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Desigualdade social no Brasil
Kenia
Desigualdade social no Brasil *No que diz respeito à Desigualdade Social* no Brasil a pobreza é uma* das principais efeitos desta dificuldade, principalmente porque há pessoas, com situações precárias, não só de situação financeira como também, saúde, educação, emprego, dentre outros fatores, que aLeia mais
Desigualdade social no Brasil
See less*No que diz respeito à Desigualdade Social* no Brasil a pobreza é uma* das principais efeitos desta dificuldade, principalmente porque há pessoas, com situações precárias, não só de situação financeira como também, saúde, educação, emprego, dentre outros fatores, que a desigualdade social vem causando na sociedade*. Porem a desigualdade social não é apenas um problema de nossa nação, mas é um problema global. O Brasil, por sua vez, tem mostrado um grande avanço, no que se diz respeito à pobreza e miséria. Diante disso o país inverte na educação, pois o país acredita que com investimento na educação, os jovens brasileiros trarão com eles a esperança de um futuro melhor. Entretanto, se a educação publica* do país se redigir da maneira que está nos dias atuais, serão prejudiciais à educação, trazendo maiores futuras conseqüências*.
*Pública
*Consequência não tem trema mais.
*Vamos lá, desigualdade social é a diferença em termos econômicos entre as classes sociais, já que vivemos em uma sociedade capitalista. Logo, essa parte que está entre os asteriscos indica que não uma boa relação de causa e consequência para a construção da tese.
*um dos principais
*Sugestão para reconstrução*: A desigualdade social no Brasil tem suas raízes na forma como foi realizada a colonização. Um aspecto que evidencia essa marca foi a corrida pelo ouro no século XVIII, que marca a atualidade por meio do número elevado de pessoas que não têm acesso à educação, saúde, moradia, entre outros elementos, previstos pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 6º. Diante desse cenário, é preciso de medidas para o melhoramento dessa situação.
#Veja, o tema é *desigualdade social no Brasil* (o tema relata algo da atualidade, mas que tem raízes históricas), nesse caso, ele tem que aparecer na introdução. Essa deve mostrar a *causa* da desigualdade (você faz isso apresentando um dado histórico e como há dados sobre isso), porque a *consequência* são os números altos de pessoas em situação de pobreza e miséria.
A partir da tese = a desigualdade no Brasil tem raízes na história, você deve construir dois parágrafos de argumentação demonstrando como isso ocorreu historicamente e trazendo elementos diversos para dar suporte a sua fala.
#Sugestão: o livro *Quarto de despejo* de Carolina Maria de Jesus retrata o processo de desigualdade no país atrelado a cor.
#É importante a leitura sobre como a sociedade nossa é organizada no que se refere ao processo de produção e em relação ao consumo, isso você terá em qualquer livro de Sociologia na parte que trata sobre estratificação social.
Partindo da Desigualdade social no Brasil, uma tese primordial é o desemprego social*, o Brasil em relação ao desemprego vive uma paralisação distinta e desequilibrada, a limitada melhoria que ocorre dá-se regularmente com as pessoas de melhores condições financeiras, diante disso, percebe-se que o desemprego é maior de idade quantidade entre pessoas com escolaridade inferior as demais que estão empregados. O desemprego se não for tratado pode causar grandes conseqüências, principalmente em famílias de menor condição financeira, pois o pai familiar tende a procurar serviço para o sustento familiar, porem quando o seu realiza o seu objetivo, o pai de família se frustra causando assim uma depressão profunda e maiores conseqüências ao decorrer do tempo.
*desemprego social? Que conceito é esse?
*Veja a desigualdade é um produto histórico. Primeiro é preciso que você lá na introdução verifique o que é a desigualdade, porque o desemprego é fruto da desigualdade e mantém a desigualdade. Porque uma pessoa que não tem acesso à educação de qualidade não tem acesso a um emprego que a remunere bem. Claro que aqui entra várias outras discussões.
*O que está evidente é que você precisa entender como é a estrutura da redação o *Enem*.
Um *introdução* que traga uma tese (uma problemática social), que construída a partir de uma causa (histórica) e uma consequência (problema a ser resolvido).
A *argumentação* pauta-se no desenvolvimento dos pontos abordados na introdução.
