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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Kaly Araújo
C1: 180. Há pouquíssimos erros, um corretor do ENEM com certeza lhe daria 200, mas decidi reduzir a pontuação para alertá-lo quanto à presença de desvios gramaticais em relação às vírgulas; C2: 160. Acredito que você se alongou muito na conclusão e isso prejudicou um pouco os parágrafos de desenvolvLeia mais
C1: 180. Há pouquíssimos erros, um corretor do ENEM com certeza lhe daria 200, mas decidi reduzir a pontuação para alertá-lo quanto à presença de desvios gramaticais em relação às vírgulas;
C2: 160. Acredito que você se alongou muito na conclusão e isso prejudicou um pouco os parágrafos de desenvolvimento. A competência 5 pede apenas a presença dos cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), citando-os você já garante os 200 pontos, não é necessário escrever tanto nessa parte, reserve as linhas para a argumentação;
C3: 200!
C4: 200!
C5: 200!
Total: 940.
Parabéns! Se puder, corrija a minha de volta. Agradeço :)
See lessDesafios para a redução da desigualdade entre as regiões no Brasil
Kaly Araújo
C1: 120. Cuidado com as vírgulas e com a coerência textual; C2: 200! C3: 200! C4: 200! C5: 160. Senti falta do detalhamento. Total: 880. Dica: senti que você se alongou muito na introdução e isso lhe tirou um pouco do espaço para a conclusão, mas, lembre-se: os cinco pontos obrigatórios (agente, açãLeia mais
C1: 120. Cuidado com as vírgulas e com a coerência textual;
C2: 200!
C3: 200!
C4: 200!
C5: 160. Senti falta do detalhamento.
Total: 880.
Dica: senti que você se alongou muito na introdução e isso lhe tirou um pouco do espaço para a conclusão, mas, lembre-se: os cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento) já lhe garantem 200 pontos. Seja mais cuidadoso(a) na competência 5 e estará quase perfeito.
Parabéns! Se puder, corrija a minha de volta. Obrigada :)
See lessAs mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição
Kaly Araújo
ERRATA: No trecho "A maioria dos erros são de concordância, como em: 'Diante disso, pode-se observar (…)'" eu acabei já colocando a versão corrigida kkkkk (enfim, a lerdeza). Todavia, no seu texto está "Diante disso, pode-se observa". Apenas, perdão :)
ERRATA: No trecho “A maioria dos erros são de concordância, como em:
See less‘Diante disso, pode-se observar (…)'” eu acabei já colocando a versão corrigida kkkkk (enfim, a lerdeza). Todavia, no seu texto está “Diante disso, pode-se observa”. Apenas, perdão :)
As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição
Kaly Araújo
Olá! Vamos à correção: C1: 120. A maioria dos erros são de concordância, como em: "Diante disso, pode-se observar (...)". O certo seria: "Diante disso, pode-se observaR (...)". Entretanto, também há erros de vírgula e acentuação, preste atenção nisso também. C2: 120. Não acho que o repertório usadoLeia mais
Olá! Vamos à correção:
C1: 120.
A maioria dos erros são de concordância, como em:
“Diante disso, pode-se observar (…)”. O certo seria: “Diante disso, pode-se observaR (…)”.
Entretanto, também há erros de vírgula e acentuação, preste atenção nisso também.
C2: 120.
Não acho que o repertório usado na introdução tenha sido uma boa escolha, não consegui relacioná-lo ao tema da redação. Além disso, senti falta de repertório no segundo parágrafo. Faltou também um tópico frasal no segundo parágrafo, use períodos mais curtos.
C3: 160.
Senti que sua argumentação foi um pouco confusa, provavelmente por conta dos períodos muito longos (sem ponto final).
C4: 160.
Há um erro quanto aos conectivos:
“(…) por outro o desejo por fama acaba levando o individuo ao pensamento de perfeição para agradar a maior quantidade de pessoas possíveis, consequentemente, todavia, isso acaba causando disputas intensas e discursos de ódios (…)”. O uso de “consequentemente” e “todavia” em seguida não fez muito sentido, recomendo usar apenas um deles.
C5: 200!
TOTAL: 760.
Boa redação. Parabéns! <3
See lessEvasão Escolar no Brasil
Kaly Araújo
Olá! Vamos à correção: C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita). Entre os principais erros, estão os de vírgula, crase e desvios gramaticais gerais. Como por exemplo: "(..Leia mais
Olá! Vamos à correção:
C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita).
