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TEMA: A questão do consumismo de artigos digitais e o meio ambiente
Kenia
Gente, eu fiz a redação e postei porque um dos passos para entrar no espaço é esse. Todavia, eu não sou mais uma estudante de Enem. Hoje sou professora e coordenadora pedagógica. Achei o espaço muito democrático e de acessível aos que não têm dinheiro para pagar um cursinho particular. Eu mesma nuncLeia mais
Gente, eu fiz a redação e postei porque um dos passos para entrar no espaço é esse. Todavia, eu não sou mais uma estudante de Enem. Hoje sou professora e coordenadora pedagógica. Achei o espaço muito democrático e de acessível aos que não têm dinheiro para pagar um cursinho particular. Eu mesma nunca tinha escrito uma redação na tipologia exigida pelo Enem, sou da época dos vestibulares e a redação era na sorte. Diante desse fato, estou este ano estudando junto a meus alunos do Médio a construção do texto dissertativo-argumentativo. Meu propósito é ajudá-los no uso dos conceitos provenientes na minha área, a Sociologia. Então, estou aqui lendo quando posso, estamos funcionando a mil com essa quarentena. Estou vivendo na prática o que Karl Marx falou acerca da mais-valia absoluta, mais trabalho e mesmo salário. Bons estudos e estou aqui para ajudar.
See lessViolência de gênero
Kenia
Violência de gênero* *Violência de gênero deixa um tema aberto, embora seu texto seja focado na violência que a mulher sofre. Desde a Primeira Guerra Mundial, quando homens tiveram que lutar pelo ideal da época, mulheres passaram a, temporariamente, ocupar seus cargos em indústrias e na produção agrLeia mais
Violência de gênero*
See less*Violência de gênero deixa um tema aberto, embora seu texto seja focado na violência que a mulher sofre.
Desde a Primeira Guerra Mundial, quando homens tiveram que lutar pelo ideal da época, mulheres passaram a, temporariamente, ocupar seus cargos em indústrias e na produção agrícola, por exemplo. A partir disso, é conspícua a importância que o gênero feminino exerce na atual sociedade, mesmo que, em boa parte das vezes, o patriarcado e o machismo insistam em violentá-lo das mais diversas maneiras.
Os aviltantes problemas pelos quais muitas mulheres* passam cotidianamente evidenciam uma insuficiência jurídica dos órgãos públicos. A Lei Maria Da Penha, sancionada em 2006, possui rica base teórica, mas não é colocada em prática em todas as situações. Tal lacuna na aplicação dessa parte da constituição tem direta relação com o retardo da verdadeira igualdade de gêneros.
*Nesse caso, é importante você dizer qual problema é esse na prática, assim você retoma a tese.
A Lei Universal de Kant defende que as pessoas deveriam tomar atitudes as quais gostariam que as outras também tomassem, visando um mundo melhor e mais justo. Nesse viés, sabe-se que existem diversos meios de ajuda os quais possibilitam a realização de denúncias. No entanto, tal delegação é dificilmente realizada devido ao medo da vítima, impossibilitando um ciclo de atitudes que levariam a sociedade para melhores resultados.
Logo, tendo em vista os fatos supracitados, cabe ao judiciário e ao legislativo* a implantação e garantia de leis que assegurem a paz* na vida de todas as mulheres. Outrossim, é imperioso a seguridade, a discrição e a estimulação de canais de denúncias contra agressões, para que as vítimas sintam-se seguras e respeitadas durante o processo de delação, objetivando uma sociedade mais segura e digna.
*A construção de Leis cabe ao Legislativo; ao Executivo a implantação delas; e ao Judiciário o uso da Lei.
*Não seria a paz em si, mas o direito a vida digna expressa nos Direitos Humanos.
Seu texto é bem escrito. Traz o que um texto dissertativo-argumentativo solicita. Parabéns. E vamos escrever, porque a gente aprende fazendo.
O AUMENTO DOS CASOS DE AIDS ENTRE OS JOVENS NO BRASIL
Kenia
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)* como a Aids ainda são problemas persistentes no âmbito da saúde brasileira, principalmente na população mais jovem. Fatores como a precária educação sexual, assim como o escasso diálogo familiar a respeito do assunto, na maior parte dos lares brasileiros, cLeia mais
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)* como a Aids ainda são problemas persistentes no âmbito da saúde brasileira, principalmente na população mais jovem. Fatores como a precária educação sexual, assim como o escasso diálogo familiar a respeito do assunto, na maior parte dos lares brasileiros, contribuem para esse cenário.
See less*Hoje se trabalha com a sigla ISTs, que são as infecções sexualmente transmissíveis. Isso porque você pode estar infectado, mas não desenvolver a doença.
