Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
julia*14
Olá. Vou apontar alguns detalhes no seu texto. Na música “this is my trying”(1), a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa. Semelhantemente(2), está enraizado naLeia mais
Olá. Vou apontar alguns detalhes no seu texto.
Na música “this is my trying”(1), a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa. Semelhantemente(2), está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doenças mentais, uma vez que existe uma má representação de doenças mentais na mídia, assim como a tendência à rejeição do que não se entende.
(1) Opa, pelo que vi o nome da música na verdade é “this is me trying”. Acho que o ENEM não tira ponto nisso, mas né.
(2) Ficou um pouco “solto” esse semelhante aqui. Seria interessante ter colocado “semelhante aos dias de hoje” ou algo assim.
*Boa introdução. Trouxe os pontos que serão debatidos no D1 e D2.
A priori, quando se trata de representação de personagens com problemas mentais, peca-se quantitativamente e qualitativamente. Para exemplificar, na série estadunidense “13 reasons why”, a personagem principal Hannah Baker comete suicídio e deixa fitas cassetes para 13 pessoas que são, conforme sugere o título, as razões pelas quais ela se suicidou. Porém, essa representação do suicídio como um ato de performance e o jogo de responsabilidade que se segue em nada ajuda na imagem de uma pessoa depressiva, ao contrário, reenforça(1) esteriótipos(2) de alguém problemática(3) que só está em busca de atenção.
(1) Reforça.
(2) Estereótipos.
(3) Concordância. O correto seria “de uma pessoa problemática” ou “de alguém problemático”.
*Trouxe um exemplo muito bom. Acredito que apenas faltou você detalhar um pouco mais essa relação de reforçar os estereótipos para ficar 100%.
Segundamente(1), é notável que as pessoas tendem a se afastar do desconhecido. Por analogia, no livro “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o personagem Harry é afetado por criaturas chamadas dementadores, motivo pelo qual se torna causa de piada entre alguns outros alunos. Mais tarde, a autora do romance, J.K. Rowling, informou que tais criaturas eram analogias à depressão. Então, o paralelo entre o comportamento preconceituoso no livro e na realidade é facilmente identificável, ambos afetando a vida e auto-estima do descriminado.
(1) Cuidado, até onde eu sei essa palavra meio que não existe kkk. Para evitar qualquer desentendimento, procure outro conectivo.
*Bom desenvolvimento, porém faltou você argumentar mais. Trouxe um exemplo perfeito, mas o parágrafo ficou bem dependente desse repertório. Cuidado com isso, sempre tente desenvolver em cima do repertório, e não utilizá-lo como um argumento sozinho.
Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde(agente), com apoio de psicólogos, deve promover o debate e a desmistificação das doenças mentais(ação) por meio de campanhas com apelo emocional(modo), envolvendo o relato de pessoas que sofreram e sofrem dessa problemática(detalhamento), a fim de proporcionar a conscientização em relação a esse tópico(efeito?).
*Proposta de intervenção ok, mas perceba que faltou um detalhamento aprofundado e o efeito da proposta não ficou tão evidente assim. Tente falar para QUEM será a proposta de intervenção, mesmo que seja óbvio nesse caso.
Boa redação no geral. Apenas algumas palavras escritas de maneira incorreta e uma falta de detalhamento em algumas partes.
Só queria que você se atentasse que sua proposta de intervenção ficou curta até, ou seja, você poderia ter detalhado ela de uma maneira mais eficiente, como eu já disse acima. Por isso, não sei se você levaria 200 na C5 (competência da prop. de intervenção).
C1: Há desvios. 160.
C2: Argumentação consistente e ótimos exemplos. 200.
C3: Falta em alguns pontos do D1 e D2 uma defesa do seu ponto de vista. 160.
C4: Poucas inadequações na articulação do texto, mas elas existem. 160.
C5: Vou colocar 160 pela falta de detalhamento e uma falta de efeito claro. 160.
Total: 840 (pode ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).
Acredito que você esteja muito bem na redação no geral, só precisa se atentar a esses detalhes e conseguirá tirar 900+ com certeza. Parabéns pelo o uso produtivo dos repertórios.
