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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. ENEM 2020 (corrigem com nota pfv eu tô anciões)
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosaLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.
Nota final com base nas competências do ENEM: 800 pontos.
Comentários – introdução:
Parágrafo bem construído com uma contextualização, apresentação e problematização do tema e definição da tese em 2 ideias explícitas.
Erros: Usar o título do livro com inicial minúscula;
Escrever o sobrenome “More” com inicial minúscula;
Acentuação inadequada em “sócial”;
Ausência de vírgula em “[…] No entanto, isso não ocorre no Brasil uma vez que […]”, nesse caso teria uma outra vírgula após “Brasil”.
Esses erros implicaram na nota da competência I. Percebi que você escreve bem e possam ter sido apenas erros de digitação, caso seja isso, a nota se eleva até os 160 pontos, do contrário, fica na faixa dos 80 como eu avaliei.
Comentários – D1:
Parágrafo bem conectado com a relação tópico frasal – argumento – repertório – fechamento.
Erros: “A priori” escrito junto (implica na C-I e na C-IV, pois esse conectivo não é mais aceito pela banca corretora para começar o D1);
Erro de concordância no trecho “[…] Apriori, é fulcral pontuar que os veículos de comunicação com grande popularidade é um dos grandes causadores desse problema […]”, nesse caso seria “são um dos grandes causadores” (implica na C-1).
Comentários – D2:
Boa construção do argumento, repertório e uso de conectivos. O tópico frasal, contudo, está vago, é importante explicá-lo melhor.
Erros: uso incorreto de um termo como aposto no trecho “[…] acordo com o programa televisivo, “jornal nacional”, cerca de 80% […]”, nesse caso o Jornal Nacional não deve ficar entre vírgulas nem aspas (implica na C-I);
Erro ao escrever o nome do jornal em iniciais minúsculas (implica na C-I);
Uso inadequado do “pessoalmente” no trecho “[…] cerca de 80% das pessoalmente estado grave de saúde mental […]”, nesse caso seria “pessoas” (implica na C-I);
Erro da vírgula nos trechos “[…] estado grave de saúde mental, demostraram sinais antes […] e “[…] necessário, Dessa forma, tudo isso contribui para a pérpetuação desse quadro […]”, no primeiro caso não há vírgula e no segundo seria um ponto (implica na C-I);
Erro na escrita da palavra “perpetuação” – é sem acento (implica na C-I).
Comentários – proposta de intervenção:
Erros na grafia do Ministério da Educação e sobrenome More; você os escreveu com iniciais minúsculas (implica na C-I);
Ausência de conectivo para interligar a ação do ministério ao período anterior do parágrafo (implica na C-IV);
5 elementos válidos, porém sem o detalhamento do meio/modo pelo qual a ação seria realizada (implica na C-V).
É isso, eu tenho certeza que grande parte dos seus erros ortográficos foram devido a digitação no site. Você com certeza ira atingir uma nota maior a avaliada aqui, porém eu precisei levar em consideração esses desvios de ortografia na correção.
Se gostou, avalie como a melhor correção! (;
See lessBons estudos!
A importância dos museus para a preservação da memória social
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120 pontos.
Nota com base nas competências do ENEM: 720 pontos.
Comentários – introdução:
Boa relação do tema com o conceito de Émile Duckeim, apresenta a problematização dos museus não serem devidamente valorizados e uma tese implícita, ou seja, o leitor não sabe o que você irá defender nos parágrafos seguintes, é importante deixar isso claro.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
D1 – precisa começar o parágrafo com um conectivo que estabeleça ligação com a introdução, tais como “Diante disso”, “Diante do exposto”, “A partir dessa perspectiva”, etc (perca de pontos na C-04). Você traz uma sigla não muito conhecida, o IPHAN, o que seria? Deixe explícito o significado na sua redação. Erro no uso de “onde” no trecho “cultura brasileira, por meio da constituição federal, onde define por meio de estudos,” esse termo é usado para designar lugar fixo, substitua por “no qual”, “o qual”, etc (perca na C-01). Repetição da conjunção de finalidade “por meio” 2x nesse parágrafo (perca na C-04). Argumento bem construído e faz relação com o repertório apresentado.
D2 – Inicie o parágrafo com um conectivo que estabeleça ligação com o D1 (perca na C-04). O repertório sociocultural sobre o incêndio do museu deve ser legitimado, pertinente e produtivo, ou seja, cite de qual meio de comunicação você tirou essa notícia, seja de um jornal, revista, entrevista, site, etc (perca na C-02). O parágrafo está construído em um só período, sem conectivos internos, é importante estabelecer ligação entre ideias (perca na C-04). Argumento e relação com o repertório está bem feita.
Comentários – proposta de intervenção:
Você começa trazendo mais informações e não é o objetivo desse parágrafo, aqui você deve RESOLVER os problemas apresentados nos desenvolvimentos (perca na C-02 e C-03). A proposta é estabelecer maior segurança física aos museus, mas de qual forma? e para quê? Essas perguntas ficaram vagas e gerou perca na C-05. Por fim, o final desse parágrafo é com uma frase de efeito, que não é adequada para a dissertação-argumentação (perca na C-02). Sugiro que finalize o texto retomando o repertório da introdução.
Dicas:
– Estude conectivos externos e internos para a redação;
– Revise a aplicação do termo “onde” na língua portuguesa;
– Busque sinônimos para as palavras-chaves do tema, evitando repetir várias vezes como fez com a palavra “museu” (6 vezes);
– Revise a estrutura dos desenvolvimentos e proposta de intervenção.
