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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Kaly Araújo
C1: 180. Há pouquíssimos erros, um corretor do ENEM com certeza lhe daria 200, mas decidi reduzir a pontuação para alertá-lo quanto à presença de desvios gramaticais em relação às vírgulas; C2: 160. Acredito que você se alongou muito na conclusão e isso prejudicou um pouco os parágrafos de desenvolvLeia mais
C1: 180. Há pouquíssimos erros, um corretor do ENEM com certeza lhe daria 200, mas decidi reduzir a pontuação para alertá-lo quanto à presença de desvios gramaticais em relação às vírgulas;
C2: 160. Acredito que você se alongou muito na conclusão e isso prejudicou um pouco os parágrafos de desenvolvimento. A competência 5 pede apenas a presença dos cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), citando-os você já garante os 200 pontos, não é necessário escrever tanto nessa parte, reserve as linhas para a argumentação;
C3: 200!
C4: 200!
C5: 200!
Total: 940.
Parabéns! Se puder, corrija a minha de volta. Agradeço :)
See lessDesafios para a redução da desigualdade entre as regiões no Brasil
Kaly Araújo
C1: 120. Cuidado com as vírgulas e com a coerência textual; C2: 200! C3: 200! C4: 200! C5: 160. Senti falta do detalhamento. Total: 880. Dica: senti que você se alongou muito na introdução e isso lhe tirou um pouco do espaço para a conclusão, mas, lembre-se: os cinco pontos obrigatórios (agente, açãLeia mais
C1: 120. Cuidado com as vírgulas e com a coerência textual;
C2: 200!
C3: 200!
C4: 200!
C5: 160. Senti falta do detalhamento.
Total: 880.
Dica: senti que você se alongou muito na introdução e isso lhe tirou um pouco do espaço para a conclusão, mas, lembre-se: os cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento) já lhe garantem 200 pontos. Seja mais cuidadoso(a) na competência 5 e estará quase perfeito.
Parabéns! Se puder, corrija a minha de volta. Obrigada :)
See lesscomo combater o racismo em pleno século XXI?
lannistopster
olá! vou te dar algumas dicas, espero que se goste. seus desenvolvimentos não tem autoria e nem contextualização, você apenas expôs informações e não falou, sequer problematizou sobre. é importante que a informação que você mostra seja importante para comprovar sua tese, tanto no D1 e no D2. Sua conLeia mais
olá! vou te dar algumas dicas, espero que se goste.
See lessseus desenvolvimentos não tem autoria e nem contextualização, você apenas expôs informações e não falou, sequer problematizou sobre. é importante que a informação que você mostra seja importante para comprovar sua tese, tanto no D1 e no D2.
Sua conclusão se perdeu por isso, você não mencionou MEC em nenhum momento lá em cima e não vale a pena colocar ali, além de que sua redação só tem ação, o necessário é AÇÃO, AGENTE, MODO/DETALHE, FINALIDADE.
Sistema de cotas para acesso da educação: avanço ou retrocesso ?
lannistopster
olá! eu não sou boa com notas mas irei dar meu comentário sobre. seu português é ótimo, só tende a melhorar. talvez falte um pouco mais de autoria no D1. Talvez tenha pecado na conclusão, haja vista que a mídia não foi citada acima e também, você falou sobre os adolescente não tem recursos financeirLeia mais
olá! eu não sou boa com notas mas irei dar meu comentário sobre.
See lessseu português é ótimo, só tende a melhorar. talvez falte um pouco mais de autoria no D1. Talvez tenha pecado na conclusão, haja vista que a mídia não foi citada acima e também, você falou sobre os adolescente não tem recursos financeiros pra entrar na faculdade, será se sua conclusão conseguiria solucionar isso?
As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição
Kaly Araújo
ERRATA: No trecho "A maioria dos erros são de concordância, como em: 'Diante disso, pode-se observar (…)'" eu acabei já colocando a versão corrigida kkkkk (enfim, a lerdeza). Todavia, no seu texto está "Diante disso, pode-se observa". Apenas, perdão :)
ERRATA: No trecho “A maioria dos erros são de concordância, como em:
See less‘Diante disso, pode-se observar (…)'” eu acabei já colocando a versão corrigida kkkkk (enfim, a lerdeza). Todavia, no seu texto está “Diante disso, pode-se observa”. Apenas, perdão :)
As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição
Kaly Araújo
Olá! Vamos à correção: C1: 120. A maioria dos erros são de concordância, como em: "Diante disso, pode-se observar (...)". O certo seria: "Diante disso, pode-se observaR (...)". Entretanto, também há erros de vírgula e acentuação, preste atenção nisso também. C2: 120. Não acho que o repertório usadoLeia mais
Olá! Vamos à correção:
C1: 120.
A maioria dos erros são de concordância, como em:
“Diante disso, pode-se observar (…)”. O certo seria: “Diante disso, pode-se observaR (…)”.
Entretanto, também há erros de vírgula e acentuação, preste atenção nisso também.
C2: 120.
Não acho que o repertório usado na introdução tenha sido uma boa escolha, não consegui relacioná-lo ao tema da redação. Além disso, senti falta de repertório no segundo parágrafo. Faltou também um tópico frasal no segundo parágrafo, use períodos mais curtos.
C3: 160.
Senti que sua argumentação foi um pouco confusa, provavelmente por conta dos períodos muito longos (sem ponto final).
C4: 160.
Há um erro quanto aos conectivos:
“(…) por outro o desejo por fama acaba levando o individuo ao pensamento de perfeição para agradar a maior quantidade de pessoas possíveis, consequentemente, todavia, isso acaba causando disputas intensas e discursos de ódios (…)”. O uso de “consequentemente” e “todavia” em seguida não fez muito sentido, recomendo usar apenas um deles.