Entre os principais erros, estão os de vírgula, crase e desvios gramaticais gerais. Como por exemplo:
“(…) o MEC (Ministério da Educação) aliado ao Governo Estadual devem fazer (…)”. O certo seria: “(…) o MEC(Ministério da Educação), aliado ao Governo Estadual, devem fazer (…)”.
“(…) a fragilidade da gestão do estado, em relação a educação (…)”. O certo seria: “(…) a fragilidade da gestão do Estado, em relação À educação (…)”.
C2: 200!
C3: 160 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista).
Senti falta de repertório no segundo parágrafo.
C4: 160 (Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos).
Tem um bom número de conectivos, mas tente variar mais, como no uso do “pois”.
C5: 180.
Apenas não dei 200 porque penso que a primeira intervenção ficou um pouco vazia de mais. Tem agente, ação, meio e finalidade, mas faltou detalhamento. Enfim, apenas um detalhe, pois a sua segunda intervenção está completinha, mas tenha atenção nisso.
TOTAL: 820.
Parabéns! Ficou ótima <3.
See lessTEMA: As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira.
Kaly Araújo
Olá! Vamos à correção: C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita). Há muitos erros de vírgula e alguns de desvio de escrita, como: "(...) É lícito postular que a desigualdadLeia mais
Olá! Vamos à correção:
C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da
escrita).
Há muitos erros de vírgula e alguns de desvio de escrita, como:
“(…) É lícito postular que a desigualdade social e o baixo investimento GOVERNAMENTAL, contribuem para as consequências do problema”. O certo é não haver vírgula após governamental.
“(…) Afeta diretamente o currículo do jovem, que acaba sendo desvalorizado pela ausência do término do ensino médio”. “Ensino Médio” tem letras maiúsculas no início.
C2: 120 (Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta
domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,
argumentação e conclusão).
A perda de pontos não ocorreu por conta da estruturação, mas sim pela argumentação. Você tangenciou o tema e focou apenas nas causas do problema, não nas consequências, como o tema pede.
C3: 40 (Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista).
Novamente, perda de pontos pela fuga do tema.
C4: 200!
O texto tem muitos conectivos, o que é muito bom. Parabéns!
C5: 80 (Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou
não articulada com a discussão desenvolvida no texto).
Consegui identificar os cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), mas não corresponde ao tema pedido na redação.
Total: 560.
Sua redação não está ruim, você escreve muito bem, mas a fuga do tema realmente prejudicou bastante, preste mais atenção nisso. Fora isso, está muito boa, parabéns! <3
See lessTema: Papel do Futebol no combate ao racismo.
Kaly Araújo
Total: 620 (no modelo ENEM). C1: 120 pontos. Falta vírgula em vários pontos do texto, como: "A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos principalmente no futebol". O certo seria: "A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos, principalmente no futebol". C2: 120. Tem reperLeia mais
Total: 620 (no modelo ENEM).
C1: 120 pontos.
Falta vírgula em vários pontos do texto, como:
“A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos principalmente no futebol”.
O certo seria:
“A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos, principalmente no futebol”.
C2: 120.
Tem repertório, mas a estruturação do texto Dissertativo-Argumentativo está falha.
C3: 160.
Apesar de ter repertório, falta desenvolver mais ele.
C4: 180.
Use mais conectivos.
C5: 40.
Não está no modelo de intervenção ENEM, mas apresenta uma conclusão relacionada ao tema.
Feedback geral: se for uma redação que não tem como propósito o ENEM, daria uma nota 7,5, desenvolva melhor o tema. Agora, caso vise o ENEM, procure mais sobre o modelo estrutural de Redação, são erros fáceis de corrigir <3
See lessComo Garantir o Acesso Universal à Saúde no Brasil
Kaly Araújo
Total: 880. C1: 180. Tirei uns pontinhos pelos erros de vírgula, preste atenção neles, apesar de serem poucos. Exemplo: "(...) em que a célula governamental mantém sua forma PORÉM, perde sua função de agente social". O certo seria: "(...) em que a célula governamental mantém sua forma, porém, perdeLeia mais
Total: 880.
C1: 180.
Tirei uns pontinhos pelos erros de vírgula, preste atenção neles, apesar de serem poucos. Exemplo:
“(…) em que a célula governamental mantém sua forma PORÉM, perde sua função de agente social”.
O certo seria:
“(…) em que a célula governamental mantém sua forma, porém, perde sua função de agente social”.
C2: 160.
Senti falta de repertório no terceiro parágrafo. No mais, está bom.
C3: 160.