Em primeira análise, nota-se que a deficitária educação sobre questões sexuais no Brasil corrobora com a reduzida informação sobre as DSTs. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire a educação por si só não pode transformar a sociedade, no entanto, sem ela tão pouco a sociedade muda, confirmando, assim, a importância do ensino na prevenção e da redução de patologias como a Aids. Dessa maneira, vê-se que o sistema educacional do Brasil ainda está muito voltado para matérias específicas que garantem aprovações e renome para as instituições, dessa forma, questões como a educação sexual são deixadas em segundo plano, ou, por vezes, não é aplicada no cronograma escolar, fato que prejudica o entendimento dos jovens sobre as consequências de relações sexuais desprotegidas.
Em segunda análise, o tabu histórico em relação aos assuntos sexuais na sociedade brasileira contribui para a reduzida orientação dos jovens pelos seus familiares. Nesse contexto, observa-se na lei n°8080/90 em seu artigo segundo que são responsáveis pela saúde não só o Estado como também a sociedade e suas esferas, como a família, instituição importante para a formação de um indivíduo, a qual tem um papel crucial na orientação sobre as prevenções necessárias para evitar o contágio por DSTs como a Aids, por exemplo, através da redução do número de parceiros sexuais e o uso de preservativos. No entanto, pouco se vê uma instrução qualificada por parte das famílias, colaborando, assim, para o aumento dos casos de doenças sexuais entre os jovens brasileiros.
Sendo assim, destaca-se a importância do diálogo tanto escolar quanto familiar para a prevenção da Aids. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação intensificar a educação sexual no ensino brasileiro, por meio do envio de verbas para a execução de palestras e aulas realizadas por profissionais especialistas no assunto, incluindo nessas principalmente medidas preventivas, para que, como uma melhor acesso à informação, o número de pessoas acometidas pela Aids possa ser controlado. Por fim, as famílias precisam romper gradualmente o tabu social, para que possam orientas seus jovens eficientemente, assim, o aumento de doenças sexuais poderá ser minimizado.
*Só mais um ponto, veja que você repete AIDS demais. Use sinônimos para essa enfermidade.
*Outra coisa, ano passado tivemos um aumento de 700% nos casos de ISTs entre os jovens, Dê uma pesquisada. Vai te ajudar na sustentação das ideias.
No mais, seu texto é bem estruturado, só não sei se caberia nas 30 linhas. Creio que você vai ter que retirar algumas discussões.
Democratização da EAD para todos os estudantes.
Kenia
Democratização da EAD No longa-metragem nacional “Tudo e Todas as Coisas”#, revela a historia* real* de uma jovem confinada em sua casa devido a uma doença, uma garota de 18 anos, inteligente e cheia de imaginação que não pode ir à escola, devido ao seu quadro se saúde – na qual*, a educação a distâLeia mais
Democratização da EAD
See lessNo longa-metragem nacional “Tudo e Todas as Coisas”#, revela a historia* real* de uma jovem confinada em sua casa devido a uma doença, uma garota de 18 anos, inteligente e cheia de imaginação que não pode ir à escola, devido ao seu quadro se saúde – na qual*, a educação a distância e* a única forma de aquirir* conhecimento. Fora da ficção, hodiernamente, pode-se presenciar uma analogia entre a narrativa é* o atual cenário em que o Brasil apresenta*, uma vez que a EAD ainda é uma esfera a ser enfrentada*. Então, para que haja uma reversão do quadro*, faz-se necessário analisar as causas politicas* e educacionais que contribuem para a continuidade da problemática em território nacional.
#Um filme é uma obra, por isso sugiro que você coloque o ano da produção entre parêntese e a direção.
*O longa é baseado em fatos? Porque você diz que o filme revela uma história real.
*História tem acento.
*Adquirir
*e
*políticas tem acento
*A invés de na qual, use sendo a educação a distância…
*Qual é o cenário que o Brasil apresenta?
*A EAD é uma esfera a ser enfrentada? Em que sentido?
*Qual quadro?
#Eu entendi que você usou o filme para falar sobre o uso da EAD diante da pandemia que estamos enfrentando, mas você não diz isso de forma clara. Não precisa rodear. É dizer que a EDA evidencia a desigualdade social que o Brasil quer mascarar. Há alunos que continuam com aulas, estudando até mais, porque os professores estão veementes, mas há um hiato gigantesco de estudantes que estão sem apoio algum, porque não foi pensado em políticas públicas emergenciais para diminuir essa disparidade de acesso à educação.
