prolixo e maior do que ele precisa ser.
Sua nota provavelmente ficaria entre 920-1000. Se fosse pontuar:
C1: 160 (talvez há erros. não encontrei, mas 160 por precaução).
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Parabéns!
See lessEvasão escolar e a realidade brasileira
VictorHLB
No filme “O Profissional”, de 1994, a personagem Mathilda deixa de ir à escola repetidas vezes em razão de conviver em um ambiente familiar conflituoso. Fora da ficção, muitas crianças e adolescentes brasileiros também abandonam os estudos, de forma que, a evasão escolar constitui-se como uma probleLeia mais
No filme “O Profissional”, de 1994, a personagem Mathilda deixa de ir à escola repetidas vezes em razão de conviver em um ambiente familiar conflituoso. Fora da ficção, muitas crianças e adolescentes brasileiros também abandonam os estudos, de forma que, a evasão escolar constitui-se como uma problemática crucial a ser amenizada. Nesse sentido, não só a carência de condições financeiras, mas também o modelo educacional arcaico são fatores que precisam ser discutidos para reverter esse cenário.
A princípio, cabe ressaltar que a vulnerabilidade social resulta na necessidade dos jovens substituírem os estudos pelo trabalho [1] para contribuírem na renda familiar. Sob essa perspectiva, o educador Paulo Freire desenvolveu o neologismo “empoderamento” para referir-se ao poder transformador da educação, a qual é uma ferramenta imprescindível para a melhoria das condições de vida dos grupos oprimidos. No entanto, tal população desamparada é incapaz de desfrutar do benefício citado, uma vez que os estudos perdem prioridade devido à indispensabilidade que a atividade laboral assume em um contexto de extrema pobreza. Com base nisso, oferecer condições econômicas dignas às famílias é um passo fundamental para suspender essa conjuntura preocupante.
Outrossim, as formas de ensino adotadas pelas instituições não são compatíveis com a sociedade hodierna, criando, assim, um ambiente de aversão para os jovens. Acerca disso, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a Modernidade Sólida foi substituída por uma Líquida – caracterizada por constantes mudanças e por um excesso de informações que comprometem a capacidade de concentração. Nesse viés, as escolas não acompanharam essas transformações sociais: continuaram como entidades “sólidas”, as quais tornaram-se incapazes de manter o interesse dos indivíduos com o uso de métodos rígidos e ultrapassados. Dessa forma, adaptar as instituições de ensino ao contexto atual é necessário.
Portanto, a fim de proporcionar locais de aprendizagem atrativos, urge que o Ministério da Educação [2] realize reformas na Lei de Bases e Diretrizes da educação (3) nacional, mediante a adoção de táticas de ensino condizentes com a realidade da juventude, tais como: inserção de tecnologias, flexibilização de horários e formas mais eficazes de testar o conhecimento dos alunos. Somado a isso, o Governo Federal (4) deve disponibilizar auxílios financeiros aos estudantes de famílias vulneráveis, para evitar que os jovens saiam das escolas para trabalhar. Com essas medidas, o drama vivenciado por Mathilda será restrito às telas de cinema.
1 – *Vírgula
2 – *(MEC)
3 – *(LDB)
4 – *(GOV)
[ Sua redação ficou quase perfeita, quase não há erros.
See lessMas, cite sempre a sigla do órgão após escreve-lo !. ]
A falta de consciência ambiental em questão no Brasil
LILIANECOIMBRA
Bom dia “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de *incômodo social diante dessa circunstLeia mais
Bom dia
“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de *incômodo social diante dessa circunstância que a consolida como um regresso para a nação*. Não só a* falibilidade legislativa* como também a*falta de debate* potencializam a problemática.
Paragrafo ok
* Todas essas frases que coloquei o asterisco, dão a entender que são teses, então tente evidencia-la melhor para que nao haja essa confusão.
