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A Persistência da Violência Contra a Mulher na Sociedade Brasileira
Kaique Dos Santos Almeida
O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. (1) Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente nLeia mais
O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. (1) Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente na sociedade brasileira. (2) Nesse sentido, essa realidade se deve, principalmente à objetificação feminina e à globalização. (3)
(1) Alusão filosófica: Pertinente ao tema e essencial para a problematização do tema;
(2) Recorte do tema feito de maneira objetiva;
(3) Apresentação de tesa com o encaminhamento argumentativo: à objetificação feminina AGR 1 e à globalização ARG 2.
Obs.: A Introdução está muito bem estruturada e a relação de ideias é nítida nesse momento de apresentação do tema.
Primordialmente, é explícito que as mulheres sofrem com a sua reificação. (4) Desde os primórdios da civilização, o corpo feminino é visto somente como um objeto de agrado aos homens e que os mesmos podem fazer o que quiserem, trazendo à tona a violência, tanto sexual como psicológica. (5) Nessa lógica, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser execrados. (6) Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas, visto que não aceitam o fato de que a mulher possa ser um indivíduo independente e ter os mesmos direitos. (7)
(4) Novo momento do alusão ou menção filosófica;
(5) O termo filosófico é aprofundado e vinculado a discussão com indícios de argumentação;
(6) A alusão é pertinente ao tema e é devidamente explicada e exemplificada, porém, o termo “execrados”, pode soar rebuscado (aqui fica a seu critério);
(7) “Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas”, Sim isso é verdade, porém quem seriam os “muitos machistas”? Dica: A sociedade patriarcal seria um complemente mais dinâmico para a validação da argumentação. O término da oração apresenta um ótimo fechamento argumentativo.
Ademais, cabe avaliar o quanto a globalização contribuiu para que a mulher sofresse ainda mais traumas. (8) Segundo “Histórias e Conversas de Mulher”, livro de Mary Del Priore, a mundialização com a sua supressão de fronteiras relaciona-se com a proliferação de crimes organizados, com ênfase em tráfico internacional de mulheres. (9) Portanto, é ilógico pensar que em um país desenvolvido, a persistência dessa brutalidade contra os corpos femininos seja colocada como segundo plano. (10)
(8) Retomada da Globalização, porém superficialidade nos “mais traumas”, pois não são destacados os primeiros traumas ou traumas anteriores;
(9) Aqui é relacionado uma consequência e desenvolvida por meio da exemplificação da obra literária;
(10) Fechamento textual relaciona-se com a relação literária e apresenta novamente indícios de autoria;
Devido aos fatos supracitados, é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao lema de Raimundo. (11) Desse modo, cabe ao Estado implementar um projeto, utilizando-se de propagandas nas redes sociais, para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões, através do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres. Á vista disso, espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade. (12)
(11) Retomada conclusiva no tópico frasal e a apresentação da informação “lema de Raimundo” torna o texto cíclico, Parabéns;
(12) Análise da proposta de intervenção:
Quem? Estado (Qual setor ou área do Estado); Sempre mobilizar um agente especifico, por exemplo o Ministério da Justiça ou Câmara dos Deputados.
O que? implementar um projeto (ação);
Como? utilizando-se de propagandas nas redes sociais (Meio/Modo);
Efeito? espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade. (Finalidade);
Detalhamento? para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões, através do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres (Detalhou o meio/modo);
Segue as notas por cada competência exigida na correção da redação do ENEM:
See lessC1. LÍNGUA PORTUGUESA: 200 PONTOS
C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
C3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é superficial, em poucos momentos, devido à carência de aprofundamento).
C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS (a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados na C3).
C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS (Não mobiliza um agente especifico ou relacionado a intervenção).
NOTA FINAL: 880
Bons estudos e parabéns por escrever, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajudá-la.
Corrija minha redação que eu corrijo de volta Não é redação do Enem, é de concurso. Link do tema:https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-pcdf-prova-discursiva-temas/
Kaique Dos Santos Almeida
Boa tarde, como pede, vou apenas dar uma opinião sobre o texto e o fluxo das ideias. Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-pcdf-prova-discursiva-temas/ A sociedade se construiu a partir de regras e normas que são pilares para a convivência humana. Nesse sentido, foram construídos ao lLeia mais
Boa tarde, como pede, vou apenas dar uma opinião sobre o texto e o fluxo das ideias.
Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-pcdf-prova-discursiva-temas/
A sociedade se construiu a partir de regras e normas que são pilares para a convivência humana. Nesse sentido, foram construídos ao longo da história os direitos humanos que podem ser conceituados como aqueles ligados a igualdade e liberdade, positivados no plano internacional. Partindo desses pressupostos, percebe-se que entender as práticas culturais dos povos e a manifestação da democracia no respeito à diversidade são pilares a serem debatidos para que a sociedade esteja ciente da leis vigentes e tenha uma análise crítica sobre seus comportamentos frente os direitos dos demais.
Erro de concordância de número: da leis = das leis.
Opinião: A Introdução apresenta uma boa relação das ideias e a construção das frases não é de difícil compreensão. Apenas atentar-se a linha cronológica quando for mencionar direitos humanos e suas origens (Caso do Iluminismo ou Revolução Francesa, não consegui distinguir esse início).
Primeiramente para se compreender a relação das práticas culturais dos povos com a evolução dos direitos humanos é imprescindível corroborar que eles estão em construção, porém grande parcela da população desconhece o que realmente são e como usufruir deles. Conforme a pesquisa “Human Rights in 2018 – Global Advisor” no Brasil, cerca de 60% da população disse saber algo sobre Direito Humanos e 30% informou saber pouco ou nada sobre o assunto. Assim sendo, nota-se que a justiça deixa de ser exercida por falta de conhecimento das vítimas ou infrações são cometidas por alienação frente às leis atuais.
Opinião: O primeiro desenvolvimento retoma o que foi apresentado na Introdução e por meio de dados científicos a linha argumentativa torna-se sólida e o entendimento é constante. Logo, não identifiquei desvios ou incompreensões.
Destarte, outro fator preponderante é conceituar o papel da democracia no respeito à diversidade veiculada pelos direitos humanos. Segundo pesquisa realizada pelo Jornal Datafolha em 2019 cerca de 30% da população já sofreu algum tipo de preconceito. Deste modo, percebe-se que comportamentos de discriminação frente à raça, cor, religião, procedência nacional, identidade de gênero e/ou orientação sexual ainda vigoram na sociedade e causam danos físicos e emocionais as vítimas.
Opinião: A construção das ideias não é abalada e a exemplificação é outra característica desse segundo parágrafo de desenvolvimento. No entanto, ao final do texto seria interessante destacar quais são as formas de danos físicos e emocionais que as vítimas sofrem em relação aos fatores de discriminação levantados, porém a compreensão de ideias continua firme.
Por conseguinte, apreende-se que o Ministério da Educação do Governo Federal pode introduzir os Direitos Humanos como temática obrigatória para as Escolas de Ensino Regular e Superior, visando maior conscientização e análise crítica dos discentes e seus familiares. Não obstante, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Ministério das Comunicações podem divulgar em canais de telecomunicação, de rádios, de jornais e de sítios eletrônicos sobre tal assunto para que a população compreenda seus direitos, busque-os e respeite os dos demais; fomentando assim uma nação mais humana e digna.
See lessOpinião: A conclusão mobiliza diversos setores – tanto públicos, como canais da mídia e a sociedade – do corpo social. Assim, o fechamento de ideias e a medidas de intervenção encontram um choque de entendimento e construção textual.
O projeto de texto está muito bem elaboradora como não pediu a correção modo ENEM atentei apenas aos erros ortográficos e afins, bem como compreensão de ideias (coesão e coerência).
Parabéns por escrever e continue assim. TEXTO EXCELENTE!
VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever. Vamos a redação: Sua redação aborda uma saga bem abordada e contextualizada ao tema, porém, ao mercado ver o detalhamento da alusão acabou inibindo a presença da tese e encaminhamento argumentativo. Diante disso, o primeiro desenvolvimento desdobra-se na exemplificação doLeia mais
Olá! Parabéns por escrever.
See lessVamos a redação:
Sua redação aborda uma saga bem abordada e contextualizada ao tema, porém, ao mercado ver o detalhamento da alusão acabou inibindo a presença da tese e encaminhamento argumentativo. Diante disso, o primeiro desenvolvimento desdobra-se na exemplificação dos comportamentos e “heranças” culturais negativas, já o segundo explora o viés futuro de um indivíduo inserido em um meio familiar desarmonioso. Sendo assim, ambos os desenvolvimentos são marcados pela interdisciplinaridade. Logo, sua conclusão apresenta dois agentes e consequentemente, duas ações separadas aos problemas citados, porém a abordagem a desconstrução desses comportamentos não é levantada no processo interventores e, sim a assistência escolar aos possíveis casos.
