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Tema: Desafios para a entrada e para a permanência de jovens nomercado de trabalho. (NOTA ESTILO ENEM, POR FAVOR)
Opkauane
Boa tarde! 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-Leia mais
Boa tarde!
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-160)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Olá, Emanuel. Sugiro que você revise a estrutura do Enem e aprenda sobre o que são as teses e como desenvolve-las ao longo do primeiro e segundo desenvolvimento. Evite fazer desenvolvimentos de causa e consequência e busque sempre ter DOIS núcleos para desenvolver nos seus dois parágrafos. Além disso, revise ortografia e tente melhorar na questão das vírgulas e concordâncias. Por fim, atente-se aos 5 passos da conclusão (Agente, meio, ação, finalidade e detalhamento).
Bons estudos!
See lessTema ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
Opkauane
Olá, bom dia! 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Olá, bom dia!
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-160)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-160)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-200)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Observações:
Você é bem coeso e utiliza um repertório produtivo na sua redação. No entanto, precisa se atentar ao uso de vírgulas, do vocábulo, pois um vocábulo cheio de preciosismos pode não ser positivo e da argumentação. Eu senti seu texto muito expositivo e pouco argumentativo. Lembre-se sempre que o seu corretor só terá 3 minutos para ler sua redação e por isso suas ideias devem ser claras e objetivas.
Ótimo texto! Bons estudos.
See lessAbandono de incapaz no Brasil
Opkauane
Boa tarde, Eduarda. 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 80) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 80) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto disserLeia mais
Boa tarde, Eduarda.
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 80)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 80)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota- 80)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota- 80)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota- 120)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Observações e sugestões:
Introdução
– “A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais” (Max Weber)” Simplesmente jogar a citação assim fica muito desconexo. Sugiro que você modificasse para “Concordante ao intelectual alemão Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais”.
– A primeira frase e a segunda frase não possuem relação alguma. Você apenas jogou a citação e depois jogou o tema. Isso te faria perder muitos pontos de coesão e coerência.
Cadê os conectivos? Cadê a tese? Cadê os argumentos?
D1
Cadê o tópico frasal e seu argumento do D1?
Há diversos erros gramaticais.
“á” não existe essa crase.
D2
Cadê o tópico frasal e seu argumento do D2?
Há diversos erros gramaticais.
“muito provavelmente vai continuar e fazer de novo,” Evite generalizações.
Consequências graves, que consequências? Cite elas.
Conclusão
“Por conseguinte,” Não é o conectivo ideal.
“juntos chamarem” Erro de concordância.
Cadê o detalhamento?
Eduarda, sugiro que você reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e as exigências do Enem para ele. Sugiro também que você estude gramática e que busque possuir um repertório sociocultural mais abrangente.
Bons estudos.
See lessOs impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens
Opkauane
Boa tarde, Gustavo. 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-80) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertLeia mais
Boa tarde, Gustavo.
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-80)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-180)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
OBSERVAÇÕES
Desvio gramatical ” oque” (o que) “estes” (esses) “estado” (E maiúsculo) “promovem” (promovam) “corromperam” (corromperão)
Tem alguns frequentes erros de vírgula também.
“como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico.” Essa frase não possui concordância.
“pelo fato de que os pais não supervisionam” Pelo fato dos pais não supervisionarem*
A argumentação do D1 não ficou boa, pois seu argumento não convence ao corretor do seu ponto de vista.
“tiveram sobre os perigos que os jogos podem causar, como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico.” E no que isso impacta à sociedade? Faltou abranger melhor as consequências do embate.
“certamente, o comportamento se dá” Evite generalizações e afirmações como “certamente”.
Senti falta de um argumento de autoridade/repertório no desenvolvimento 2.
“para melhorar o quadro atual”. Poderia ter retomado o tema.
“Apenas assim” Apenas desse jeito que poderá ser solucionado o problema? não existem outro caminhos? Evite generalizações.
Ministério da Cultura juntamente com o Ministério da educação promover campanhas que auxiliem e conscientizem os pais? Acredito que o papel seria melhor feito pela mídia.
Bons estudos!
See lessA importância dos museus para a preservação da memória social
AliceRodrigues500
A principio uma redação merecedora de aproximadamente 850 pontos. -Sem nenhum erro de coesão e coerência ou gramatical. -bem estruturado e desenvolvido - boa explicação da proposta de intervenção --o único problema que pontuo, é alguns erro de pontuação ao decorrer no texto. principalmente o uso daLeia mais
A principio uma redação merecedora de aproximadamente 850 pontos.
-Sem nenhum erro de coesão e coerência ou gramatical.
-bem estruturado e desenvolvido
– boa explicação da proposta de intervenção
–o único problema que pontuo, é alguns erro de pontuação ao decorrer no texto. principalmente o uso da virgula.
