Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil
Willyans
A animação “The Lorax” mostra uma realidade em que árvores são feitas de plásticos e o ar é comercializado pelas pessoas. O objetivo de tal obra é exemplificar, de forma descontraída, a importância da preservação ambiental enquanto há tempo. Fora da ficção, no Brasil hodierno, a situação do meio ambLeia mais
A animação “The Lorax” mostra uma realidade em que árvores são feitas de plásticos e o ar é comercializado pelas pessoas. O objetivo de tal obra é exemplificar, de forma descontraída, a importância da preservação ambiental enquanto há tempo. Fora da ficção, no Brasil hodierno, a situação do meio ambiente é um caso preocupante, assim como em “The Lorax”, posto que os recorrentes casos de incêndios florestais ressaltam a importância de se debater medidas mitigadoras. Nesse sentido, é lícito destacar os principais entraves para a redução das queimadas no Brasil, como a negligência do Estado e a mentalidade capitalista vigente, além de meios resolutivos.
– perfeita. Não encontrei erros.
Em primeira análise, o dever do Estado em preservar e cuidar do seu meio ambiente está sendo ignorado, uma vez que poucos planos são postos em práticas para evitar a imensa perda florestal no Brasil. Tal devastação pode ser comprovada mediante análise dos dados expostos no site “Rede Brasil atual”, o qual mostra que em 2020, no território brasileiro, foram perdidos mais de 1.600,00 hectares de florestas primárias. Assim, observa-se que essas absurdas taxas representam bem a posição inerte do Estado frente à problemática exposta, necessitando-se urgentemente que projetos sejam criados para atenuar o hodierno quadro ambiental no Brasil.
-Dado estatístico bastante pertinente ao tema, e argumentação clara e bem desenvolvida. Novamente, não encontrei erros.
Ademais, é importante citar a selvagem mentalidade capitalista como óbice na diminuição das queimadas no Brasil. Nesse viés, a ganância de muitos produtores rurais os leva a desmatar, seja com máquinas ou fogo, intensivamente grandes áreas de mata para estabelecimento de agropecuárias, plantação de soja, entre outros produtos, sendo tais práticas evidenciadas no documentário “Cownspiracy”. Logo, conclui-se que o capitalismo está intrinsecamente ligado à preservação ambiental, recaindo sobre os grandes produtores a responsabilidade das queimadas provocadas por ações antrópicas.
– Mesma coisa do d1, impecável.
Portanto, o Estado deve enfrentar a missão de cuidar do seu meio ambiente e, além disso, fiscalizações devem acontecer para evitar queimadas criminosas. Para isso, urge que o Ministério da Agricultura(agente), Pecuária e Abastecimento desenvolva o plano(ação) “Proteja nossas florestas”, o qual se caracterizará pela intensa fiscalização nas zonas de maior incidência de queimadas e das respectivas punições para os autores dessas práticas(detalhamento da ação). Tal projeto deverá ser feito por meio(modo) da aliança entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com as autoridades ambientais locais, visando prevenir a destruição(finalidade) de grandes áreas florestais no Brasil e, por conseguinte, evitar um desequilíbrio ecológico. Feito isso, espera-se que reduza as expressivas estatísticas de queimadas no Brasil futuramente e, consequentemente, tenhamos a capacidade de valorizar a vegetação nacional.
– uma das melhores redações que já li. Redação “simples” e objetiva.
C1: 200
See lessC2:200
C3:200
C4:200
C5:200
Educação financeira
Willyans
No filme “ A procura da felicidade”(1), é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou o gozo dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, uma vez que (2)cidadãos têm o(3) bem-estarLeia mais
No filme “ A procura da felicidade”(1), é retratado o drama vivido por um pai que enfrenta sérios problemas financeiros, o que impossibilitou o gozo dos seus direitos fundamentais. Nesse contexto, a obra cinematográfica assemelha-se à realidade brasileira, uma vez que (2)cidadãos têm o(3) bem-estar social afetado por dívidas decorrentes da ausência de educação financeira. Logo, torna-se preciso analisar os fatores influenciadores de tal conjuntura: negligência familiar e governamental.
1- não se separa sujeito de verbo.
2- os cidadãos*.
3- têm o seu*.
De início, é válido ressaltar a importância da família para a introdução da educação financeira na vida dos indivíduos. Pois(1), segundo o modelo sistêmico do terapeuta Salvador Minuchin, a família é a principal influência comportamental do ser humano. Entretanto, com a carência de tempo decorrente da exarcebada(2) preocupação com o êxito pessoal, comportamento característico da sociedade moderna, (3)responsáveis negligenciam a aplicabilidade dessa didática para seus filhos. Com efeito, introduzem na sociedade indivíduos que não sabem conviver com finanças, o que pode contribuir para crise econômica do país e (4)endividamento de(5) cidadãos.