C5: 200!
TOTAL: 760.
Boa redação. Parabéns! <3
See lessEvasão Escolar no Brasil
Kaly Araújo
Olá! Vamos à correção: C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita). Entre os principais erros, estão os de vírgula, crase e desvios gramaticais gerais. Como por exemplo: "(..Leia mais
Olá! Vamos à correção:
C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita).
Entre os principais erros, estão os de vírgula, crase e desvios gramaticais gerais. Como por exemplo:
“(…) o MEC (Ministério da Educação) aliado ao Governo Estadual devem fazer (…)”. O certo seria: “(…) o MEC(Ministério da Educação), aliado ao Governo Estadual, devem fazer (…)”.
“(…) a fragilidade da gestão do estado, em relação a educação (…)”. O certo seria: “(…) a fragilidade da gestão do Estado, em relação À educação (…)”.
C2: 200!
C3: 160 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista).
Senti falta de repertório no segundo parágrafo.
C4: 160 (Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos).
Tem um bom número de conectivos, mas tente variar mais, como no uso do “pois”.
C5: 180.
Apenas não dei 200 porque penso que a primeira intervenção ficou um pouco vazia de mais. Tem agente, ação, meio e finalidade, mas faltou detalhamento. Enfim, apenas um detalhe, pois a sua segunda intervenção está completinha, mas tenha atenção nisso.
TOTAL: 820.
Parabéns! Ficou ótima <3.
See lessTEMA: As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira.
Kaly Araújo
Olá! Vamos à correção: C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita). Há muitos erros de vírgula e alguns de desvio de escrita, como: "(...) É lícito postular que a desigualdadLeia mais
Olá! Vamos à correção:
C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da
escrita).
Há muitos erros de vírgula e alguns de desvio de escrita, como:
“(…) É lícito postular que a desigualdade social e o baixo investimento GOVERNAMENTAL, contribuem para as consequências do problema”. O certo é não haver vírgula após governamental.
“(…) Afeta diretamente o currículo do jovem, que acaba sendo desvalorizado pela ausência do término do ensino médio”. “Ensino Médio” tem letras maiúsculas no início.
C2: 120 (Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta
domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,
argumentação e conclusão).
A perda de pontos não ocorreu por conta da estruturação, mas sim pela argumentação. Você tangenciou o tema e focou apenas nas causas do problema, não nas consequências, como o tema pede.
C3: 40 (Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista).
Novamente, perda de pontos pela fuga do tema.
C4: 200!
O texto tem muitos conectivos, o que é muito bom. Parabéns!
C5: 80 (Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou
não articulada com a discussão desenvolvida no texto).
Consegui identificar os cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), mas não corresponde ao tema pedido na redação.
Total: 560.
Sua redação não está ruim, você escreve muito bem, mas a fuga do tema realmente prejudicou bastante, preste mais atenção nisso. Fora isso, está muito boa, parabéns! <3
See lessTema: Papel do Futebol no combate ao racismo.
Kaly Araújo
Total: 620 (no modelo ENEM). C1: 120 pontos. Falta vírgula em vários pontos do texto, como: "A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos principalmente no futebol". O certo seria: "A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos, principalmente no futebol". C2: 120. Tem reperLeia mais
Total: 620 (no modelo ENEM).
C1: 120 pontos.
Falta vírgula em vários pontos do texto, como:
“A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos principalmente no futebol”.
O certo seria:
“A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos, principalmente no futebol”.
C2: 120.
Tem repertório, mas a estruturação do texto Dissertativo-Argumentativo está falha.
C3: 160.
Apesar de ter repertório, falta desenvolver mais ele.
C4: 180.
Use mais conectivos.
C5: 40.
Não está no modelo de intervenção ENEM, mas apresenta uma conclusão relacionada ao tema.
Feedback geral: se for uma redação que não tem como propósito o ENEM, daria uma nota 7,5, desenvolva melhor o tema. Agora, caso vise o ENEM, procure mais sobre o modelo estrutural de Redação, são erros fáceis de corrigir <3
See lessComo Garantir o Acesso Universal à Saúde no Brasil
Kaly Araújo
Total: 880. C1: 180. Tirei uns pontinhos pelos erros de vírgula, preste atenção neles, apesar de serem poucos. Exemplo: "(...) em que a célula governamental mantém sua forma PORÉM, perde sua função de agente social". O certo seria: "(...) em que a célula governamental mantém sua forma, porém, perdeLeia mais
Total: 880.
C1: 180.
Tirei uns pontinhos pelos erros de vírgula, preste atenção neles, apesar de serem poucos. Exemplo:
“(…) em que a célula governamental mantém sua forma PORÉM, perde sua função de agente social”.
O certo seria:
“(…) em que a célula governamental mantém sua forma, porém, perde sua função de agente social”.
C2: 160.
Senti falta de repertório no terceiro parágrafo. No mais, está bom.
C3: 160.
Você ganharia 200, mas houve um erro de montagem que prejudicou minha leitura e entendimento:
“Diante disso, filas extensas põem à prova vidas que, por não terem como custear atendimento particular e que precisam desse tipo de assistência médica, deixa evidente que medidas devem ser tomadas para contornar essa problemática”.
Está muito confuso, parece que falta uma parte do texto.
C4: 200!
C5: 180.
Dar-lhe-ia 200, mas o parágrafo está bem fragmentado. Apesar de ter os cinco fatores obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), a organização prejudicou um pouco a identificação deles.
Feedback geral: está muito bom, mas tome mais cuidado com a organização e polimento do texto; porém, parabéns! Foi uma boa redação <3
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