Nesse contexto, entende-se primeiramente a falibilidade[1] legislativa como um contratempo para a resolução do problema em questão***. A Constituição Federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que o meio ambiente seja atribuído como direito de todos, e sua tutela, um dever de todos. Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que na prática as leis mostram-se insuficientes e ausentes no cotidiano dos cidadãos brasileiros.
[1] tente usar sinonimos para nao ficar repetitivo
Gostei muito da forma em que explicou a Constituição Federal
***Entretanto vc não explicou o que causa a falibilidade legislativa, tente se aprofundar mais no desenvolvimento.
Somando-se à isso, a falta de debate da população acerca da problemática pode ser entendida como um impasse parava resolução do problema***. Conforme o moralista francês Joseph Joubert “A meta de uma discussão de um debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”. No entanto, a atual sociedade brasileira não apresenta progresso acerca da questão ambiental, já que a ausência de debates não aproxima e conscientiza a população do problema e suas consequências. Contudo, é inaceitável que a carência de debates persista no território brasileiro.
***Outra vez vc nao se aprofundou na sua tese, se desenvolvendo mais nos complementos.
Diante disso, cabe ao poder legislativo, poder[1] responsável pela criação e fiscalização das leis brasileiras, realizar a fiscalização através do reforço de agentes governamentais em áreas que apresentam desmatamento crescente pbilidade ara que a lei se faça presente no território brasileiro. Ademais, faz-se necessário que o Ministério da Comunicação juntamente com o Ministério da Educação apresente debates acerca da problemática, através da introdução de rodas de conversa em ambientes escolares e debates em veículos midiáticos para que ocorra a conscientização dos indivíduos.Assim, a insatisfação populacional levará ao progresso da nação, como foi proposto por Oscar Wild.
[1] seria interessante trocar essa palavra por um sinonimo
c1: Lingua portuguesa e grafia: 200
See lessc2: compreender e usar repertorio: 160
c3: estrutura: 120
c4: conectivos: 120
c5: intervenção: 160
Violência contra a mulher
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação. No ano de 2020, em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou um aumento nos casos de feminicídio, totalizando 1.350 casos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública isso significa uma ocorrência a cada seis horas e meia. (1) (1) Está faltLeia mais
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação.
No ano de 2020, em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou um aumento nos casos de feminicídio, totalizando 1.350 casos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública isso significa uma ocorrência a cada seis horas e meia. (1)
(1) Está faltando uma organização nesse parágrafo. Você praticamente fez apenas uma frase, faltando a continuação disso. Ok, há um aumento nos casos de feminicídio, mas faltou você desenvolver melhor esse argumento. Trazer um repertório não é argumentar!
Faltou você introduzir também quais serão os temas discutidos no D1 e no D2.
De acordo com pesquisas e especialistas(1), há fortes indícios que a pandemia está diretamente relacionada com o crescimento da violência contra a mulher, uma vez que, o aumento da tensão e do estresse pode levar as pessoas a ficarem mais irritadas e agressivas. (2) Outro fator agravante para a situação é a saúde emocional e os fatores econômicos do país.(3)
(1) Poderia ter citado quais pesquisas ou especialistas.
(2) Necessidade de conectivo.
(3) Você trouxe dados mas não argumentou em cima deles. É preciso detalhar melhor toda essa parte do texto.
Historicamente(1) o setor de prestação de serviços é o mais afetado durante uma crise, e esse setor é composto majoritariamente por mulheres(2), ou seja, em momentos semelhantes ao qual estamos enfrentando, as mulheres são as primeiras a sentirem o impacto, o que pode acarretar em uma situação de dependência financeira do seu companheiro(3).
(1) Vírgula.
(2) Seria interessante algo que comprovasse isso que você afirmou.
(3) Ok, mas esse argumento não tem muita relação com violência contra a mulher, não concorda? Só porque a mulher terá uma dependência financeira maior por parte do companheiro ela sofrerá violência dessa pessoa? Me soa como duas coisas sem conexão. Esse desenvolvimento ficou confuso.