1- não se utiliza “pois” depois de ponto final, só após ou entre vírgula.
2- exacerbada”.
3- os responsáveis*.
4- e para o endividamento*.
5- eu trocaria por “dos cidadãos”.
Outrossim, é lícito postular a negligência do estado como corroborador da problemática,visto que, sendo o responsável por garantir o bem-estar social (1)apresenta escassez de políticas públicas voltadas para inserção da educação financeira. Desse modo, tal situação é exemplificada na expressão “cidadão de papel” (2)do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em que os direitos só tangem apenas a teoria por falta de cumprimento e expressividade. Diante disso, apresenta-se para sociedade um aparente estado de anomia,o que faz a população não reivindicar a implementação da didática financeira em seu cotidiano.
1- vírgula.
2- vírgula.
Mediante o exposto, é perceptível a necessidade de inserir a educação financeira na vida de todos. Por isso, é necessário que o Governo federal(agente)(1)(2) aliado às instituições de ensino, promova campanhas(ação) educacionais a (3)cerca do tema, por meio(modo) das mídias sociais e digitais, a fim de tornar público a importância dessa disciplina(finalidade). Além disso, é ideal que o mesmo agente(agente) promova(4) a inserção da matéria de educação financeira(ação) desde o ensino fundamental(detalhamento) e estenda essa iniciativa aos familiares(5) por intermédio (modo)de reuniões mensais, para que seja sanada a problemática(finalidade). Dessa maneira, o exposto no filme “ A procura da felicidade” não será mais uma realidade de brasileiros.
1- letra minúscula.
2- vírgula.
3- acerca*.
4- repetição de palavras próximas, evite isso.
5- vírgula.
C1: 120
See lessC2:200
C3:200
C4:200
C5:200
Desafios para proteção da criança e da adolescência (correção modelo enem pfvr)
Willyans
Isabella Nardoni,(1) era uma crinça(2) de 5 anos que foi agredida e morta pelo pai e a(3) madrasta em 2008 no Brasil.De maneira análoga a isso(4) tem-se as dificuldades na proteção da infância e do adolescente nos dias de hoje.Nesse prisma(5) destacam-se dois aspectos importantes: insuficiência dasLeia mais
Isabella Nardoni,(1) era uma crinça(2) de 5 anos que foi agredida e morta pelo pai e a(3) madrasta em 2008 no Brasil.De maneira análoga a isso(4) tem-se as dificuldades na proteção da infância e do adolescente nos dias de hoje.Nesse prisma(5) destacam-se dois aspectos importantes: insuficiência das leis e negligência familiar(6).Conquanto, tais aspectos precisam ser revistos.
1- não se separa sujeito de verbo.
2- criança*.
3- pelo pai e pela madrasta*.
4- vírgula.
5- vírgula.
6- ficou estranho, coloque os artigos antes das palavras. Ex: …destacam-se dois aspectos importantes: a insuficiência das leis e a negligência familiar.
Sob esse víes,é necessário ressaltar a insuficiência das leis(1) brasileiras.(2)O Instituto da Criança e do Adolescente (ECA),em teria(3) deveria garantir a segurança desses indivíduos, porém essas tem os direitos desrespeitados diaremente.No Brasil(4) índices(5) indicam que o trabalho infantil é recorrente,este é qualificado como crime no país.Logo, é necessário que as leis de proteção os(6) menores sejam mais eficientes e rígidas para que tais ações deixem de acontecer.*
1- vc usou as mesmas palavras na introdução, troque por sinônimos, ex: insuficiência legislativa.
2- coloque um conectivo.
3- em teoria*.
4- vírgula.
5- quais índices? quem fez a pesquisa? explique.
6- aos menores*.
*Em geral, seu parágrafo ficou muito expositivo, vc apenas joga informações e dados, mas não explica como isso acontece realmente no país.
Outrossim, é notório a negligência familiar com os menores de idade.Na série Lúcifer, o protagonista Lúcifer Morningstar foi negligenciado pelo pai durante anos,tais atitudes paternas causaram problemas em seus relacionamentos, principalmente de confiança.Sendo assim,é possível trazar(1) semelhanças da ficção com a realidade de crianças brasileiras que são negligenciadas por suas famíllias(2) e encontram dificuldades emocionais na vida adulta.*
1- traçar*.
2- famílias*.
*ficou mais argumentativo que o outro, mas dá pra se aprofundar mais.