See lessO preconceito linguístico
julia*14
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista goza de uma imagem extremamente positiva do Brasil que, na opinião dele, precisa apenas de alguns pequenos ajustes para tornar-se(1) uma nação desenvolvida. Fora da ficção ,hodiernamente, o cenário atual contaria oLeia mais
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista goza de uma imagem extremamente positiva do Brasil que, na opinião dele, precisa apenas de alguns pequenos ajustes para tornar-se(1) uma nação desenvolvida. Fora da ficção ,hodiernamente, o cenário atual contaria o plano de Quaresma, visto que o preconceito linguístico é um problema em pauta que concretiza-se(2) de forma negativa. Nesse sentido(5), esse quadro perdura, principalmente, pelo impacto das mídias audiovisuais somado à influência do meio.(3)
1 – se tornar
2 – se concretiza
3 – tese por responsáveis: D1: impacto das mídias audiovisuais D2: influência do meio
5 – conectivo intraparágrafo
Em primeiro lugar(6), é notório que a atuação negativa dos meios de comunicação está na origem do problema. De acordo com o filósofo alemão Max Horkheimer, a mídia tem o poder de manipular os hábitos e os valores morais de uma população. Nessa perspectiva(7), pode-se observar que a predominância do sotaque paulista e carioca nos programas de rádio e televisão transmitidos para território nacional cria uma falsa concepção de que há uma maneira correta de pronuncia(4), sendo essa concepção responsável por legitimar atos de discriminação aos falantes de outras regiões do país.
4 – pronúncia
6 – conectivo interparágrafo
7 – conectivo intraparágrafo
** – evitar repetições de palavras próximas
Análise da argumentação: O preconceito linguístico não diz respeito ao sotaque em si, mas à adaptação à norma culta, então acho que você deveria ter focado nisso.
Além disso(8), o segmento social em que o indivíduo está inserido intensifica esse fenômeno. De acordo com o filósofo e psicólogo alemão Kurt Lewin, o comportamento do ser humano é consequência de uma junção entre características pessoais e interferência do ambiente. Nesse sentido,(9) fica evidente que se a pronuncia de alguém é considerada incorreta por grande parte da população, seja por ser de outra região seja por problemas vocálicos, essa percepção equivocada irá se enraizar culturalmente e influenciará outros indivíduos a compartilharem da mesma visão, gerando assim um ciclo de discriminação.
8 – conectivo interparágrafo
9 – conectivo intraparágrafo
Análise da argumentação: No caso, o problema não é pensar que é ‘incorreto’, mas pensar que existe uma superioridade devido à adequação à norma culta.
Denota-se, portanto, que o preconceito linguístico constitui um sério desafio para o país e precisa ser reduzido. Posto isso,(10) a Mídia(agente) compete a inserção de mais personagens, âncoras e correspondentes com sotaques de outras regiões(ação), objetivando descontruir a falha ideia de uma única (finalidade) maneira correta de pronuncia. Paralelamente, a Escola (agente) deve, criar debates(ação) sobre o entendimentos dos diferentes falares da língua ,por meio (meio)de dinâmicas de grupos, jogos educativos e palestras em aulas, objetivando (finalidade) tornar a educação mais persuasiva e formar jovens mais atentos e conscientes às diferenças linguísticas, com a finalidade de diminuir a marginalização das variedades linguísticas.
10 – conectivo intraparágrafo.
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 180
C5: 160
A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance.
julia*14
Muitos ainda minimizam a importância de cuidar da saúde mental, chegando a tratar com desprezo temas como “ansiedade” e “depressão”, alegando que esses problemas de saúde são causados por “frescura”, como se fosse algo de pessoas ignorantes [1]. Entretanto, cada vez mais indivíduos dos mais variadosLeia mais
Muitos ainda minimizam a importância de cuidar da saúde mental, chegando a tratar com desprezo temas como “ansiedade” e “depressão”, alegando que esses problemas de saúde são causados por “frescura”, como se fosse algo de pessoas ignorantes [1]. Entretanto, cada vez mais indivíduos dos mais variados cargos profissionais sofrem dessas questões citadas anteriormente. Logo, são necessárias medidas para auxiliar esses profissionais no psicológico em relação às suas tarefas de alta performance.
