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O crescimento do consumo de álcool entre os jovens no Brasil
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): Primeiramente gostaria de perguntar se você consegue escrever tudo isso em 30 linhas apenas. Caso positivo, ótimo! C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Impressionei-me com a esLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
See lessPrimeiramente gostaria de perguntar se você consegue escrever tudo isso em 30 linhas apenas. Caso positivo, ótimo!
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Impressionei-me com a escrita, excelente. Desvios quase nulos e todos muito comuns, creio que nem chegariam a descontar nota por eles: 200 pontos.
(Observei, por exemplo, o uso de ênclise quando o correto seria próclise. Trata de lembrar que pronomes relativos são fatores da última).
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Seguiu à risca o tema e os padrões estruturais: 200 pontos.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto coerente e coesivo, únicos dois erros que notei foi o uso do “causado” ao invés de “causada”, já que se tratava de um substantivo feminino (a dependência) e o uso de “deste”, quando o preferível seria “desse”, já que não antecipa o assunto, mas o retoma. Creio que 160 pontos aqui.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Ótima argumentação, pronomes bem utilizados, com exceção do “deste”. Acredito que receberia os 200 pontos.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Proposta inovadora, coerente com todo o texto e bem articulada: 200!
Parabéns
Principais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): Primeiramente, lembre-se que o padrão ENEM é de redações de, no máximo, 30 linhas. Pelo computador, que no geral tem letra menor que a escrita, o seu texto ultrapassou esse limite, então me perguntLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
See lessPrimeiramente, lembre-se que o padrão ENEM é de redações de, no máximo, 30 linhas. Pelo computador, que no geral tem letra menor que a escrita, o seu texto ultrapassou esse limite, então me pergunto se você consegue escrever tudo isso nas linhas disponíveis. Se sim, sucesso! Vamos lá:
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
No geral, o texto foi muito bem escrito, apesar de haver alguns erros pequenos. Por exemplo, creio que “data o século VII” seria melhor do que “do século”; houve uma crase posicionada erroneamente e outra frase em que ela fez falta. Vale lembrar que pronome relativo é fator de próclise, opte por colocar o pronome antes do verbo (“os sanar” e não “saná-los”). Teve uma vírgula que considerei alheia ao texto e o pronome “deste” na proposta de intervenção foi mal colocado (opte por desse, já que tratou de objetos já mencionados no texto). Como disse, erros comuns e pequenos.
Acredito que sua nota seria 160!
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Desenvolveu muito bem, tanto o texto dissertativo-argumentativo, quanto o tema proposto. A argumentação foi excelente, na minha opinião.
Acredito que sua nota seria 200!
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Foi sim uma redação com repertórios bem selecionados e interpretados. Contudo, acredito que vale a pena trabalhar os mecanismos de coesão e coerência. Não que não haja, mas pode ficar digno de 200. Acredito que sua nota seria 160.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Informações articuladas, com poucos desvios em relação aos pronomes utilizados, como já falei na C1. Creio que seria 160.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Proposta de intervenção inovadora e bem articulada, digna de 200.
Educação a distância.
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Várias conjunções e conectivos foram empregados erroneamente, faltou crase em “acesso a educação”, verbos foram conjugados de forma errada.Leia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
See lessC1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Várias conjunções e conectivos foram empregados erroneamente, faltou crase em “acesso a educação”, verbos foram conjugados de forma errada.
Nota: 40 (Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita)
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Compreendeu o tema e soube seguir a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Ainda assim, o segundo parágrafo não apresentou argumentação e o primeiro não apresentou uma tese. Houve pessoalidade com o uso de “infelizmente”, o que não pode ocorrer.
Nota: 120 (Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo)
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
A organização foi confusa e houve apenas um argumento consistente que, ainda assim, não citou a origem da pesquisa, o que tira um pouco a credibilidade. Além disso houve uma certa contradição entre eles, já que em um parágrafo parece que você defende o EAD e o elogia, contemplando a tecnologia, e no outro você o ataca. Não reconheci a sua tese.