Em vista dos fatos supracitados,faz-se urgente a adoçãode(1) medidas que venham a(2) conter a falta de proteção de crinças(3) e adolescentes.Por conseguinte,cabe ao Poder Judiciário(agente),(4) fazer que as leis existentes sejam mais eficienves(ação)(5)(6) por meio(modo) de fiscalização periódicas(7) do Conselho Tutelar em lares desestruturados,campanhas que insentivem(8) a denúncia de abuso de menores(9) e acompanhamento psicológico para menores*(detalhamento)(10) que sofrem com esses abusos,a fim(finalidade) de que esses indivíduos tenham seus direitos garantidos e sua saúde mental (11)assegurada.Somente assim, casos como a(12) da Isabella Nardoni seram(13) cadavez(14) mais raros.
1- adoção de*.
2- venham conter*.
3- crianças*.
4- não se separa sujeito de verbo.
5- eficientes*.
6- vírgula.
7- periódica*.
8- incentivem*.
9 e 10 – repetição de palavras mt próximas.
*isso aqui ficou mais parecido com outra ação do que com um detalhamento, mas irei contar como detalhamento. Detalhe bem ação, não coloque outra.
11- sua saúde mental seja assegurada*.
12- casos como o*.
13- serão*.
14- cada vez*.
C1: 80
See lessC2:120
C3:160
C4:160
C5:200
Nota: 720.
escravidão contemporânea e seus efeitos no Brasil
Willyans
A ideia de trabalho servil implantada no sistema feudal se estabeleceu nos ideais europeus e influenciou diretamente na escravidão vivida em suas colônias. Nessa conjuntura, as marcas sociais da escravidão vivida no Brasil nos permitem perceber que, mesmo após a abolição, a exploração da mão de obraLeia mais
A ideia de trabalho servil implantada no sistema feudal se estabeleceu nos ideais europeus e influenciou diretamente na escravidão vivida em suas colônias. Nessa conjuntura, as marcas sociais da escravidão vivida no Brasil nos permitem perceber que, mesmo após a abolição, a exploração da mão de obra ainda existe no pais. Hodiernamente, além da cultura escravista que ainda persegue os brasileiros, a negligência estatal contribui avidamente para esse problema social.
*introdução muito boa, não encontrei erros.
Diante desse cenário, cabe salientar que a cultura de exploração do trabalho é uma das razões da constância dessa mazela social. Segundo o sociólogo Florestan Fernandes ao(1) diz que “escravo liberto não é escravo integrado”, evidencia a carência de integração dos pretos libertos no Brasil na sociedade colonial, que (2)por não terem como viver no âmbito social pós alforria, acabavam voltando para a casa dos seus senhores e,(3) trabalhando horas por dia por um salário mais que insuficiente. Vê-se, então, a necessidade de mudar a sociedade escravocrata contemporânea e a sua cultura de exploração.*
1- “ao diz que “está incorreto, o correto seria: “segundo… o escravo liberto…”.
2- vírgula.
3- uso indevido da vírgula.
*achei o parágrafo muito expositivo, vc basicamente apenas falou sobre as consequências da abolição da escravidão, sem falar sobre como influenciou ou influencia no Brasil atual.
Outrossim, é importante destacar que a ineficiência do governo é uma das principais razões para a persistência desse problema social. De acordo com o filósofo francês Barnett, o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis e, consequentemente, inapto e contraditório como legislador. Logo, por mais que o governo tente, de forma jurídica, minimizar essa mazela social, ele próprio a acentua com sua incapacidade de fiscalizar e colocar leis em prática. Desse modo, é preciso reafirmar as normas jurídicas em vigor no país.
*gostei do repertório, mas vc n falou sobre como isso influencia na escravidão contemporânea, veja que vc apenas fala sobre a incapacidade do Estado, mas n explica as consequências disso no trabalho compulsório. Argumente mais.
Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como também no cultural, fazendo com que,(1) esse problema social seja atenuado. Assim sendo, cabe ao governo federal(agente), instância máxima de poder(detalhamento do agente), implantar medidas educacionais(ação), por meio(modo) de materiais didáticos, como e-books e apostilas, a fim(finalidade) de diminuir o(2) essa dificuldade enfrentada pelo corpo social. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho, de comum acordo com as instituições privadas, reafirmar as leis trabalhistas (3)por meio de palestras, como as TED(4), com o fim de diminuir os casos de trabalho análogo à escravidão. Neste sentido, os tempos feudais jamais se repetirão.
1- uso indevido da vírgula.
2- não tem esse artigo aqui.
3- vírgula.
4- oq é isso? não abrevie essas siglas que não são muito conhecidas.
