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Desafios para se promover o consumo consciente no Brasil
FRANCISCOFONTENELLE
Olá! =) Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação. Considerações: Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com maisLeia mais
Olá! =)
Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação.
Considerações:
Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com mais produtividade (nos parágrafos de desenvolvimento). Ademais, aconselho continuar escrevendo. Mãos à obra, então.
Notas:
See lessC1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 920
Cracolândias no Brasil – um problema de saúde e segurança pública.
FRANCISCOFONTENELLE
Breves observações para melhorar a produção textual. Observações da Introdução: - Muito boa a contextualização temática na introdução. - Escreva documentos oficiais com letra maiúscula (Constituição Cidadã) - Boa estratégia conectiva interperíodos Observações do Primeiro parágrafo de desenvolvimentoLeia mais
Breves observações para melhorar a produção textual.
Observações da Introdução:
– Muito boa a contextualização temática na introdução.
– Escreva documentos oficiais com letra maiúscula (Constituição Cidadã)
– Boa estratégia conectiva interperíodos
Observações do Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1)
– Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Em primeira análise, …)
– Melhore a conexão interperíodos (uso de conectivo entre períodos é fator importante para a coesão textual)
– Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
Observações do Segundo parágrafo de desenvolvimento (D2)
– Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Outrossim,…)
– Uso de períodos curtos (muito bom)
– Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
Observações do PROJETO DE INTERVENÇÃO:
– “… poderes Judiciário e Executivo (escrito com letra maiúscula)
– Sua proposta de intervenção está clara; aponta os elementos (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)
– No final da conclusão, aponta uma frase que dá satisfação positiva ao problema apresentado no tema.
Bons estudos!
See less[Estilo ENEM] Obesidade infantil: um problema presente no Brasil.
FRANCISCOFONTENELLE
1 – Boa estratégia de escrever um tópico frasal como fato existente na sociedade atual. A tese criada a partir do trecho: " A industrialização trouxe mais sedentarismo e maior necessidade de se ter uma rotina com poucas perdas de tempo. É possível ver as consequências dessas transformações no BrasilLeia mais
1 – Boa estratégia de escrever um tópico frasal como fato existente na sociedade atual. A tese criada a partir do trecho: ” A industrialização trouxe mais sedentarismo e maior necessidade de se ter uma rotina com poucas perdas de tempo. É possível ver as consequências dessas transformações no Brasil de 2022.” dá ao leitor a sapiência do que vai encontrar na argumentção.
2 – Inicia com uma boa estratégia coesiva(Em primeiro lugar). Explora o argumento do D1a falta de preocupação dos pais com a dieta das crianças afeta muito esse cenário). Faltou um repertório social para explorar mais a ideia com com produtividade.
3 – Inicia com uma boa estratégia coesiva(Em segundo lugar,). O topico frasal baseado no trecho: “excesso de exposição das crianças brasileiras à tecnologia ” fomenta a discussão da argumentação no D2. Muito bom. Comprovou o tópico frasal com o trecho: “OMS alertou que, durante a pandemia do coronavírus, um número assustador de jovens passou a usar celulares e computadores na maior parte do dia.” em que cita o repertório da OMS.
4 – Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta os elementos exigidos pela Matriz Enem para atacar o problema abordado com a “diminuição da obesidade infantil no Brasil”.
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
See lessRedação modelo Enem- Principais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras
FRANCISCOFONTENELLE
1 – INTRODUÇÃO: Precisa de retoques para sua boa elaboração. Um bom repertório foi usado voltado ao tema. Fez uma tese objetiva e clara, além de ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto. Isso é produzir objetividade aquilo que será discutido, isto é, dar ao corretor rumo dos argumentos discuLeia mais
1 – INTRODUÇÃO: Precisa de retoques para sua boa elaboração. Um bom repertório foi usado voltado ao tema. Fez uma tese objetiva e clara, além de ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto. Isso é produzir objetividade aquilo que será discutido, isto é, dar ao corretor rumo dos argumentos discutidos no D1 e D2 pelo padrão de redação do Enem.
