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O extrativismo no Brasil: soluções para acabar com as práticas ilegais
Jessika_Nascimento
Ótima redação! Gostei muito!! Tem excelentes repertório. Apresentou bons argumentos. Elementos coesivos. Relacionou repertório com o argumento. Encadeia muito bem as ideias. Parte gramatical muito boa também Discorreu super bem sobre o tema, daria nota 1000 facilmente Parabéns pela escrita!!👏👏
Ótima redação! Gostei muito!!
See lessTem excelentes repertório. Apresentou bons argumentos. Elementos coesivos. Relacionou repertório com o argumento. Encadeia muito bem as ideias. Parte gramatical muito boa também
Discorreu super bem sobre o tema, daria nota 1000 facilmente
Parabéns pela escrita!!👏👏
Reescrita do tema: Evolução do mundo do trabalho: avanço ou retrocesso? (Deem nota no modelo enem, por favor!)
Jessika_Nascimento
Ótima redação! Gostei muito!! Tem excelentes repertório. Apresentou bons argumentos. Elementos coesivos. Relacionou repertório com o argumento. Encadeia muito bem as ideias. Parte gramatical muito boa também Discorreu super bem sobre o tema, daria nota 1000 facilmente Parabéns pela escrita!!👏👏
Ótima redação! Gostei muito!!
See lessTem excelentes repertório. Apresentou bons argumentos. Elementos coesivos. Relacionou repertório com o argumento. Encadeia muito bem as ideias. Parte gramatical muito boa também
Discorreu super bem sobre o tema, daria nota 1000 facilmente
Parabéns pela escrita!!👏👏
Tema: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Jessika_Nascimento
Observações gerais: Senti falta da tese explicita, na introdução. (não está necessariamente errado) Você repetiu a frase “crescimento urbano desordenado”, sugiro estudar bastante sinônimos. Principalmente no D2 você fez períodos curtos demais, cuidado com as vírgulas. Não é regra, mas na proposta deLeia mais
Observações gerais:
Senti falta da tese explicita, na introdução. (não está necessariamente errado)
Você repetiu a frase “crescimento urbano desordenado”, sugiro estudar bastante sinônimos.
Principalmente no D2 você fez períodos curtos demais, cuidado com as vírgulas.
Não é regra, mas na proposta de intervenção, sugiro colocar na ordem: agente, ação, meio/modo. Para evitar que algum desses elementos passe despercebido pelo corretor.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 120
C5 – 200
Total: 880 pts
Parabéns pela redação :)
See lessObstáculo à implementação de uma educação financeira no Brasil.
Jessika_Nascimento
1. 120 – Há alguns erros em relação à concordância numérica e também falta da crase. 2. 200 – Compreendeu o tema e aplicou conceitos 3. 140 – Defendeu um ponto de vista, só faltou definir os pontos já mencionados acima que fiquei sem compreender. 4. 180 – Texto claro e coerente, só não dei nota máxiLeia mais
1. 120 – Há alguns erros em relação à concordância numérica e também falta da crase.
2. 200 – Compreendeu o tema e aplicou conceitos
3. 140 – Defendeu um ponto de vista, só faltou definir os pontos já mencionados acima que fiquei sem compreender.
4. 180 – Texto claro e coerente, só não dei nota máxima por causa da crase e da concordância.
5. 120 – Achei que pelo desenvolvimento do texto quem deveria solucionar o problema seria o Estado.
Total de pontos: 760
See lessMeios para enfrentar a criminalidade entre jovens brasileiros
Jessika_Nascimento
Redação interessante, vamos á correção, no meu ponto de vista: Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 120 Compreensão da proposta de redação.180 Seleção e organização das informações. 160 Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. 180 Elaboração de uma propoLeia mais
Redação interessante, vamos á correção, no meu ponto de vista:
See lessDomínio da norma padrão da língua portuguesa: 120
Compreensão da proposta de redação.180
Seleção e organização das informações. 160
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. 180
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.160
total: 800, parabéns!