Em primeira analise*, vale ressaltar a inabilidade governamental em seus planos de metas. Uma vez que, o Brasil apresenta um grande abismo social- relacionado as desigualdades econômicas entre as classes – na qual o individuo* torna-se subordinado a não desfrutar da educação a distância, por não possuir uma ferramenta tecnológica que possa interagir-se* com a educomunicação. Desse modo, torna-se pertinente destacar a obra modernista brasileira \” Quarto de Despejo\”de Carolina Maria de Jesus, em que a protagonista relata a dificuldade dos jovens da favela – em não possuírem conhecimento diante das inovações tecnológicas.
*Análise tem acento.
*Indivíduo tem acento.
*Interagir-se? Conectar é a palavra correta.
#Veja no primeiro argumento você fala o que eu disse que entendi que queria, no entanto, isso não está claro na introdução.
Ademais, uma análise dos métodos da educação nacional é necessária. Nesse sentido, observa-se uma insuficiência de conteúdos relativos à aproximação do indivíduo com a variedade de aprender desde os primeiros anos escolares, fruto de uma educação tecnicista e pouco voltada para a formação cidadã e moral do aluno*. Dessa forma, com aulas voltadas para memorização teórica, o sistema educacional vigente pouco estimula o contato do estudante com as diversas formas de adquirir conhecimento, sendo ela presencial ou a distância. Tal cenário reforça a ideia da teoria do filosofo Marshall Mcluhan \”Os homens criam as ferramentas. As ferramentas recriam os homens\”,na qual, fica evidente portanto, que com o passar dos anos e dos avanços tecnológicos o homem vai acompanhando essas mudanças, como a educação a distância, que possibilita ao estudante uma plataforma digital com todos os conteúdos necessários para formação intelectual do aluno, assim quebrando essa esfera da educação.
*Olha, a gente está com a BNCC aprovada até o médio, mas já em vigor até o Fundamental 2. De modo, que a educação vem sendo modificada já há algum tempo nesse sentido. O Enem é uma prova que o aluno precisa saber mais que o conteúdo em si, ele precisa entender isso na vida. Além disso, a BNCC colocou o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as quais são primordiais para o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva. A crítica é pertinente, mas eu não consegui visualizar bem essa argumentação, porque a tese não ficou construída na introdução.
De maneira controversa, a EAD seria uma válvula de escape para os estudantes poderem escapar de um grande vilão das escolas brasileiras – o bullyng* é apenas um dos tipos de violência constatado em ambiente escolar, calculando cerca de 150 milhões de estudantes que passaram por opressão todos os dias, de acordo com dados e uma pesquisa da UNICEV.
*Bullying se escreve assim.
#Você já traz outra situação que não foi relatada na introdução para argumentar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, urge que o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Gilberto Kassab) crie parcerias com o Ministro da Educação (Abraham Weintraub) por meio e* verbas governamentais, o* intuito de fornecerem a todos os estudantes, ferramenta tecnológicas (computadores, celular, tablet, notebook e* entre outras) para que haja a democratização da educação a distância em terras verde e amarela. Somente assim, tal problema pressuposto, será oposto a mazela que o filme prega.
*de
*Com o
*vírgula antes de notebook, entre outras.
Aqui na intervenção você precisa ser mais pontual. Precisa propor coisas palpáveis. O Estado podia investir? Como?
Introdução: Então, pare e pesquise: o que democratizar a educação EAD? Por que é preciso democratizar? Como a população pobre tem acesso à educação? Há uma diferença entre as classes sociais no que se refere ao acesso à educação? Mostre historicamente.
Veja, aqui você consegue uma linha de pensamento que demonstra que o acesso desigual a educação de hoje é fruto de uma história marcada pela opressão e segregação de grande parte da população. Quais opressões? Quais segregações? Com isso, você terá uma introdução com uma tese construída a partir da causa e consequência.
2º parágrafo: Após isso, você vai argumentar como foi o processo educacional EAD no Brasil (tem que entender a história).
3º parágrafo: Depois você mostra que a atualidade é fruto de uma história. Traga números que demonstrem os argumentos. Pode usar a passagem do livro de Carolina Maria de Jesus, que evidencia que a desigualdade no Brasil tem cor, e por desigualdade entenda acesso à educação, saúde, moradia… Vá Constituição Federal, busque elementos de lá para deixar sua fala embasada.
Conclusão: você mostrou que a disparidade de acesso à educação nesse momento, por meio EAD, se deve a uma história, que vive até hoje. Mas que é preciso mudar?
Proposta de intervenção tem que ter:
O que deve ser feito?
Quem deve fazer?
Como deve ser feito?
Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Desigualdade social no Brasil
Kenia
Desigualdade social no Brasil *No que diz respeito à Desigualdade Social* no Brasil a pobreza é uma* das principais efeitos desta dificuldade, principalmente porque há pessoas, com situações precárias, não só de situação financeira como também, saúde, educação, emprego, dentre outros fatores, que aLeia mais
Desigualdade social no Brasil
See less*No que diz respeito à Desigualdade Social* no Brasil a pobreza é uma* das principais efeitos desta dificuldade, principalmente porque há pessoas, com situações precárias, não só de situação financeira como também, saúde, educação, emprego, dentre outros fatores, que a desigualdade social vem causando na sociedade*. Porem a desigualdade social não é apenas um problema de nossa nação, mas é um problema global. O Brasil, por sua vez, tem mostrado um grande avanço, no que se diz respeito à pobreza e miséria. Diante disso o país inverte na educação, pois o país acredita que com investimento na educação, os jovens brasileiros trarão com eles a esperança de um futuro melhor. Entretanto, se a educação publica* do país se redigir da maneira que está nos dias atuais, serão prejudiciais à educação, trazendo maiores futuras conseqüências*.
*Pública
*Consequência não tem trema mais.
*Vamos lá, desigualdade social é a diferença em termos econômicos entre as classes sociais, já que vivemos em uma sociedade capitalista. Logo, essa parte que está entre os asteriscos indica que não uma boa relação de causa e consequência para a construção da tese.
*um dos principais
*Sugestão para reconstrução*: A desigualdade social no Brasil tem suas raízes na forma como foi realizada a colonização. Um aspecto que evidencia essa marca foi a corrida pelo ouro no século XVIII, que marca a atualidade por meio do número elevado de pessoas que não têm acesso à educação, saúde, moradia, entre outros elementos, previstos pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 6º. Diante desse cenário, é preciso de medidas para o melhoramento dessa situação.
#Veja, o tema é *desigualdade social no Brasil* (o tema relata algo da atualidade, mas que tem raízes históricas), nesse caso, ele tem que aparecer na introdução. Essa deve mostrar a *causa* da desigualdade (você faz isso apresentando um dado histórico e como há dados sobre isso), porque a *consequência* são os números altos de pessoas em situação de pobreza e miséria.
A partir da tese = a desigualdade no Brasil tem raízes na história, você deve construir dois parágrafos de argumentação demonstrando como isso ocorreu historicamente e trazendo elementos diversos para dar suporte a sua fala.
#Sugestão: o livro *Quarto de despejo* de Carolina Maria de Jesus retrata o processo de desigualdade no país atrelado a cor.
#É importante a leitura sobre como a sociedade nossa é organizada no que se refere ao processo de produção e em relação ao consumo, isso você terá em qualquer livro de Sociologia na parte que trata sobre estratificação social.
Partindo da Desigualdade social no Brasil, uma tese primordial é o desemprego social*, o Brasil em relação ao desemprego vive uma paralisação distinta e desequilibrada, a limitada melhoria que ocorre dá-se regularmente com as pessoas de melhores condições financeiras, diante disso, percebe-se que o desemprego é maior de idade quantidade entre pessoas com escolaridade inferior as demais que estão empregados. O desemprego se não for tratado pode causar grandes conseqüências, principalmente em famílias de menor condição financeira, pois o pai familiar tende a procurar serviço para o sustento familiar, porem quando o seu realiza o seu objetivo, o pai de família se frustra causando assim uma depressão profunda e maiores conseqüências ao decorrer do tempo.
*desemprego social? Que conceito é esse?
*Veja a desigualdade é um produto histórico. Primeiro é preciso que você lá na introdução verifique o que é a desigualdade, porque o desemprego é fruto da desigualdade e mantém a desigualdade. Porque uma pessoa que não tem acesso à educação de qualidade não tem acesso a um emprego que a remunere bem. Claro que aqui entra várias outras discussões.
*O que está evidente é que você precisa entender como é a estrutura da redação o *Enem*.
Um *introdução* que traga uma tese (uma problemática social), que construída a partir de uma causa (histórica) e uma consequência (problema a ser resolvido).
A *argumentação* pauta-se no desenvolvimento dos pontos abordados na introdução.
A educação relativamente a Desigualdade social no Brasil tem mostrado um grande avanço, pois o país faz diversos investimentos com intuito de receber melhores resultados. Porem os problemas aumenta, pois alguns dos pais dos jovens brasileiros sofrem com o desemprego e a pobreza, então os pais ao Ives de procurar uma educação digna para os seus filhos, necessitam de que eles trabalhem isto acaba causando um grande problema, pois o filho não aprende na escola o que é devido a ele, e quando cresce os efeitos colaterais iniciam-se, pois, pessoa com menor escolaridade tende a ter dificuldade de encontrar serviços, por este motivo o filho fica na mesmo situação que os pais.
