Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Júlia Marianne
Boa Noite! Desde já, meus parabéns pela sua redação! Fiz algumas observações que espero que ajudem a melhora-la ainda mais. INTRODUÇÃO: No (1) Art. 196 da Constituição Brasileira, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, garante-se (2) saúde aos cidadãos, com o intuito de promover a rLeia mais
Boa Noite! Desde já, meus parabéns pela sua redação!
Fiz algumas observações que espero que ajudem a melhora-la ainda mais.
INTRODUÇÃO:
No (1) Art. 196 da Constituição Brasileira, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, garante-se (2) saúde aos cidadãos, com o intuito de promover a redemocratização na sociedade. Entretanto, no mundo contemporâneo, o preconceito relacionado às doenças mentais, (3) ameaça a consolidação desse direito. Portanto, é preciso investigar as raízes e frutos do estigma associado á saúde mental dos indivíduos nas esferas políticas e sociais, ressaltando (4) os problemas que (5) trazem para a redemocratização proposta pela Constituição.
Obs. Geral: Trata-se de uma boa introdução, no entanto é imprescindível que você ponha a sua TESE/ARGUMENTOS que serão apresentados nos desenvolvimentos, como uma antecipação. Tal artifício pode ser utilizado no fim do parágrafo.
Obs. Particulares:
1 – Ao invés de “No”, use “O”
2 – Partícula “-se” desnecessária
3- Retire a vírgula (está entre o sujeito e o verbo)
4- NÃO USE GERÚNDIO (-ndo)
5- Quem trás? O QUÊ? Ficou faltando algo, uma especificação.
D1:
Primeiramente,(1) as ações governamentais (2) são de suma importância para que ocorra a compreensão social dos transtornos mentais. Segundo (3) Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar social, contudo, a ausência de políticas públicas voltadas para a inserção dos cidadãos diagnosticados com alguma doença mental em setores básicos da sociedade,(4) como escolas, coloca o bem-estar num setor de (5) quase inutilidade. Além disso, a falta de visibilidade aos pacientes que necessitam de tratamentos psicológicos, por parte do Estado, contribui diretamente para a perpetuação do preconceito voltado aos portadores de doenças mentais, visto que estimula a exclusão social dos portadores de doenças psicológicas. Portanto(6), a ausência de políticas públicas, em conjunto com a falta de visibilidade aos pacientes que possuem doenças mentais, afetam a saúde citada no Art. 196.(7)
Obs.:
1 – Opte por conectivos menos simplórios, você não está começando seu texto agora para algo estar em “primeiro”. – “É preciso considerar, antes de tudo” ou “É indubitável que” são boas substituições.
2- Deveria ser “A ausência de ações governamentais”, já que elas não existem ou são ineficientes como você trabalhou no decorrer do parágrafo.
3- Detalhe sobre o pensador: ” Segundo o filósofo inglês Hobbes”.
4- opte por utilizar travessão
5- A adjetivação não ficou tão boa, que tal: ” coloca o bem-estar social em segundo plano”.
6 – Cuidado com a repetição, varie seu repertório de conectivos, visto que “Portanto” já fora usado na intro.
7- Faltou retomar o Pensador, seria mais contundente que retomar a C.F.
D2:
Ademais, o contexto social em que o cidadão está inserido reflete diretamente nas percepções individuais sobre saúde mental. Desse modo, o acesso à informação possibilita maior compreensão social sobre distúrbios psicológicos, como a depressão. Diante disso, o estigma relacionado às doenças mentais está diretamente associado a (1) desigualdade social e, dessa forma(2), a concentração de renda é vista como uma das causas para a permanência do preconceito relacionado às doenças mentais.
OBS GERAL.: Faltou um repertório artistico, cultural, informativo, etc.
Obs.:
1- à ,crase é mais adequado
2- reformule esse desfecho, por exemplo: ” à desigualdade social, de modo que a concentração de renda se torna uma das causas…”
CONCLUSÃO:
Dessarte, medidas devem ser tomadas para resolver o (1) impasse. Portanto, o Tribunal de Contas da união deve transferir capital para o Ministério da Saúde, por meio de uma reunião no Congresso, para a criação de políticas públicas voltadas para a inserção dos portadores de alguma doença mental em setores básicos da sociedade,(2) como a distribuição de cartilhas que informam sobre os distúrbios psicológicos, no setor educacional, com o intuito de promover a inclusão desse grupo nos setores sociais. Além disso, o Estado deve criar programas que levam informações sobre saúde mental a todas as classes sociais, com o objetivo de extinguir o estigma relacionado às doenças mentais. Com isso, a sociedade alcançará com plenitude a redemocratização proposta pela Constituição.
Obs Geral: Sua conclusão está incrível e muito completa, arrasou!
Obs.:
1- “Esse”
2- Opte por travessão. O uso de ‘-‘ e de ‘ : ‘, enriquece sua C1.
Considerações Finais: não se assuste com a correção, muitos desses itens se tratam de conselho para aperfeiçoar seu texto. Sua escrita é muito boa, parabéns!
______________________
C1 -80
C2- 180
C3- 180
C4- 180
C5- 200
Total: 820
See less