See lessLiberdade ou opressão? O culto à forma física no século XXI (Por favor avaliem com nota )
AliceRodrigues500
- o tema não foi bem explicado no 1° paragrafo - O termo "patológico" poderia ter sido substituído por um sinônimo, porque geralmente é usado mais em contextos literais . por exemplo inaceitável ou até mesmo doentio são sinônimos que dariam melhor coerência. -existência de pleonasmo no 3° paragrafo,Leia mais
– o tema não foi bem explicado no 1° paragrafo
See less– O termo “patológico” poderia ter sido substituído por um sinônimo, porque geralmente é usado mais em contextos literais . por exemplo inaceitável ou até mesmo doentio são sinônimos que dariam melhor coerência.
-existência de pleonasmo no 3° paragrafo, mediante ao verbo “observar”
-Não teve o uso adequado de conectivos argumentativos, dificultando o entendimento do texto
NOTA: 520
Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil. (Se possível, coloquem as notas, muito obrigado)
Opkauane
1. "A Constituição Brasileiro" - Brasileira (erro de concordância) 2. "o direito a educação" - direito é verbo transitivo indireto e por isso exige, nesse caso, a preposição "a" + artigo a = crase (erro de crase) 3. "Sendo assim," não foi utilizado corretamente. 4. A primeira frase do seu D1 (tópicoLeia mais
1. “A Constituição Brasileiro” – Brasileira (erro de concordância)
2. “o direito a educação” – direito é verbo transitivo indireto e por isso exige, nesse caso, a preposição “a” + artigo a = crase (erro de crase)
3. “Sendo assim,” não foi utilizado corretamente.
4. A primeira frase do seu D1 (tópico frasal) não foi bem relacionado com a sua segunda frase. (erro de coesão e coerência)
5. “, para ajudarem suas famílias com as despesas mensais, ” isso não é aposto se você retirar esse trecho sua frase não tem sentido. (erro gramatical)
6. “seu função ” (erro de concordância)
7. “que não se mostram eficientes em complementar a renda familiar. ” No que isso implica? quais as consequências da ineficiência das medidas governamentais?
8. “pais” – País possui acento. (erro gramatical)
9. Seu texto não possui 10 conectivos o que é obrigatório para coesão e coerência do texto (erro de coesão e coerência)
10. “de se combater esses obstáculos” Poderia ter retomado o tema a fim de garantir a melhor coesão do texto.
11. “receitar ” (erro de concordância)
12. Você utiliza muito gerúndio, o que pode ser mal visto pelo corretor.
C1 = 120
See lessC2 = 160
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 200
Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens
Opkauane
"Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a problemática do vício presente na questão." 1. Seria preferível que o tema fosse retomado no seu desenvolvimento um, assim, ao invés de escrever "problemática" você enquadraria nesse primeiro momento o tema. "esse é um alarmante," 2. Essa frase ficou dLeia mais
“Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a problemática do vício presente na questão.”
See less1. Seria preferível que o tema fosse retomado no seu desenvolvimento um, assim, ao invés de escrever “problemática” você enquadraria nesse primeiro momento o tema.
“esse é um alarmante,”
2. Essa frase ficou desconexa e confusa.
3. Você utiliza gerúndio de forma excessiva, o gerúndio não é bem visto pelos corretores, aconselho usar no máximo duas vezes em todo o seu texto.
4. Qual a consequência do problema que você levantou no D1? No que isso impacta a sociedade e a vida do indivíduo?
“interações propulsora”
5. Erro de concordância o certo seria “interações propulsoras”
6. “onde” é só para lugar” aconselho que substitua por: no(a) qual ou em que.
7. Vejo que você usa muitos repertórios, mas acaba não desenvolvendo bem nenhum deles. Acredito que seria melhor você utilizar um repertório por desenvolvimento e desenvolver melhor contextualizando com o seu argumento/tese de cada desenvolvimento e deixando sua marca autoral, por meio de consequências e ideias sobre o embate.
“Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. ”
8. Novamente seria interessante retomar o tema aqui.
RED
Eduarda_Bressan
Seu maior erro foram realmente os erros gramaticais, no geral sua redação está muito boa, Percebi uma coerência e um projeto de texto bem articulado. Procure desenvolver melhor a finalização e sua redação ficará perfeita Nota por competência: Competência 1: 140 Competência 2: 200 Competência 3: 180Leia mais
Seu maior erro foram realmente os erros gramaticais, no geral sua redação está muito boa, Percebi uma coerência e um projeto de texto bem articulado.
See lessProcure desenvolver melhor a finalização e sua redação ficará perfeita
Nota por competência:
Competência 1: 140
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota final: 880
O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Eduarda_Bressan
Você compreendeu bem a proposta do tema. Entretanto, sinto que sua redação poderia estar um pouco mais organizada. Por exemplo, você já iniciou o texto trazendo uma informação que poderia ser melhor articulada nos parágrafos de desenvolvimento. Você também fez o uso de algumas expressões que são falLeia mais
Você compreendeu bem a proposta do tema. Entretanto, sinto que sua redação poderia estar um pouco mais organizada. Por exemplo, você já iniciou o texto trazendo uma informação que poderia ser melhor articulada nos parágrafos de desenvolvimento.
Você também fez o uso de algumas expressões que são faladas no cotidiano, mas que na norma culta, não são tão indicadas.
Notas por competência:
See lessCompetência I: 160
Competência II: 160
Competência III: 120
Competência IV: 160
Competência V:160
Nota final: 760