1 – Termo ignorante= pessoa rude/grosseira, pode utilizar algum outro adjetivo.
2 – Falta de conectivos para enriquecer o parágrafo
DICA:
É interessante trazer um repertório logo na introdução, pois da mais clareza e já acrescenta alguns pontos para a competência 2. Nessa caso poderia ter sido utilizado alguma referencia a “Grey’s Anatomy”, onde ocorrer algumas crises de pânico e ansiedade entre os médicos.
Ex: Na série “Grey’s Anatomy”, retrata a vida de médicos dentro do hospital que trabalham, os personagem passam por várias situações emocionais estressantes, porém não é negligenciada sua humanidade e é demonstrado seus momentos de tristeza e crises de ansiedade. Entretanto, na realidade………”
Primeiramente, deve-se ressaltar que a sociedade costuma ser extremamente exigente em relação aos resultados dos trabalhos alheios. No que tange a isso, profissionais de trabalho dos mais variados setores tendem a passar por instabilidades emocionais, relacionadas à competitividade e à aparente necessidade de resultados excelentes (sem defeitos) [1], o que pode acarretar em uma preocupação excessiva pela “perfeição”. Junto a isso, as relações interpessoais (entre superiores, colegas de trabalho e o público) [1], muitas vezes, influenciam negativamente na forma como os profissionais [3] lidam com os desafios diários, deixando profissionais [3] emocionalmente sobrecarregados (pressionados) [1]
1 – Não tem a necessidade e NÃO deve explicar o significado das palavras utilizadas.
2- FALTA de repertório, quando não se coloca um repertório em pelo menos 1 dos parágrafos de desenvolvimento, perde nota.
3 – Muita repetição do termo “profissional”, varie entre, trabalhador ou descreva de outra forma.
Em segundo lugar, a falta de auxílio médico e psicológico a essas pessoas, algo corriqueiro, auxilia ainda mais no comprometimento do psicológico [1] na carreira, pois não são todos que têm acesso à ajuda psicológica [2], em decorrência de não haver colaboração por parte da empresa onde trabalha. Além disso, frequentemente, muitas pessoas não têm consciência sobre a importância da preservação da saúde mental e, portanto, ignoram seus problemas emocionais.
1 – repetição de psicológico. Pode escrever por exemplo: “a falta de auxílio médico e psicológico a essas pessoas, algo corriqueiro, acarreta em dados a saúde mental, comprometendo suas carreiras.”
2- Muita repetição de termos, e a frase não da clareza. Pesquisar mais sobre os sinônimos.
3 – Volto a dizer, repertório faltou, você zerou a competência 2.
Por conseguinte, cabe a profissionais da saúde e psicólogos alertar sobre a imprescindibilidade da boa gestão emocional no trabalho, por meio de palestras, rodas de conversa, além de consultas médicas e psicológicas a serem oferecidas, a fim de auxiliar os mais variados trabalhadores a lidarem com suas emoções. Apenas dessa maneira, será possível tratar e reverter os problemas citados anteriormente.
– O parágrafo não está ruim, mas poderia ser mais desenvolvido e com mais usos de conectivos. “dessa forma, por assim, portanto, dessa maneira…..”
NOTA: Entre 400 e 450
See lessviolência contra professores nas escolas
julia*14
Olá, tudo bem? Vou tentar te ajudar com alguns erros que você comete, mas que são simples de resolver. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 120 pontos Você comete alguns erros de pontuação em alguns pontos. Exemplo: Depois de ademais no segundo parágraLeia mais
Olá, tudo bem? Vou tentar te ajudar com alguns erros que você comete, mas que são simples de resolver.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 120 pontos
Você comete alguns erros de pontuação em alguns pontos. Exemplo: Depois de ademais no segundo parágrafo se coloca uma vírgula.
Existe também também erros de concordância nominal e verbal, mas são simples de resolver.
Tem mal emprego de algumas palavras que vou citar nos pontos a seguir.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 160 pontos
Você compreende a estrutura do texto dissertativo, no entanto, comete muitos erros nos desenvolvimentos dos seus parágrafos. Vou falar de cada um de cada um deles e darei exemplos de como melhorar.