C1: 140
See lessC2:200
C3:160
C4:200
C5:200
Nota:900
Democratização do acesso à internet (modelo enem, nota pfvr)
Willyans
O artigo 5(1) da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”*, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que,(2) a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil(3). Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuLeia mais
O artigo 5(1) da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”*, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que,(2) a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil(3). Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as principais causas são de cunho estatal e pobreza(4).
1- artigo 5°*
2- uso indevido da vírgula.
3- repetição de palavras próximas, troque por “território nacional”, por exemplo.
4- cunho social e pobreza? ficou desconexo. Troque por “cunho estatal e social”.
*aqui te aconselho a fazer um citação indireta, fica melhor de ler. Ex: o artigo 5° da Constituição Federal assegura a todos os cidadãos a igualdade perante a lei.
Ademais(1), as ações estatais mostra-se(2) como um empecilho para a resolução do problema.No Brasil foi sancionada a Lei do acesso à internet em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. Apesar disso, muitos cidadãos(3) brasileiros não tem(4) rede de internet, esses por sua vez são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação.Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil(6), além de ser um agravante para desigualdades.
1-use um conectivo com função de “iniciar”, como: em primeiro plano, em primeiro lugar.
2- as ações…mostram-se*.
3- troque por indivíduos, vc já repetiu essa palavra na linha acima.
4- verbo “ter” para conjugar sujeito no plural fica “têm”.
6- veja que em dois parágrafos vc já usou essa palavra 4 vezes, a maioria sem necessidade. Não é proibido repetir, mas troque por substantivos sempre que possível.
*obs: vi que vc tem boas ideias, mas não desenvolveu muito. Não tenha medo de se aprofundar na argumentação, cite exemplos e desenvolva mais sua opinião sobre o assunto.
Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),mostra(1) que o número de acesso a(2) internet aumentou 75,3% nos últimos anos. Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos. (3)Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.
1- esse “mostra que” só seria possível se vc começasse com “Uma pesquisa realizada pelo….mostra que..”, usando como vc usou fica desconexo e atrapalha na coesão do texto. O certo seria ” Segundo o…. o número de acesso…”.
2- acesso à*.
3- aqui seria uma vírgula.
*outra argumentação rasa, cite mais exemplos. Isso te faz perder ponto na C3.
Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil medidas precisam ser tomadas. Logo,é necessário que o Ministério da Infraestrutura(agente) democratize o acesso à rede(ação)(1) por meio da criação de lan house públicas em áreas periféricas(meio), (2)se faz necessário também que o Ministério da Educação(agente) disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas(ação) para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido(finalidade).Desse modo, o artigo 5(3) da Constituição Federal brasileiro será enfim realidade no país.
See less1- vírgula.
2- faz-se*. Aqui vc quis fazer outra proposta, então seria mais correto o uso do ponto final, e não da vírgula.
3- artigo 5°*.
obs: vc fez duas propostas, o que não é necessário, mas também não é proibido, porém vc deixou as duas incompletas. Veja, na primeira faltou a finalidade e o detalhamento(3 elementos válidos valem apenas 120 pontos na C5), e na segunda faltou o modo, o detalhamento e a finalidade(2 elementos válidos valem apenas 80 pontos na C5) Nesse caso, a proposta mais completa valerá. Faça apenas uma proposta e detalhe ao máximo.
C1: 120
C2:200
C3:140
C4:160
C5:120
Nota: 740
TEMA: O combate a Homofobia nas escolas.
Willyans
Na série televisiva “Glee”, O personagem Kurt sofre com agressões físicas, ofensas e ameaças constantes na escola por ser um Homossexual(1) assumido e usar roupas consideradas extravagantes. Kurt então,(2) decide mudar de escola por não suportar mais a homofobia sofrida. Infelizmente esse é um retraLeia mais
Na série televisiva “Glee”, O personagem Kurt sofre com agressões físicas, ofensas e ameaças constantes na escola por ser um Homossexual(1) assumido e usar roupas consideradas extravagantes. Kurt então,(2) decide mudar de escola por não suportar mais a homofobia sofrida. Infelizmente esse é um retrato do que acontece bastante com muitos jovens fora fora(3) da ficção, o que resulta em graves problemas psicológicos.
1- a palavra “homossexual” é escrita com letra minúscula.
2- não se separa sujeito de verbo, o certo seria: “Kurt, então, decide…
3- repetição da palavra “fora”.
Em primeiro plano, deve – se ressaltar um estudo realizado em 2007 pelo pesquisador IIan H. Meyers, do departamento de ciências sociais da universidade Columbia (EUA)(1)que mostra que transtornos mentais prevalecem em pessoas LGBTQI+ porque (2)segundo o autor, os estigmas e as discriminações que os rodeiam criam em seu entorno um ambiente socialmente hostil, favorável ao desenvolvimento de problemas de saúde como depressão , ansiedade, pensamentos suicidas e automutilação. Logo, diante de tal exposto, é evidente os males que tal problemática pode causar e deve ser combatida com urgência.