São por meio desses e diversos outros motivos que os números estão em constante aumento(1), e cabe ao Governo Federal (agente) tomar medidas preventivas contra este crime. é necessário uma efetiva punição aos agressores(ação), mais encorajamento para as vítimas denunciarem, uma proteção eficaz para as mesmas, além da concreta implementação de leis já existentes como a Lei Maria da Penha. (2)
(1) Não gostei muito aqui, pois o motivo do D2 você não conseguiu demonstrar uma relação direta com a mulher sofrer violência. Pode até ter, mas você não conseguiu evidenciar essa relação.
(2) Não consegui enxergar o modo que isso será feito e a finalidade. Mesmo que seja óbvia a finalidade (reduzir a violência contra a mulher), sempre tente colocar, pois assim não gera confusão.
Sua redação tem vários probleminhas que podem ser resolvidos de uma maneira simples. Procure ler redações nota mil e compare-as com a que você fez. Alguns pontos que eu acredito que você deva focar:
– Aumentar o tamanho da sua redação. A não ser que a sua letra seja absurdamente grande, eu tenho certeza que essa redação não ocuparia as 30 linhas. Sempre tente fazer com que a sua redação ocupe as 30 linhas, pois assim você desenvolve melhor seu argumento.
– Construir as frases de maneira fluída. O que quero dizer? Utilize mais pontuações, especialmente pontos finais. Suas frases são sempre muito longas e com pouquíssimos “fechamentos”.
– Desenvolva e detalhe mais os seus argumentos. Perceba como o seu D2 ficou sem conexão com o restante do texto. É preciso que o texto sempre se conecte. No D2 o argumento que você utilizou ficou muito “solto”, não havendo uma relação com o restante do texto.
Não vou fornecer nota porque não é o importante agora para você. Procure melhorar esses pontos (lendo redações nota mil já vai ajudar a você criar um outro raciocínio), e aí sim a nota vai ser útil para você!
Parabéns, e continue treinando!
See lessO racismo institucional e enraizado que dominam o país até os dias de hoje
gabriel.augz
Olá. Acredito que como você não especificou o seu foco seja o ENEM. Portanto, vou corrigir conforme um corretor do ENEM corrigiria. No Brasil, o racismo é um tabu. Muitos brasileiros gostam da ideia de pensar que não somos(1) um país racista, mas infelizmente, os dados evidenciam uma realidade muitoLeia mais
Olá. Acredito que como você não especificou o seu foco seja o ENEM. Portanto, vou corrigir conforme um corretor do ENEM corrigiria.
No Brasil, o racismo é um tabu. Muitos brasileiros gostam da ideia de pensar que não somos(1) um país racista, mas infelizmente, os dados evidenciam uma realidade muito mais desagradável.
(1) Acredito ser errado utilizar a primeira pessoa no ENEM. Cuidado com isso.
*Introdução confusa. Não houve a apresentação dos temas a serem defendidos no D1 e D2. Poderia ter detalhado melhor esses dados ou trocado o repertório.
Existem várias práticas institucionais que ajudam a perpetuar o racismo e podemos ver isso em muitas ações policiais: negros são muito mais(1) frequentemente vistos como suspeitos por polícias(2) do que pessoas brancas, por( exemplo, na série americana Brooklyn Nine-Nine há um episódio em que o sargento do esquadrão, que é um homem negro(3) sofre uma abordagem vinda de um policial branco que o trata como suspeito por apenas está(4) ainda(5) em um bairro de alta classe, depois desse ato, o guarda se justifica de que estava fazendo seu trabalho, pois, de acordo com ele, o sargento não se encaixa no padrão daquela sociedade.
(1) Esse “muito mais” me parece até redundância. Evite isso. Seria suficiente dizer: “…negros são frequentemente vistos como…”
(2) Talvez você quisesse dizer “policiais”.
(3) Vírgula. Adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
(4) “… por apenas ESTAR…”
(5) Não entendi esse ainda.