A conclusão deve trazer *sempre* um elemento de coesão conclusivo = Portanto, por isso, ora, assim sendo, por conseguinte, consequentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, então, destarte.
Aqui na intervenção você precisa ser mais pontual. Precisa propor coisas palpáveis. O Estado podia investir? Como?
Proposta de intervenção tem que ter:
O que deve ser feito?
Quem deve fazer?
Como deve ser feito?
Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Espero ter ajudado. Só se aprende escrever, escrevendo. Então, escreva, pesquise, veja modelos de outras redações para se acostumar com a estrutura. Veja vídeo aulas sobre paragrafação e elementos necessários em cada parágrafo.
O direito á moradia e a luta por habitação
Kenia
Em 1988 foi promulgada uma* Constituição Federal na qual há a afirmação do direito a* moradia como humano e fundamental. No entanto, há um descompasso entre a legislação e a realidade de muitos, já que é cada vez mais evidente o crescente número de desabrigados. Isso é um problema* pois tal situaçãoLeia mais
Em 1988 foi promulgada uma* Constituição Federal na qual há a afirmação do direito a* moradia como humano e fundamental. No entanto, há um descompasso entre a legislação e a realidade de muitos, já que é cada vez mais evidente o crescente número de desabrigados. Isso é um problema* pois tal situação corrobora com a marginalização e ocupação em locais de risco, aumentando também índices *criminais.
See less*a
*Há o fenômeno da crase, por isso deve-se usar o acento grave.
*Vírgula antes de pois.
*de
É evidente que tal problemática não é atual, visto que em 1888 quando houve a abolição da escravidão não ocorreu um programa de suporte aos negros*, cujos ficaram totalmente desabrigados e desempregados. Desde então a falta de moradia e habitação vem sendo uma adversidade. Por não ter onde ficar muitas pessoas procuram outros meios de sobrevives* e geralmente são meios precários e perigosos*.
*Sobreviver
*Quais?
*Como está a situação das pessoas nas favelas?
*Certo, isso ocorreu mesmo, mas por que você escolheu só essa parcela da população? Eu sei e concordo que a pobreza no Brasil tem cor. Isso fica claro se a gente fizer uma leitura a partir de Casa-Grande & Senzala, passando por Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus, até chegar no carnaval deste ano, onde muitas escolas construíram seus sambas enredos baseados nessa premissa. Mas aqui é preciso que você tome posição. Além disso, há um documentário interessante sobre o processo de emergência das favelas no Brasil para você entender como esses locais surgiram e como são.
Desde então tal adversidade tem crescido cada vez mais. Em 1984 residentes ruralistas buscaram por seus direitos e criaram um movimento dos trabalhadores sem terra que visava realizar a reforma agrária tornando mais fácil a vida no campo. Apesar de várias leis garantirem o direito a habitação, elas não são de fato aplicadas e isso deve ser corrigido.
*Nesse terceiro parágrafo de argumentação você precisa trazer dados, busque isso para deixar sua argumentação mais forte.
Segundo o filosofo Confúcio ” não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. Sendo assim, é imprescindível que se faça a correção do problema em questão; a começar pelo Governo Federal, que deve tomar uma iniciativa fazendo parcerias com grandes empresas, buscando empregar a população, diminuindo consequentemente a optação pelo crime*. Divulgar e tornar mais acessível* projetos como Minha Casa Minha Vida através* de campanhas publicitárias impulsionados pela imprensa brasileira.
*Mas a discussão é sobre direito à moradia.
*Plural.
*Através é usado no sentido de atravessar, o melhor é usar por meio, mediante.
Proposta de intervenção tem que ter (atente para o fato que a intervenção deve ser realizada por meio de algo a médio e curto prazo).
O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
A ciência como agente para combater epidemias
Kenia
A ciência como agente para combater epidemias Ao longo da história da humanidade* tivemos períodos devastados por epidemias*. análogo* a isso também começamos a ter investimentos e desenvolvimento cientifico* afim* de auxiliar e facilitar no combate aos surtos de doenças virais. Tendo visto a importLeia mais
A ciência como agente para combater epidemias
See lessAo longo da história da humanidade* tivemos períodos devastados por epidemias*. análogo* a isso também começamos a ter investimentos e desenvolvimento cientifico* afim* de auxiliar e facilitar no combate aos surtos de doenças virais. Tendo visto a importância da ciência como um dos principais agentes no combate a epidemias destacamos dois fatores: *Quais ações desempenha a ciência diante as situações de epidemias virais e como o país investe na infraestrutura e desenvolvimento da ciência.