A educação relativamente a Desigualdade social no Brasil tem mostrado um grande avanço, pois o país faz diversos investimentos com intuito de receber melhores resultados. Porem os problemas aumenta, pois alguns dos pais dos jovens brasileiros sofrem com o desemprego e a pobreza, então os pais ao Ives de procurar uma educação digna para os seus filhos, necessitam de que eles trabalhem isto acaba causando um grande problema, pois o filho não aprende na escola o que é devido a ele, e quando cresce os efeitos colaterais iniciam-se, pois, pessoa com menor escolaridade tende a ter dificuldade de encontrar serviços, por este motivo o filho fica na mesmo situação que os pais.
A conclusão deve trazer *sempre* um elemento de coesão conclusivo = Portanto, por isso, ora, assim sendo, por conseguinte, consequentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, então, destarte.
Aqui na intervenção você precisa ser mais pontual. Precisa propor coisas palpáveis. O Estado podia investir? Como?
Proposta de intervenção tem que ter:
O que deve ser feito?
Quem deve fazer?
Como deve ser feito?
Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Espero ter ajudado. Só se aprende escrever, escrevendo. Então, escreva, pesquise, veja modelos de outras redações para se acostumar com a estrutura. Veja vídeo aulas sobre paragrafação e elementos necessários em cada parágrafo.
TRABALHO INFORMAL E QUARENTENA
Kenia
TRABALHO INFORMAL E QUARENTENA Com a abolição da escravidão em 1888 e o avanço das relações de contratações de serviços no Brasil, houve-se a necessidade de regulamentar o trabalho no país. Para isso, foi criado, em 1943, no governo de Getúlio Vargas, a CLT. No entanto, apesar do desenvolvimento traLeia mais
TRABALHO INFORMAL E QUARENTENA
See lessCom a abolição da escravidão em 1888 e o avanço das relações de contratações de serviços no Brasil, houve-se a necessidade de regulamentar o trabalho no país. Para isso, foi criado, em 1943, no governo de Getúlio Vargas, a CLT. No entanto, apesar do desenvolvimento trabalhista, alguns indivíduos que exercem trabalhos informais não possuem o mesmo respaldo daqueles que tem* carteira assinada, o que por sua vez, proporciona, em momentos de crise, tal como a da pandemia de corona vírus, instabilidade socioeconômica para esse tipo de trabalhador.
*têm é em referência a indivíduos, portanto plural.
Essa inconstância decorre de diferentes fatores, dentre eles, o mal planejamento governamental. Segundo Zygmunt Bauman, o Estado deixou de exercer o papel de proteção da sociedade que é exposta, constantemente, às forças que não controla ou espera. No Brasil, isso se aplica a ausência de órgãos destinados ao cadastramento gratuito de trabalhadores informais*, o que gera dificuldades nas ações governamentais no que tange ao apoio econômicos a esses indivíduos em momento de crise.
*Mas o que seria isso? Para quê?
Em consonância a esse fator, há o grande número de indivíduos que trabalham de forma* informal,* de acordo com o IBGE, esse número* chega a cerca de 41% da população economicamente ativa do Brasil. Em sua maioria, essas pessoas possuem baixa renda e prestam serviços para sobrevivência e não para acúmulo de capital. Esses quesitos, atrelados entre si, fazem com que esses trabalhadores, por vezes, não cumpram o isolamento social, o que permite com que fiquem mais susceptíveis a contrair a doença e a transmiti-la.
*Maneira, para não gerar a sonoridade errada para o tipo de texto.
*Coloque um ponto e dê início a outra oração.
*Sinônimo para número.
Com base no exposto, portanto, são necessárias medidas para mitigar o problema, dentre elas, a associação das ações governamentais, que promovam redução dos impostos para as empresas e patrões que continuam com o pagamento dos trabalhadores informais, mesmo estes em isolamento social durante a quarentena, comprovando essa medida por meio de um site criado pelo governo. Além disso, o Ministério da Educação, através* de cursos a distância, promover a capacitação desses trabalhadores, para que ao fim do período de pandemias, estes possam ter mais chances de conseguir um emprego ou melhorar o que já exerce.
*Através é usado no sentido de atravessar, o melhor é usar por meio, mediante.
Olha, seu texto está excelente. Você tem o domínio da estrutura da redação do Enem, o que a deixa confortável para desenvolver melhor a argumentação. Coloquei só poucos pontos que não ficaram claros, mas que, de maneira alguma, deixa sua redação menos excelente. Parabéns.