Sugestão para reescritura:
No filme “Rio” produzido pela Fox Filmes no ano de 2011, retrata a vida de uma arara-azul que é vítima do tráfico de animais, a história se passa no Rio de Janeiro, onde mostra as aventuras enfrentadas por essa arara junto com outros pássaros. Em adição, na animação é mostrado de forma explícita o tráfico desses animais, uma vez que eles são mostrados em gaiolas em condições precárias. Sobre essa perspectiva, no Brasil essa situação não é diferente, visto que, muitas espécies nativas são exploradas e extintas ao longo do território. Logo, causas e consequências devem ser analisadas para acabar com estes problemas.
2 – PARÁGRAFO DOIS: Boa estratégia coesiva de introdução ao segundo parágrafo (Em primeiro lugar,). Mas veja que é preciso explorar com objetividade a ideia apresentada. O repertório citado foi produtivo para a temática abordada. Além disso, a ligação entre os períodos precisa de elementos coesivos (conectivos aduados à construção da ideia);
Sugestão para reescritura:
Em primeiro lugar, vale ressaltar a falta de investimentos em estruturas habitacionais como geradora de déficit habitacional. Nesse sentido, o direito a um lar é um recurso básico para o ser humano, garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos que defende o direto de todos “a um padrão de vida capaz de assegurar a si saúde, bem-estar, alimentação e moradia”. Assim, observa-se que no país este direito não é usufruído pelas pessoas de forma justa, já que muitas vivem em locais precários sem estruturas fundamentais de uma moradia. Dessa forma, cabe aos órgãos competentes criar soluções para solucionar este problema.
3 – PARÁGRAFO TRÊS: Inicia com uma boa estratégia coesiva e retoma ao problema abordado para argumentar no D2(o alto número de pessoas indo morar nas capitais). Cita um repertorio cultural produtivo para o argumento, comenta-o. Todavia, a produção dos períodos precisa ser objetiva, direta, concisa, clara. Evite períodos muito extensos, pois isso compromete o sentido, a coerência, e o entendimento deles. Cuide para escrever períodos curtos e ligados, devidamente, por conectivos.
Sugestão para reescritura:
Ademais, o alto número de pessoas indo morar nas capitais, aumenta a falta de moradias, onde muitas pessoas se encontram em situação de rua por falta de habitação. Em adição, de acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, “o Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia”. Por certo, nota-se que o alto número de pessoas morando nas cidades causa essa grave ausência de abrigo habitacional, causada pela insuficiência de estrutura para quem precisa de moradia. Então, torna-se evidente que medidas cabíveis devem ser criadas para sanar esta problemática.
4 – PROJETO DE INTERVENÇÃO: Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta todos os elementos exigidos. Entretanto, (ações estratégicas e projetos governamentais”) são ações e meio/modo muito vagos, gerais e superficiais. É bom dizer efetivamente do que se trata.
Sugestão para reescritura:
Portanto, observa-se que os problemas residenciais presentes na sociedade brasileira devem ser resolvidos. Para isso, a Secretaria Nacional de Habitação- SNH, deve estimular ações estratégicas – como subsídios financeiros para os vulneráveis sociais – para aumentar a quantidade de habitações para assegurar o direito básico das pessoas. Essa iniciativa deve ocorrer por meio de investimentos financeiros advindos do FGTS para a construção de casas populares, além de conter palestras para conscientizar a população sobre o direito à moradia. Isso será feito com a finalidade de conter os impactos sociais causados por essa problemática. Dessa forma, os desabrigados terão acesso à moradia e desfruto de seus direitos.
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Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 160
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
• entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc” etc.);
• ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
• produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
• ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
• saber o momento certo de usar letras maiúsculas e minúsculas;
• compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 160
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados.