Você ganharia 200, mas houve um erro de montagem que prejudicou minha leitura e entendimento:
“Diante disso, filas extensas põem à prova vidas que, por não terem como custear atendimento particular e que precisam desse tipo de assistência médica, deixa evidente que medidas devem ser tomadas para contornar essa problemática”.
Está muito confuso, parece que falta uma parte do texto.
C4: 200!
C5: 180.
Dar-lhe-ia 200, mas o parágrafo está bem fragmentado. Apesar de ter os cinco fatores obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), a organização prejudicou um pouco a identificação deles.
Feedback geral: está muito bom, mas tome mais cuidado com a organização e polimento do texto; porém, parabéns! Foi uma boa redação <3
See lessInclusão de indivíduos afetados por distúrbios de aprendizagem no ensino público brasileiro
Kaly Araújo
Olá! Correção abaixo: C1: 160 pontos. Não há tantos erros no seu texto, mas os que têm sobre a vírgula foram suficientes para retirar pontos. Os desvios que percebi já foram citados pela Zzari acima (ou abaixo). Cabe salientar um outro erro acerca disso: "(...) é interessante observar que indivíduosLeia mais
Olá! Correção abaixo:
See lessC1: 160 pontos.
Não há tantos erros no seu texto, mas os que têm sobre a vírgula foram suficientes para retirar pontos. Os desvios que percebi já foram citados pela Zzari acima (ou abaixo). Cabe salientar um outro erro acerca disso:
“(…) é interessante observar que indivíduos afetados por distúrbios de aprendizagem não são necessariamente menos capacitados que os que não os têm — mas sim, (…)”.
O certo seria:
“(…) é interessante observar que indivíduos afetados por distúrbios de aprendizagem não são necessariamente menos capacitados que os que não os têm — mas, sim, (…)”.
C2: 200!
Repertório, interpretação do tema e estruturação do texto Dissertativo-Argumentativo perfeitos.
C3: 200!
Sua estratégia de argumentação é muito boa.
C4: 160.
A estruturação está muito boa e tem o tópico frasal, mas você não citou a fonte dos 70%.
C5: 200.
Há os cinco pontos obrigatórios.
TOTAL: 920.
Parabéns! Sua redação está ótima. <3
Escrita e leitura são fatores primordiais na vida do ser humano
Kaly Araújo
Olá! Correção abaixo: C1: 120 pontos. Há alguns desvios de escrita, mas os que lhe tiraram ponto foram os de vírgula. Por exemplo: "Certamente não como antigamente, isso porque com o decorrer dos anos, (...)". O certo seria: "Certamente não como antigamente, isso porque, com o decorrer dos anos, (..Leia mais
Olá! Correção abaixo:
See lessC1: 120 pontos.
Há alguns desvios de escrita, mas os que lhe tiraram ponto foram os de vírgula. Por exemplo:
“Certamente não como antigamente, isso porque com o decorrer dos anos, (…)”.
O certo seria:
“Certamente não como antigamente, isso porque, com o decorrer dos anos, (…)”.
Pesquise um pouco mais sobre a vírgula, há mais erros além desse. Ademais, também procure sobre o uso da crase e tente reler o seu texto à procura de pequenos desvios de concordância.
C2: 120 pontos.
Você só usou um repertório. Tente usar, no mínimo, dois, isso lhe dará mais credibilidade e temas para debater também.
C3: 80 pontos.
Além de ter usado apenas um repertório, você não o desenvolveu muito bem, parece apenas uma ponta solta do texto. Ao usar pesquisas, aprofunde-se nelas, caso contrário, fica um pouco desconexo. Use mais conectivos também (recomendo usar um no início de cada frase).
C4: 80 pontos.
Em um texto Dissertativo-Argumentativo, você não pode, em hipótese alguma, “colocar-se” no meio da situação. Por exemplo:
“Na época atual dificilmente VEREMOS algum indíviduo analfabeto, (…)”.
Você é apenas um observador. Ademais, separe os parágrafos com introdução, tese 1, tese 2 e conclusão. Adicione também o tópico frasal (“frase de impacto” e introdutória à tese no início de cada parágrafo).
C5: 80 pontos.
A conclusão do ENEM deve ter cinco pontos: agente (quem faz a ação), ação (o que deve ser feito), meio (através de que), finalidade (o resultado da ação) e detalhamento; e todos devem se complementar. Você “citou” os cinco pontos, mas eles estão desconectados, pontanto, desconexos. Reorganize essa parte do texto.
Total: 480.
Dica: veja alguns vídeos sobre o modelo de Redação estilo ENEM, irá ajudar bastante.