Disfunção Alimentar
Jessika_Nascimento
Oi, tudo bem? Gostei MUITO do seu texto. Acredito que os erros já foram evidenciados pelos comentários anteriores, então não vou adentrar tanto nesse quesito. Queria mesmo valorizar sua escrita – um texto muito bem escrito. continue assim. quanto aos erros, com o decorrer dos treinos, tenho total ceLeia mais
Oi, tudo bem? Gostei MUITO do seu texto. Acredito que os erros já foram evidenciados pelos comentários anteriores, então não vou adentrar tanto nesse quesito. Queria mesmo valorizar sua escrita – um texto muito bem escrito. continue assim. quanto aos erros, com o decorrer dos treinos, tenho total certeza que você supera. Parabéns pelo seu texto! :)))
See lessDesafios para a formação educacional de surdos no contexto nacional – ENEM 2017
Jessika_Nascimento
Oi, tudo bem? Gostei MUITO do seu texto. Acredito que os erros já foram evidenciados pelos comentários anteriores, então não vou adentrar tanto nesse quesito. Queria mesmo valorizar sua escrita – um texto muito bem escrito. continue assim. quanto aos erros, com o decorrer dos treinos, tenho total ceLeia mais
Oi, tudo bem? Gostei MUITO do seu texto. Acredito que os erros já foram evidenciados pelos comentários anteriores, então não vou adentrar tanto nesse quesito. Queria mesmo valorizar sua escrita – um texto muito bem escrito. continue assim. quanto aos erros, com o decorrer dos treinos, tenho total certeza que você supera. Parabéns pelo seu texto! :)))
See lessEmpatia: conceito de se por no lugar do próximo ( tema: “A necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva”)
Jessika_Nascimento
1 – Você começa a introdução comum repertório e já diz que entendeu o tema proposto. Depois cria uma tese, mas entre os dois períodos faltou um elemento coesivo. Melhor seria se tivesse escrito assim: “Segundo o Dicionário Aurélio, empatia vem da capacidade psicológica de sentir o que sentiria outraLeia mais
1 – Você começa a introdução comum repertório e já diz que entendeu o tema proposto. Depois cria uma tese, mas entre os dois períodos faltou um elemento coesivo. Melhor seria se tivesse escrito assim: “Segundo o Dicionário Aurélio, empatia vem da capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada. Nesse sentido, a necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no Brasil. Diante disso, é preciso discorrer suas causas. (E discutiria a causa 1 no D1 e a causa 2 no D2, por exemplo). Ou diria, em face disso, é preciso discorrer a causa -D1- e a consequência -D2-.
2 – O segundo parágrafo ficou deslocado e sem nexo com a produção. Melhor teria sido você ter explorado o repertório cultural no quarto parágrafo que está incoerente.
3 – O terceiro parágrafo começa com uma boa estratégia coesiva, mas o primeiro período está muito longo e redundante. Sugiro escrever períodos mais curtos para facilitar a compreensão e coerência. Cita o filósofo australiano, como repertório, mas faltou produtividade argumentativa ao deixar de explorar a ideia filosófica citada. Também não produziu uma marca de autoria no fim do parágrafo.
4 – O quarto parágrafo começa com uma boa estratégia coesiva para explicar uma contextualização que poderia ser citada na introdução. Faltou retomar a um argumento que poderia ter sido evidenciado na introdução – projeto de texto – e não houve citação de repertório cultural muito menos uma explicação para o tal nem marca de autoria aparece.
5 – Há retomada da temática abordada com boa estratégia coesiva (“portanto” – intercalado). Apresenta os elementos do projeto de intervenção e respeita os direitos humanos. Houve desvio de sentido quando escreve: conscientizar os indivíduos da importante (importância) de tal sentimento,…”
Não desista. Continue escrevendo!
See lessRedação Enem- Causas e consequências da biopirataria no Brasil
Jessika_Nascimento
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 120 A banca de correção cobrará os seguintes pontos: • entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusiveLeia mais
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 120
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
• entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc” etc.);
• ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
• produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
• ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
• saber o momento certo de usar letras maiúsculas e minúsculas;
• compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 120
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados.
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 120
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual(cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência(seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias(os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. 120
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na Competência 4 do Enem:
• parágrafos bem estruturados(um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —, à qual ideias secundárias serão conectadas);
• períodos estruturados(normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição);
• referências(informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
• tem uma proposta de intervenção (É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionada com os argumentos utilizados);
• conta com detalhes como ela será implementada(quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
• é possível de ser executada;
• respeita os Direitos Humanos(você não deve ferir o direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).
Nota final: 700
See lessMaus tratos aos animais na indústria
Jessika_Nascimento
Olá Mari.ENEM2022.PSI Vamos lá para sua correção: 1º PARÁGRAFO (INTRODUÇÃO) – “animais” repetição de vocabulário. 2º PARAGRAFO (D1) – “Peter Singer” quem é Peter Singer? Mesmo ele tendo escrito um livro quem ele é? Um escritor? Um cantor? Um artista? – “seu livro Libertação Ética” o nome do livro deLeia mais
Olá Mari.ENEM2022.PSI
Vamos lá para sua correção:
1º PARÁGRAFO (INTRODUÇÃO)
– “animais” repetição de vocabulário.
2º PARAGRAFO (D1)
– “Peter Singer” quem é Peter Singer? Mesmo ele tendo escrito um livro quem ele é? Um escritor? Um cantor? Um artista?
– “seu livro Libertação Ética” o nome do livro deve vim entre aspas.
3º PARAGRAFO (D2)
– “Paul McCartney” quem é Paul McCartney? Um autor? Um filosofo?
– “De acordo com Paul McCartney, se os matadouros fossem de parede de vidro todos virariam vegetarianos.” Faltou uma ligação argumentativa mais consistente de forma imediata no mesmo período.
4º PARAGRAFO (CONCLUSÃO)
– Faltou o efeito.
CONCLUSÃO FINAL:
See lessC1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Nota final: 920
Você está indo num ótimo caminho, continue assim que logo vai alcançar seu objetivo <3