Nota: 40 (Apresenta informações, fatos e opiniões fracamente relacionados ao tema e não apresenta um ponto de vista)
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Faltou coesão e coerência entre ideias, vou dar alguns exemplos para que você visualize melhor:
– Ao invés do uso de “a qual” no primeiro parágrafo, era preferível o uso de “que”;
– Você encerrou o primeiro parágrafo falando sobre o grupo e risco e começou o segundo da seguinte forma: “Essa faixa etária”. Dá a entender que você está mencionando a faixa etária dita anteriormente, até pelo empego do ESSA. Contudo, você fala sobre o acesso às escolas, o que não é coerente, já que o grupo de risco é formado por idosos e o grupo estudante por crianças e adolescentes;
– Começou o terceiro parágrafo com “mas”, que é inadequado e usou “equivale” para substituir o “vale”, não fez sentido. Além disso, quando cita a pesquisa fica bem confuso, justamente pela falta de coesão. Seria preferível você ter mantido uma estrutura. Exemplo: “Como diz uma pesquisa divulgada em 2019, 58% dos domicílios…” ou “Uma pesquisa divulgada em 2019 aponta que 58% dos domicílios…”;
– “Entretanto” é usado para contrariar ideias, e você dá uma proposta de intervenção que se relaciona com a ideia anterior, o que deixa o conectivo alheio. Era preferível “portanto”, “com isso”, “dessa forma”, etc.
Nota: 40 (Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada)
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua proposta de intervenção não citou o agente e o meio/modo, ficando rala e pouco detalhada.
Nota: 80 (Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto)
Dificuldade da entrada e permanência de jovens no mercado de trabalho
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Eu fui bem honesta e até dura na correção, eu ia corrigir de uma forma mais agradável para não te deixar magoado, mas sei que apenas com uma correção séria você poderá saber todos os seus erros e melhorar cada um. É isso. Beijinhos, aí: Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algoLeia mais
Oi, tudo bem? Eu fui bem honesta e até dura na correção, eu ia corrigir de uma forma mais agradável para não te deixar magoado, mas sei que apenas com uma correção séria você poderá saber todos os seus erros e melhorar cada um. É isso. Beijinhos, aí:
See lessCorrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Bom, vamos lá. A repetição de palavras como “experiência”, “experiente” e “empresa” é constante, você precisa achar alguns sinônimos… Além disso, existem lugares que exigem vírgulas e que elas estiveram ausentes em seu texto. Também é perceptível marcas de oralidade. Dica: ao invés de “desse jeito” prefira “dessa forma” ou semelhantes e ao invés de “ficar para trás” busque expressões ou palavras mais formais.
Nota: 80 (demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando vários desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita)
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A estrutura do gênero dissertativo-argumentativo é tese, argumentação e conclusão/proposta de intervenção. Você deu sua tese no primeiro parágrafo, mas o restante do texto estava falando sobre o programa Jovem Aprendiz, o que seria uma proposta de intervenção. Com isso, sua redação não apresentou argumentos que defendessem sua tese, com exceção aos dados dos 16% dos jovens empregados. Ainda assim, era melhor você ter mencionado a fonte, pois o dado perde um pouco a credibilidade sem ela. Entendeu o tema da redação.
Nota: 40 (desenvolve o tema de maneira tangencial ou apresenta inadequações ao tipo textual dissertativo-argumentativo)
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Não houve defesa do ponto de vista, como já disse anteriormente.
Nota: 0 (apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista)
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Podia estar melhor relacionado o texto, sinto que algumas partes não foram muito bem relacionadas com o restante.
Nota: 120 (articula as partes do texto, com algumas inadequações nos recursos coesivos)
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você não mencionou o meio, como a proposta seria feita, faltando alguns detalhes. Mencionou mais sobre os resultados que a proposta traria do que o seu desenvolvimento, além disso, seria mais interessante uma proposta realmente inovadora e não de investir num programa já existente.
Nota: 80 (Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto)
Enem 2020 ( avaliem com nota por favor)
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Você consegue escrever isso tudo em 30 linhas? Fique atento. No geral, senti falta dos conectivos e percebi a repetição constante da palavra “doença”, busque por sinônimos. Outra coisa, busque outras formas de começar o parágrafo de desenvolvimento, acredito que o “em primeira análise”Leia mais
Oi, tudo bem? Você consegue escrever isso tudo em 30 linhas? Fique atento. No geral, senti falta dos conectivos e percebi a repetição constante da palavra “doença”, busque por sinônimos. Outra coisa, busque outras formas de começar o parágrafo de desenvolvimento, acredito que o “em primeira análise” e “em segunda análise” torna o texto um tanto quanto repetitivo. Bom, vou corrigir considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
See lessC1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Houveram algumas inadequações, com vírgulas ausentes ou posicionadas de forma errada e acentuação. Acredito que sua nota ficaria entre 120 (alguns desvios) ou 160 (poucos desvios).