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 160
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual(cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência(seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias(os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. 160
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na Competência 4 do Enem:
• parágrafos bem estruturados(um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —, à qual ideias secundárias serão conectadas);
• períodos estruturados(normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição);
• referências(informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
• tem uma proposta de intervenção (É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionada com os argumentos utilizados);
• conta com detalhes como ela será implementada(quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
• é possível de ser executada;
• respeita os Direitos Humanos(você não deve ferir o direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).
Nota final: 840
Não desista. Continue escrevendo!
See lessRedação Enem- Causas e consequências da biopirataria no Brasil
FRANCISCOFONTENELLE
1 – INTRODUÇÃO: A Introdução carece de alguns retoques de coesão para ficar bem elaborada. Cita um repertório, com tese objetiva e clara, apesar de não ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto, o que não deve ser um modelo obrigatório. É compreensível. Mas dar ao corretor um rumo dos argumenLeia mais
1 – INTRODUÇÃO: A Introdução carece de alguns retoques de coesão para ficar bem elaborada. Cita um repertório, com tese objetiva e clara, apesar de não ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto, o que não deve ser um modelo obrigatório. É compreensível. Mas dar ao corretor um rumo dos argumentos discutidos no D1 e D2 é uma linha muito adotada. Deixo uma sugestão de como poderia ficar a introdução, depois de enxugar algumas expressões:
O filme “Rio”, produzido pela Fox Filmes, em 2011, retrata a vida de uma arara-azul, vítima do tráfico de animais, história vivenciada no Rio de Janeiro. Em adição, na animação é mostrado o tráfico desses animais, vez que são expostos em gaiolas em condições precárias. Fora da ficção, no Brasil, essa situação não é diferente, visto que, muitas espécies nativas são exploradas e extintas. Logo, causas e consequências devem ser analisadas para acabar com estes problemas.
2 – PARÁGRAFO 2 – Inicia com uma boa estratégia coesiva. Faltou explorar com mais produtividade sobre a “diversidade da flora brasileira” Deveria haver exploração argumentativa, já no tópico frasal, para dizer que a exploração é feita sem a devida reposição. O repertório citado (ONU) não foi tão produtivo para a temática abordada, vez que não houve uma ligação coesiva para facilitar o sentido do que se quis dizer. Na marca de autoria, “alternativas devem ser criadas para solucionar esta problemática” deixa ociosa a ideia e não explicita que alternativas devem ser apresentadas. Explore com mais produtividade a ideia mencionada.
3 – PARÁGRAFO 3 – Inicia com uma boa estratégia coesiva e argumenta a biopirataria. Todavia, o elemento de coesão (“Outrossim”) deveria ser trocado por outro que dê a ideia de oposição ao que deveria existir (políticas de fiscaliza diante da problemática apontada). Faltou mencionar um repertório cultural para validar a discussão da biopirataria, assunto principal do parágrafo. Na marca de autoria, “caminhos devem ser seguidos” é uma marca muito geral, vaga e dispersa já que não aponta sequer uma delas que vise “melhorar esses obstáculos”. Explore com mais produtividade a ideia mencionada.
4 – PROJETO DE INTERVENÇÃO: Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está incompleta, pois faltaram os elementos FINALIDADE e DETALHAMENTO. No fim, o elemento coesivo (“Para tanto”) deveria ser substituído por apenas (Assim, Dessa forma, dessa maneira, logo,) dando ideia de conclusão para o parágrafo.
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Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 120
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
• entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc” etc.);
• ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
• produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
• ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
• saber o momento certo de usar letras maiúsculas e minúsculas;
• compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 120
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados.
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 120
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual(cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência(seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias(os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. 120
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na Competência 4 do Enem:
• parágrafos bem estruturados(um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —, à qual ideias secundárias serão conectadas);
• períodos estruturados(normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição);
• referências(informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
• tem uma proposta de intervenção (É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionada com os argumentos utilizados);
• conta com detalhes como ela será implementada(quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
• é possível de ser executada;
• respeita os Direitos Humanos(você não deve ferir o direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).
Nota final: 600
• Não desista. Continue escrevendo!
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