1- vírgula.
2- vírgula.
Ademais, destaca – se uma pesquisa apresentada na audiência pública na câmara dos deputados que revelou que 73% dos estudantes brasileiros que se identificam como homossexuais já sofreram bullyng homofóbico na escola. E o levantamento revelou também que 60% se sentem inseguros no ambiente escolar e 37% já chegaram a ser vitimas de violência física*. Em vista disso, pode – se dizer que o Filósofo Frances, Voltaire, estava certo ao afirmar que “Preconceito é opinião sem conhecimento.” Isto é(1), algo sem fundamento e sem razão que só trás consequências graves a vida dos indivíduos(2)*.
1-não tem essa vírgula aqui.
2- e quais seriam essas consequências graves? explique.
*seu parágrafo está completamente expositivo, veja que vc apenas citou dados e citação do filósofo, apenas um repertório produtivo já te garante 200 na C2, não exagere.
*Não é obrigatório, mas não te aconselho a começar o parágrafo de desenvolvimento com um dado estatístico, mas sim com um tópico frasal.
Portanto, faz – se necessário o combate a homofobia no ambiente escolar. E para isso, cabe ao Governo Federal(1)(agente) juntamente do(2) Ministério da educação promoverem(3) campanhas(ação) nas redes de ensino públicas e privadas(detalhamento) que conscientize(finalidade) que pessoas com orientações sexuais diferentes existem,(4) e que devem ser respeitadas!(5) Assim, se consolidará um ambiente escolar mais harmonioso e seguro para estudarem.
See less1- governo federal se escreve com letra minúscula.
2- juntamente ao*.
3- cabe ao governo… promover*.
4- não se separa orações que têm o mesmo sujeito, ao menos se for adversativa, o que não é o caso. Vírgula equivocada.
5- Não use exclamação na redação do Enem, use um ponto final.
*conclusão incompleta, faltou o modo.
C1: 80
C2:140
C3:120
C4:200
C5:160
TEMÁTICA : O HÁBITO DE LEITURA ENTRE OS JOVENS
Willyans
No Brasil, o Instituto “Pró Livro” com dados estatísticos declarou que: ao menos 30% da população comprou um livro em uma vida inteira. Consta-se que um dos maiores desmotivadores(1) para o tal acontecimento, deve-se a falta de interesse e incentivo que necessitaria se obter quando mais jovem. PortaLeia mais
No Brasil, o Instituto “Pró Livro” com dados estatísticos declarou que: ao menos 30% da população comprou um livro em uma vida inteira. Consta-se que um dos maiores desmotivadores(1) para o tal acontecimento, deve-se a falta de interesse e incentivo que necessitaria se obter quando mais jovem. Portanto, isso se torna um dos maiores desafios educacionais, já que a leitura é um dos princípios iniciais de qualquer progresso próprio.
1- aqui deveria ser “Motivadores”, já que vc cita um dado que fala sobre a baixa porcentagem da população que lê livros. Seria “desmotivador” se as suas causas citadas mais adiante fossem contrárias aos dados.
Por conseguinte, a ausência de interesse,(1) mostra a baixa qualidade de leitura exercida no Brasil, o que pode se derivar da falta de motivação. A leitura deveria vir do incentivo dos pais para os filhos(2), isso se torna muito menos frequente quando desse modo não se efetiva. Levando assim, ao não hábito, e sim a sua falta(3), deixando a desejar uma boa redenção escolar*.
1- não se separa sujeito de verbo.
2- pq deveria vir dos pais para os filhos? Explique.
3- troque por outra palavra, veja que vc já repetiu essa 3 vezes e duas delas foram em um pequeno espaço de texto. Troque por “ausência”, por exemplo.
*Argumentação muito rasa, vc não explicou nada, apenas jogou informações. Articule mais seu texto e desenvolva suas ideias.
A princípio(1), “ Declaro que não há divertimento melhor do que a leitura” – Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”– (2)Logo, o hábito de leitura não pode ser visto como uma obrigação escolar, ela tem que ser inibida como um entretenimento, mas adquirindo conhecimento, sendo crítico, uma boa interpretação; Contudo, no Brasil um dos problemas sociais evidente para esse obstáculo, pode ser compreendido com a falta de aplicação das bibliotecas nas escolas(3).
1- esse conetivo interparágrafo está equivocado, vc deveria utilizá-lo no 2° parágrafo, e não no 3°.