Introdução aborda todos pontos necessários. Entretanto, iniciar com uma conjunção adversativa uma redação não é muito bom e buscaria uma substituição. Também ficaria melhor seu texto se você tivesse especificado mais em qual artigo da lei prevê tal direito. Por fim, sua finalização da introdução ficaria melhor se você fizesse um encaminhamento melhor. Exemplo: A constituição de 1988 prevê em seu artigo 6, o direito a ( eixo social) como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem receberão quando observado o ( indique os problemas), sendo assim não permitido a universalização desse direito tão importante. Diante de tal cenário, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. ( É um modelo melhor e que funciona bem).
Primeiro parágrafo tente começar de outra maneira. Exemplo: Em primeira análise, evidência-se ( coloque aqui seu argumento). Isso já deixará seu início melhor. Gostei de você usar um artigo para ter base em seu desenvolvimento.
Segundo parágrafo é bem aprofundado.
De maneira geral você respeita a proposta de redação e coloca todos os pontos necessários, só falta saber desenvolver melhor eles.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Você trouxe informações adicionais boas e soube usá-las. No entanto, acho que poderia trazer mais argumentos e se aprofundar melhor neles. Assim esteticamente sua redação ficaria melhor.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150 pontos
Sua redação tem coerência e coesão. Você conseguiu usar bem os conectivos, apesar de cometer alguns erros.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 150 pontos.
Sua intervenção tem os pontos necessários, mas tem algumas coisas que podem ser melhoradas.
O início pode ser melhorado. Exemplo: Portanto, é necessário medidas para resolver o impasse. ( Fica melhor assim do que em suma).
Sua primeira proposta de intervenção é boa, mas a segunda precisa ser mais trabalhada. Você disse que é necessário providenciar assistência psicologia, entretanto não disse quem fará isso e como será feito. Quando se usa duas propostas precisa trabalhar igualmente ambas para ficarem boas e assim conseguir tirar 200 pontos. Com as devidas alterações sua proposta será maravilhosa.
Nota final: 740 pontos ( Só corrigir sua redação como são corrigidas às minhas)
Gostei do seu texto! Resolvendo esses problemas tenho certeza que irá tirar uma nota bem alta. Boa sorte!
See lessAdmirável Século XXI
julia*14
Sua redação está incrível e você escreve muito bem, parabéns! Não encontrei nenhum erro. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200) Competência 2 – Compreensão da proposta (200) Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (200) Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a cLeia mais
Sua redação está incrível e você escreve muito bem, parabéns! Não encontrei nenhum erro.
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
See lessCompetência 2 – Compreensão da proposta (200)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (200)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (200)
Total: 1000
A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil
julia*14
C1: 160 Percebi desvios, erros de pontuação e de concordância, procure melhorar isso. C2: 200 Não fugiu do tema em nenhum momento! Parabéns! C3: 160 Muito repertório e pouca argumentação! Apresente melhor seu ponto de vista. C4: 200 Muitos conectivos! É isso aí! C5: 200 Proposta de intervenção complLeia mais
C1: 160
Percebi desvios, erros de pontuação e de concordância, procure melhorar isso.
C2: 200
Não fugiu do tema em nenhum momento! Parabéns!
C3: 160
Muito repertório e pouca argumentação! Apresente melhor seu ponto de vista.
C4: 200
Muitos conectivos! É isso aí!
C5: 200
Proposta de intervenção completa.
Nota final: 920
See lessA redação está muito boa, apresentou muitos conectivos e não fugiu do tema! Sugiro apenas na proposta de intervenção inverter a ordem: fazer a 1° proposta completa e a 2° incompleta. Ah, e mais produtividade no desenvolvimento! Bons estudos :)//rt
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
julia*14
Não sou corretora, estou aprendendo como você. Gostei da sua redação! CORREÇÃO: D1 = 160- pequenos erros de pontuação. D2 = 200- desenvolveu muito bem o tema. D3 = 200 -ótimos repertórios. C4 = 200- texto bem coerente, e com estrutura. C5 = 200- tem todas as competências. TOTAL:960 PONTOS Parabéns!
Não sou corretora, estou aprendendo como você.
Gostei da sua redação!
CORREÇÃO:
D1 = 160- pequenos erros de pontuação.