*Ao longo da história, pois história é algo humano.
*Caberia um exemplo para dar suporte a afirmação.
*Análogo com letra maiúscula.
*Científico tem acento.
*A fim separado, que se refere objetivo, com a finalidade.
*Vejo que ao invés de perguntas, você deva fazer sua tese, haja vista que na atualidade estamos vivendo um descrédito em relação à ciência. Então, diante disso, você tem causa + consequência = tese.
Primeiramente, como exibido no filme “contagio”*, cientistas correm contra tempo* para buscar a cura para um vírus desconhecido que surge na china* e rapidamente se espalha ao redor do mundo. similar a isso nos dias atuais* está ocorrendo uma pandemia do covid-2019 e para lutar no combate ao novo vírus temos cientistas do mundo todo trabalhando em soluções no combate à doença*. Na sequência*, cientistas trabalham no sequenciamento do vírus, até chegar em seu hospedeiro zero, afim* de saber sua origem, além disso há os estudos da genética do vírus para saber como tal se comporta e se dispersa e como ele age no organismo de cada indivíduo. É com base nessas informações que medidas são tomadas para combater as epidemias, como o desenvolvimento de vacinas, e métodos para rastrear e tratar o número de infectados.
*Contágio tem acento, e sendo o nome de um filme é importante colocar pelo menos o ano entre parênteses e se possível o nome do diretor.
*contra o tempo
*China
*Atualmente
*Com base em que você afirma isso? Falta suporte a sua fala.
*Na sequência de quê?
*A fim separado, que se refere objetivo, com a finalidade.
Segundamente, como dizia* o filósofo anteniense Socrates* “A vida sem ciência é uma espécie de morte.” Nessa lógica, o uso da ciência para a sociedade é essencial á* vida, sem ela não poderemos ter avanços na solução de problemas que acometem o mundo. logo* após*, percebemos poucos investimentos do governo na ciência, segundo o portal de notícias do g1* o Brasil investe cerca de 1% em pesquisa e desenvolvimento, além disso, a falta de infraestrutura, tecnologia e reconhecimento são fatores que atrapalham o desenvolvimento da ciência nacional elevando as consequências e o atraso no combate as epidemias.
*como elaborou, como discutiu…
*Sócrates tem acento.
*Quando há o fenômeno da crase usa-se o sinal grave e não o agudo.
*Letra minúscula após ponto não pode.
*Logo após o quê?
*G1.
Em resumo*, são necessárias ações que amparem a ciência, visto que seu papel é de suma importância e que o Brasil apresenta essa área ainda com poucos investimentos e descaso. Para isso, é preciso que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e comunicações invista em estrutura e tecnologia. afim* de que os profissionais da área estejam preparados para que haja maior facilidade na descoberta de soluções. Ademais, é preciso que o Ministério da Educação, invista mais em bolsas para aperfeiçoamento nos recursos de ensino superior, afim* de preparar melhor os profissionais da ciência. Dessa forma teremos no Brasil uma ciência mais avançada e preparada para agir em qualquer epidemia.
*Veja, aqui já é para usar elemento de conclusão.
*A fim separado, que se refere objetivo, com a finalidade.
Proposta de intervenção tem que ter (atente para o fato que a intervenção deve ser realizada por meio de algo a médio e curto prazo).
O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Olha, você precisa melhorar na introdução, porque não houve a construção da tese a ser desenvolvida nos argumentos, que, por sua vez, estão sem definição certa do que você quer defender e sem embasamento. Leia mais sobre o assunto, o papel da ciência nesse momento, assim, você melhorará.
Espero ter ajudado.
TRABALHO INFORMAL E QUARENTENA
Kenia
TRABALHO INFORMAL E QUARENTENA Com a abolição da escravidão em 1888 e o avanço das relações de contratações de serviços no Brasil, houve-se a necessidade de regulamentar o trabalho no país. Para isso, foi criado, em 1943, no governo de Getúlio Vargas, a CLT. No entanto, apesar do desenvolvimento traLeia mais
TRABALHO INFORMAL E QUARENTENA
See lessCom a abolição da escravidão em 1888 e o avanço das relações de contratações de serviços no Brasil, houve-se a necessidade de regulamentar o trabalho no país. Para isso, foi criado, em 1943, no governo de Getúlio Vargas, a CLT. No entanto, apesar do desenvolvimento trabalhista, alguns indivíduos que exercem trabalhos informais não possuem o mesmo respaldo daqueles que tem* carteira assinada, o que por sua vez, proporciona, em momentos de crise, tal como a da pandemia de corona vírus, instabilidade socioeconômica para esse tipo de trabalhador.