2- desenvolva sua citação de outra maneira, aqui vc, novamente, apenas jogou informação e não explicou nada.
3- isso aqui deveria ser colocado na introdução, vc jogou outra causa do problema aqui, não se deve fazer isso.
*Outra argumentação rasa e pouco explicativa.
Nesse sentido(1), pertence(2) ao governo(agente) intensificar o aumento das bibliotecas(ação), dentre as(3) escolas e fora delas também(detalhamento), possibilitando o acesso aos que não tem condições para novos livros(finalidade). Em mãos(4), deve-se a conscientização da importância delas aos pais, para que possam compreender a leitura como um hábito cotidiano para os filhos, afim(5) de uma melhor a(6) educação e o(7) crescimento pessoal.
1- use um conectivo de finalidade.
See less2- tente colocar outro verbo, como “cabe”.
3- dentro das*.
4- em mãos oq? de qm?
5- a fim*.
6- melhor educação*.
7- não tem esse artigo aqui.
*conclusão incompleta, faltou o modo.
C1:80
C2:80
C3:120
C4:80
C5:80
Nota: 440
Como combater o abuso de autoridade do agente policial?
Willyans
Na obra,(1) “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país, como é o caso do aLeia mais
Na obra,(1) “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção, inúmeros problemas assolam o país, como é o caso do abuso de autoridade cometido por policiais, que acaba afastando a visão idealizada pelo protagonista. Nesse contexto, convém analisar as principais maneiras de combater essa atitude, como punições mais efetivas e uma reestruturação nos centros de formação de policiais.
1- equívoco da vírgula.
*ótima introdução.
A princípio, é importante salientar que penas mais rígidas ajudam a evitar esse crime. Segundo Carlos Lacerda, jornalista brasileiro, “a impunidade gera a audácia dos maus”. Partindo desse ponto, leis ou penas brandas abrem espaço para esse crime cometido por agentes policiais, a(1) consequência disso são os diversos casos registrados de abuso de autoridade e poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar. Logo, fica evidente que a atual legislação não é eficaz o suficiente para coibir esse crime.
1- as consequências disso são*…
– vc tem boas ideias, mas argumentou pouco. Aprofunde-se mais sobre essa sua causa.
Ademais, é necessário uma reestruturação na formação dos policiais. De acordo com Paulo Freire, filósofo brasileiro, a sociedade não muda sem educação. Diante disso, torna-se visível que a educação é uma das principais ferramentas para reverter esse problema e diante das inúmeras filmagens de abordagens é possível ver que muitos casos de abuso de autoridade surgem devido aos(1) despreparo de lidar com pessoas e situações fora de controle que acabam resultando em um trabalho mal sucedido(2) o qual coloca, em algumas situações, a vida do agente como a do abordado em risco*. Nesse sentido, nota-se que é preciso uma melhora no treinamento do policial que conta com poucas horas de curso(3) e pouca eficácia.
1- ao despreparo*.
2- vírgula.
*período extremamente longo, cansativo e confuso de ler, coloque um ponto final e recomece sua ideia. O máximo de linhas recomendável para um só período na redação é entre 3 e 4, mais que isso pode te prejudicar na C3.
3- vc argumentou que os treinamentos dos policiais têm pouca eficácia OK, mas não falou nada sobre a quantidade de horas que eles têm no curso. Pra vc citar nesse trecho, vc deveria ter falado na argumentação ou provar, com dados estatísticos, já que não é uma fato perceptível, que eles realmente têm poucas horas de treinamento.
Urge, portanto, a necessidade de medidas eficazes para atenuar esse problema. De início, deve o Estado(agente), com os órgãos de segurança pública, reestruturar(ação) o ensino e os cursos polícias – visando aumentar a carga horária e desenvolver melhor o treinamento na parte das abordagens e relacionamento com pessoas (detalhamento)-. Isso será feito por meio(meio) de projetos de lei que obriguem(1) todo o território nacional adotar essas novas medidas. Afim(2)(finalidade) de desenvolver melhores profissionais e evitar o abuso de autoridade.
1- CUIDADO, palavras como essa podem te prejudicar nesse competência, pois os corretores podem entender como desrespeito aos Direitos Humanos, e isso te faz zerar nessa competência. Troque por palavras mais brandas.
2- a fim*.
C1:120
See lessC2:200
C3:180
C4:200
C5:200
Nota: 900
Saúde e medicina preventiva no Brasil. OBS: (sim, é um texto grande).