D2 = 200- desenvolveu muito bem o tema.
D3 = 200 -ótimos repertórios.
C4 = 200- texto bem coerente, e com estrutura.
C5 = 200- tem todas as competências.
TOTAL:960 PONTOS
Parabéns!
See lessTrabalho escravo
julia*14
Atualmente quando se pensa na ideia de trabalho escravo, muitos associam a exploração dos negros. (1)Embora este pensamento não esteja errado, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa soLeia mais
Atualmente quando se pensa na ideia de trabalho escravo, muitos associam a exploração dos negros. (1)Embora este pensamento não esteja errado, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. Todavia(2) é importante ter ciência de que no Brasil o trabalho escravo ainda continua presente, e apesar de ter leis que regulamentam sua proibição, muitas empresas ainda negligenciam tais legislações.(3)
(1) Vírgula e não ponto final
(2) Vírgula
(3) Faltou a sua tese – Caso você não saiba, na tese colocamos o que contribuí para o problema perdura, ou seja continuar-.
(1)No Brasil (2)o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais no qual ” supostos contratantes” desejam uma mão-de-obra barata,(3) e uma população pobre e desempregada. De acordo com a matéria da IG economia “Operação resgata 66 trabalhadores em condições análogas a escravidão”(4) as empresas envolvidas prometem um emprego com boa remuneração para os (5)pretendentes. Quando chegam ao local, os funcionários encontram uma realidade totalmente diferente da prometida. (6)Sem salários, carteira assinada e documentos pessoais retidos pelos empresários, além de serem obrigados a viver em condições precárias, como falta de água, cama e um local para realizar suas necessidades básicas.
(1) Faltou um conectivo
(2) vírgula
(3)não era preciso vírgula acredito que você quis dizer “de” e não “e”
(4) Vírgula
(5)Acredito eu que os “indivíduos” seria melhor que “pretendentes” pretendentes
(6) Conectivo
OBS: Gostei muito do seu Desenvolvimento 1, está de parabéns apesar dos erros que com um tempo irá melhorar
Embora(1) a Lei Áurea (2)em 1888 e a implantação das leis trabalhistas (2)em 1943, tenha sido um grande avanço para os brasileiros, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema. (3)Apesar de termos que regulamentam o trabalho através do registro CLT, muitos donos de empresas ainda as negligenciam, pois algumas pessoas de comunidades carentes não possuem conhecimento sobre direitos trabalhistas, fazendo com que os donos de empresas se aproveitem da situação e estabeleça sobre elas um regime de trabalho escravo.
(1)Contudo é um bom conectivo a ser usado
(2) de no lugar de em
(3)Não entendi a sua frase
(4) Novamente você colocou a culpa nesses “empresários”, visto que já havia colocado no seu D1, no seu D2 deve ter outro culpado entende?
(1)Tendo em (2)vista do que foi mencionado, o trabalho escravo é um problema que temos enfrentado diariamente, porém nas duas últimas décadas tem reduzido bastante, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. No Brasil, de acordo com a matéria “combate ao trabalho escravo” da rede Brasil Atual, milhares de pessoas sob esse regime têm sido resgatadas). Cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações, implantação de leis mais rígidas e a divulgação dos direitos dos trabalhadores em vias nacionais, de uma forma simplificada para que todos entendam, de modo que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.
(1) Conectivos. Pesquise no Google, conectivos para redação e abuse deles (lembrando é claro no lugar certo)
(2) Não coloque essa frase, não ficou legal para um texto dissertativo-argumentativo.
(3)”Tendo em vista do que foi mencionado, {….}da rede Brasil Atual, milhares de pessoas sob esse regime têm sido resgatadas” .
Não precisa disso tudo, isso você deveria colocar no seu desenvolvimento, porque é lá que você convence o leito da sua tese. Poderia substituir e colocar desta maneira:
Portanto cabe aos órgãos governamentais como a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) juntos com o MPT(ministério público do trabalho) a realização de fiscalizações, implantação de leis mais rígidas e a divulgação dos direitos dos trabalhadores em vias nacionais, de uma forma simplificada para que todos entendam, de modo que venha a extinguir a prática da exploração dos trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.