Nota: +880
Agradeçopelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Rumo ao 1000!
O aumento do homicídio entre os jovens brasileiros
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever. Vamos a redação: Sua introdução lança o objetivo de nações sérias que é o dever com os cidadãos presentes. Nesse sentido, fica muito claro qual será a abordagem que você dará a argumentação, mesmo que sua tese apresente-se de forma rebuscada e até incompreensível a um priLeia mais
Olá! Parabéns por escrever.
See lessVamos a redação:
Sua introdução lança o objetivo de nações sérias que é o dever com os cidadãos presentes. Nesse sentido, fica muito claro qual será a abordagem que você dará a argumentação, mesmo que sua tese apresente-se de forma rebuscada e até incompreensível a um primeiro olhar. Diante disso, os dois desenvolvimentos seguem uma lógica textual concisa com o que foi mencionado antes, porém, no final do seu primeiro desenvolvimento – ao meu ver- seu fechamento exemplificou a violência de forma generalizada, como se todos os indivíduos ali presentes seriam influenciados o que na verdade não é bem assim. Logo, sua intervenção aborda o problema e desenvolve diversas opções de interação e exclusão a violência e, ainda manifesta um possível desenvolvimento futuro acerca das medidas. Observação: seu texto tem muitas palavras rebuscadas e pouco utilizadas que acabam fragmentando o sentido das ideias, lembre-se sempre que a simplicidade também é um diferencial e atingir a todos também.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Nota: 700
Rumo ao 1000!
Utopia indispensável, inútil ou nociva.
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever. Vamos a redação: Primeiramente, o grande uso de palavras rebuscadas atrapalhou a compreensão do texto, uma vez que a temática abordada já era difícil. No entanto, sua adesão ao assunto é firme e apresenta os mais variados exemplos de como a busca do conhecimento não é alvLeia mais
Olá! Parabéns por escrever.
See lessVamos a redação:
Primeiramente, o grande uso de palavras rebuscadas atrapalhou a compreensão do texto, uma vez que a temática abordada já era difícil. No entanto, sua adesão ao assunto é firme e apresenta os mais variados exemplos de como a busca do conhecimento não é alvo momentâneo e, que a superficialidade das ações do cotidiano não podem descontruir o pensamento crítico do indivíduo. Nesse sentido, é importante ressaltar que as exemplificações no decorrer da argumentação constituem um grande valor, mas a ocorrência da quebra de sentido me fez, particularmente, ler a redação 2 vezes. Além disso, é nítido um planejamento textual e uma preparação de ideias, pois, o fechamento da proposta de intervenção e do texto em si foi muito bem elaborado. OBS: Acredito que questões ortográficas e contextualizações foram bem construídas na redação, mas ainda ressalvo que o uso de registros muito informais despontuariam sua coerência na C3.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Rumo ao 1000!
O problema das enchentes nas grandes cidades.
Kaique Dos Santos Almeida
Olá Eduarda! Parabéns por escrever. Vamos a redação: A princípio, sua colocação e exemplificação de dados é muito boa, pois você consegue fragmentar informações e fatos de maneira objetiva e clara agregando valor em suas contextualizações de mundo. Nesse sentido, é nítido observar que seu posicionamLeia mais
Olá Eduarda! Parabéns por escrever.
See lessVamos a redação:
A princípio, sua colocação e exemplificação de dados é muito boa, pois você consegue fragmentar informações e fatos de maneira objetiva e clara agregando valor em suas contextualizações de mundo. Nesse sentido, é nítido observar que seu posicionamento a temática é muito forte, visto que seus ganchos sociais, de classes, trabalhistas e segregacionistas são muito bem embasados no decorrer da produção textual. No entanto, o acúmulo de informações acabou limitando a sua argumentação, uma vez que os dois focos principais que eram as desigualdades estruturais e a ausência de auxílio ficaram em segundo plano em determinadas parte do texto. Além disso, o fechamento textual não abordou todos os fatos mencionados, pois superficialidade da primeira proposta de intervenção trouxe apenas ideias para amenizar o problemas e não uma ação detalhada que é crucial na redação do Enem. Sendo assim, a complementação fiscal lançada na segunda proposta trouxe suporte a primeira, mas não evidenciou todos os pontos colocados na redação e ainda fragilizou seu fechamento textual e circularidade de ideias. Logo, sua redação tem um grande potencial de apresentação, exemplificação, informação e contextualização, porem a argumentação e o transito de ideias precisam ser melhorados.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Rumo ao 1000!