Willyans
Na obra “O Preconceito”, o geógrafo Milton Santos defende o conceito de “cidadanias mutiladas”, no qual a democracia – extremamente necessária para a fundamentação cultural do indivíduo – é exclusivamente efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, possuindo direitos universais e desfrutadosLeia mais
Na obra “O Preconceito”, o geógrafo Milton Santos defende o conceito de “cidadanias mutiladas”, no qual a democracia – extremamente necessária para a fundamentação cultural do indivíduo – é exclusivamente efetiva quando atinge a totalidade do corpo social, possuindo direitos universais e desfrutados por todos os cidadãos. De maneira análoga, embora o país apresente um conjunto de leis bastante consistente, elas se atêm, de forma geral, ao plano teórico. Isso é evidenciado no âmbito da saúde, tendo em vista que (1)embora os brasileiros possuam acesso à medicina preventiva como direito constitucional, a ineficiência do Estado, associada a preceitos culturalmente estabelecidos, faz com que a cidadania não seja efetivada integralmente.
1- vírgula. Ótima introdução.
Diante desse cenário, é válido destacar que a displicência estatal colabora com esse panorama negativo. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos indivíduos visando alcançar o equilíbrio social. *Todavia, o Estado(1) ao não cumprir sua função de garantir que os cidadãos gozem de tais direitos – (como o direito à saúde, envolvendo, primordialmente, a redução do risco de doença e de outros agravos para sua promoção, proteção e recuperação), garantido pela Constituição Federal(2) do Brasil, promulgada no ano de 1988- expõem(3) os cidadãos ao consequente desequilíbrio estrutural, rompendo com a utópica harmonia*. Assim, é lícito afirmar que o Poder Executivo, ao não cumprir seu papel da administração e execução legislativa, contribui para a perpetuação desse cenário, sendo imperioso a mudança desse quadro.
1- Usa-se vírgula, do mesmo modo que vc usou nessa frase: “Assim, é lícito afirmar que o Poder Executivo, ao não cumprir seu papel da administração e execução legislativa,….”
2- Constituição federal*. O adjetivo “federal” só tem inicial maiúscula quando faz parte de nome próprio: Senado Federal. Não integra, por exemplo, o nome da Constituição. Fonte:
Maiúscula — Manual de Comunicação – Senado Federalhttps://www12.senado.leg.br
3- O Estado……EXPÕE.
*período extremamente longo e cansativo, coloque um ponto final e continue a escrever. O máximo de linhas para um período deve ser entre 3 e 4 e, acredito eu, que esse daí deu mais que isso na folha. Isso é descontado na C3, a qual avalia o projeto de texto do aluno.
Outrossim, faz-se imperioso(1), ainda, ressaltar que a sociedade, moldada por padrões obsoletos, tende a conferir maior importância à medicina curativa e postergar a prevenção. Nesse sentido, de acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, a Teoria do Habitus é toda ideia compartilhada e desenvolvida no espaço social. Sendo assim, ao disseminar a mínima importância à medicina preventiva, é ampliado o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e a má qualidade de vida de pacientes em tratamento. Isso se deve, principalmente, à falta de consciência da massa coletiva, ao menosprezar o conceito de saúde conferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Assim, a expectativa de vida dos brasileiros inclina-se à diminuição e a ampliação dos impactos na vida dos indivíduos.
1- veja que vc repetiu essa palavra no término do 2° parágrafo e no início desse 3°, não é proibido repetir, mas tente usar outra que substitua essa, a fim de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Ex: é substancial, é fulcral, é necessário etc.
*ótima organização de ideias.
É evidente, portanto, que a dificuldade da medicina preventiva no Brasil é agravada por causas corporativas e habituais. Logo, é necessário que Governo Federal(1)(agente),(meio) *por meio do Ministério da Saúde, invistam(2) em atenção básica (3)por meio(4) de ampliação dos serviços preventivos em todo o território nacional*, por meio(5) da criação de atuantes, no Sistema Único de Saúde (SUS) especializados em diagnósticos e tratamentos prévios, objetivando a ampliação(finalidade) de menores impactos na saúde do brasileiro. Além disso, a mídia(agente), associada a ONGs, deve alertar a população(ação) sobre as mazelas atribuídas à exclusividade da medicina curativa(6) por meio(meio) da realização de narrativas ficcionais engajadas, como novelas e seriados, e reportagens que tratem do tema(detalhamento), a fim(finalidade) de contribuir o desenvolvimento do senso crítico da sociedade. Dessa maneira, o cenário poderá se abster à realidade das Cidadanias Mutiladas.
1- governo federal*. Empregam-se minúsculas nos conceitos políticos de uso corrente nas publicações do Ipea: setor público, poder público, governo – federal, estadual, municipal – e estado – no sentido de Unidade da Federação. Fonte: https://www.ipea.gov.br
2- o governo federal… INVISTA.