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Achei os argumentos válidos e a estrutura coerente, poderia receber 200 pontos ou 160.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Senti falta de uma maior relação e organização entre as ideias, acredito que 120 pontos.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Acredito que poderia estar melhor articulado, 120 pontos ou, no máximo, 160.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Uma dica, é legal dar uma breve explicação sobre o porquê tal agente deve ser acionado (não é obrigatório, mas interessante). Acho que poderia estar mais detalhada, com 160 pontos.
Ordem e Progresso
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Eu não sei se você teve dificuldade em espaçar após pontos finais e vírgulas no computador, mas se lembre que você deve fazer isso caso escLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Eu não sei se você teve dificuldade em espaçar após pontos finais e vírgulas no computador, mas se lembre que você deve fazer isso caso escreva uma redação on-line. Em contrapartida, você espaçou entre os parênteses, o que não ocorre.
Desconsiderando isso, não percebi erros graves em sua escrita, apenas alguns vícios de fala ou vírgulas mal posicionadas. Acredito que sua nota estaria por volta dos 160 pontos.
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
É possível verificar a tese e os argumentos válidos, com bons repertórios. Acredito que o exemplo do Programa Escolar Viva poderia ser utilizado no D2, já que lá eu senti falta de algo concreto. Foi apresentado um fato, porém sem dados, pensadores, filósofos, livros, ou algo que valide a informação, entende? Além disso, há uma ideia que poderia ser utilizada na proposta de intervenção, ficaria melhor localizado. Acredito que a nota aqui seria 120.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
No D1, senti que você não soube organizar muito bem a primeira ideia, já que o dado fala sobre reprovação e você falou sobre evasão. Acredito que você quis dizer que alunos reprovados saem da escola, mas você deveria ter deixado explícita essa sua opinião, defendendo melhor seu ponto de vista. A questão do D2 eu já falei acima, e aqui creio que teria um peso também. Acredito que sua nota ficaria entre 80-120.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Acredito que daria para ter usado mais conectivos, mas você soube os usar de uma forma bacana. Acredito que sua nota seria 160-200.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Como já dito, acredito que seu D2 seria uma boa proposta de intervenção e que o Projeto deveria ser melhor localizado. De qualquer forma, você poderia ter detalhado mais como e por quem ela será feita. Acredito que sua nota seria entre 120 pontos.
É isso, sua escrita é excelente e tenho certeza que só tende a melhorar. Beijinhoss
See lessLegalização do aborto
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Houve muita repetição de palavras, pontos finais substituindo vírgulas e vice-versa. Não apresentou parágrafos. Isso tudo coube em 30 linhaLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Houve muita repetição de palavras, pontos finais substituindo vírgulas e vice-versa. Não apresentou parágrafos. Isso tudo coube em 30 linhas?? Acredito que sua nota aqui seria 40, no máximo 80.
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Fugiu totalmente da estrutura do texto dissertativo-argumentativo! Sua tese não é apresentada nem no que seria um primeiro parágrafo e nem em parte alguma da redação. Não houveram argumentos sólidos, apenas a sua opinião e da sociedade no geral. O uso da primeira pessoa foi constante e não pode ocorrer. Observa-se muitos questionamentos, que devem ser evitados nesse modelo de texto. Não apresentou repertório. Acredito que você zeraria nessa competência…
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Não houve a defesa do seu ponto de vista, tampouco a apresentação de argumentos sólidos… Sua nota seria, no máximo, 40 pontos.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Senti falta dos conectivos, creio que se você conseguiria entre 40-80 pontos.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Não teve proposta de intervenção, então você zeraria…
Acredito que você ou não utilizou o modelo de redação do ENEM ou não sabia sobre sua estrutura… Enfim, tudo é treino! Tenho certeza que você lendo esses comentários e os das outras pessoas vai só evoluir. Beijos
See lessA questão indígena no Brasil
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Percebi diversas problemáticas na questão de acentuação, não sei se você esqueceu por se tratar de uma plataforma digital ou realmente escrLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Percebi diversas problemáticas na questão de acentuação, não sei se você esqueceu por se tratar de uma plataforma digital ou realmente escreve assim. De qualquer forma, nenhum vestibular on-line aceitaria isso. A palavra “índio”, além de ser repetida diversas vezes, não é o melhor termo para usar-se. A questão já é debatida há anos e muitos povos indígenas lutam para que a palavra não seja mais usada. Por exemplo, Daniel Munduruku defende que “índio” remonta preconceitos, como o do selvagem, um ser do passado, além de esconder a diversidade dos povos. Enfim, resumidamente, prefira indígena. Reparei na falta de concordância, como em “seus costume”. Por fim, creio que você acabou pecando muito nessa C1, creio que sua nota ficaria em 80 pontos.