O FINAL FICARIA PERFEITO SEM ESTAS PARTES, VISTO QUE O ENEM AVALIA APENAS SE HÁ O AGENTE, MODO DETALHAMENTO,AÇÃO E FINALIDADE.
C1:140
C2:140
C3:120
C4:80
C5:180 (Que deveria ser 200, mas por te escrito quase um Desenvolvimento não atingiu os 200).
OBS: Você melhorou bastante, acredito que se continuar a treinar logo terá nota 1000
See lessO desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.
julia*14
Em sua obra “Cidadão de Papel”, o célebre Gilberto Dimenstein disserta acerca da (1)inaplicidade disserta(2) acerca da(2) inaplicidade legislativa, a qual domina o corpo social brasileiro. Não obstante, é fato que a obra postula como uma metáfora no que tange aos desafios para reduzir as desigualdadLeia mais
Em sua obra “Cidadão de Papel”, o célebre Gilberto Dimenstein disserta acerca da (1)inaplicidade disserta(2) acerca da(2) inaplicidade legislativa, a qual domina o corpo social brasileiro. Não obstante, é fato que a obra postula como uma metáfora no que tange aos desafios para reduzir as desigualdades entre as regiões no Brasil. Nesse esteio, fica evidente que essa vicissitude advém da mentalidade capitalista. Assim é lícito afirmar que não só a negligência governamental quanto a manipulação midiática coadunam-se na perpetuação desse importuno.
(1) Essa palavra não existe
(2) Ouve repetição de palavra (mesmo que outra não exista você repetiu)
Mormente, em detrimento do fator destacado, precipuamente torna-se-á fulcral a ligação intrínseca dos governantes como impulsionadores dessa entrave. Nesse sentido, corolariamente, isso ocorre porque o Governo foca em regiões de maior massa popular, pois geram mais aprovações para os mesmos, consequentemente os governantes desamparam grande parte de regiões com menores índices popular. Essa reflexão pode ser ilustrada como um contraponto ao pensamento de Abraham Lincoln, célebre personalidade americana, para quem “A política é serva do povo e não o contrário”. Sob esse prisma, em relação à falta de medidas para a escassez das desigualdades entre as regiões hodiernamente a prerrogativa de Lincoln não se constata(1) haja vista que não há um conjunto de ações ou soluções voltadas para resolução dessa óbice. Desse modo, políticas públicas tornariam possível maior acesso ao direito de assistência ao desamparado, assegurado no artigo 6° da carta magna.
(1) Faltou vírgula
Concomitantemente, a postura manipuladora da mídia alicerça no agravamento das desigualdades entre as regiões. Isso ocorre pois(1) os veículos de comunicação pautados em uma perspectiva lucrativa, valorizam o engajamento de seus conteúdos, marginalizando assim situações que não evocam a atenção do público, tal como acontece com problemas sociais sem visibilidade. De forma símile, devido ao mal papel midiático se (2) obtem pouco ou (4)nenhum acesso à falta de medidas para combater as desigualdades entre as regiões, o que evidencia um exército de “cidadãos de papel”. Logo, é inadmissível que um país signatário dos direitos padeça diante desse revés.
(1) depois de “pois” há vírgula
(2) Obtém
(3) Senti falta de outro repertório
(4) não vi a necessidade da palavra “pouco” já que havia colocado “nenhum”
Dessarte, por via das demandas supracitadas, entende-se que medidas exequíveis são imprescindíveis para reverter esse cenário. Para tanto, faz-se mister que o Governo Federal atue por intermédio do Ministério da Cidadania e crie um plano onde promova palestras em centros públicos e propagandas por meio da mídia, onde aborde a importância da união de todos para o progresso coletivo de nossa sociedade pós-moderna. Ademais, ainda dentro desse plano é necessário que o (1)Ministério da Educação viabilize debates em ambientes escolares, a fim de conscientizar os jovens. Portando, a obra de Gilberto Dimenstein não mais representará a inaplicabilidade das diretrizes na sociedade tupiniquim acerca do embargo.
See less(1) Deveria ter focado mais no que o Ministério da Cidadania deve fazer e quais são as suas funções.
Trabalho escravo no Brasil e no mundo
julia*14
(1)É de conhecimento geral que o trabalho escravo no Brasil e no mundo ainda é um fato. Quando pensamos ou ouvimos falar em trabalho escravo logo(6) associamos ao(1) fato de exploração dos negros, embora associarmos este pensamento ao (2)conceito não esteja errado, no século XIX surgiu um novo (2)coLeia mais
(1)É de conhecimento geral que o trabalho escravo no Brasil e no mundo ainda é um fato. Quando pensamos ou ouvimos falar em trabalho escravo logo(6) associamos ao(1) fato de exploração dos negros, embora associarmos este pensamento ao (2)conceito não esteja errado, no século XIX surgiu um novo (2)conceito para trabalho escravo.(3) De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1930 estabeleceu-se que “trabalho escravo é todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual ela não tenha se oferecido espontaneamente”. (5)No Brasil e no mundo o trabalho escravo continua ativo, não como no século XIX, porém de uma forma mais restrita, além do mais as pessoas que são exploradas vão com promessas de ter uma vida melhor.(4)
(1) Não gostei da forma como iniciou a sua redação por ter usado a palavra “fato” e a repetido.
(2) Novamente você repetiu palavras no Enem os corretores não gosto de repetição de palavras.
(3) Gostei de ter usado esse repertório entretanto, Gostaria de vê-lo no começo de sua introdução.
(4) Faltou mais uma de suas tese e é de extrema importância terminar a introdução com elas.
(5) Senti falta de conectivos
(6) Você usou a primeira pessoa do plural “associarmos’ quem associou? NÓS. E se pode usar apenas terceira pessoa
O trabalho escravo no mundo atual(1) vem se associando mais as áreas rurais, no qual os fazendeiros querem uma mão de obra boa e que não tenha custos, e uma população desempregada e pobre a ser aliciada, as pessoas acompanham os aliciadores na ilusão de ter conseguido um bom trabalho e que poderão ajudar suas famílias, quando na verdade estão indo para ser explorados. Um exemplo (2)claro que(3) podemos ter sobre escravização nos dias atuais e no documentário(4) “ O lado negro do chocolate” no quais crianças africanas são seduzidas com promessas de que ganharão dinheiro para ajudar suas famílias e um bom trabalho, e após são sequestradas e levadas para plantações de colheita de cacau e nunca mais encontram suas famílias.(5)
(1) Apesar de ser um problema mundial, priorize mais o que acontece no Brasil. Um exemplo: ” Hodiernamente no Brasil o trabalho escravo vem se expandindo em áreas rurais…..”
(2) não gostei muito da palavra “claro” nesta colocação.
(3) novamente o uso da primeira pessoa
(4) Gostei do repertório mas, faltou detalhar melhor. DIZER os nomes de personagens ajuda bastante e falar a situação em viviam.
(5)Sua argumentação precisa ser mais explícita
(1)Já no contexto brasileiro, embora a Lei Áurea em 1888 tenha sido um grande avanço para os brasileiros reconhecerem como ilegal o direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, o trabalho escravo no Brasil ainda é um problema que temos. Porém (2)não como ocorria antes do século XIX, vindo a ser de uma forma mais sigilosa, o regime de servidão contínua presente. No Brasil, de acordo com o gráfico da matéria “combate ao trabalho escravo no Brasil” da rede Brasil Atual-2020, milhares de pessoas sob este regime têm sido resgatadas ou tendo seus vínculos formalizados a partir do regime CLT
(1) Cadê sua segunda tese?
(2) Vírgula
(3) Sua argumentação não me convenceu.
Nas duas últimas décadas, o trabalho escravo vem desaparecendo, esperamos que nos próximos anos venha ser totalmente abolido. Cabe ao governo por intermédio de fiscalizações e leis mais rígidas extinguir a prática de exploração de trabalhadores, buscando proteger a população. Desta forma os trabalhadores terão seus direitos respeitados e a sociedade irá avançar como um todo.
(1) Faltou o detalhamento no entanto, possui todas as outras.
C1:80
C2:120
C3:120
C4:80
C5:180
ESPERO QUE NÃO FIQUE CHATIADO COM MINHA NOTA POIS, ASSIM COMO VOCÊ ESTOU APRENDENDO
See less