* o “por meio” não deve ser usado para designar com quem o governo vai fazer a parceria, mas sim para falar “com oq” ele vai fazer. Ex: por meio de verbas, palestras, campanhas publicitárias etc. Vc deveria escrever: “em parceria com o Ministério da Saúde”.
3-vírgula.
4- repetição de palavras próximas.
5- outra repetição desnecessária.
6- vírgula.
*provavelmente isso aqui seria seu detalhamento, mas esses “por meio” não dá a entender que foi isso que vc queria fazer.
Para atingir a nota máxima nessa competência é necessário que vc use apenas uma proposta COMPLETA, essa sua primeira está incompleta pq faltou o detalhamento, mas irei analisar a outra e ver se cumpre os requisitos.
a segunda proposta está completa. Aconselho-te a fazer apenas uma completa.
C1: 120
See lessC2:200
C3:180
C4:200
C5:200
Nota: 900
POR FAVOR DEEM NOTA! (eu corrigo de volta)
Willyans
A música “Sr.Potato Head”, da cantora Melanie Martinez, faz uma crítica a(1) busca dos “corpos perfeitos”no século XXI, onde(2)(3) ao longo da letra(4) há uma personagem que se submete a vários procedimentos estéticos para impressionar e se encaixar na sociedade. Nessa perspectiva, a música se aproxLeia mais
A música “Sr.Potato Head”, da cantora Melanie Martinez, faz uma crítica a(1) busca dos “corpos perfeitos”no século XXI, onde(2)(3) ao longo da letra(4) há uma personagem que se submete a vários procedimentos estéticos para impressionar e se encaixar na sociedade. Nessa perspectiva, a música se aproxima da realidade, pois no Brasil existe essa obsessão, na maioria das pessoas, pelo corpo que, muitas vezes, parece algo inalcançável. Essa situação se dá por causa das mídias, as quais rotulam e impõem padrões a serem seguidos, e pela falta de autoaceitação, por parte das pessoas, de seus corpos. Assim, é necessário que esta compulsão pela silhueta desejável deixe de existir e tenha uma busca pela valorização da autoestima.
1- crase.
2- “onde” só é usado para se referir a lugares físicos, ex: em SP, onde ocorre vários acidentes. Troque por “na qual”.
3 e 4- vírgula.
De início, o termo indústria cultural, criado na Escola de Frankfurt, evidencia que esse conceito influencia opiniões e cria ideologias. Com isso, pode colocar essa ideia na problemática da obsessão da busca pelos “corpos perfeitos” através(1) das mídias, pois desde sempre essa veicula padrões a serem seguidos e que, na maioria das vezes, parecem distantes. Logo, fica perceptívelque(2) os meios de comunicação são agentes provedores desse culto à beleza no século XXI, visto que principalmente os mais jovens buscam a aceitação dos outros para sua inserção na sociedade.
1- “através” tem o sentido de “atravessar algo”, use “por meio”.
2- creio que foi um erro de digitação.
*vc tem um bom repertório, mas faltou desenvolvê-lo. Fale mais sobre a indústria cultural e argumente mais sobre o problema. Veja que a msm coisa que vc fala sobre a mídia na introdução, vc fala nesse parágrafo.
Além disso, para o filósofo Schopenhauer, o maior erro que o ser humano pode cometer é colocar sua vida em risco. Desse modo, pode se(1) perceber esse erro no contexto atual, uma vez que o Brasil é líder em cirurgias plásticas, segundo o Jornal Folha UOL. (2)Sendo a maior parte destas cirurgias irrelevantes e colocando em ameaça o bem-estar do paciente, alimentando ainda uma preocupação desnecessária com a estrutura física. Por isso, têm-se também a maior mortalidade em mesas cirúrgicas por procedimentos estéticos(3).
1- troque por “Percebe-se”.
2- coloque uma vírgula, vc ainda está falando sobre o dado do Jornal Folha.
3- quem disse isso? cite fontes.
Diante dos fatos expostos, cabe as mídias(1)(agente), agente formador e motivador de concepções(detalhamento), desenvolver a pluralidade dos corpos(ação) e extinguir os padrões que se encontram enraizados na população (2)(modo)por meio de publicações incentivadoras acerca das silhuetas e podcasts(3) que mostrem a importância da autoaceitação para transformar a sociedade emlugar(4) que possua a valorização da autoestima, distanciando assim do erro que pode ser cometido, segundo Schopenhauer, e da personagem da música “Sr.Potato Head”.
1- quais mídias? televisão, rádio, jornal? se não quiser detalhar, use apenas “mídia”.
2- vírgula.
3- coloque aspas.
4- erro de digitação.
*faltou a finalidade.
Nota: 860
See less