*Trouxe um repertório bom e até produtivo, porém faltou organizar tudo isso. Suas frases são muito longas, e quanto maior a frase mais chances você tem de errar alguma pontuação, concordância e etc. Utilize mais pontos finais e organize melhor o pensamento. Senti falta de conectivos também.
Isso é mais uma prova de que o racismo institucional ainda existe e que 71% das pessoas negras sofrem com toda a violência. Ainda, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que as chances de um jovem negro ser assassinado é maior que um(1) a de um jovem branco.
(1) Esse “um” não deveria estar aqui.
*Não entendi se esse era o desenvolvimento 2 ou continuação do D1, mas se for o 2 está mal estruturado.
Torna-se evidente que, portanto, que(1) medidas devem ser tomadas para combater esse mal da desigualdade. O poder judiciário deve garantir que as discriminações e atos de ofensas verbais ou físicas sejam mais fiscalizadas. É fundamental que as escolas e as famílias (2)como construtores de valores dos indivíduos, eduquem as crianças para terem uma visão de toda a história desde sua formação e colonização, até os dias atuais.
(1) Sem necessidade desse “que”.
(2) Vírgula.
*Não vou me aprofundar na prop. de intervenção pois tem duas e as duas estão incompletas.
Não sei se você quer o ENEM mesmo, mas caso queira saiba que há diversos erros na sua redação. Vou pontuar alguns:
– Desenvolvimento 2 incompleto.
– Estrutura incorreta. Procure seguir a fórmula que todo mundo utiliza: 1 parágrafo p/ introdução, 2 p/ os desenvolvimentos e 1 p/ conclusão (prop. de intervenção).
– Praticamente não há conectivos (mecanismo que liga orações em um texto) na sua redação. Pesquise sobre isso e comece a utilizar agora, pois o ENEM tem uma competência só para esse tema.
– Proposta de intervenção incompleta. Não precisa fazer duas, apenas uma é suficiente.
– Erros de concordância e pontuação em alguns momentos.
Caso você se atente nessas observações sua nota já sobe consideravelmente. Não vou dar nota pois acredito não ser útil no momento. Foque nesses pontos que eu disse.
Parabéns, e continue treinando!
See lessViolência financeira contra idosos. (ENEM)
gabriel.augz
Olá. Vou fazer algumas observações sobre a sua redação. A violência contra os idosos é um problema frequente no Brasil. Essa agressão ocorre tanto fisicamente quanto(1) psicologicamente e financeiramente. O abuso econômico sofrido pela terceira idade pode ser realizado por familiares, conhecidos e iLeia mais
Olá. Vou fazer algumas observações sobre a sua redação.
A violência contra os idosos é um problema frequente no Brasil. Essa agressão ocorre tanto fisicamente quanto(1) psicologicamente e financeiramente. O abuso econômico sofrido pela terceira idade pode ser realizado por familiares, conhecidos e instituições, e como resultado, essas vítimas acabam ficando endividadas.(2)
(1) Seria interessante ter utilizado uma vírgula aqui. Ex.: “tanto fisicamente, psicologicamente e financeiramente”. Entendi que o “quanto” que você utilizou era para marcar algo a mais, mas a vírgula seria melhor aqui.
(2) Essa é uma observação geral sobre a introdução: faltou você utilizar recursos coesivos, como os conectivos. Fica faltando ligações entre as frases, entende?
*Introdução no geral boa. Trouxe os argumentos a serem discutido no D1 e D2 (agressão realizada por pessoas próximas dos idosos e um endividamento por parte dessa população idosa).
Segundo o Estadão, mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos são feitos por parentes próximos, como filhos, netos e sobrinhos. (1)Os golpes ocorrem por desvios de dinheiro, chantagens ou até mesmo forçando o senhor(a) a assinar um documento, contrato ou testamento. Como no caso de uma senhora de 89 anos(2), diagnosticada com Alzheimer, a qual foi vítima de sua própria neta, que desviava a mensalidade do asilo, dinheiro de fraldas e remédios e ainda realizou(3) sete empréstimos bancários de cerca de 8.000,00 reais, deixando a senhora com o nome sujo.