*têm é em referência a indivíduos, portanto plural.
Essa inconstância decorre de diferentes fatores, dentre eles, o mal planejamento governamental. Segundo Zygmunt Bauman, o Estado deixou de exercer o papel de proteção da sociedade que é exposta, constantemente, às forças que não controla ou espera. No Brasil, isso se aplica a ausência de órgãos destinados ao cadastramento gratuito de trabalhadores informais*, o que gera dificuldades nas ações governamentais no que tange ao apoio econômicos a esses indivíduos em momento de crise.
*Mas o que seria isso? Para quê?
Em consonância a esse fator, há o grande número de indivíduos que trabalham de forma* informal,* de acordo com o IBGE, esse número* chega a cerca de 41% da população economicamente ativa do Brasil. Em sua maioria, essas pessoas possuem baixa renda e prestam serviços para sobrevivência e não para acúmulo de capital. Esses quesitos, atrelados entre si, fazem com que esses trabalhadores, por vezes, não cumpram o isolamento social, o que permite com que fiquem mais susceptíveis a contrair a doença e a transmiti-la.
*Maneira, para não gerar a sonoridade errada para o tipo de texto.
*Coloque um ponto e dê início a outra oração.
*Sinônimo para número.
Com base no exposto, portanto, são necessárias medidas para mitigar o problema, dentre elas, a associação das ações governamentais, que promovam redução dos impostos para as empresas e patrões que continuam com o pagamento dos trabalhadores informais, mesmo estes em isolamento social durante a quarentena, comprovando essa medida por meio de um site criado pelo governo. Além disso, o Ministério da Educação, através* de cursos a distância, promover a capacitação desses trabalhadores, para que ao fim do período de pandemias, estes possam ter mais chances de conseguir um emprego ou melhorar o que já exerce.
*Através é usado no sentido de atravessar, o melhor é usar por meio, mediante.
Olha, seu texto está excelente. Você tem o domínio da estrutura da redação do Enem, o que a deixa confortável para desenvolver melhor a argumentação. Coloquei só poucos pontos que não ficaram claros, mas que, de maneira alguma, deixa sua redação menos excelente. Parabéns.
TEMA: DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO DOS BRASILEIROS
Kenia
TEMA: DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO DOS BRASILEIROS De acordo com o art. 6°, da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a saúde é um direito social dos brasileiros, o qual o Estado busca garantir mediante políticas sociais e econômicas, como*, por exemplo, o calendário de vacinação. No entanto,Leia mais
TEMA: DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO DOS BRASILEIROS
See lessDe acordo com o art. 6°, da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a saúde é um direito social dos brasileiros, o qual o Estado busca garantir mediante políticas sociais e econômicas, como*, por exemplo, o calendário de vacinação. No entanto, o Estado tem encontrado dificuldades para garantir esse direito à sociedade. Logo, é fundamental defender a importância da vacinação para a saúde dos brasileiros.
*Como, por exemplo, é redundância. Use um ou outro.
*Você usou Estado duas vezes, use sinônimos, como nação, país.
Tese = Causa = garantir a vacinação + Consequência = dificuldade de garantir esse direito. Você precisa melhorar essa parte, deixar evidente cada elemento para assim argumentar a tese.
A princípio, a vacinação é um método muito eficaz de imunização contra doenças, e que, no Brasil, foi responsável por erradicar graves doenças, como varíola, febre amarela, sarampo e poliomielite. Dessa maneira, o Ministério da Saúde por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, que é um sistema de saúde universal e igualitário, busca levar as vacinas para toda a população do país.
Contudo, mesmo havendo disponibilidade do recurso, muitas pessoas não aderem à vacinação, seja por questionarem a segurança do método, temerem os efeitos colaterais ou* acreditarem que não estão suscetíveis às doenças. Diante disso, a disseminação de notícias que colocam em dúvida a credibilidade das vacinas colabora com a queda da taxa de imunização no país, fazendo com que doenças já erradicadas, como, recentemente, febre amarela e caxumba, retornem à realidade dos brasileiros*.
*Seja. São pares de oposição e precisam ser iguais. Seja… seja, quer seja…quer seja.
*Cabe nessa argumentação você trazer dados de alguma revista para dar sustentação as suas afirmações.
Por fim, para garantir a abrangência da imunização para o máximo de brasileiros possível, é fundamental demonstrar o quanto se vacinar e vacinar as crianças são importantes para a saúde da sociedade*. Portanto, ações como a busca ativa* a comunidade por meio dos agentes de saúde, a prevenção e a correta alimentação dos sistemas de informações são indispensáveis.