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A proposta era bem ampla, então era um tanto quanto difícil tangenciar. Enfim, é possível visualizar sua tese, mas só. Nos parágrafos de desenvolvimento, você deveria argumentar o porquê de sua opinião ser válida. Seu repertório poderia ser algum comentário de um indígena, exemplo de alguma perseguição, mostrar que é um preconceito antigo usando fatos da história… Com isso, creio que sua nota novamente ficaria entre os 80 pontos, já que houve entendimento, mas não houve seguimento da estrutura.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O fato de não ser possível visualizar seus argumentos faz com que essa competência se torne quase impossível de ser avaliada. Sua nota seria entre 40-80 pontos.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Senti falta dos conectivos, ideias para a argumentação e “costura” das ideias. Portanto, novamente ficaria por uns 80 pontos.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Faltou o modo: como vai ser realizado? Contudo, creio que receberia 120 pontos.
Lembre-se que, nesse caso, prática e leitura são os únicos que irão te ajudar. Parabéns e sucesso
See lessO ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei): C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Percebi alguns erros, como a separação do sujeito do verbo de ação por vírgula e uma outra vírgula que não entendi o sentido. Além disso, cLeia mais
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
See lessC1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Percebi alguns erros, como a separação do sujeito do verbo de ação por vírgula e uma outra vírgula que não entendi o sentido. Além disso, creio que o “isto” deveria ser substituído pelo “isso”, já que retoma um assunto mencionado. Porém, erros totalmente leves e compreensíveis. Creio que sua nota ficaria entre 160 nessa competência.
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A sua compreensão foi perfeita, não tangenciou e seguiu corretamente o texto dissertativo-argumentativo, utilizando tese, argumentação e proposta de intervenção. Creio que sua nota seria 200.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Novamente pude sentir que você mostrou muito bem o que pensa em relação ao assunto e utilizou ótimos argumentos. Creio que sua nota seria 200.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
As ideias são bem ligadas, os conectivos estão presentes. Apenas senti falta de algo em “não se abordar saúde mental”, creio que poderia ter sido colocado “o tema”, “o assunto” ou algo do gênero antecedendo “saúde mental”. Por isso, acredito que sua nota seria 160.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Acredito estar muito boa, digna de um 200. Inclusive, achei muito válido a retomada do primeiro parágrafo no último.
A propagação de doenças infecciosas
kat.ferreira
Olá, tudo bem? Sua redação ficou boa, mas é preciso atentar-se um pouco mais às exigências que são feitas para a escrita de um texto dissertativo argumentativo. Os vestibulares exigem um repertório além dos textos motivadores, o que não é possível observar no seu texto. Você falou bastante sobre o mLeia mais
Olá, tudo bem? Sua redação ficou boa, mas é preciso atentar-se um pouco mais às exigências que são feitas para a escrita de um texto dissertativo argumentativo. Os vestibulares exigem um repertório além dos textos motivadores, o que não é possível observar no seu texto. Você falou bastante sobre o momento que estamos vivendo e afins, mas não mencionou afirmações de cientistas, universidades, laboratórios, institutos, historiadores, ou outros que pudessem te garantir mais pontos no quesito argumentação…
See lessDevemos nos lembrar de que os parágrafos são feitos na seguinte ordem: tese, argumentação, argumentação e proposta de intervenção. Eu consigo localizar sua tese, porém no primeiro parágrafo de argumentação acontece aquilo que já disse anteriormente. Já o segundo, assemelha-se mais com uma proposta, já que fala sobre a necessidade de o governo disponibilizar os acessórios de higiene de forma gratuita. Já no parágrafo da proposta, achei que você iria se aproveitar do anterior, mas você acabou por falar diversos agentes sem se aprofundar em uma proposta. Além de tudo já dito, houve o equívoco do “fim da primeira década”, quando, na verdade, foi na segunda.
C1: 160 pontos. Houveram alguns erros, mas nada que eu tenha considerado grave.
C2: 120 pontos. Houve o bom entendimento da proposta, porém notei a desatenção no modelo da redação (dissertativo argumentativo).
C3: 80 pontos. Creio que faltaram argumentos, como já disse.
C4: 200 pontos. Acho que houve uma ótima relação entre suas ideias e parágrafos.
C5: 120 pontos. Faltou a profundidade que eu já disse.
Total: 680 pontos.
Obs.: você escreve muito bem e o texto estava muito bom, a questão principal foi o modelo que é usado no Enem e nos vestibulares e as regras chatas que devem ser seguidas. Tenho certeza que as conhecendo um pouco melhor, você escreverá só redações de, no mínimo, nota 900.