(1) Poderia ter utilizado algum conectivo.
(2) Acredito que esse argumento não seja muito bom, pois parece mais um relato do que algo verídico, entende? Nessa parte do texto teria sido interessante o seu argumento, ou seja, seu ponto de vista acerca do repertório que você já tinha introduzido (dado do Estadão).
(3) Esses dois “e” podem gerar ambiguidades. Eu colocaria: “… dinheiro de fraldas e remédios, realizando sete…”
*Desenvolvimento ok. Como eu disse, essa parte do caso da senhora talvez não fosse muito bem visto para o corretor, pois parece ser um relato sem muita veracidade. O ideal ali seria você ter realmente desenvolvido o dado anterior.
Como resultado dos fatos mencionados, a terceira idade garante seu lugar na lista de endividados no Brasil. Muitas das vezes aceitam propostas aproveitadoras por inocência, como cartões, empréstimos em bancos, parcelamentos com juros enormes, etc. Esses contratos(1) junto com os golpes e crimes, seriam evitados se os idosos tivessem controle de seu dinheiro e soubessem diferenciar e reconhecer quando estão sendo enganados, pois, uma vez que (2)caem nesses golpes(3) para sair dessa situação, identificar os criminosos, ir a justiça e provar não ser responsável pelas dívidas enormes, leva tempo e muito desgaste emocional.
(1) Vírgula. Adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
(2) Teria utilizado um “… pois, quando caem nesses golpes…” aqui. Já que ficou um pouco confuso da maneira que você escreveu.
(3) Vírgula.
*Ok, foi um desenvolvimento bom. Porém, perceba: esse início, “Como resultado dos fatos mencionados…” ficou um pouco estranho. Digo isso porque os fatos anteriores não explicam totalmente o argumento do D2. No D1 é dito que os idosos são, muitas vezes, chantageados financeiramente por pessoas próximas. Mas isso não explica o porque de idosos estarem na lista de endividados no Brasil. Resumindo: faltou você desenvolver melhor esse ponto.
Porém, você mandou bem na relação de efeito. Idosos caem em golpes financeiros, e o efeito disso é uma tentativa desses tentarem recuperar, porém, como essa recuperação gasta tempo e emocional, muitos desistem.
Portanto, a violência financeira contra o idoso é perigosa e inaceitável, pois causa o endividamentos dessas pessoas, e muitas frustrações em pessoas tão frágeis. Por isso, para combater tal abuso, é necessário que o Estatuto do Idoso(1) junto com o Concelho(2) Municipal do Idoso(1) disponibilize educação financeira para essas pessoas poderem ter autonomia, independência e conhecimento para cuidar de seus bens, (3)invistam em acompanhamentos econômicos públicos, e na penalização dos criminosos que realizam esses crimes(3), a fim de diminuir o número de vítimas do abuso econômico.
(1) Vírgulas aqui.
(2) Conselho.
(3) Aqui é como se fosse uma nova proposta de intervenção já. Cuidado, pois não há necessidade de duas propostas, apenas uma, desde que esteja completa, é suficiente.
Agente: Estatuto do Idoso
Ação: Disponibilizar educação financeira aos idosos
Modo: ?
Detalhamento: Independência financeira
Efeito: Diminuir o número de vítimas em golpes financeiros
*Boa proposta, porém está incompleta. O modo (ou meio) que será feita não está evidente.
Vou tentar fornecer uma nota agora:
C1: 160 — Há erros gramaticais, mas não ao ponto de chegar em 120.
C2: 160 — Argumentação consistente, porém repertório social em alguns momentos não tão produtivo.
C3: 120 — Algumas informações desorganizadas e não tão bem desenvolvidas, especialmente no D2.
C4: 120 — 120 pois há poucos recursos coesivos no seu texto. Invista mais em conectivos.
C5: 160 — Proposta incompleta, faltando o modo que será feito a ação.
Total: 720 (a nota poderia ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).
Parabéns, e continue treinando!
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