*E como vai ser feito isso? Por meio de campanhas? Quem fará? Como vai ser feita? Quais objetivos quer alcançar?
*O que é essa busca ativa?
Proposta de intervenção tem que ter (atente para o fato que a intervenção deve ser realizada por meio de algo a médio e curto prazo).
O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Bom, espero ter ajudado. Você escreve bem e a estrutura da redação dissertativo-argumentativa já está bem organizada. Agora é só preencher essas lacunas.
Ações humanas.
Kenia
O filme “Contágio”* relata o rápido processo de um vírus letal desconhecido, que mata em poucos dias. Esse vírus s eespelha de forma acerelada, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS)*, inicie uma corrida para encontrar a cura, encerrar o pânico e o caos presente na população. De maneirLeia mais
O filme “Contágio”* relata o rápido processo de um vírus letal desconhecido, que mata em poucos dias. Esse vírus s eespelha de forma acerelada, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS)*, inicie uma corrida para encontrar a cura, encerrar o pânico e o caos presente na população. De maneira análoga ao filme, atualmente, percebe – se a mesma atitude do mundo em meio a epidemia do Covid-19.
See less*é interessante colocar ano e direção, pois é uma obra.
*se espalha.
*Você usou a palavra vírus duas vezes e de forma próxima.
*A vírgula que você coloca após OMS até cura sugere um aposto explicativo, mas não é. Veja é uma continuidade.
*A mesma atitude do mundo é problemática, pois o mundo age por meio de instituições sociais. Nesse caso, sugiro que você busque quais instituições estão se desdobrando para conter essa situação de pandemia. Você precisa evidenciar qual a atitude está sendo tomada, pois essa seria a consequência da causa.
*Observação*: na introdução é preciso que haja uma relação de causa e consequência para construir a sua tese, que deverá ser argumentada nos próximos dois parágrafos.
Sob esse âmbito, é notório as ações do governo em tentar diminuir o número de casos do Coronavírus. Por exemplo, uma das ações, a quarentena. Tal fato é evidente pela China, grandes cidades do Japão e da Itália optarem por essa atitude. Segundo dados retirados do site Gazetaeopovo.
*Veja, você tem acesso às pesquisas. Aqui você poderia colocar contrapontos. A Itália e Espanha entraram atrasas no processo, por isso houve altos índices de morte. Aqui seria um bom espaço para falar do papel da ciência no controle ou até mesmo discutir sobre o Estado Mínimo e sua atuação nesse momento.
Além disso, a epidemia também afeta à economia mundial, isto é, consoante a revista Times, ações de empresas norte-americanas perderam mais de 10% do seu valor. Sendo o pior momento desde a crise de 2008.
*Certo, mas aqui nesse momento o mais importante são as vidas das pessoas em detrimento dos bens inanimados.
Contudo, é perceptível que algumas empresas se beneficiem com a propagação do vírus; como as quais* fabricam máscaras, álcoois, desinfetantes, vacinas e ás* responsáveis pelos serviços remotos e de entrega.
*como as que
*as sem crase. E mais, as o quê?
Portanto, é necessário que medidas mais “energéticas”* sejam tomadas para alterar esse cenário. Sendo assim, cabe ao poder legislativo, criar leis*, proibindo a aglomeração de pessoas*, até desenvolverem uma vacina- cabe isso a OMS*- juntamente com a mídia* enviando as informações precisas, através* dos anúncios, jornais e redes sociais. A fim de conscientizar a todos para um bem comum.
*Por que enérgicas está entre aspas? Aspas são para citações diretas ou para frases coloquiais usadas para análise no texto.
*leis não tem acento.
*Na verdade há os decretos, que resolvem. Aqui você poderia dizer que é necessário de uma maior fiscalização por parte das prefeituras dos municípios para que o isolamento realmente tenha efeito.
*A produção de vacinas não cabe a OMS. Desse jeito a gente não teria a corrida das grandes indústrias farmacêuticas, que são as mais ricas do mundo. Pesquise o que é a OMS, sua função.
*Através deve ser usado no sentido de atravessar, nesse caso, use por meio, mediante.
*Não vejo a mídia em si, mas as propagandas do governo serem feitas e vinculadas na TV.
Proposta de intervenção tem que ter:
O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Olha, você precisa melhorar na introdução, porque não houve a construção da tese a ser desenvolvida nos argumentos, que, por sua vez, estão sem definição certa do que você quer defender e sem embasamento. Leia mais sobre o assunto, o papel das instituições sociais e, assim, você melhorará.
Espero ter ajudado.