Gostou? avalie como a melhor correção! (;
See lessBons estudos!
Garantia do acesso à internet no Brasil
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.
Nota final = 840 pontos.
Comentários – introdução:
Percebe-se claramente os 3 elementos constituintes da introdução: contexto, apresentação do tema e definição da tese com 2 argumentos válidos. Há erros de ortografia que implicaram na nota da C-01: “Passados anos” foi um conectivo não adequado para a modalidade formal da língua, haja vista que ele denota uma marca informal/oralidade; erro na escrita de uma palavra: “[…] proporcionou à sociedade hodierna nímios avanços […]”.
Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
O D1 contém uma boa organização das informações, apresenta boa argumentação, conectivos utilizados de maneira correta e bem relacionados a sua defesa.
No D2, há erro na colocação dos parênteses no repertório sociocultural com dados estatísticos “(têm)” e no uso da vírgula em “[…] devido à indisponibilidade de bandas largas, nos locais que frequentam.”, o que afeta também a C-01.
Comentários – proposta de intervenção:
Erro de escrita “[…] população basílica […]”, pecando na C-01. Apresenta 4/5 elementos válidos, não contém a finalidade da sua proposta e sugiro detalhar o meio/modo para alcançar 200 pontos na C-05. Percebe-se que você retoma a citação mencionada no D1, no entanto os repertórios dos desenvolvimentos devem estar bem trabalhados em cada parágrafo, sem necessitar uma retomada deles. O mais adequado seria encerrar seu texto com o contexto da Guerra Fria apresentado na introdução. Isso afeta na C-03.
Dicas: busque sinônimos para as palavras-chaves do tema para evitar repetições (5x nos termos “internet” e “acesso”). Evite palavras rebuscadas que quase não aparecem na contemporaneidade, como “hodierna”, “revés” e “mitigar”. Sua linguagem é simples e usar essas palavras não proporciona u equilíbrio na forma de escrever. ;)
Se gostou marca como a melhor correção. Bons estudos!
See lessOs desafios para a valorização da arte urbana no Brasil
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos: 120 pontos.
humanos.
NOTA FINAL = 640 pontos.
Comentários – introdução:
O repertório com a lei está mal relacionado e interpretado, pois o documento estabelece a igualdade entre pessoas e não faz nenhuma ligação com a desvalorização artística (afeta na C-02 e C-03). Há apenas 1 conectivo, é importante separar os 3 elementos da introdução: contextualização | problematização | tese, usando 3 períodos com pelo menos 2 conectivos (afeta na C-02).
Comentários – desenvolvimento 1 e 2:
No D1: “Conseguinte do senso comum,” foi usado como conectivo de maneira incorreta (afeta na C-04), o seu repertório traz novamente uma lei, tente diversificar o que irá apresentar sem repetir o mesmo eixo (afeta na C-03), ainda assim essa lei não apresenta relação com a sua opinião sobre a sociedade marginalizar a arte urbana (afeta na C-02 e C-03).
No D2: Você usa o verbo “alavancar” para dizer que o preconceito ajuda na igualdade e respeito entre as culturas, logo esse termo foi colocado de maneira incorreta (afeta na C-01); há o termo “ainda não bastante” como marca de oralidade informal da língua portuguesa (afeta na C-01), e você usa o repertório filosófico e depois uma conclusão, mas sem o argumento (afeta na C-02).
Comentários – proposta de intervenção:
See lessNo trecho “Por fim, é preciso alterar a maneira visual humana a respeito do vandalismo,” dá ideia de alterar a forma com que as pessoas enxergam a arte no seu sentido literal (a imagem que os olhos captam), logo o termo correto no lugar de “maneira visual” seria “concepção” ou seus sinônimos próximos. A proposta inicial se dá com o governo “unindo forças”, mas quais forças seriam essas? armadas? ideológicas? física (braçal)? atenção a como você escreve e como o leitor vai entender a mensagem (afeta na C-03). Não há o meio/modo da ação + detalhamento (afeta na C-05), e a construção do parágrafo se dá em 2 períodos, relembro que é preciso separar para manter a leitura fluida e coesiva, usando sempre conectivos. (afeta na C-02). Feche seu texto retomando o contexto da introdução para de fato mostrar a relação com o problema. O conectivo inicial “Por fim” não é adequado para a dissertação-argumentação (afeta na C-01).
Desafios para combater o movimento antivacina no Brasil
juliocsarx
Competência 1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 200 pontos. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200 pontos. CompetênciaLeia mais
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 200 pontos.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200 pontos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos.
Competência 5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160 pontos.
Nota final: 960/1000.
COMENTÁRIOS:
See lessVocê apresenta um ótimo vocabulário e construção textual, estando em total acordo com a modalidade formal da língua portuguesa e aos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Na sua introdução, há uma ausência de transição clara entre o repertório e o tema, ou seja, você não deixa explícito ao leitor o que tem a ver a sua contextualização com o problema. O mesmo fato acontece no desenvolvimento 2. Essa falta de relacionar e interpretar o repertório sociocultural gerou perca na competência III. Ainda na introdução, você explica os tópicos apresentados, e não é a função desse parágrafo, logo basta apenas apresentar a sua opinião em 2 assuntos e desenvolvê-los nos próximos 2 parágrafos (desenvolvimentos). No desenvolvimento 1, a construção está boa, porém ao final desse parágrafo você faz uma nova relação pautando a escola e não explica o porquê desse argumento ser válido. Por fim, é apresentada uma proposta de intervenção com os 5 elementos, contudo sem detalhamento do meio/modo da ação.