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Principais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): Primeiramente, lembre-se que o padrão ENEM é de redações de, no máximo, 30 linhas. Pelo computador, que no geral tem letra menor que a escrita, o seu texto ultrapassou esse limite, então me perguntLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
See lessPrimeiramente, lembre-se que o padrão ENEM é de redações de, no máximo, 30 linhas. Pelo computador, que no geral tem letra menor que a escrita, o seu texto ultrapassou esse limite, então me pergunto se você consegue escrever tudo isso nas linhas disponíveis. Se sim, sucesso! Vamos lá:
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
No geral, o texto foi muito bem escrito, apesar de haver alguns erros pequenos. Por exemplo, creio que “data o século VII” seria melhor do que “do século”; houve uma crase posicionada erroneamente e outra frase em que ela fez falta. Vale lembrar que pronome relativo é fator de próclise, opte por colocar o pronome antes do verbo (“os sanar” e não “saná-los”). Teve uma vírgula que considerei alheia ao texto e o pronome “deste” na proposta de intervenção foi mal colocado (opte por desse, já que tratou de objetos já mencionados no texto). Como disse, erros comuns e pequenos.
Acredito que sua nota seria 160!
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Desenvolveu muito bem, tanto o texto dissertativo-argumentativo, quanto o tema proposto. A argumentação foi excelente, na minha opinião.
Acredito que sua nota seria 200!
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Foi sim uma redação com repertórios bem selecionados e interpretados. Contudo, acredito que vale a pena trabalhar os mecanismos de coesão e coerência. Não que não haja, mas pode ficar digno de 200. Acredito que sua nota seria 160.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Informações articuladas, com poucos desvios em relação aos pronomes utilizados, como já falei na C1. Creio que seria 160.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Proposta de intervenção inovadora e bem articulada, digna de 200.
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kat.ferreira
Oi, tudo bem? Eu fui bem honesta e até dura na correção, eu ia corrigir de uma forma mais agradável para não te deixar magoado, mas sei que apenas com uma correção séria você poderá saber todos os seus erros e melhorar cada um. É isso. Beijinhos, aí: Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algoLeia mais
Oi, tudo bem? Eu fui bem honesta e até dura na correção, eu ia corrigir de uma forma mais agradável para não te deixar magoado, mas sei que apenas com uma correção séria você poderá saber todos os seus erros e melhorar cada um. É isso. Beijinhos, aí:
See lessCorrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Bom, vamos lá. A repetição de palavras como “experiência”, “experiente” e “empresa” é constante, você precisa achar alguns sinônimos… Além disso, existem lugares que exigem vírgulas e que elas estiveram ausentes em seu texto. Também é perceptível marcas de oralidade. Dica: ao invés de “desse jeito” prefira “dessa forma” ou semelhantes e ao invés de “ficar para trás” busque expressões ou palavras mais formais.
Nota: 80 (demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando vários desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita)
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A estrutura do gênero dissertativo-argumentativo é tese, argumentação e conclusão/proposta de intervenção. Você deu sua tese no primeiro parágrafo, mas o restante do texto estava falando sobre o programa Jovem Aprendiz, o que seria uma proposta de intervenção. Com isso, sua redação não apresentou argumentos que defendessem sua tese, com exceção aos dados dos 16% dos jovens empregados. Ainda assim, era melhor você ter mencionado a fonte, pois o dado perde um pouco a credibilidade sem ela. Entendeu o tema da redação.
Nota: 40 (desenvolve o tema de maneira tangencial ou apresenta inadequações ao tipo textual dissertativo-argumentativo)
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Não houve defesa do ponto de vista, como já disse anteriormente.
Nota: 0 (apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista)
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Podia estar melhor relacionado o texto, sinto que algumas partes não foram muito bem relacionadas com o restante.
Nota: 120 (articula as partes do texto, com algumas inadequações nos recursos coesivos)
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você não mencionou o meio, como a proposta seria feita, faltando alguns detalhes. Mencionou mais sobre os resultados que a proposta traria do que o seu desenvolvimento, além disso, seria mais interessante uma proposta realmente inovadora e não de investir num programa já existente.
Nota: 80 (Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto)